“Há um conceito equivocado que trabalha em favor da transformação moral das criaturas e, por extensão, do mundo, a golpes de violência, de policiamento e punição dos erros, assim como através de atitudes severas em relação aos delinquentes, aos viciados, aos ignorantes…
Enquanto viger essa conduta, menos provável se tornará a conquista dos valores éticos, pela sociedade, e da plenificação íntima pelos indivíduos.
A repressão trabalha contra a ordem, o equilíbrio e o progresso.
É fomentadora da dissimulação, do suborno, da indignidade disfarçada de virtude.
Somente a educação consegue libertar o ser, por fundamentar-se no conhecimento e no dever para com a Vida, a sociedade e o próprio cidadão.
A doença solicita medicação, e a ignorância exige esclarecimento.
O crime e os vícios são enfermidades da alma, que devem ser tratados nas suas origens e não apenas punidos nos seus efeitos.
Por isso mesmo, são inadiáveis a autoiluminação e a transformação moral de cada qual, que se irradiarão no rumo do indivíduo mais próximo, oferecendo-lhe os seus benefícios, e terminando por alcançar os grupos mais distantes, que se lhes renderão, agradecidos e felizes.”
Joanna de Ângelis Livro: Desperte e seja Feliz Médium: Divaldo Pereira Franco
Ferramentas e instrumentos
Desde eras primitivas, os seres humanos aprendemos a desenvolver ferramentas e instrumentos para facilitar o trabalho e tornar nossa existência menos árdua.
Das primeiras lascas de pedra, utilizadas para cortar, desbastar e raspar, até os aparatos tecnológicos mais modernos, que agilizam atividades e operações, vimos empregando nossa inteligência no desenvolvimento e na criação de soluções para problemas e desafios.
Porém, da mesma forma que criamos essas ferramentas para alavancar o progresso, uma parcela de nós, movidos por ganância, orgulho e egoísmo, nos servimos delas para nos impor sobre os demais, para humilhar, destruir, roubar.
Criamos o machado para cortar troncos e abrir picadas na mata, possibilitando nos deslocarmos com mais desenvoltura.
No entanto, alguns o utilizamos para agredir e matar companheiros de jornada, a fim de lhes roubar os frutos do seu trabalho e esforço.
Criamos a escrita. Com ela escrevemos leis, cânticos, livros e poemas maravilhosos. Outros a utilizamos para assinar sentenças de morte e registrar ofensas e injúrias.
Com o avião vencemos os ares e encurtamos distâncias. Contudo, quando nos voltamos para a guerra, vimos nele a ferramenta perfeita para lançar bombas sobre cidades e povoados, matando milhões de pessoas.
Desenvolvemos medicamentos para aliviar dores, curar e diminuir o sofrimento humano.
Homens maliciosos nos utilizamos de algumas dessas substâncias para criar mecanismos de fuga da realidade, produzindo-as em larga escala, auxiliando a viciar milhões de seres que se perderam no consumo indiscriminado de drogas.
A invenção da roda e, posteriormente, do automóvel, facilitou o nosso deslocamento, também o transporte de cargas, impulsionando o progresso.
Alguns de nós, inebriados pela velocidade, perdemos a vida em corridas e rachas sem sentido, movidos pelo prazer ilusório que ela proporciona.
A internet foi criada para resguardar pesquisas e importantes documentos de eventual destruição. Com o tempo, foi aberta ao público para que pudesse ser utilizada na troca e armazenagem de dados importantes.
Hoje, vários de nós a transformamos em repositório de inutilidades e coisas sem sentido, que ocupam milhões e milhões de páginas virtuais.
As redes sociais possibilitaram aproximar pessoas que se encontram fisicamente distantes. Mas, as usamos para veicular notícias falsas, ódio e agressões, frutos da intolerância, preconceitos e fanatismo de todo tipo, afastando familiares e amigos.
Outras tantas ferramentas e instrumentos estão à disposição da Humanidade para fomentar o progresso. De que forma as utilizamos depende do nível evolutivo dos que delas fazemos uso.
Que possamos estar atentos à forma como nos servimos do que temos, das oportunidades que recebemos para fazer o bem e espalharmos exemplos de amor ao Pai e ao próximo.
Exatamente como nos foi ensinado há milhares de anos pelo Mestre Jesus.
Pensemos de que maneira estamos nos servindo desses talentos que a Divindade nos permitiu criar, inventar, obter.
E busquemos deles nos servir somente para o bem, para coisas grandiosas, próprias dos que fomos criados por um Deus de amor e paz.
Redação do Momento Espírita, com base em O livro das invenções, de Marcelo Duarte, ed. Companhia das Letras. Em 15.3.2019.
AGRADECE A DEUS
O homem sensato jamais deveria queixar-se.
