Nossa Compreensão Sobre a Vida Espiritual

11170

VIDA ESPIRITUAL

Nossa compreensão sobre a vida espiritual ainda vive na infância, estamos muito longe da verdadeira felicidade em plenitude.

Vera Jacubowski

vida passagem

Luz Íntima

Dispostos ao trabalho de iluminação, não meçamos esforços na ação da caridade. A caridade moral, profunda e de alto significado, consiste em libertar as almas da ignorância.
 
Quando se transmitem instruções, apresentam-se diretrizes. Quando se educa, criam-se hábitos. Quando se evangeliza, abrem-se horizontes infinitos para que se os penetrem com sabedoria.
 
Em nosso ministério de amor, instruímos, educamos, mas, se não evangelizarmos o espírito, ele permanecerá na ignorância da vida transcendente.
 
Estigmatizado pela dor, desejando se libertar, aceite a medicação da palavra, porém, para que se desenvolva, é necessário insculpir a luz da verdade no comportamento, e, mudando de atitude mental, voltar-se para o bem.
 
Somos todos sofredores, os que ainda mourejamos na face do planeta, e por isso, em nosso socorro fraternal aos desencarnados, falemos-lhes a linguagem do coração e da mente, contribuindo para que, em se evangelizando, encontrem a luz íntima que nunca mais se apagar.
Divaldo Franco/João Cléofas

viver passagem

 

Otimismo

“Cada Espírito é sempre o mesmo eu antes, durante e depois da encarnação, sendo esta, apenas, uma fase de sua existência.” A GÊNESE – Capítulo 11º – Item 22.
Desalentado, deixas-te envolver pelos vapores perigosos do pessimismo, como se a mensagem da vida valiosa em toda parte tivesse calado sua voz.
Como te encontras, enfermarás indubitavelmente. Nos redutos sombrios proliferam mais abundantemente aracnídeos e vermes perigosos.
Pessimismo é mortalha característica para quem se compraz nas trevas da ignorância da vida.
Antolho, limita a visão, impossibilitando o conhecimento e a bênção da paisagem.
É preciso combater a depressão que se origina nas fibras dilaceradas da amargura, madre onde se desenvolvem muitos males.
O pessimista contamina aqueles com quem vive e empedernece os sentimentos, demorando-se indiferente a tudo.
Deprecia e combate as aspirações alheias e as alheias realizações.
Ególatra, imobiliza-se, e, circunscrito ao que pensa, quase sempre erradamente, espalha os miasmas que o vencem, disseminando dor e suspeita.
Se te encontras no pórtico sombrio da inquietação sob a ameaça do descrédito, pára a meditar na grandeza do Pai Criador.
Segundo alguns concepcionistas modernos, se se retirassem da Terra os espaços vazios de que se constitui, esta ficaria reduzida a uma esfera com apenas oitocentos metros de raio! E se a mesma operação fosse feita num homem que pesasse setenta quilos, este ficaria reduzido a uma partícula invisível a olho nu, pesando, porém, setenta quilos!…
Os fisiologistas calculam que para o milagre da digestão o estômago dispõe de aproximadamente trinta e cinco milhões de glândulas!.
Os embriologistas esclarecem que “se se pudessem reunir todos os genes como os cromossomos que os seguem e que deram origem à população do Globo” – cerca de três bilhões de pessoas – num só vasilhame, estes não encheriam um dedal dos que se utilizam os costureiros! Merece, no entanto, considerar que em cada um desses genes ultra-microscópicos se encontram o caráter moral, a hereditariedade, as linhas da personalidade, a estrutura óssea, a massa orgânica”, aparência e todos os sinais que identificarão o ser adulto, mais tarde, por estarem impulsionados pelo espírito imortal, embora saibamos que não é exatamente assim… (*)
Os astrônomos informam que no Universo imenso e nosso Sistema Solar é humilde e desconsiderado cortejo de astros. E citam Alfa de Hércules, que se fosse colocada no lugar do nosso Sol, conseguiria com o seu volume engolfar o Astro-Rei, Mercúrio, Vênus, Terra e ultrapassar a órbita de Marte!…
Os entomologistas creem que há no Orbe terrestre aproximadamente 700.000 espécies de insetos, já devidamente classificados!…
Tudo nos fala uma excelente linguagem: vida estuante!
Uma alegria radiosa invade o pensamento de quem procura ver e busca entender.
Em todas as coisas há um apelo veemente ao espírito humano no que diz respeito ao otimismo.
Revelam-se os panoramas da Natureza inundada de luz, de atividade, vestidos do amor. Harmonias extasiam!
Faz-se necessário romper as amarras do cepticismo e da tristeza para avançar.
Otimismo é também confiança e respeito a Deus, nosso Excelso Pai.
Na Obra com que a Divindade nos enseja longos vôos para o pensamento, a linguagem da força do bem vencedor vibra sem interrupção.
Não confines tuas aspirações aos primeiros insucessos, nem te limites aos fracassos iniciais.
Segue mais além, em novas tentativas, considerando que nenhum triunfo precede ao labor e se tal acontecesse, não seria um louro de vitória legítima mas uma concessão de glória indébita.
No labor a que te afervoras, esfacela a rotina das tuas tarefas e dá da tua própria pessoa entusiasmo e alegria aos teus quefazeres.
Recondiciona conceitos e situações às realidades do momento em que vives, dilata os recursos da ação edificante e, otimista, opera. Se temeres por não concluir o serviço, recorda a lição da vida e deixa-te conduzir pela certeza de que o teu dever é este: fazer a tua parte, e os resultados no amanhã a Deus pertencem como direito d’Ele.
(*) “O desenvolvimento orgânico está sempre em relação com o desenvolvimento do princípio intelectual. O organismo se completa à medida que se multiplicam as faculdades da alma. A escala orgânica acompanha constantemente em todos os seres, a progressão da inteligência, desde o pólipo até o homem; e não podia ser de outro modo, pois que a alma precisa de um instrumento apropriado à importância das funções que lhe competia desempenhar”.
A GÊNESE capítulo 7º – item 7. – (Nota da Autora espiritual).
FRANCO, Divaldo Pereira. Espírito e Vida. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. LEAL. Capítulo 56.

Comentários