autoiluminação joanna de ângelis divaldo franco

CAMINHOS DA AUTOILUMINAÇÃO

CAMINHOS DA AUTOILUMINAÇÃO

O homem atinge um alto nível de evolução quando consegue unir o sentimento e o conhecimento, utilizando-os com sabedoria.
Nesse estágio é-lhe mais fácil desenvolver a paranormalidade, realizando o autodescobrimento e canalizando as energias anímicas e mediúnicas para o serviço de consolidação do bem em si mesmo e na sociedade.
O seu amadurecimento psicológico permite-lhe compreender toda a magnitude das faculdades parapsíquicas, superando os impedimentos que habitualmente se lhe antepõem à educação.
Desse modo, a mediunidade põe-no em contato com o mundo espiritual de onde procede a vida e para o qual retorna, quando cessado o seu ciclo material, ensejando-lhe penetrar realidades que se demoram ignoradas, incursionando com destreza além das vibrações densas do corpo carnal.
O exercício das faculdades mediúnicas, no entanto, se reveste de critérios e cuidados, que somente quando levados em conta propiciam os resultados pelos quais se anela.
A mediunidade é inerente a todos os indivíduos, em graus de diferente intensidade. Como as demais, é uma faculdade amoral, manifestando-se em bons e maus, nobres e delinquentes, pobres e ricos.
Pode expressar-se com alta potencialidade de recursos em pessoas inescrupulosas, e quase passar despercebida em outras, portadoras de elevadas virtudes.
Surge em criaturas ignorantes, enquanto não é registrada nas dotadas de cultura.
É patrimônio da vida para crescimento do ser no rumo da sua destinação espiritual.
O uso que se lhe dê responderá por acontecimentos correspondentes no futuro do seu possuidor.
Uma correta educação da mediunidade tem início no estudo das suas potencialidades: causas, aplicações e objetivas.
Adquirida a consciência mediúnica, o exercício sistemático, sem pressa, contribui para o equilíbrio das suas manifestações.
Uma conduta saudável, calcada nos princípios evangélicos, atrai os bons Espíritos, que passam a cooperar em favor do medianeiro e da tarefa que ele abraça, objetivando os melhores resultados possíveis do empreendimento.
O direcionamento das forças mediúnicas para fins elevados propicia qualificação superior, resultando em investimento de saber eterno.
Se te sentes portador de mediunidade, encara-a com sincero equilíbrio e dispõe-te a aplicá-la bem.
O homem ditoso do futuro será um indivíduo PSI, um sensível e consciente instrumento dos Espíritos, ele próprio lúcido e responsável pelos acontecimentos da sua existência.
Desveste-te de quaisquer fantasias em torno dos fenômenos de que és objeto e encara-os com realismo, dispondo-te à sua plena utilização.
Amadurece reflexões em torno deles e resguarda-os das frivolidades, exibicionismos vãos, comercialização vil, recurso para a exaltação da personalidade ou das paixões inferiores.
Sê paciente com os resultados e perseverante nas realizações.
Toda sementeira responde à medida que o tempo passa.
A educação da mediunidade requer tempo, experiência, ductilidade do individuo, como sucede com as demais faculdades e tendências culturais, artísticas e mentais que exornam o homem.
Quem seja portador de cultura, de bondade e sinta a presença dos fenômenos paranormais, está a um passo da realização integral, a caminho próximo da autoiluminação.
JOANNA DE ÂNGELIS
LIVRO: Momentos de Iluminação
MÉDIUM: DIVALDO PEREIRA FRANCO
“Gostaria de dizer que todos nós podemos estar dentro do coração de Deus. Que podemos ser um lírio alvo cristão, e todos sermos merecedores da felicidade plena, no esforço do crescimento para a perfeição todos os dias de nossas existências. Deus espera a cada um, segundo suas mãos magnânimas e misericordiosas. Que as nossas mãos sejam de muito amor ao próximo, caridade e benevolência com todos indistintamente, e que tenhamos a humildade, a simplicidade de alma brilhante, o dom da paz, da compaixão e de harmonia interior.”
Vera Jacubowski