A sua lucidez fá-lo compreender a grandeza da vida e sua consequente harmonia.
Se contempla o Universo, extasia-se ante a magnitude dos infinitos sistemas estelares.
Se examina o microcosmo, deslumbra-se em face da extraordinária manifestação da vida nas expressões igualmente inumeráveis de partículas, moléculas e elementos infinitamente pequenos.
No seu corpo, no entanto, pulsa o coração, essa bomba perfeita, vigorosa, que trabalha, incessantemente, desde o primeiro impulso, para sustentar-lhe e vitalizar-lhe a complexa aparelhagem de aproximadamente sessenta trilhões de células. Através de dois movimentos enérgicos – sístole e diástole – esse músculo resistente é o responsável pelo cosmo orgânico no qual habitas transitoriamente.
Não é necessário que se faça um exame de outros órgãos, para que a criatura tenha motivos de agradecimento, sentindo o pulsar divino nela mesma.
Agradecer esse trabalho majestoso do coração, dia e noite, na alegria e na dor, no trabalho e no repouso, no prazer e na tristeza, mantendo a vida, sem que, ao menos, no seu automatismo desperte a atenção, é o mínimo que a todos cumpre realizar com alegria e espontaneidade.
Agradece a Deus o coração maravilhosamente desenhado e construído para te auxiliar no processo da evolução, nas etapas reencarnatórias, e olvida as pequenezes a que te prendes, fomentando desequilíbrios evitáveis.
Agradece, pois, a Deus, tua vida, teu corpo, teu ser eterno que marcha vertiginosamente para Ele.
JOANNA DE ÂNGELIS LIVRO: Momentos Enriquecedores MÉDIUM: DIVALDO PEREIRA FRANCO
Aparente Grandeza
Não aguardes aparente grandeza para ser útil.
Missão quer dizer incumbência. E ninguém existe aos ventos do acaso.
Buscando entender os mandatos de trabalho que nos competem, estudemos, de leve, algumas lições de cousas da natureza.
A usina poderosa ilumina qualquer lugar, à longa distância, contudo, para isso, não age por si só. Usa transformadores de um circuito a outro, alterando, em geral, a tensão e a intensidade da corrente.
Os transformadores requisitam fios de condução. Os fios recorrem à tomada de força. Isso, porém, ainda não resolve. Para que a luz se faça, é indispensável a presença da lâmpada, que se forma de componentes diversos.
O rio, de muito longe, fornece água limpa à atividade caseira, mas não se projeta, desordenado, a serviço das criaturas. Cede os próprios recursos à rede de encanamento. A rede pede tubos de formação variada. Os tubos exigem a torneira de controle. Isso, porém, ainda não é tudo. Para que o líquido se mostre purificado, requere-se o concurso do filtro.
O avião transporta o homem, de um lado para o outro da Terra, mas não é um gigante auto-suficiente. A fim de elevar-se precisa combustível. O combustível solicita motores que o aproveitem. Os motores reclamam os elementos de que se constituem. Isso, porém, ainda não chega. Para que a máquina voadora satisfaça aos próprios fins, é indispensável se lhe construa adequado campo de pouso.
No dicionário das leis divinas, as nossas tarefas têm o sinônimo de dever.
Atendamos à obrigação para que fomos chamados no clima do bem.
Não te digas inútil, nem te asseveres incompetente.
Para cumprir a missão que nos cabe, não são necessários um cargo diretivo, uma tribuna brilhante, um nome preclaro ou uma fortuna de milhões. Basta estimemos a disciplina no lugar que nos é próprio, com o prazer de servir.
EMMANUEL-CHICO XAVIER
O AMOR entre um CASAL…
é uma das mais belas expressões da vida. É uma união de almas que se encontram para partilhar momentos, construir sonhos e enfrentar os desafios da vida lado a lado.
No entanto, para que esse amor floresça e se mantenha, é preciso dedicação, respeito e, acima de tudo, compreensão.
Um casal que se ama verdadeiramente, que trazem ligação de alma, respeita as diferenças de cada um. Entende que o outro não é perfeito, mas ainda assim escolhe amá-lo em cada detalhe, em cada imperfeição.
O amor é alimentado pelo diálogo, pelo perdão e pela vontade mútua de crescer juntos.
É uma parceria onde não há espaço para egoísmo, mas sim para o apoio, a paciência e a generosidade. Nos dias de hoje, muitos casais enfrentam DESAFIOS que, muitas vezes, levam ao afastamento.
O ritmo acelerado da vida, a falta de paciência e de resiliência, as redes sociais e a falta de tempo de qualidade juntos são alguns dos obstáculos que podem enfraquecer a ligação.
Quando o diálogo é substituído pelo silêncio ou pela crítica constante, a relação pode perder a sua essência. Além disso, as expectativas irreais sobre o parceiro geram frustração, tornando difícil ver o valor do outro.
