Trabalhar o Perdão em Nosso Íntimo

TRABALHAR O PERDÃO VERA JACUBOWSKI

TRABALHAR O PERDÃO

 Trabalhar o perdão em nosso íntimo, esforçar-se em esquecer mágoas e desentendimentos, é um dos maiores desenvolvimento praticado pelo espírito.
Vera Jacubowski

QUALIDADES CHICO XAVIER

Perdoar para ser perdoado

Ouvimos muitas vezes que é preciso perdoar para ser perdoado. Mas se você desencarnasse agora, deixaria para trás alguma ofensa recebida e não perdoada? Você já perdoou as ofensas recebidas? Bom mesmo seria se não houvesse ofensa alguma, se você nunca se sentisse ofendido.
Mas somos, ainda, muito suscetíveis. Nos melindramos por pouca coisa. Poucas coisas produzem tanto mal e causam tantas doenças como a falta de perdão. “Nunca vou te perdoar”; veja só que frase mais feia. É uma afirmação terrível, e só a coloco aqui para que você avalie o quanto essa sentença tem de destrutiva e irresponsável.
Sim, é uma irresponsabilidade não perdoar. Falta de responsabilidade para com você mesmo, para com o próximo e para com o Universo. O Universo é harmonia, e qualquer pensamento, palavra ou ação desarmônica produz um desajuste que terá que ser reparado, mais cedo ou mais tarde.
Tudo no Universo é harmonia. Analise a precisão dos dias e das noites, as órbitas dos planetas, a perfeição do sistema solar, que é um grão de areia na imensidão do cosmos. Tudo é harmônico, perfeito, íntegro. Por isso o Bem sempre prospera. O Mal é desarmonia, e terá que se reajustar, inevitavelmente. O perdão está de acordo as Leis de Deus, está de acordo com a harmonia cósmica. Enquanto você não perdoa, fica ligado ao erro, à ofensa recebida.
Você acha que deve perdoar a quem o ofendeu? Se você observar com frieza, talvez perceba que não há nada a ser perdoado na pessoa que produziu a ofensa. Ela é humana como você, é espírito imortal como você, é sujeita a erros e acertos como você. Se há algo a ser perdoado é a situação que foi gerada, não a pessoa que gerou a situação. Todos somos parceiros de jornada, irmãos de caminhada evolutiva. A situação criada é que foi ruim, e você deve desligar-se dela.
Desligue-se. Perdoe. A palavra perdão não é usada nos textos mais antigos do evangelho. No texto grego do primeiro século há a palavra aphiemi, significando, justamente, desligar. A palavra perdoar vem do Latim perdonare; dar plenamente, doar totalmente. Perdoar é desligar-se, libertar-se, livrar-se. É isso que se deve fazer em relação às situações que nos ofenderam.
As pessoas que foram causadoras das ofensas que recebemos são falíveis como nós. Também estão neste planeta de aprendizado. Entre bilhões de mundos habitados, dividem conosco este cisco espacial chamado planeta Terra. Não é à toa que cruzaram nosso caminho. Somos instrumentos de aprendizado uns dos outros. E só não aprendemos se não quisermos, só não aproveitamos as oportunidades de aprendizado se ficarmos presos a picuinhas infames.
Você não pode esquecer que você também já ofendeu, você também já provocou situações ofensivas. Perdoe para ser perdoado. Do mesmo modo como você perdoar, assim também você será perdoado. Sua consciência é seu juiz. Perdoe. Perdoe a si mesmo, desligue-se dos erros cometidos. Os erros são tentativas de acerto que não obtiveram o sucesso desejado. Se você não perdoar a si mesmo, como irá perdoar ao próximo?
O perdão na visão espírita