SEMEADOR DE LUZ

Esparzem os raios de luz que espoucam na tua alma, junto ao solo dos corações, enquanto medram soberanas sombras e imprecações.
Malgrado estejam feridas tuas mãos pelo cajado das lutas quotidianas, não seja isto empecilho para o mister da sementeira. Pelo contrário, permite que as gotas de suor da face cansada e as bagas sanguinolentas, caindo na terra das almas se transformem na umidade generosa que desenvolve o embrião a dormir no casulo do amor latente em todos.
Embora os pés assinalados pela presença dos espinhos e da urze, avança
na direção do Infinito, alargando a vereda que se estreita à frente para que os da retaguarda possam avançar também.
Não fales de cansaço nem arroles decepção.
Aqueles que entesouram o amor podem desdobrar em milhares as moedas da coragem, para continuarem ricos de entusiasmo.
Multiplicam os haveres na razão em que os doam e quanto mais distribuem mais possuem, conseguindo o milagre da felicidade onde se encontram.
Passam muitas vezes combatidos pela indolência de uns e perseguidos pela rebeldia de outros, mas não se detêm.
Utilizando o tempo com propriedade, por reconhecerem que a hora da semeação passa breve e é necessário aproveitar o momento azado, não se rebelam, nem recalcitram, insistindo e perseverando com otimismo.
Semeador da luz: não temas a treva nem a discórdia, a precipitação ou a preguiça.
Muitos se dizem cansados no campo; outros se afirmam desiludidos; vários desejam renovar emoções caracterizando-se por inusitada saturação; alguns simplesmente desertaram, e onde medravam as primeiras plântulas a erva daninha triunfa e a desolação governa…
Prossegue tu, porém, insistentemente, mesmo que te suponhas abandonado, a sós.
* * *
Há aqueles que semeiam animosidades e deparam idiossincrasias.
Abundam os que espalham a ira e defrontam resíduos de ódios onde chegam.
Na alfândega da vida muitos apresentam disfarçadas as sementes da maledicência e da infâmia esperando liberação.
O imposto da impertinência, porém, cobra taxas pesadas àqueles que se fazem fiscais em nome da impiedade .
Por isso, na gleba imensa dos homens surgem e ressurgem tantos afligentes e afligidos disputando espaço na ribalta da ilusão fisiológica. Passam disfarçados, enganadores ou enganados, na busca do desencanto. São, também, semeadores do desconcerto que defrontarão adiante…
Mesmo os cardos se enflorescem, algumas vezes, e as pedras refulgem quando lapidadas.
Semeia, pois, a luz da esperança, ainda e sempre, desde que se te depare oportunidade feliz.
Um dia, um Homem Sublime abandonou por um pouco um jardim de estrelas para depositar nas criaturas da Terra gemas de refulgente esperança em torno do Seu Reino.
Ímpios e caídos, hipócritas e pecadores, nobres e plebeus, gentes simples e prepotentes receberam Sua dádiva e fizeram que mergulhassem na terra das suas vidas os raios da Sua luz, transformando-se em sóis de bênçãos que, desde então, clareiam os destinos da Terra.
E ele mesmo, quando foi desdenhado numa cruz, fulgurou numa excelente madrugada, continuando a semear a luz da imortalidade na mente e no coração dos que jaziam na sombra da saudade e do medo.
*
“Pondo-vos a caminho, pregai que está próximo o Reino dos Céus”.
Mateus: capítulo 10º, versículo 7.
*
“As grandes vozes do Céu ressoam como sons de trombetas, e os cânticos dos anjos se lhes associam.
Nós vos convidamos, a vós homens, para o divino concerto.
Tomai da lira, fazei uníssonas vossas vozes e que, num hino sagrado, elas se estendam e repercutam de um extremo a outro do Universo”.
DO LIVRO FLORAÇÕES EVANGÉLICAS
JOANNA DE ÂNGELIS E DIVALDO PEREIRA FRANCO

PRECE DO DISCÍPULO DO AMOR

Senhor,
Não Te peço que afastes de mim as provações, mas que me concedas coragem para vencê-las com dignidade.
Não rogo que acalmes todos os ventos da dor, mas que me faças ser abrigo para os que tremem na tempestade.
Não Te imploro que retires os espinhos do meu caminho, mas que me ensines a transformá-los em lições de paciência.
Concede-me, Senhor, o discernimento para servir, a humildade para aprender, e a constância para caminhar, mesmo quando tudo parecer silêncio e sombra.
Ilumina minha consciência para que eu veja o bem que posso realizar e que não espere milagres do Céu, quando posso ser, com Tuas bênçãos, o milagre na vida de alguém.
Senhor,
Seja minha oração o trabalho no bem, meu templo, a consciência reta, meu culto, a caridade vivida em silêncio.
E quando a dor visitar meu coração, ensina-me a acolhê-la como irmã, sabendo que também ela educa e redime.
Gratidão, Divino Amigo, por confiares em mim o dom da vida,
e por me permitires seguir, mesmo imperfeito, como aprendiz da Tua luz.
Assim seja.
Graças a Deus.
(Pelo Espírito Irmão Celestino – médium em prece e recolhimento) Celso Motter.

O amor

1.Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que retine em vão.
2.Ainda que eu tenha o dom mistérios e todo o conhecimento e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.
3.Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá.
4.O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
5.Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
6.O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
7.Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8.O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
9.Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;
10.quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.
11.Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.
12.Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma com que sou plenamente conhecido.
13.Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.
QUE ASSIM SEJA!
Paulo de Tarso

