BELEZA DOS OLHOS VERA JACUBOWSKI

OS OLHOS SÃO O ESPELHO DA ALMA

Os Olhos são o espelho da alma

255407

A BELEZA DAS CRIATURAS 

“A beleza das criaturas só pode ser vista a partir dos seus olhos, porque são eles o espelho da alma.” 
Vera Jacubowski

paz de espírito

Senhor!

“Nesta escola terrena não existe privilégios e nem regalias, o que existe são oportunidades para crescer em tua direção.
Se somos agraciados pela prosperidade, saúde e alegrias, é que nosso compromisso se amplia na distribuição destes dons.
Que na verdade são ofertados por Vós em tua infinita misericórdia para nosso benefício e dos nossos semelhantes.
Compreendendo que os necessitados de pão e trabalho, saúde, amor e atenção, igualmente somos co-responsáveis no auxílio dos que padecem na carne e no espírito, visto que somos todos irmãos em humanidade.
É pela Lei da Caridade e Amor que nos direcionamos ao bem.
Sabemos que toda e qualquer dádiva que emana de Vós,
sempre vem em benefício de nossos semelhantes.
Como nos disse Jesus:
“Não vim para os sãos, vim sim para os enfermos”
Se Tu nos deres a sabedoria de compreender e o bem praticar, sem interesses próprios, poderemos distribui-lo com mais alegria, mais coragem e mais clareza.
Se Tu podes nos dar a oportunidade de divulgar o Amor e a Caridade sem mescla, na humildade e na simplicidade, com coragem e discernimento.
Faça-se a Tua soberana vontade em teus servos fiéis, para que possamos operar em teu nome. Justo amor de tuas dádivas divinas.”

ASSIM SEJA.

Vera Jacubowski

sabedoria superior

Esperança sempre

1 Ninguém sem esperança.
2 Ninguém sem Deus.
3 Contempla o Céu, nos dias em que a sombra te invada o coração, e pensa na inalterabilidade do Amor Infinito que verte do Criador para todas as criaturas.
4 O mesmo Sol que te aquece e nutre é aquele mesmo Sol que nutriu e aqueceu bilhões de criaturas, na Terra, no curso dos séculos incessantes.
5 Quase todas as estrelas que hoje se te descerram aos olhos são as mesmas que acompanharam os homens, na queda e no levantamento de civilizações numerosas.
6 Reflete nisso e não te deixes arrasar pelas aflições transitórias que te visitam com fins regenerativos ou edificantes.
7 É provável que tribulações diversas te sigam no encalço.
Aguentas incompreensões e dificuldades em conta própria; toleras lutas e problemas que não criaste; carregas compromissos e constrangimentos, a fim de auxiliar aos entes queridos; ou erraste, talvez, e sofres as consequências das próprias culpas.
8 Não importa, entretanto, o problema, embora sempre nos pesem as responsabilidades assumidas, quaisquer que sejam.
9 Desliga-te, porém, de pessimismo e desânimo, recordando que a vida, — mesmo na vida que desfrutas, — em suas origens profundas, não é obra de tuas mãos.
10 O poder que te dotou de movimento, que te desenvolveu as percepções, que te induziu ao impulso irresistível do amor e que te acendeu no pensamento a luz do raciocínio, guarda recursos suficientes para retificar-te, suplementar-te as energias, amparar-te na solução de quaisquer empresas difíceis ou reaver-te de qualquer precipício, onde hajas caído, em desfavor de ti mesmo.
11 Esse mesmo poder da vida que regenera o verme contundido e reajusta as árvores podadas nunca te relegaria à sombra da indiferença.
12 Entretanto, para que lhe assimiles o apoio plenamente, é imperioso te integres no sistema do trabalho no bem de todos, sem te renderes à inutilidade ou à deserção.
13 Lembra-te de que o verme ferido e as árvores dilaceradas se refazem por permanecerem fiéis ao trabalho que a sabedoria da vida lhes conferiu pela natureza.
14 Recordemos isso e seja de que espécie for a provação que te amargue as horas, continua trabalhando na sustentação do bem geral, porquanto se te ajustas ao privilégio de servir, seja qual seja a prova em que te encontras, reconhecerás, para logo, que o amor é um sol a brilhar para todos e que ninguém existe sem esperança e sem Deus.