Outro grande impacto nas relações atuais é a dificuldade em EDUCAR os FILHOS de forma harmoniosa.
A falta de alinhamento entre os pais nos valores e limites a serem passados às crianças muitas vezes gera conflitos. Para educar bem, é preciso que o casal seja um exemplo de união e respeito.
Os filhos aprendem com o que veem, e não com o que ouvem.
Se há desentendimentos frequentes ou falta de amor entre os pais, os filhos também podem sentir essa desarmonia, o que afeta o ambiente familiar.
O ritmo acelerado e as influências externas dificultam a criação de vínculos fortes.
A falta de tempo, o impacto da tecnologia, das redes sociais, e a pressão social são obstáculos que muitos pais enfrentam.
Para superar essas dificuldades, é essencial que o casal esteja unido, partilhe responsabilidades e mantenha um diálogo aberto.
Momentos de qualidade, equilíbrio entre disciplina e amor, e o exemplo diário de respeito e união são fundamentais.
Embora nem sempre seja fácil, educar é um processo que exige paciência e resiliência.
Os filhos aprendem a observar os pais, e um casal unido oferece a base para formar indivíduos responsáveis e emocionalmente saudáveis, criando um ambiente familiar harmonioso e feliz.
SUPERAR esses desafios requer compromisso.
É necessário reservar tempo para a relação, cultivar gestos de carinho, ouvir o outro com atenção e, principalmente, manter viva a chama do amor.
Reconhecer os obstáculos e trabalhar neles, em vez de desistir, é o caminho para fortalecer a relação e criar um lar onde o amor é o alicerce.
AMAR é uma escolha diária.
É decidir caminhar juntos, mesmo quando o caminho parece difícil.
É aprender a olhar o parceiro com os olhos do coração, sempre tentando compreender e valorizar a sua presença.
Um casal unido pelo amor é capaz de enfrentar qualquer desafio, construindo uma base sólida para a felicidade e para o futuro da família.
Equipe Bezerra de Menezes
EQUIPAMENTO DA ORAÇÃO
Quando os problemas se avolumarem, ameaçando-te a paz, ou a dor moral procurar amesquinhar-te conduzindo-te quase ao desespero, ou os teus sofrimentos físicos atingirem o ápice, ou os infortúnios e o destrambelho da tua emoção chegarem a extremos quase insuportáveis, antes de sucumbires na alucinação, ou no desalento, ou na rebeldia, levanta o pensamento a Deus, mediante os fios invisíveis da oração, e pede-Lhe socorro.
A prece é a solução final para os momentos que precedem o paroxismo, a perplexidade, o descalabro da loucura, oferecendo, de imediato, resposta às solicitações.
De início, interrompe o tropel das desgraças; depois, proporciona claridade mental para entende-las, e, por fim, acalma, conforta e propõe os métodos para contornar e resolver, quaisquer que sejam as dificuldades.
Certamente, não impede o sofrimento, porque este tem a sua razão de ser, tornando-se necessária advertência, ou convite à reflexão; porém, propicia recursos para enfrentar a situação amarga.
A prece é a mais eficaz terapia que se conhece, por ser útil nos mais variados processos de aflição, brindando lucidez e refrigério.
Quando alguém ora, desloca-se mental e emocionalmente da coarctação que o sofrimento lhe impõe, permitindo-se alcançar as regiões felizes, onde haure energias portadoras de forças que regularizam os distúrbios afligentes.
O processo da oração ocorre mediante a sintonia das aspirações humanas com as concessões divinas.
Penetrando a onda mental nas fontes generosas do Poder, aí se auferem a vitalidade e a inspiração para o prosseguimento da luta.
Sem a oração, faz-se difícil a marcha e quase impossível o êxito, na empresa da reencarnação.
A oração é fenômeno moral, emocional e espiritual, que deve suceder de forma consciente.
Não poucas vezes, no entanto, dá-se inconscientemente.
Sem fórmulas estabelecidas, é o grito de fé da alma necessitada, buscando o apoio em Deus.
São as atitudes dignas, inspiradas no bem e no dever.
É a comunhão mental, programada com o Doador Celeste.
Tão habitual se pode tornar que, ao invés dos momentos de súplica, ela se transforma em uma constante vinculação com Deus, por meio dos pensamentos superiores que retratam as nobres aspirações do ser.
Orar é um ato que se deve converter em hábito.
A princípio, pode parecer difícil, em razão da mente desligar-se do propósito que deve sustentar; depois, por aparente falta de estímulo e fixação.
Como qualquer outra atividade, especialmente na área mental, exige frequência, intensidade, interesse. Só então se converte em clima de harmonia interior e de sintonia constante.
Soluciona os teus problemas com a inspiração da prece.