Deus é Amor

Jamais condenes. Deus é, sobretudo, amor.
Em arena vasta do Plano Espiritual, achava-se um homem desencarnado em julgamento.
O mentor indicado para instruí-lo, quanto ao que lhe cabia fazer, a fim de regenerar-se, passou a encontrar muita dificuldade para desincumbir-se dos próprios encargos.
Acontece que o recinto das advertências fora invadido por enorme turba de acusadores.
Esse apontava o infeliz, na condição de celerado que lhe havia aniquilado a família no mundo; aquele mostrava-lhe os punhos cerrados, prometendo-lhe vingança pelos males de que fora vitima; outro pedia para ele a pior sentença;e outras entidades, incluindo mulheres desventuradas,dirigiam-lhe frases cruéis.
Então, o orientador indagou do réu se não lembrava, por si mesmo, algum bem que havia feito. Não teria, porventura, auxiliado em favor de alguma criança perdida ou amparado a essa ou aquela viúva sem ninguém? Nunca se aproximara de um mendigo doente, buscando reduzir-lhe as necessidades? Acaso, não haveria socorrido algum animal apedrejado ou protegido alguma fonte?
O infortunado companheiro revelou ansiedade e amargura nos olhos, a engolirem as próprias lagrimas, e respondeu pela negativa, confessando ainda que impusera a morte a sua própria mãe, com certeira punhalada, de modo a furtar-lhe as ultimas jóias escondidas num jirau.
Foi aí que a massa de escarnecedores se desmandou em gritaria.
O mentor recomendou mais ordem novamente e já se preparava a solicitar o parecer de orientadores domiciliados em planos mais altos, quando nobre mulher, de aparência simples, mas nimbada de luz, penetrou o salão e explicou-se em alta voz:
– Senhor juiz, manda a verdade seja dito que este homem proporcionou imensa alegria a uma filha de Deus, assim que todos somos. Ele foi a esperança e o sonho, a felicidade e a força que lhe acalentaram a vida…
– Ainda assim – ponderou o magistrado – terá ele de amargar longo período de provas, encarcerado num corpo disforme, entre as criaturas da Terra.
Ela, porém, aclarou com humildade:
– Compreendo que a justiça deve exercer-se, em auxilio a nós todos. Essa mulher, no entanto, o abençoará e acompanhará seja onde for… Lutará por ele e chorará de dor e de alegria, até que a beleza com que Deus o criou lhe brilhe na face por bendita luz….
O Juiz, admirado, volto a perguntar-lhe:
– Senhora, quem sois vós que defendeis assim um celerado?
A dama não declinou a própria condição, mas encaminhou-se para o réu, abraçou-o e beijou-lhe o rosto de que os demais se afastavam com asco…
Em seguida, ergueu a fronte e, contemplando a assembléia espantada, proclamou enternecida:
– Declaro, perante Deus, que ele é meu filho.
Livro: Deus Aguarda, do espírito Meimei/Psicografia Chico Xavier – Capítulo 18.

Trilha de Luz – O problema da igualdade.

A igualdade, sem dúvida, é realidade nas raízes da existência.
Todos os seres possuem direitos idênticos de acesso à elevação, sob qualquer prisma, entretanto, é preciso considerar que os deveres graduam as vantagens, dentro da vida.
No caminho da evolução, desse modo, a teoria igualitária absoluta é invariável utopia que nenhum sistema político poderá materializar.
A experiência e o esforço pessoal são as duas alavancas da diferenciação à cuja influência decisiva não conseguiremos fugir.
Mas, se é verdade que não podemos improvisar a ancianidade do Espírito, que só o tempo confere a cada criatura, na jornada para a maturação, o trabalho é sempre a riqueza real, suscetível de ser ampliada em nosso destino, ao preço de nossa boa vontade.
Assim sendo, não te esqueças das oportunidades que a Divina Providência te oferece cada dia, em favor do teu crescimento.
Os degraus da subida de nossa alma no rumo da perfeição destacam-se, hora a hora, através das situações e das pessoas que nos rodeiam. Não residem nas facilidades que nos acomodam o coração com as linhas inferiores do mundo. Salientam-se nos obstáculos com que somos defrontados.
Cada problema e cada aflição, cada prova mais rude e cada luta mais árdua representam pontos vivos de ascensão que podemos aproveitar, em favor do próprio aprimoramento.
Aprendamos a respeitar o próximo e auxiliá-lo, na convicção de que amparando os nossos irmãos de caminho, auxiliaremos a nós mesmos, de vez que adquiriremos o tesouro da experiência, que nos enriquecerá de visão para os cimos que nos cabe alcançar.
Cada fonte vive em seu nível.
Cada projeção de luz caracteriza-se por determinado potencial de radiação.
Cada flor guarda o perfume que lhe é próprio.
Cada árvore produz segundo a espécie a que se subordina.
Cada Espírito respira na esfera que elege para clima ideal da própria existência…
Compete-nos buscar a posição de superioridade que Jesus nos oferece, aceitando o sacrifício pelo bem que a vida nos impõe, afim de que nos façamos hoje desiguais da personalidade que ostentávamos ontem, perdendo os envoltórios pesados que ainda nos imantam à zonas escuras da Terra e tentando a sintonia com os benfeitores que nos esperam na Glória Espiritual.
EMMANUEL/CHICO XAVIER
“Jesus é o Pastor que nunca abandona Suas ovelhas… Onde Ele guia há paz, amor e salvação…”

Oração para proteção 

Meu Jesus, meu maior amigo, abençoe todos os que eu amo, abençoe a todos os membros da minha família, deste grupo e na Tua infinita bondade concede-lhes saúde e tranquilidade.
Guarda-os de noite e de dia junto ao Teu coração e dá-lhes paz força, alegria e que vivam sempre na Tua graça e misericórdia!
Amém!
Que os Espíritos de Luz esta noite te tranquilizem, renovem suas energias e te ajudem com suas preocupações, sejam elas quais forem!
Confie, tudo passa! Assim seja!

