Sábio é Aquele que se Permite Descobrir – Augusto Cury

SÁBIO A IMPORTÂNCIA

SER SÁBIO

Sábio é aquele que se permite descobrir;
que reconhece a importância de aprender o novo, que abre seu coração para sentir e ouvir…
Sábio é aquele que permanece em silêncio, observando os passos da mente, as fragrâncias, os lugares escondidos dentro do seu ser…
Sábio é aquele que ouve antes de falar, que sorri antes de chorar, que permanece na quietude para sentir o frescor da noite em seu interior.
Sábio é aquele que diz sim para a vida, que desperta o amor em si e em seu semelhante, na intenção de criar um mundo melhor a todos nós…
Aquele que conhece os outros é sábio.
Aquele que conhece a si mesmo é iluminado.
Aquele que vence os outros é forte.
Aquele que vence a si mesmo é poderoso. 
Aquele que conhece a alegria é rico. 
Aquele que conserva o seu caminho tem vontade.
Seja humilde e permanecerás íntegro.
Curva-te, e permanecerás ereto.
Esvazia-te, e permanecerás repleto.
Gasta-te, e permanecerás novo.
O sábio não se exibe, e por isso brilha.
O sábio ouve muito, mas fala pouco.
E quando fala, edifica as pessoas.
O sábio não se faz notar, e por isso é notado.
O sábio não se elogia, e por isso tem mérito.
E, porque não está competindo, ninguém
no mundo pode competir com ele.

Augusto Cury

PRIVILÉGIO DA AMIZADE

Um “estranho ponto de vista”

Nosso Querido irmão Chico Xavier nos fala de um “estranho ponto de vista” que deu origem à mensagem “Luz para todos”. Alguns amigos vindos de cidades distantes lhe disseram ser completamente contra a apresentação da Doutrina dos Espíritos em programas de televisão porque seus doutrinadores e médiuns deviam se manter segregados nos Centros Espíritas para exemplificarem humildade cristã.
Chico Xavier nos disse então que os ouviu com serenidade sem concordar com eles porque aprendeu com os Benfeitores da Vida Maior que o Espiritismo surgiu como uma Bênção de Deus para todas as criaturas sem exceção, mas mesmo assim preferiu se declinar de qualquer discussão.
No entanto, tão logo iniciou os trabalhos daquele dia o ponto de estudo indicou no Livro “o Evangelho Segundo o Espiritismo” aberto para as lição da noite a página intitulada “o homem no mundo” item 10 do capítulo XVII.
Nosso querido irmão Emmanuel produziu então o excelente texto “Luz para todos” com a esperança de que ele viesse a nos oferecer proveito justo em nossas atitudes destacando nele esse parágrafo: “A fulguração solar será menos luz quando clareia o recôncavo de um vale e o topo de um arranha-céu ao mesmo tempo? Por acaso a fonte se diminuirá em grandeza por deixar-se canalizar em serviço à cidade grande, após haver saciado a sede aos lares do Campo?
(Texto extraído do Livro “Na Era do Espírito” F.C.Xavier/ H.Pires).
 

Comentários