Refugia-te da dor nas paisagens da oração.
Seja qual for o desafio aflitivo que se te apresente, na oração encontrarás os equipamentos hábeis para te consolares e te concederes paz.
Orando, galgarás o monte da própria redenção, apoiado por Deus e por Ele conduzido, porque, através da prece Lhe falarás e, por meio da inspiração e da resistência que te advirão, Ele te responderá.
JOANNA DE ÂNGELIS LIVRO: Momentos de Felicidade MÉDIUM: DIVALDO PEREIRA FRANCO
Há quanto tempo você não chora?
Há quanto tempo seus olhos não são inundados por lágrimas, por essas pequenas gotas que parecem nascer em nosso coração? Há quanto tempo?
Assim como o fenômeno natural da precipitação atmosférica, a chuva, realiza o trabalho de purificar a terra, a água e o ar, também nossas lágrimas têm tal função.
A de limpar nosso íntimo, a de externar nossas emoções, sejam elas de alegria ou de pesar.
Precisamos aprender a expressar nossos sentimentos.
Nossa cultura possui conceitos arraigados, como o de que homem não chora, ou que é feio chorar, que surgem em nossas vidas desde quando crianças, na educação familiar, e acabam por internalizarem-se em nossa alma, continuando a apresentar manifestações na vida adulta.
Sejamos homens ou mulheres na Terra, saibamos que todos rumamos para a busca da sensibilidade, do autodescobrimento e da expressão de nossos sentimentos.
Tudo que deixarmos guardado virá à tona, cedo ou tarde.
Se forem bons os sentimentos contidos, estaremos perdendo uma oportunidade valiosa de trazê-los ao mundo, melhorando nossas relações com o próximo e conosco mesmo.
Se forem sentimentos desequilibrados, estaremos perdendo a chance de encará-los, de analisá-los e de tomar providências para que possam ser erradicados de nosso interior.
As barreiras que nos impedem de nos emocionarmos, de chorar são, muitas vezes, as mesmas que nos fazem pessoas fechadas e retraídas.
Barreiras que carecemos romper para que nossos dias possam ser mais leves, mais limpos, como a atmosfera que recebe a água da chuva e nela encontra sua purificação.
As chuvas dos olhos fazem um bem muito grande.
Desabafar, colocar para fora o que angustia nosso íntimo ou o que lhe dá alegria é um exercício precioso. Um hábito salutar.
Dizer a alguém o quanto o amamos, quando esse sentimento surgir em nosso coração – mesmo sem um motivo especial -, será sempre uma forma de fortalecimento de laços.
De construção de uma união mais feliz e, principalmente, um recurso para elevarmos nossa autoestima, nosso autoamor.
DEUS nos concedeu a chuva para regar os campos, para tornar mais puro o ar….
Também nos presenteou com as lágrimas para que as nossas paisagens íntimas pudessem ser regadas e para que os ares de nossa Alma encontrassem a pureza.
José Pimenta
A virtude de amar
A paz, a alegria, não são uma utopia, nem fantasia,
Acreditar é ter esperança, viver intensamente vencendo as dores e aflições,
Encontrar nas lições cotidianas os valores eternos de Deus compartilhando as experiências exercitando a tolerância…
Podemos sim corajosamente compreender os laços de amor despertando a beleza de viver sem medo do futuro, reagindo contra o sentimento materialista que extingue a luz da compaixão,
Sem nos abater o socorro divino soa como uma prece e vinculados ao sentimento dadivoso desta emoção o pensamento do bem prevalece deixando os rastros da humildade iluminando corações sedentos de luz e caridade,
Nesta sintonia amorosa a meta é superar as dificuldades, permitindo que o elo de amor se torne presente em nossa vidas fortalecendo nossos caminhos burilando nosso espírito, sonho e ideias não serão quimera ilusão,
Com a certeza que almejar a felicidade nos encoraja na vitória do bem seguiremos buscando a paz, doando amor e diante do arrependimento seremos fortalecidos pela virtude de amar!
Marlene Pizoni Teixeira
JESUS E OS HOMENS
Jesus disse:
“ Eu sou a porta…” – Nós devemos atravessá-la.
“ Eu sou a luz…” – Nós necessitamos de claridade.
“ Eu sou o Caminho…” – Nós precisamos percorrê-lo.
“ Eu sou a Verdade…” – Nós ainda somos ilusão.
“ Eu sou a Vida…” – Nós jornadeamos pela morte.
“ Eu sou o pastor…” – Nós somos as ovelhas.
“ Eu sou a paz…” – Nós vivemos em conflito.
“ Eu sou o pão da vida. ” – Nós estamos esfaimados.
Jesus e nós! A Vida e o mundo!
Há quem eleja a sombra para comprazer-se na escuridão; e há quem busque a luz para libertar-se.