Acordemos

É sempre fácil:
– examinar as consciências alheias;
– identificar os erros do próximo;
– opinar em questões que não nos dizem respeito;
– indicar as fraquezas dos semelhantes;
– educar os filhos dos vizinhos;
– reprovar as deficiências dos companheiros;
– corrigir os defeitos dos outros;
– aconselhar o caminho reto a quem passa;
– receitar paciência a quem sofre,
– retificar as más qualidades de quem segue conosco.
Mas enquanto nos distraímos, em tais incursões à distância de nós mesmos, não passamos de aprendizes que fogem, levianos, à verdade e à lição. Enquanto nos ausentamos do estudo de nossas próprias necessidades, olvidando a aplicação dos princípios superiores que abraçamos na fé viva, somos simplesmente, cegos do mundo interior, relegados à treva.
Despertemos a nós mesmos, acordemos nossas energias mais profundas, para que o ensinamento do Cristo, não seja para nós uma benção que passa, sem proveito à nossa vida, porque o infortúnio maior de todos, para a nossa alma eterna, é aquele que nos infelicita, quando a Graça do Alto, passa por nós em vão!…
. André Luiz
Livro: Caridade/Espíritos Diversos Psicografia Chico Xavier – Capítulo 33. IDE Editora.

Amor

O Amor, sublime impulso de Deus, é a energia que move os mundos:
Tudo cria, tudo transforma, tudo eleva.
Palpita em todas as criaturas.
Alimenta todas as ações.
O ódio é o Amor que se envenena.
A paixão é o Amor que se incendeia.
O egoísmo é o Amor que se concentra em si mesmo.
O ciúme é o Amor que se dilacera.
A revolta é o Amor que se transvia.
O orgulho é o Amor que enlouquece.
A discórdia é o Amor que divide.
A vaidade é o Amor que se ilude.
A avareza é o Amor que se encarcera.
O vício é o Amor que se embrutece.
A crueldade é o Amor que tiraniza.
O fanatismo é o Amor que se petrifica.
A fraternidade é o Amor que se expande.
A bondade é o Amor que se desenvolve.
O carinho é o Amor que se enflora.
A dedicação é o Amor que se estende.
O trabalho digno é o Amor que aprimora.
A experiência é o Amor que amadurece.
A renúncia é o Amor que se ilumina.
O sacrifício é o Amor que se santifica.
O Amor é o clima do Universo.
É a religião da vida, a base do estímulo e a força da Criação.
Ao seu influxo, as vidas se agrupam, sublimando-se para a imortalidade.
Nesse ou naquele recanto isolado, quando se lhe retire a influência, reina sempre o caos.
Com ele, tudo se aclara.
Longe dele, a sombra se coagula e prevalece.
Em suma, o bem é o Amor que se desdobra, em busca da Perfeição no Infinito, segundo os Propósitos Divinos; e o mal é, simplesmente, o Amor fora da Lei.
. João de Brito
Livro: Falando à Terra/Espíritos Diversos Psicografia Chico Xavier

ORAÇÃO DO DIA

Ó Maria, doce Mãe de Jesus Cristo “Príncipe da Paz”,
eis a Vossos pés Vossos filhos tristes,
perturbados e cheios de confusão,
pois se afastou de nós a paz pelos nossos pecados.
Intercedei por nós, para que gozemos a paz com Deus
e nosso próximo, por Vosso Filho Jesus Cristo.
Ninguém pode dá-la, senão esse Jesus que
recebemos de Vossas mãos.
Quando nasceu em Belém,
os anjos nos anunciaram a paz.
Quando Ele deixou-a no mundo,
prometeu e deixou-a como Sua herança.
Vós, ó Rainha da Paz, estabelecei entre nós o reino e reinai com
Vosso Filho no meio do Vosso povo, que cheio de 
confiança se recomenda a Vossa proteção.
Afastai para longe de nós os sentimentos de amor próprio,
expulsai de nós o espírito de inveja, maldição, de discórdia.
Fazei-nos humildes na fortuna, fortes nos sofrimentos,
com paciência e caridade, firmes e confiantes
na divina providência.
Abençoai-nos, dirigindo os nossos passos no caminho da paz,
da união e mútua caridade, para que,
formando aqui a Vossa família, possamos no céu bendizer-Vos e
a Vosso Divino Filho, por toda a eternidade.
Assim seja.