Emmanuel

ONDE JESUS NASCEU, SEGUNDO CHICO XAVIER

Perguntemos a Maria de Magdala, onde e quando nasceu Jesus. E ela nos responderá:
– Jesus nasceu em Betânia. Foi certa vez, que a sua voz tão cheia de pureza e santidade, despertou em mim a sensação de uma vida nova com a qual até então jamais sonhara.
Perguntemos a Francisco de Assis o que ele sabe sobre o nascimento de Jesus. Ele nos responderá:
– Ele nasceu no dia em que, na praça de Assis entreguei minha bolsa, minhas roupas e até meu nome para segui-Lo incondicionalmente, pois sabia que somente Ele é a fonte inesgotável de amor.
Perguntemos a Pedro quando deu o nascimento de Jesus, ele nos responderá:
– Jesus nasceu no pátio do palácio de Caifas, na noite em que o galo cantou pela terceira vez, no momento em que eu o havia negado. Foi nesse instante que acordou minha consciência para a verdadeira vida.
Perguntemos a Paulo de Tarso, quando se deu o nascimento de Jesus. Ele nos responderá:
– Jesus nasceu na Estrada de Damasco quando, envolvido por intensa luz que me deixou cego, pude ver a figura nobre e serena que me perguntava: Saulo, Saulo porque me persegue? E na cegueira passei a enxergar um mundo novo quando eu lhe disse: Senhor, o que queres que eu faça?!
Perguntemos a Joana de Cusa onde e quando nasceu Jesus. E ela nos responderá:
– Jesus nasceu no dia em que, amarrada ao poste do circo em Roma, eu ouvi o povo gritar:
-Negue! Negue!
E o soldado com a tocha acesa dizendo: Este teu Cristo ensinou-lhe apenas a morrer? Foi nesse instante, que sentindo o fogo subir pelo meu corpo, pude com toda certeza e sinceridade dizer: – Não me ensinou só isso, Jesus ensinou-me também à amar você.
Perguntemos a Tomé onde e quando nasceu Jesus. Ele nos responderá:
– Jesus nasceu naquele dia inesquecível em que ele me pediu para tocar as suas chagas e me foi dado testemunhar que a morte não tinha poder sobre o filho de Deus, Só então compreendi o sentido de suas palavras: Eu sou o caminho, a verdade e a vida.
Perguntemos à mulher da Samaria o que ela sabe sobre o nascimento de Jesus. E ela nos responderá:
– Jesus nasceu junto à fonte de Jacob na tarde em que me pediu de beber e me disse: Mulher eu posso te dar a água viva que sacia toda a sede, pois vem do amor de Deus e santifica as criaturas.
Naquela tarde soube que Jesus era realmente um profeta de Deus e lhe pedi: – Senhor, dá-me desta água.
Perguntemos a João Batista quando se deu o nascimento de Jesus. Ele nos responderá:
-Jesus nasceu no instante em que, chegando ao rio Jordão, pediu-me que o batizasse. E ante a meiguice do seu olhar e a majestade da sua figura pude ouvir a mensagem do Alto: Este é o meu Filho Amado, no qual pus a minha complacência!
Compreendi que chegara o momento de Ele crescer e eu diminuir, para a glória de Deus.
Perguntemos a Lázaro onde e quando nasceu Jesus? Ele nos responderá: Jesus nasceu em Betânia, na tarde em que visitou o meu túmulo e disse: – Lázaro! Levanta!
Neste momento compreendi finalmente quem Ele era… A Ressurreição e a Vida!
Perguntemos a Judas Iscariotes quando se deu o nascimento de Jesus. Ele nos responderá:
– Jesus nasceu no instante em que eu assistia ao seu julgamento e a sua condenação. Compreendi que Jesus estava acima de todos os tesouros terrenos.
Perguntemos a Bezerra de Menezes o que ele sabe sobre o nascimento de Jesus e ele nos responderá:
– Jesus nasceu no dia em que desci as escadas da Federação Espírita Brasileira e um homem se aproximou dizendo: Vim devolver-lhe o abraço que me deste em nome de Maria, porque renovei minha Fé e a confiança em Deus.
Foi naquele instante que percebi a Sua misericórdia e o Seu imenso amor pelas criaturas.
Perguntemos, finalmente, a Maria de Nazaré onde e quando nasceu Jesus. E ela nos responderá:
– Jesus nasceu em Belém, sob as estrelas, que eram focos de luzes guiando os pastores e suas ovelhas ao berço de palha. Foi quando o segurei em meus braços pela primeira vez e senti se cumprir a promessa de um novo tempo através daquele Menino que Deus enviara ao mundo, para ensinar aos homens a Lei maior do Amor.
E para você, quando Jesus nasceu?.
Pensemos mais um pouquinho…
E se descobrir que ele não nasceu?
Então, procuremos urgentemente fazer com que ele nasça, porque, quando isso acontecer, teremos finalmente, verdadeiramente encontrado a Luz de todos os nossos caminhos.
(Francisco Cândido Xavier)

Comentários