A vida é plenitude. O mundo faz-se escravidão.
Jesus liberta o homem. O mundo encarcera-o.
Vive, no mundo, com Jesus na mente e no coração, a fim de alcançares a paz, mediante a vitória que te aguarda, após o trânsito edificante pela experiência humana.
“Quem crê em mim – afirmou Jesus – já passou da morte para a vida. ”
JOANNA DE ÂNGELIS LIVRO: Momentos de Renovação MÉDIUM: DIVALDO PEREIRA FRANCO
HERANÇA DO MESTRE…
Perdoa setenta vezes sete cada dia.
Esquece todo o mal.
Serve sem recompensa.
Não amealhes riquezas, acessíveis à traça ou à inconsciência de malfeitores.
Procura a verdade para que a verdade te encontre.
Bate à porta da Luz, através do esforço reiterado no bem, a fim de que a Luz te responda.
Tem ânimo no círculo de todas as vicissitudes.
Persevera na bondade até o fim.
Se teu irmão exige a caminhada de mil passos, avança dois mil.
A quem te pedir a capa, cede igualmente a túnica.
Ora pelos que te perseguem.
Ajuda os adversários.
Não permitas que a treva te domine.
Abençoa os que te caluniam.
Sê a claridade do mundo que espera de teu concurso uma vida melhor.
Compadece-te dos doentes.
Auxilia as crianças e os velhos.
Não recuses o copo d’água ao sedento.
Divide o teu pão com o vizinho necessitado.
Cura os enfermos e ensina-lhes a direção do Reino de Deus.
Não desencorajes o companheiro.
Sacrifica-te pelo engrandecimento comum.
Abre o coração ao avisos celestiais.
Olvida todas as vacilações, crê no Poder Divino e santifica-te nas boas obras.
Sê o abençoado servidor de todos.
Não procures os primeiros lugares nas assembleias, mas aprende a ser útil em toda parte.
Ama o próximo, até o sacrifício, porque perdendo a vida, em favor dos outros, ganha-lá-as, abundantemente, na Eternidade; e, se abandonado de alguns, em tua devoção à justiça, receberás a glória de partilhar as alegrias da Família Universal.
Eis, meus amigos, alguns tesouros da herança sublime do Mestre Crucificado, cuja suprema renunciação hoje lembramos.
Usemos semelhantes valores em todos os ângulos do caminho evolutivo e o Senhor estará conosco tanto quanto necessitamos permanecer com Ele.
REENCARNAÇÃO
Receber um corpo, nas concessões do reencarnacionismo, não é ganhar um barco para nova aventura, ao acaso das circunstâncias, mas significa responsabilidade definida nos serviços de aprendizagem, elevação ou reparação, nos esforços evolutivos ou redentores.
. André Luiz/Chico Chico Xavier Livro: Missionários da Luz
A TUA VIDA
A tua vida é um álbum de lembranças, no qual deves arquivar apenas aquelas que te ensinaram a crescer e a amar.
As outras, as que te afligiram, tornaram-se degraus inferiores da escada de ascensão, sem os quais não poderias alcançar os patamares superiores.
Abençoa-as com a tua gratidão e deixa-as como alicerce do edifício da tua atual existência, revivendo apenas lembranças de libertação.
Do livro: Luz da Esperança Divaldo Franco/ Joanna de Ângelis.
EM TI
Porque te acontecem coisas desagradáveis e nem tudo corra conforme gostarias que sucedesse, não te creias fora do auxílio de Deus.
Ninguém que siga ao desamparo divino.
O que ocorre de prejudicial, neste momento, bendirás depois.
O insucesso de agora se transformará em bênção mais tarde, se souberes esperar superando este momento. Deus está em toda parte e, obviamente, em ti e contigo também.
Procura encontrá-lO, não somente nas ocorrências ditosas, senão em todos os fatos e lugares.
O desafio da evolução é proposta de vida a ser conquistada por cada um em particular e por todos em geral. * Intenta retirar o melhor proveito do aparente insucesso, que se converterá em lição preciosa em teu favor, quando de outros cometimentos.
O homem é templo de Deus, qual ocorre com a Natureza.
Reserva-te a satisfação de ser cada dia melhor do que no anterior, de forma que Ele em ti habite e, sentindo-O, conscientemente, facultes que outros indivíduos também O encontrem.
Assim, não te concedas ideias perniciosas, nem te proponhas frustrações ou amarguras dispensáveis, no teu programa de redenção.
Joanna de Ângelis Livro: Episódios Diários Médium: Divaldo Pereira Franco
CORRETA VISÃO DA VIDA
Quando a criatura resolve diluir o véu da ignorância, que encobre a realidade da vida espiritual, começa a libertar-se da mais grave cegueira, que é a propiciada pela vontade.