Com a Bênção do Cristo

Com a bênção do Cristo na própria alma, tens contigo a luz que extingue a sombra e o amor que mitiga o sofrimento.
Assim, à frente dos que te rogam socorro, exilados nas trevas da ignorância ou nas aflições da miséria, descerra o coração e ampara sempre.
Não lastimes: – “sou nada”. Não digas: – “esmoreci”.
Sabes que possuis no altar do próprio espírito o celeiro de bênçãos do Grande Doador e que a harmonia do Céu dilatar-se-á, em teus dias, à medida que lhe estendas os áureos dons.
Não procures o Mestre tão-somente para pedir…
Não lhe recordes a generosidade apenas no escuro instante do pessimismo, quando o Sol se te afigura apagado e a vida te parece envolta em cinza e fumo!…
Jesus espera-te o coração todos os dias para vazar, através de teu sentimento, de tua palavra
e de tuas mãos, o tesouro da Boa Nova, que é consolo e entendimento, harmonia e esperança…
Lembra que o Senhor te solicita os braços na construção do Reino de Deus na Terra e,
por essa razão, podes ser com Ele, desde hoje, o sagrado instrumento do Eterno Bem…
Pensa nisso e jamais te sintas cansado ou inútil para auxiliar…
Sabes que a morte é ressurreição na Vida Imperecível para os que souberam fazer luz em si mesmos e não ignores que o amor cobre a multidão de nossas próprias faltas…
Compreendendo, assim, o Evangelho, em termos de trabalho e renovação, sê com Jesus o servidor da fraternidade, para que a fraternidade, como anjo celeste, se faça a guardiã de tua alegria.
Ide e pregai: – disse-nos o Senhor.
Sigamos exemplificando, acrescentamos nós, porque somente pela cartilha de nossos próprios testemunhos de fé o irmão do caminho poderá contemplar a bondade do Cristo e sentir-Lhe a Infinita Grandeza.
. Emmanuel
Livro: Abençoa Sempre/Espíritos Diversos
Psicografia Chico Xavier – Capítulo 3. Ed. GEEM.

Prece por Luz

Senhor,
Clareia-nos o entendimento, a fim de que conheçamos em suas consequências os caminhos já trilhados por nós; entretanto, faze-nos essa concessão mais particularmente para descobrirmos, sem enganos, as estradas mais retas que nos conduzem à integração com os teus propósitos.
Alteia-nos o pensamento, não somente para identificarmos a essência de nossos próprios desejos, mas sobretudo para que aprendamos a saber quais os planos que traçaste a nosso respeito.
Iluminai-nos a memória, não só de modo a recordarmos com segurança as lições de ontem, e sim, mais especialmente, a fim de que nos detenhamos no dia de hoje, aproveitando-lhe as bênçãos em trabalho e renovação.
Auxilia-nos a reconhecer as nossas disponibilidades; todavia, concede-nos semelhante amparo, a fim de que saibamos realizar com ele o melhor ao nosso alcance.
Inspira-nos ensinando-nos a valorizar os amigos que nos enviaste; no entanto, mais notadamente, ajuda-nos a aceitá-los como são, sem exigir-lhes espetáculos de grandeza ou impostos de reconhecimento.
Amplia-nos a visão para que vejamos em nossos entes queridos não apenas pessoas capazes de auxiliar-nos, fornecendo-nos apoio e companhia, mas, acima de tudo, na condição de criaturas que nos confiaste ao amor, para que venhamos a encaminhá-los na direção do bem.
Ensina-nos a encontrar a paz na luta construtiva, o repouso no trabalho edificante, o socorro na dificuldade e o bem nos supostos males da vida.
Senhor,
Abençoa-nos e estende-nos as mãos compassivas, em tua infinita bondade, para que te possamos perceber em espírito na realidade das nossas tarefas e experiências de cada dia, hoje e sempre.
Livro: Ceifa de Luz, do espírito Emmanuel/Psicografia Chico Xavier – Prefácio.

CONVITE À PERSEVERANÇA

…Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.
(Mateus, 10:22)

Não asseveres: “É-me impossível fazer!”

Nem redarguas: “Não consigo!”
Nunca informes: “Sei que é totalmente inútil aceitar”.
Nem retruques: “É maior do que as minhas forças”.
Para aquele que crê, o impossível é tarefa que somente demora um pouco para ser realizada, já que o possível se pode realizar imediatamente.
Instado a ajudar, não te permitas condições, especialmente se fruis o tesouro da possibilidade.
Fácil ser delicado sem esforço, ser amigo sem sacrifício, ser cristão sem autodoação…
Perseverança nos objetivos elevados, com oferenda de amor, é materialização de fé superior.
Para que seja atuante, a fé deve nutrir-se do poder dos esforços caldeados para as finalidades que parecem inatingíveis.
Todos podem iniciar ministérios…
Tarefas começantes produzem entusiasmos exaltados.
Mede-se, porém, o verdadeiro cristão, e particularmente o espírita, pelo investimento que coloca na bolsa de valores imortalistas a render juros de paz…
Unge-te, portanto, de fé e deixa que resplandeça a tua fidelidade ao lado de quem padece.
Não fosse o sofrimento, ninguém suplicaria socorro.
Não fosse a angústia, ninguém se encorajaria a romper os tecidos da alma para exibir exulcerações…
Ninguém se compraz carregando demorada canga, não obstante confiando em alívio, lenitivo…
Nas cogitações que te cheguem ao plano da razão, interroga como gostarias que fizessem contigo se foras o outro, o sofredor, o necessitado que ora te roga a ajuda.
Assim, envolve-te na lã do Cordeiro de Deus e persevera ajudando.
Não somente dando o que te sobra, mas aquela doação maior, a que te parece difícil, a quase impossível…
A perseverança dar-te-á paz e plenitude. Insiste na sua execução.
JOANNA DE ÂNGELIS
LIVRO: Convites da Vida
MÉDIUM: DIVALDO PEREIRA FRANCO

