SÓ O AMOR COBRE UMA MULTIDÃO DE PECADOS

SÓ O AMOR COBRE UMA MULTIDÃO DE PECADOS

Só o amor cobre uma multidão de pecados


Pedro

 

Como é que “o amor cobre multidão de pecados”?

No meio de várias instruções práticas, Pedro disse: “Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados” (1 Pedro 4:8).
Como é que o amor cobre os pecados? Outros textos esclarecem o sentido.
Na ausência do amor, pessoas de mentes carnais podem alimentar pensamentos errados e criar conflitos desnecessários. O amor, porém, não age de uma maneira que provoca os outros a pecarem. “O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões” (Provérbios 10:12). Paulo condenou como obras da carne os pecados de “discórdias, dissensões e facções” (Gálatas 5:20).
O sentido em que o amor cobre os pecados vai além da prevenção do pecado. A palavra “cobrir”, em outros versículos, claramente envolve o perdão. Davi disse: “Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo” (Salmo 32:1-2).
Quando alguém nos ofende e, depois, se mostra arrependido, devemos perdoar (veja o ensinamento de Jesus sobre o perdão em Mateus 18:21-35).
Mesmo quando nós não somos pessoalmente prejudicados pelo pecado do outro, ainda devemos amar de uma maneira que ajuda aquela pessoa alcançar o perdão dos seus pecados. Tiago explicou bem o nosso papel em ajudar o irmão que cai no pecado: “Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados” (Tiago 5:19-20).
Jesus amou os pecadores tanto que ele ofereceu a solução para o pecado. Ele morreu na cruz e convidou todos a receberem o benefício daquele sacrifício por meio da fé obediente (Marcos 16:16; cf. Atos 2:38). Nós não podemos e não precisamos morrer como sacrifícios pelos pecados dos outros, mas ainda temos um papel na salvação dos pecadores – a pregação do evangelho que leva à salvação (Romanos 1:15-16; 2 Timóteo 2:2).
Tiago falou de converter o irmão que volta ao pecado. Pedro falou para Simão que ele precisava se arrepender e rogar ao Senhor, pedindo perdão (Atos 8:20-23). Paulo disse que devemos corrigir o irmão que tropeça, agindo com humildade para salvá-lo (Gálatas 6:1). Judas falou da compaixão que age com urgência, para arrebatar do fogo os contaminados (Judas 22-23).
O amor ajuda o pecador a receber o perdão de Deus, e assim cobre multidão de pecados
Dennis Allan

PORTAS abertas sempre

PORTAS ABERTAS SEMPRE

 

Isto mesmo, saia sempre pela porta da frente em tudo que fizer na sua vida! Na prática, o que isso quer dizer?
Vamos trabalhar alguns itens que considero exemplos clássicos.
Não está mais a fim de trabalhar onde está? Está desmotivado, não se sente valorizado, etc etc etc?
Então, tome uma atitude, não fique reclamando pelos corredores que a empresa é isto ou aquilo. Simplesmente analise o ambiente e busque mudanças na própria corporação. Se não tiver, olhe o mercado. Peça a conta, agradeça pelo tempo e oportunidade e deixe a “porta aberta”. Não sabemos nunca o dia de amanhã e/ou com quem cruzaremos novamente em nossa vida corporativa!
Foi demitido? Sentiu que foi injustiçado? Pare, respire. Vire a página!
Falar mal da empresa e/ou de seus chefes e colegas não vai mudar em nada a decisão da empresa. Então use sua inteligência e olhe dentro de você observando o que poderia ter feito ou conduzido de forma diferente. Portas abertas…
Acabou um relacionamento?
Vou lhe contar um segredo: isto acontece com 99,99% das pessoas, ou será que é para 100%? Faz parte! Não fique remoendo o negativo e sim as coisas boas que o relacionamento lhe trouxe. Não precisa virar inimiga mortal e que o próximo venha com muito amor, paixão e carinho.
Ok… a composição foi outra e foi você quem ganhou o presente… “o pé no traseiro”. Relaxa! Quem nunca???
Então, bola para frente e a própria palavra já diz “FIM”… THE END. Não pragueje contra o(a)“outro(a)”, não persiga, não fique tentando achar defeitos no próximo relacionamento dele e nem pense em infernizá-lo. A amizade é sempre a melhor política! Saia como entrou, lindo(a), leve e solta(o). A imagem que deve ficar é a melhor possível.
Muitas coisas podem ter acontecido para que o “felizes para sempre juntos” não tenha sido possível. Então, que seja o “felizes para sempre, você consigo mesmo”. Não pertencemos a ninguém e ninguém pertence a nós. Sem obsessão, por favor. Portas abertas…
Uma amizade deixou de ser “amigável” (sim, isto existe também), respire, sacuda a poeira e relaxe!
Com certeza por algum motivo, que às vezes foge a nossa compreensão, essa pessoa teve que sair momentaneamente ou não de nossas vidas. Deixe, sim, seu coração e braços abertos… Quem sabe volta com força total? A vida não é imutável. Estamos sim em constantes mudanças e o mundo dá muitas voltas! Sem dramas ou cobranças.
Participa de algum grupo de igreja, esportivo, voluntariado? Deixou de fazer sentido por algum motivo estar lá?
Beleza. Hora de dar uma paradinha! Saia e quando sentir necessidade ou prioridade, volte. Reforce o “portas abertas”. Seja claro e tranquilo.
Parada para a reflexão: é claro e óbvio que vamos sofrer e ter sentimento de perda em muitas, senão todas, situações relatadas acima. É do ser humano. Mas a forma de tratar estes acontecimentos é que nos faz crescer e amadurecer diariamente.
Descomplique a vida. Sem dramalhão, por favor. Nem tudo precisa ser a ferro e fogo.
Use a elegância, a diplomacia, a educação e o amor-próprio como aliados e deixe as PORTAS ABERTAS, sempre. Elas são mais necessárias do que você imagina!
Patricia Bertão

MELHORES SEMENTES

Comentários