Cegos não são apenas aqueles que deixaram de enxergar, senão todos quantos se recusam a ver, sendo piores os que fogem das evidências a fim de permanecerem na escuridão.
A vida, por sua própria gênese, é de origem metafísica, possuindo as raízes poderosamente fincadas no mundo transcendental, que é o causal. Expressando-se na condensação de energia, que se apresenta em forma objetiva, não perde o seu caráter espiritual; pelo contrário, vitaliza-se por seu intermédio.
Quando a consciência acorda e as interrogações surgem, aguardando respostas, as contingências do prazer fugaz e sem sentido cedem lugar a necessidades legítimas, que são as responsáveis pela estruturação do ser profundo, portanto, imortal.
Simultaneamente, os valores éticos se alteram, surgindo novos conceitos e aspirações em favor dos bens duradouros, que são indestrutíveis, e passíveis de incessantes transformações para melhor, na criatura.
Desperta-se-lhe então a responsabilidade, e a visão otimista do progresso assenhoreia-se de sua mente, estimulando-a a crescer sem cessar. A sensibilidade se lhe aprimora e seu campo de emoções alarga-se, enriquecendo-se de sentimentos nobres, que superam as antigas manifestações inferiores, tais o azedume, a raiva, o ressentimento, a amargura, a insatisfação…
Porque suas metas são mediatas, a confiança aumenta em torno da Divindade e as realizações fazem-se primorosas, conquistando sabedoria e amor, de que se exorna a fim de sentir-se feliz.
Quando a criatura se encontra com a realidade espiritual, toda uma revolução se lhe opera no mundo interior.
Dulcifica-se o seu modo de ser e torna-se afável.
Tranquiliza-se ante quaisquer acontecimentos, mesmo os mais desgastantes, porque sabe das causalidades que elucidam todos os efeitos.
Nunca desanima, porque suas realizações não aguardam apoio ou recompensas imediatas.
Identifica no serviço do bem os instrumentos para conseguir a perfeita afinidade com o amor, e doa-se.
Na meditação em torno dos desafios existenciais ilumina-se, crescendo interiormente, sem perigo de retrocesso ou parada.
Descobre no século os motivos próprios para a evolução e enfrenta-os com alegria, dando-se conta que viver, no mundo, é aprender sempre, utilizando com propriedade cada minuto e acontecimento do cotidiano.
Usa as bênçãos da vida, porém, não abusa, de cada experiência retirando lições que incorpora às aquisições permanentes.
Acalma as ansiedades do sentimento, por compreender que tudo tem seu momento próprio para acontecer, e somente sucede aquilo que se encontra incurso no processo de evolução.
Aprende a silenciar, eliminando palavras excessivas na conversação, e, logrando equilíbrio mental, produz o silêncio mais importante.
Solidário em todas as circunstâncias, não se precipita, nem recua.
Conquista a paz e torna-se irmão de todos.
Quando a criatura compreende que se encontra na Terra em trânsito, realizando um programa que se estenderá além do corpo, na vida espiritual, realiza o autoencontro, e, mesmo quando experimenta o fenômeno da morte, defronta a vida sem sofrer qualquer perturbação ou surpresa, mergulhando na Amorosa Consciência Cósmica.
Certamente, pensando em tal realidade, propôs Jesus: – Busca primeiro o Reino de Deus e Sua Justiça, e tudo mais te será acrescentado.
Despertar para a vida é imperativo de urgência, que não podes desconsiderar.
JOANNA DE ÂNGELIS LIVRO: Momentos Enriquecedores MÉDIUM: DIVALDO PEREIRA FRANCO
Pediste
Reunião pública de 28/11/1960 Questão nº 291 Parágrafo 19º
Diante dos entes amados que brilham nas Esferas Superiores, rogaste as oportunidades de trabalho que hoje te felicitam a senda.
Revisaste erros e acertos e, de alma confrangida no inventário das próprias culpas, suplicaste o recomeço na experiência terrestre.
Pediste o berço dorido, a fim de que os obstáculos do reinício te assinalassem os impositivos do reajuste, e achaste as provas da Infância, que te serviram de ensinamento.
Pediste a carência dilatada, suscetível de arrancar-te a descontrolada paixão pelo desperdício, e acordaste no lar infestado de lutas, que te não deixa margem a fantasias.
Pediste recursos contra a vaidade que te petrificava os sentimentos no orgulho, e detiveste a condição social torturada e difícil que te obriga a entesourar obediência e conformação.
Pediste o reencontro com as vitimas e os cúmplices das tuas ações reprováveis, de modo a resgatares clamorosos débitos contraídos, e recuperaste a companhia deles, na presença dos familiares problemas e dos companheiros enigmas que te compelem às disciplinas do coração.