AVE MARIA

Ave Maria! Senhora
Do amor que ampara e redime,
Ai do mundo se não fora
A vossa missão sublime!
Cheia de graça e bondade,
É por vós que conhecemos
A eterna revelação
Da vida em seus dons supremos.
O Senhor sempre é convosco,
Mensageira da ternura,
Providência dos que choram
Nas sombras da desventura.
Bendita sois vós, Rainha!
Estrela da Humanidade,
Rosa mística da fé,
Lírio puro da humildade!
Entre as mulheres sois vós
A Mãe das mães desvalidas,
Nossa porta de esperança,
E Anjo de nossas vidas!
Bendito o fruto imortal
Da vossa missão de luz,
Desde a paz da Manjedoura,
Às dores, além da Cruz.
Assim seja para sempre,
Oh! Divina Soberana,
Refúgio dos que padecem
Nas dores da luta humana.
Ave Maria! Senhora
Do amor que ampara e redime,
ai do mundo se não fora,
A vossa missão sublime!
Ave Maria
psicografada por Chico Xavier pelo espírito Amaral Ornelas

EM TI

Porque te acontecem coisas desagradáveis e nem tudo corra conforme gostarias que sucedesse, não te creias fora do auxílio de Deus.
Ninguém que siga ao desamparo divino.
O que ocorre de prejudicial, neste momento, bendirás depois.
O insucesso de agora se transformará em bênção mais tarde, se souberes esperar superando este momento.
Deus está em toda parte e, obviamente, em ti e contigo também.
Procura encontrá-lo, não somente nas ocorrências ditosas, senão em todos os fatos e lugares.
O desafio da evolução é proposta de vida a ser conquistada por cada um em particular e por todos em geral.
*
Intenta retirar o melhor proveito do aparente insucesso, que se converterá em lição preciosa em teu favor, quando de outros cometimentos.
O homem é templo de Deus, qual ocorre com a Natureza.
Reserva-te a satisfação de ser cada dia melhor do que no anterior, de forma que Ele em ti habite e, sentindo-O, conscientemente, facultes que outros indivíduos também O encontrem.
Assim, não te concedas ideias perniciosas, nem te proponhas frustrações ou amarguras dispensáveis, no teu programa de redenção.
Joanna de Ângelis
Livro: Episódios Diários
Médium: Divaldo Pereira Franco

ORAÇÃO DO DIA

Ó Maria, doce Mãe de Jesus Cristo “Príncipe da Paz”,
eis a Vossos pés Vossos filhos tristes,
perturbados e cheios de confusão,
pois se afastou de nós a paz pelos nossos pecados.
Intercedei por nós, para que gozemos a paz com Deus
e nosso próximo, por Vosso Filho Jesus Cristo.
Ninguém pode dá-la, senão esse Jesus que
recebemos de Vossas mãos. Quando nasceu em Belém,
os anjos nos anunciaram a paz.
Quando Ele deixou-a no mundo,
prometeu e deixou-a como Sua herança.
Vós, ó Rainha da Paz, estabelecei entre nós o reino e reinai com
Vosso Filho no meio do Vosso povo, que cheio de
confiança se recomenda a Vossa proteção.
Afastai para longe de nós os sentimentos de amor próprio,
expulsai de nós o espírito de inveja, maldição, de discórdia.
Fazei-nos humildes na fortuna, fortes nos sofrimentos,
com paciência e caridade, firmes e confiantes
na divina providência.
Abençoai-nos, dirigindo os nossos passos no caminho da paz,
da união e mútua caridade, para que,
formando aqui a Vossa família, possamos no céu bendizer-Vos
e a Vosso Divino Filho, por toda a eternidade.
Assim seja.

A Justiça Divina jamais dorme.

Não permitamos que pensamentos de tristeza e desesperação nos penetrem a cidadela interior.
Ainda que todas as organizações materiais, que representam igualmente envoltórios da alma, se modifiquem, é forçoso lembrar que Jesus em nós é Sol eterno, cabendo-nos fitar a luz da vida, cada manhã, com entendimento mais alto e bom ânimo inexaurível.
Nós somos nós e Jesus é Jesus. E sendo a Seara do Bem de Jesus e não nossa, a Ele empenhemos vida e esperança, na certeza de que o Senhor fará sempre o melhor.
Batuíra > Do livro Mais Luz – Edição GEEM

CÂNCER MORAL

O mau humor sistemático – vício de comportamento emocional – gera a irritabilidade que desencadeia inúmeros males no indivíduo, em particular, e no grupo social onde esse se movimenta, em geral.
Desconcertando a razão, açula as tendências negativas que devem ser combatidas, fomentando a maledicência e a indisposição de ânimo.
Todos aqueles que o alimentam transferem-se de um para outro estado de desajuste orgânico e psicológico, dando margem à instalação de doenças psicossomáticas de tratamento complexo como de resultados demorados ou nenhuns.

