LUZES DA ESPERANÇA – JESUS E O ESPIRITISMO

esperança é jesus

O EVANGELHO E ESPERANÇA

FEIG

Esperança” E abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo: Bem-aventurados os pobres em espírito porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os aflitos porque serão consolados”

— Jesus (Mateus, 5:2-4).

homens de bem

O Evangelho de Mateus inicia o capítulo 5 com o Sermão do Monte. Jesus nos diz: felizes os humildes, os aflitos, os mansos… Mas as bem-aventuranças não fazem sentido se não considerarmos um porvir. O espiritismo nos ensina que o sofrimento tem o objetivo de depuração que garante a felicidade nas existências futuras. Portanto as palavras de Jesus nos consolam pela fé e esperança.

 

E o que é esperança?

É um sentimento que faz com que olhemos para o futuro considerando-o portador de condições melhores que as oferecidas pelo presente fazendo com que a luta e os sofrimentos pelos quais passamos devam ser enfrentados como situações passageiras, na marcha para uma finalidade maior, nosso aprimoramento.
O Evangelho, a Boa Nova, que significa boa notícia vem nos alegrar, ensinar, consolar e trazer esperanças.
Esperança vem do latim sperare, e esperar não é aguardar sem fazer nada, significa persistir sem cansaço. A paciência alimenta a esperança, que faz luz na vida interior, que nos fortalece e nos guia. A natureza em sua sabedoria nos traz vários exemplos de paciência: as estações, as plantas… O êxito seguro é daquele que sabe agir, perseverar e esperar!
No livro o Consolador encontramos a seguinte pergunta (257): “a fé e a esperança devem ser interpretadas como uma só virtude? E a resposta: a esperança é filha dileta da fé. Ambas estão uma para a outra, como a luz reflexa dos planetas está para a luz central e positiva do sol. A esperança é como o luar que se constitui dos bálsamos da crença.
A fé é divina claridade da certeza”. E se nem todos conseguimos ainda a fé inabalável, nós podemos espalhar os benefícios da esperança que vibra em todos nós.
Paulo em sua primeira carta aos Tessalonicenses 5:8 coloca a esperança como defesa dos pensamentos pessimistas, do desanimo que se instala em nós: “Tendo por capacete a esperança…”
No livro Vinha de Luz na lição 75 o espírito Emmanuel nos fala sobre a Esperança:
” A negacão humana declara falencias, traça atestados de impossibilidade… no intanto a esperança vem de cima, à maneira do sol que ilumina do alto e alimenta as sementeiras novas, desperta propósitos diferentes, cria modificações redentoras e descerra visões mais altas.”
A esperança é luz diante das trevas das dificuldades, dos problemas, das dores… “e toda crise é fonte sublime de espírito renovador para os que sabem ter esperanças”.
(lição 58 – Vinha de Luz).

corrente de orações

Oração Pelo Brasil

Por Eurípedes Barsanulfo

Senhor!

 

Tu nos deste o Brasil por pátria de luz para o trabalho.
Ajuda-nos a viver de modo a nos transformarmos nos teus braços no mundo.
Contudo, nesta hora grave, pela qual passa o povo brasileiro, faze com que os ensinamentos do Cristo nos permita contribuir de forma lúcida e competente.
Então, Senhor, concede-nos o momento para pedirmos por esta nação e, sobretudo, por nossa gente:
– Que nenhum brasileiro seja o símbolo da guerra;
– Que nenhum de nós fomente a discórdia e a desunião;
– Que nas lutas da vida nossas armas sejam a honestidade, a bondade, a dignidade e a força irrefreável do labor;
– Que nossas críticas ferinas sejam transmutadas no apoio moral e na ordem que do alto emana:

Pacificai!

– Que as disputas no cenário político sejam um convite a reflexão; e que o refletir traduza a necessidade da ação por meio da disciplina e da democracia conscientes!

pomba azul

Assim Seja!

prece

Oração Final:

 

Querido Mestre Jesus, obrigado por mais esta chance de nos reunirmos sob as asas reconfortantes do teu esclarecimento que perpassa os séculos a amparar, ajudar e orientar os Espíritos.
Que sejamos, após essa reflexão, Senhor, com a tua guia, os comunicadores da Boa Nova nas mãos daqueles que jazem estendidos e sem esperança, no sorriso daqueles que choram, na presença daqueles que estão na solidão, na força daqueles que estão caídos.
Que a linguagem perene, universal e eterna do amor seja nossa única ferramenta em tudo o que fizermos. Que nossas palavras sejam sempre recheadas e acompanhadas de sentimentos de paz e de união.
Que o nosso espírito possa tocar não somente aos ouvidos, impressionando o ar, mas também o coração, impressionando o Universo pela força do amor que é dádiva do Pai.
Comunicador Maior de nossas vidas, ajuda-nos sejamos teus mensageiros para aqueles que, menos felizes do que nós, nem mesmo te conhecem.
Abençoa-nos sempre a iniciativa de sermos os médiuns da vida, e que em teu nome o amor se faça presente em nós, e em todo o ambiente que nós passarmos, hoje e sempre. Muito obrigado.

Que assim seja!

Palestra Virtual – Promovida pelo IRC-Espiritismo
Palestrante: Luiz Signates – Goiânia – EM 07/01/2000

 

jesus venci o mundo