DIFICULDADES E PROBLEMAS NA VIDA - VISÃO ESPÍRITA

DIFICULDADES E PROBLEMAS NA VIDA – VISÃO ESPÍRITA

DIFICULDADES E PROBLEMAS NA VIDA – VISÃO ESPÍRITA


Desafios e dificuldades

W. A. Cuin

 

“Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte… Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia.” (Meimei / Francisco Cândido Xavier)
Não há dúvida de que a vida é um roteiro repleto de intensos desafios e de muitas dificuldades. Aliás, nisso é que estão realmente as grandes oportunidades que nos impulsionam e nos fazem crescer.
Vivendo tranquilamente, sem quaisquer preocupações, temos nossa vida acomodada e, por consequência, a estagnação neutraliza os nossos sonhos de prosperidade.
Dificuldades e desafios são propostas de evolução. Superá-los significa movimentar iniciativas, boa vontade, ideal e determinação, abrindo novas perspectivas de sucessos e conquistas.
Assim, ao invés de reclamarmos dos obstáculos e barreiras que se levantam diante de nós, antes, aprendamos a agradecê-los, pois que sempre se caracterizam como lições vivas e caminhos de aprendizado.
Nossa família se apresenta recheada de problemas, que nos remetem a grandes e infindáveis preocupações. Não lamentemos os fatos, mas sim busquemos nas sábias leis superiores da vida um acréscimo de forças, pois cada etapa vencida nos conduz a um patamar mais sólido de confiança e credibilidade nos dias do futuro.
O campo profissional surge diante dos nossos olhos, trazendo consigo enigmas de difícil trato. Vasculhemos nossa potencialidade à caça de recursos de superação, que todos carregamos na intimidade, e, uma vez encontrando as soluções que os problemas exigem, nos tornaremos criaturas mais amadurecidas e aptas a enfrentar as lutas que sempre existirão.
A nossa situação financeira aparece crítica e precária, avolumando o rol dos nossos pesares. Aprendamos com a experiência que a Providência Divina a ninguém desampara e, de onde nem sequer esperamos, surgirão os recursos de que temos necessidade, desde que sigamos confiantes no cumprimento dos nossos deveres.
A nossa vida social, por enquanto, segue seu caminho carregada de preconceitos, injustiças e incompreensões.
Tenhamos a consciência de que vivemos num mundo ainda repleto de dor e sofrimentos, onde a tolerância ainda é uma conquista a ser adquirida, e não desanimemos, pois que a nossa serenidade e coragem haverão de modificar, para melhor, o panorama que nos cerca.
Ninguém, em momento algum, conseguiu vencer realmente na vida, na aquisição de valores reais, sem muitas lutas, sacrifícios, perseverança e intensa dedicação.
A vida fácil, despreocupada, vazia, nunca conduziu criatura alguma ao sucesso verdadeiro, aquele que atesta o crescimento interior, que patenteia a maturidade, que registra a derrota dos defeitos e das viciações, colocando em seus lugares as virtudes e a sublimação dos sentimentos.
Portanto, se estamos em meio às dificuldades e frente a imensos desafios, em realidade seguimos nossa vida dentro do roteiro da normalidade, tendo conosco as grandes oportunidades de sairmos da animalidade, que ainda nos mantém presos às dores e sofrimentos, para galgarmos a angelitude, que nos proporcionará, em dias vindouros, a felicidade e a paz que há tanto tempo procuramos.

Desafios e dificuldades são alavancas de progresso…

meditemos nisso.