CONSERTAR DE DENTRO ANDRÉ LUIZ

Perdoar

Sim, deves perdoar! Perdoar e esquecer a ofensa que te colheu de surpresa, quase dilacerando a tua paz. Afinal, o teu opositor não desejou ferir-te realmente, e, se o fez com essa intenção, perdoa ainda, perdoa-o com maior dose de compaixão e amor.
Ele deve estar enfermo, credor, portanto, da misericórdia do perdão.
Ante a tua aflição, talvez ele sorria. A insanidade se apresenta em face múltipla e uma delas é a impiedade, outra o sarcasmo, podendo revestir-se de aspectos muito diversos.
Se ele agiu, cruciado pela ira, assacando as armas da calúnia e da agressão, foi vitimado por cilada infeliz da qual poderá sair desequilibrado ou comprometido organicamente. Possivelmente, não irá perceber esse problema, senão mais tarde.
Quando te ofendeu deliberadamente, conduzindo o teu nome e o teu caráter ao descrédito, em verdade se desacreditou ele mesmo.
Continuas o que és e não o que ele disse a teu respeito.
Conquanto justifique manter a animosidade contra tua pessoa, evitando a reaproximação, alimenta miasmas que lhe fazem mal e se abebera da alienação com indisfarçável presunção.
Perdoa, portanto, seja o que for e a quem for.
O perdão beneficia aquele que perdoa, por propiciar-lhe paz espiritual, equilíbrio emocional e lucidez mental.
Felizes são os que possuem a fortuna do perdão para a distender  largamente, sem parcimônia.
O perdoado é alguém em débito; o que perdoou é espírito em lucro.
Se revidas o mal és igual ao ofensor; se perdoas, estás em melhor condição; mas se perdoas e amas aquele que te maltratou, avanças em marcha invejável pela rota do bem.
Todo agressor sofre em si mesmo. É um espírito envenenado, espargindo o tóxico que o vitima. Não desças a ele senão para o ajudar.
Há tanto tempo não experimentavas aflição ou problema – graças à fé clara e nobre que esflora em tua alma – que te desacostumaste ao convívio do sofrimento. Por isso, estás considerando em demasia o petardo com que te atingiram, valorizando a ferida que podes de imediato cicatrizar.
Pelo que se passa contigo, medita e compreenderás o que ocorre com ele, o teu ofensor.
O que te é Inusitado, nele é habitual.
Se não te permitires a ira ou a rebeldia – perdoarás!
A mão que, em afagando a tua, crava nela espinhos e urze que carrega, está ferida ou se ferirá simultaneamente. Não lhe retribuas a atitude, usando estiletes de violência para não aprofundares as lacerações.
O regato singelo, que tem o curso impedido por calhaus e os não pode afastar, contorna-os ou para, a fim de ultrapassá-los e seguir adiante.
A natureza violentada pela tormenta responde ao ultraje reverdecendo tudo e logo multiplicando flores e grãos.
E o pântano infeliz, na sua desolação, quando se adorna de luar, parece receber o perdão da paisagem e a benéfica esperança da oportunidade de ser drenado brevemente, transformando-se em jardim.
Que é o “Consolador”, que hoje nos conforta e esclarece, conduzindo uma plêiade de Embaixadores dos Céus para a Terra, em missão de misericórdia e amor, senão o perdão de Deus aos nossos erros, por intercessão de Jesus?!
Perdoa, sim, e intercede ao Senhor por aquele que te ofende, olvidando todo o mal que ele supõe ter-te feito ou que supões que ele te fez, e, se o conseguires, ama-o, assim mesmo como ele é.
“Não vos digo que perdoeis até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes”. Mateus: 18-22.
“A misericórdia é o complemento da brandura, porquanto aquele que não for misericordioso não poderá ser brando e pacifico. Ela consiste no esquecimento e no perdão das ofensas”.

O Evangelho Segundo O Espiritismo, Cap. X – Item 4.

Autor: Joanna de Ângelis
Psicografia de Divaldo Franco. Livro: Florações Evangélicas

63966

AH…SE AS PESSOAS ENTENDESSEM ISSO…

PEDI A DEUS, para retirar os meus vícios. Deus disse:
“Não, eles não estão aí para eu tirar, mas para você desistir deles”.
Pedi a Deus para completar meu corpo. Deus disse:
“Não, seu espírito é completo, seu corpo é apenas temporário”.
Pedi a Deus para me dar paciência. Deus disse:
“Não, paciência é um produto da tribulação; ela não é dada, é aprendida”.
Pedi a Deus para me dar felicidade. Deus disse:
“Sim, eu dou bênçãos; mas a felicidade depende de você”.
Pedi a Deus para me livrar da dor. Deus disse:
“Não, sofrer leva você para longe do mundo e o traz para perto de mim”.
Pedi a Deus todas as coisas que me fariam apreciar a vida. Deus disse:
“Não, eu te darei a vida, para que você aprecie todas as coisas”.
Pedi a Deus para me ajudar a AMAR os outros, como Ele me ama.
Deus disse:
“Ah, finalmente você entendeu.
(Autor desconhecido)

ORAÇÃO A DEUS CRIADOR

Deus pai todo poderoso criador do céu e da terra.
Senhor Deus do universo rogai por nós que recorremos a vós ó Senhor e enviai o teu Espírito Santo de amor neste momento e abençoe.
Ó Senhor o nosso dia, abençoe a nossa vida, abençoe a nossa família, abençoe a nossa morada, abençoe o nosso alimento, abençoe os nossos parentes e amigos, abençoe os nossos médicos e médicas, abençoe os nossos enfermeiros e enfermeiras, abençoe a todos os profissionais de saúde, que se encontram na linha de frente, abençoe o nosso trabalho e o nosso caminho.
Ó Senhor! iluminando os nossos passos por onde andarmos e protege-nos guardai-nos e defendei-nos de todos os perigos que possa tentar nos atingir, afastando neste momento toda a maldade, toda inveja, toda doença, toda praga, todo o ódio e todo o rancor e fazei…
Ó Senhor! O nosso coração semelhante ao vosso manso e humilde, calmo e sereno, para que todos que se aproximarem de mim sintam a sua presença Senhor, a sua paz e o seu amor.
E cubra nos ó Senhor! com seu manto sagrado e derrame as suas bênçãos poderosa sobre cada um de nós, e cura Senhor todas as feridas do corpo e da alma, e acolhei às nossas súplicas ó Senhor!
Perdoe os nossos pecados e nos conduza a vida eterna.
Que Assim Seja. 
Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu, o pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aqueles que tem nos ofendidos e não nos deixeis cair em tentação mais livrai-nos de todo o mal.
Amém.
“… É que meus olhos insistem em brilhar de esperança. É que eles enxergam além do que se vê. É que eles são espelho desse coração que gosta de crer em dias melhores!”
__Rachel Carvalho

Comentários