Pediste remédio contra as inclinações infelizes que muitas vezes te situaram no desequilíbrio da emoção e da mente, e obtiveste a doença física transitória, que, pouco a pouco, te infunde as alegrias da cura espiritual. * Estudantes na escola da Terra, todos pedimos aos instrutores da vida as riquezas da educação.
Contudo, em pleno curso do necessário aperfeiçoamento, choramingamos e reclamamos, à maneira de desertores inveterados.
Desconfia de todo amigo encarnado ou desencarnado que te alimente a ilusão com vantagens e privilégios, facilidades e louvaminhas.
Professor menos responsável, que favorece capricho e cola, a pretexto de amor, apenas consegue rebaixar o aprendiz e estragar a lição.
Emmanuel/Francisco Cândido Xavier do livro Seara dos Médiuns
Pensamentos
Se sabemos que o Senhor habita em nós, aperfeiçoemos a nossa vida, a fim de manifestá-lo.
O usurário, para amealhar o dinheiro, quase sempre perde a paz.
Juventude não é um estado da carne.
Há moços que transitam no mundo, trazendo o coração repleto de pavorosas ruínas.
Beleza física, poder temporário, propriedade passageira e fortuna amoedada podem ser simples atributo da máscara humana, que o tempo transforma, infatigável.
Para que nos elevemos, com todos os elementos de nossa órbita, não conhecemos outro recurso além da oração, que pede luz, amor e verdade.
Sabemos que a retorta não sublima o caráter e que a discussão filosófica nada tem que ver com caridade e justiça.
Emmanuel/Chico Xavier
Obra: Fonte de paz
Nunca percas a esperança.
Haja o que houver, permanece confiando.
Se tudo estiver contra, e o insucesso te ameaçar com o desespero, ainda aí espera a divina ajuda.
Somente nos acontece o que será de melhor para nós.
A Lei de Deus é de Amor. E o amor tudo pode, tudo faz.
Quando pensares que o socorro não te chegará em tempo, se continuares esperando, descobrirás, alegre, que ele te alcançou minutos antes do desastre.
Quem se desespera já perdeu parte da luta que irá travar, avançando prejudicado.
Extraído do Livro Vida Feliz psicografado por Divaldo Franco ditado pelo espírito de Joanna de Ângelis
ADVERSIDADES E INSUCESSOS
Todos nos encontramos sujeitos ao que se convencionou chamar adversidade.
Uma tragédia, uma ocorrência marcante pela dor que produz, um acontecimento nefasto, a perda de uma pessoa querida, constituem infortúnios que maceram.
Prejuízos financeiros, danos morais, enfermidades catalogadas como irreversíveis, são adversidades desastrosas em muitas existências.
No entanto, se fosse encarada a vida sob o ponto de vista espiritual, o homem compreenderia a razão de tais insucessos e não se entregaria a desastres mais graves, quais a loucura e o suicídio, a fuga pelo álcool ou pelos tóxicos…
A existência física não transcorre qual nau sem rumo em mar encapelado.
Os atos anteriores e a conduta atual são-lhe mapa e rota para chegar ao destino pelo qual o indivíduo opta.
Realmente desastrosos são os males que se praticam em relação ao próximo, pois que eles irão fomentar as adversidades de amanhã, que são os inadiáveis resgates do infrator. * Trabalha para te impedires infortúnios, especialmente os atuais, que defluem da insensatez, da malversação de valores, da malquerença.
Entretanto, se fores colhido por insucesso de qualquer natureza ou algum sinistro, assume um comportamento de equilíbrio e enfrenta-os com serenidade.
Tudo passa, às vezes, mais rápido do que se espera.
Contorna os danos causados e, se estiveres ferido no sentimento, confia no tempo, que te pensará a chaga, ajudando-te a sair do embate mais forte e com visão mais clara a respeito da vida.
Em qualquer circunstância, projeta-te mentalmente na direção do amanhã, vendo-te feliz como gostarás de estar.
Com essa imagem positiva avança, superando o primeiro momento inditoso e o próximo, passo a passo, e te surpreenderás vitorioso, no alvo almejado.
Joanna de Ângelis Livro: Episódios Diários Médium: Divaldo Pereira Franco
A tranquilidade
A tranquilidade não se encontra mudando o mundo;
encontra-se aprendendo a não carregá-lo.
Há olhares julgadores, risos que não dizem nada, opiniões que nascem do vazio alheio.
Ouvir tudo isso é perder-se.
Ignorar não é fraqueza; é inteligência emocional.
É escolher a sua paz em vez do ruído alheio.
É caminhar sem baixar a cabeça e sem se virar para dar explicações.
Nem tudo merece uma resposta, nem tudo merece atenção.
Às vezes, a maior vitória é continuar em seu caminho sem permitir que a mediocridade alheia crie raízes em sua mente.