anjos tutelares

Diante das Dificuldades

Tenha paciência, bom ânimo, não se desespere, a transformação para melhor está acontecendo.
Busque agir, trabalhe com diligência, procure vencer os obstáculos, as dificuldades, mantenha viva a resistência que fortalece o caráter e ilumina o caminho das provações terrenas.
Não se desespere, não demonstre insatisfação. O temor; a angústia; provêm da falta de autoconhecimento. Não há poder mais tranqüilizador do que estar alentado, fortalecido, pelo exercício da fé no Creador.
A tempestade do momento vai passar, procure viver a convicção de que há, em cada ser humano, a suficiente potencialidade, força, energia, para resolver qualquer problema no trânsito evolutivo do espírito.
A dúvida perturba, a incompreensão provoca dor, a aflição anula, o ódio avilta; é preciso, em qualquer situação contraditória, procurar compreender o significado do que está acontecendo, só assim se viverá as dificuldades como oportunidades de aperfeiçoamento, de crescimento espiritual.
Cuide do seu pensamento, não pronuncie palavras negativas, controle seus gestos, sua agressividade, cultive o bem, procure sempre a verdade; seja a dinâmica do amor, ampare aquele que mais precisa e sentirá, em sua vida, a luz abençoada da renovação.
Perdoe o companheiro de trânsito reencarnatório terreno, não se decepcione com a ingratidão, lembre-se de que o processo evolucionário se encarregará de corrigi-lo.
Em seu benefício, atente para algumas questões: não se queixe, não lastime, seja moderada, reservada, semeie a paz, seja honrada, retifique, corrija amando, demonstre coragem, restaure, repare, pense e faça reflexão meditação, sirva sem exigências, faça prece e vigiliatura permanente, obedeça com alegria, trabalhe com satisfação, respeite seu próximo, seja feliz a cada segundo da sua existência.
A felicidade significa harmonia, identidade entre o Creador e a creatura, portanto é equilíbrio de saúde física, mental, moral e espiritual, é vida plena e integral no bem.
Luz, entendimento, fé.
Mensagem extraído do livro “Na luta do cotidiano, A força do amor” pelo espírito
LEOCÁDIO JOSÉ CORREIA
Mensagem psicografada pelo médium
Maury Rodrigues da Cruz

espera em Deus

qualidades chico xavier

Dores e aflições, problemas e dificuldades

EM DEFESA DA VIDA

 

Dores e aflições, problemas e dificuldades, todos nós enfrentamos, em maior ou menor intensidade, em qualquer época da vida, e, às vezes, essas situações se prolongam por um bom tempo, o que leva muitas pessoas a começar a pensar em desistir de viver, perdendo a esperança em dias melhores, não entendendo porque a existência, para elas, é tão difícil. É aqui que a Doutrina Espírita tem muito a nos esclarecer e, também, consolar.
No capítulo 5 de O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec apresenta as duas causas principais das nossas aflições: as causas anteriores e as causas atuais. As causas anteriores estão ligadas ao que fizemos em vidas passadas, ou seja, em outras encarnações, quando através de nossos atos prejudicamos alguém e ferimos a lei divina. Agora, através de uma expiação ou de uma prova, temos que reparar esse passado, e isso normalmente traz um tanto de dor, ou pelo menos de dificuldade.
Já as causa atuais, segundo Kardec, e de acordo com os princípios que o Espiritismo nos apresenta, decorrem da nossa imprevidência, do nosso orgulho, do nosso egoísmo, quando, invigilantes e prepotentes, desorganizados e hipócritas, acabamos acarretando males para nós mesmos, e que não estavam previstos em nosso planejamento reencarnatório.
De tudo isso compreendemos que a dor, a aflição, o sofrimento, nada disso ocorre por acaso, pois tudo tem a sua razão de ser, e ainda mais: tudo o que nos acontece é justo, isso porque Deus é justo e bom, e não permitiria que seus filhos sofressem por sofrer, sem necessidade, sem um objetivo maior.
Então, diante de qualquer dificuldade, seja qual for, mantenha a calma e utilize da resignação, pois essas duas atitudes permitirão que você receba o auxílio divino através da intervenção dos espíritos benfeitores, que vão lhe insuflar coragem, sustentar sua fé e lhe inspirar para prosseguir, pois Deus nunca abandona seus filhos e está sempre farto de misericórdia. Jamais desistir da vida, sustentando-se no amor, pois a dor passa, mas o amor é eterno.

 

Marcus De Mario é Educador; Escritor; Palestrante e Consultor Educacional.

condições a alcançar

paciência com as dificuldades