Todas as criaturas têm o dever de trabalhar pelo próprio progresso intelecto-moral, esforçando-se por vencer as más inclinações.
O azedume resulta, também, da inveja mal disfarçada quanto do ciúme incontido.
Atiça as labaredas destruidoras da desavença, enquanto se compraz na observância da ruína e do desconforto do próximo.
Muitas formas de cânceres têm sua gênese no comportamento moral insano, nas atitudes mentais agressivas, nas postulações emocionais enfermiças.
O mau humor é fator cancerígeno que ora ataca uma larga faixa da sociedade estúrdia.
Exteriorização do egoísmo doentio, aplica-se à inglória tarefa de perseguir os que discordam da sua atitude infeliz, espalhando a inquietação com que se arma de forças para prosseguir a insânia que agasalha.
Reveste-se de equilíbrio ante os mal-humorados e violentos, maledicentes e agressivos.
Eles se encontram enfermos, sim, em marcha para a loucura que os vence sob o beneplácito da vontade acomodada.
Oscilantes nos estados d’alma, mudam de um para outro episódio de revolta com facilidade, sem qualquer motivo justificável, como se motivo houvesse que justifique a vigência desse verdugo do homem.
Vigia as nascentes dos teus sentimentos e luta com destemor, nas paisagens íntimas, contra o mau humor.
Policia o verbo rude e ácido, mantendo a dignidade interior e poupando-te ao pugilato das ofensas, decorrente do azedume frequente.
Não olvides da gratidão, nas tuas crises de indisposição…
O amanhã é incerto.
Aquele a quem hoje magoas será a porta onde buscarás apoio amanhã.
Conquista o título de pacífico ou faze-te pacificador.
Todo agressor torna-se antipático e asfixia-se na psicosfera morbífica que produz.
O Evangelho é lição de otimismo sem limite, e o Espiritismo, que o atualiza para o homem contemporâneo, convida à transformação moral contínua, sem-termo, em prol da edificação interior do adepto que se lhe candidata ao ministério.

JOANNA DE ÂNGELIS
LIVRO: Receitas de Paz
MÉDIUM: DIVALDO PEREIRA FRANCO

REFORMA ÍNTIMA

A reforma íntima! Quanto puderes, posterga a prática do mal até o momento que possas vencer essa força doentia que te empurra para o abismo.
Provocado pela perversidade, que campeia à solta, age em silêncio, mediante a oração que te resguarda na tranquilidade.
Espicaçado pelos desejos inferiores, que grassam, estimulados pela onda crescente do erotismo e da vulgaridade, gasta as tuas energias excedentes na atividade fraternal.
Empurrado para o campeonato da competição, na área da violência, detém o passo e reflexiona, assumindo a postura da resistência passiva.
Desconsiderado nos anseios nobres do teu sentimento, cultiva a paciência e guarda a bênção do tempo que tudo vence.
Acoimado pela injustiça ou sitiado pela calúnia, prossegue no compromisso abraçado, sem desânimo, confiando no valor do bem.
Aturdido pela compulsão do desforço cruel, considera o teu agressor como infeliz amigo que se compraz na perturbação.
Desestimulado no lar, e sensibilizado por outros afetos, renova a paisagem familiar e tenta salvar a construção moral doméstica abalada.
É muito fácil desistir do esforço nobre, comprazer-se por um momento, tornar-se igual aos demais, nas suas manifestações inferiores. Todavia, os estímulos e gozos de hoje, no campo das paixões desgovernadas, caracterizam-se pelo sabor dos temperos que se convertem em ácido e fel, a requeimarem por dentro, passados os primeiros momentos.
Ninguém foge aos desafios da vida, que são técnicas de avaliação moral para os candidatos à felicidade.
O homem revela sabedoria e prudência, no momento do exame, quando está convidado à demonstração das conquistas realizadas.
Parentes difíceis, amigos ingratos, companheiros inescrupulosos, coidealistas insensíveis, conhecidos descuidados, não são acontecimentos fortuitos no teu episódio reencarnacionista.
Cada um se movimenta, no mundo, no campo onde as possibilidades melhores estão colocadas para o seu crescimento. Nem sempre se recebe o que se merece. Antes, são propiciados os recursos para mais amplas e graves conquistas, que darão resultados mais valiosos.
Assim, aprende a controlar as tuas más inclinações e adia o teu momento infeliz.
Lograrás vencer a violência interior que te propele para o mal, se perseverares na luta.
Sempre que surja oportunidade, faze o bem, por mais insignificante que te pareça. Gera o momento de ser útil e aproveita-o.
Não aguardes pelas realizações retumbantes, nem te detenhas esperando as horas de glorificação.
Para quem está honestamente interessado na reforma íntima, cada instante lhe faculta conquistas que investe no futuro, lapidando-se melhorando-se sem cansaço.
Toda ascensão exige esforço, adaptação e sacrifício.
Toda queda resulta em prejuízo, desencanto e recomeço.
Trabalha-te interiormente, vencendo limite e obstáculo, não considerando os terrenos vencidos, porém, fitando as paisagens ainda a percorrer.
A tua reforma íntima te concederá a paz por que anelas e a felicidade que desejas.
JOANNA DE ÂNGELIS
LIVRO: Vigilância
MÉDIUM: DIVALDO PEREIRA FRANCO