A calma é algo a ser protegido.
E aqueles que aprendem a ignorar o desnecessário, também aprendem a viver em paz.
D/A
A fé que nos conduz
Fé é a confiança da criatura em seus destinos. É o sentimento que nos eleva ao Criador, a certeza de que estamos no caminho que nos conduz para a verdade.
De um modo geral, para adquirirmos a fé inabalável, passamos por tribulações da dúvida e angústias que nos embaraçam a jornada.
Se buscarmos respostas, se questionarmos, teremos como resultado a fé profunda porque estará alicerçada em tudo aquilo que a nossa razão aceita como coerente.
A razão, dizia o Apóstolo Paulo, é Deus em nós. É um reflexo da razão eterna.
Não podemos lhe desconhecer o valor e a utilidade. Se assim fizermos, estaremos menosprezando a natureza humana e ultrajando a própria Divindade.
A fé, iluminada pela razão, nos abre um campo vasto de ação consciente. Harmoniza as nossas faculdades e nos traz paz interior.
Não se trata, portanto, de uma simples crença em certos dogmas religiosos. Está na convicção que nos anima e nos arrebata para os ideais elevados.
Quando temos fé em nós mesmos e ainda a conjugamos com a fé no Pai de bondade, temos capacidade de realizar grandes obras.
Foi assim que Francisco de Assis revolucionou o pensamento cristão, na Idade Média, convidando os homens a um retorno ao Cristianismo primitivo.
Sensibilizou corações jovens que o seguiram, comungando do seu ideal de amor a Deus e às criaturas. Um grande ecologista à sua época, exemplificando o respeito a todo ser vivente.
Foi assim que Madre Tereza de Calcutá venceu todas as dificuldades, até mesmo a má vontade de alguns, e fundou a sua obra de assistência aos pobres mais pobres.
Atraiu para si pessoas idealistas que lhe secundaram os esforços e suas casas de benemerência se espalharam pelo mundo, instaladas sempre nos lugares mais necessitados.
Foi assim que Irmã Dulce, na Bahia, ergueu um hospital, na sua fragilidade orgânica mas grande força moral.
Conseguiu a adesão de muitos corações, tocados pela sua energia.
Foi assim que Divaldo Pereira Franco, também na Bahia, ergueu um lar de bênçãos, a Mansão do Caminho. Atendimento à criança, à família, ao idoso.
Pão para o corpo, pão para a alma com educação, desde a mais tenra idade. Um projeto para formar homens instruídos, esclarecidos. Homens de bem para o mundo.
Todos motivados pela fé. A mesma fé que move o artista, o pensador, o filósofo. Fé que é a visão de algo maior, de um ideal sonhado e que deve se concretizar.
Fé que repousa na base sólida que lhe oferecem o livre pensar e o livre exame.
Mãe dos grandes feitos e dos mais nobres sentimentos, torna o homem firme perante tudo que lhe ocorre.
Detentor de fé, o homem não se permite abalar pelas lutas, pelos revezes. Ao contrário, firme, a tudo enfrenta.
Fé em si mesmo, Espírito imortal. Fé num poder superior, que a tudo governa, tudo preside.
Quando todas as almas encarnadas na Terra se unirem nessa fé poderosa, assistiremos à maior transformação moral que a História jamais registrou.
Iniciemos por nós mesmos, agora, hoje, enquanto é tempo.
Redação do Momento Espírita, com base no cap. XLIV, pt. 5, do livro Depois da morte, de Léon Denis, ed. FEB. Em 4.11.2019.
TRANSFORMAÇÃO INTERIOR
“ A luz brilha mais quando a escuridão predomina. O medicamento destina-se ao enfermo.
A água fresca sacia a sede. O pão generoso vence a fome.
É natural que, num planeta em processo de depuração, haja predominância do desequilíbrio e, portanto, da violência, do prazer enlouquecedor, da destruição.
O futuro, no entanto, desenha-se assinalado pelas realizações enobrecedoras, quando não mais haverá crime ou hediondez, aberração ou vício, maldade ou desgraça.
Os Espíritos que ora habitam a Terra passam pelo teste seletivo da qualidade moral. Os bons prosseguirão, os maus aguardarão em outros planos onde se modificarão para melhor.
Tua harmonia é necessária desde hoje, para diminuir o tumulto, o caos.
Começa, desde agora, a tua transformação interior, optando pelo sacrifício, ação elevada, bem sem limite.
Intentando essa operação, manter-te-ás em harmonia como instrumento dócil nas Mãos de Deus, que prossegue operando em favor do mundo feliz de amanhã.”
Joanna de Ângelis Livro: Desperte e seja Feliz Médium: Divaldo Pereira Franco
“Cada criatura, na essência, é uma porta pela qual o Amor Infinito pode manifestar-se.”
Comentários