COMPANHIA DO AMOR

Somente vive acompanhado, realmente, aquele que ama.
O amor, à semelhança do conhecimento, é um tesouro que mais se tem quanto mais se reparte.
Ninguém fica em carência quando ama, quando ensina.
O amor é igual a um espelho que reflete aquele que ama e, ao infinito, reflete todas as expressões de vida pujante.
Não obstante, as experiências do amor são solidárias, por isso que, ao expandir-se, primeiro felicita quem o irradia, sem que este tenha a pretensão de colher o retorno.
Na área do amor, quanto em todos os campos da ação nobre da vida, é necessário primeiro dar, a fim de um dia receber.
O amor é, por consequência, o mais precioso investimento até hoje conhecido.
Antes que dê os resultados a que se propõe, produz, no nascedouro, as excelências de que se reveste: bem-estar, paz e alegria.
O amor não se queixa, não se impõe; é paciente e promissor.
Apesar de todos os seus predicados, não impede que o homem experimente os métodos que propiciam a evolução, dentre os quais o sofrimento, em forma de testemunhos, assim logrando atrair os indecisos e inseguros.
Ninguém deve temer a experiência gratificante de amar, não se deixando impedir pelos obstáculos que se levantam de todo lado.
Dize uma palavra gentil a alguém; expressa solidariedade com um gesto a outrem; coopera com um sorriso cordial em qualquer realização digna…
Demonstra vida e sê afável com todos.
Far-te-á um grande bem o ato de amar.
Não aguardes, porém, que os outros te compartam as dores e provas, que são sempre pessoais, intransferíveis.
O melhor amigo e mais caro afeto, por mais participem da tua aflição, não conseguirão diminuir a sua profundidade e crueza.
Uma chama pintada, por mais perfeita, jamais terá o poder de atear o incêndio que uma insignificante fagulha produz.
Na cruz, Jesus estava acompanhado por dois delinquentes. No entanto, cada um dos crucificados experimentava emoção própria…
A bala que vitimou Gandhi, alcançou-o, embora a multidão que o cercava.
O veneno que Sócrates sorveu mataria qualquer um, todavia ele o tomou a sós.
Os estigmas em Francisco de Assis provocavam comoção em todos, mas ele os sofria em solidão.
O processo de ascensão libertadora é pessoal…
Há os que carregam cruzes invisíveis, cercados de amigos e solitários na dor.
Ama, desse modo, a fim de que se te faças solidário com esses corações solitários que avançam no rumo da felicidade, por enquanto sofridos e amorosos, ou carentes e necessitados.
Sê tu aquele que ama e nada espera, felicitado pelo próprio amor que de ti se irradia abençoado.
JOANNA DE ÂNGELIS
LIVRO: Viver e Amar
MÉDIUM: DIVALDO PEREIRA FRANCO

Senhor da Vida,

Diante da luz que emana do Teu amor, elevo meu pensamento para pedir, com humildade e fé, a renovação da minha jornada.
Dá-me, Pai, prosperidade que seja justa, que nasça do trabalho honesto, do esforço contínuo e da coragem de não desistir. Que eu aprenda a receber com gratidão e a compartilhar com sabedoria. Que nada me falte, e que eu nunca me esqueça daqueles que têm menos do que eu.
Peço saúde, Senhor, não apenas do corpo, mas da alma. Que o meu espírito encontre equilíbrio, que meu coração se limpe das mágoas, que meus pensamentos se libertem da aflição. Que cada célula do meu ser pulse em harmonia com o Teu propósito maior.
Peço paz. Paz no silêncio da noite, paz nas decisões do dia, paz nos conflitos da alma. Que a minha presença leve calma onde houver dor, e que eu também saiba me recolher quando o mundo gritar alto demais.
Dá-me entendimento, Senhor. Para aceitar o que não posso mudar, para transformar o que está ao meu alcance, e para compreender as lições que a vida me apresenta disfarçadas de desafio. Que eu olhe além das aparências, que eu enxergue com os olhos da alma, que eu perdoe com verdade.
Fortalece minha fé quando ela parecer pequena. Sustenta meus passos quando as forças me faltarem. Que eu nunca me esqueça de que sou espírito eterno em aprendizado, guiado por leis maiores, sustentado por amor que não se mede nem se explica.
Que assim seja!

Vozes Do Espírito

Deus é meu Pai.
A Natureza é minha Mãe.
O Universo é meu Caminho.
A Eternidade é meu Reino.
A Imortalidade é minha Vida.
A Mente é meu Lar.
O Coração é meu Templo.
A Verdade é meu Culto.
O Amor é minha Lei.
A Forma em si é minha Manifestação.
A Consciência é meu Guia.
A Paz é meu Abrigo.
A Experiência é minha Escola.
O Obstáculo é minha Lição.
A Dificuldade é meu Estímulo.
A Alegria é meu Cântico.
A Dor é meu Aviso.
A Luz é minha Realização.
O Trabalho é minha Bênção.
O Amigo é meu Companheiro.
O Adversário é meu Instrutor.
O Próximo é meu Irmão.
A Luta é minha Oportunidade.
O Passado é minha Advertência.
O Presente é minha Realidade.
O Futuro é minha Promessa.
O Equilíbrio é minha Atitude.
A Ordem é minha Senha.
A Beleza é meu Ideal.
A Perfeição é meu Destino.

O ESPÍRITO DE VERDADE

Chico Xavier

Comentários