pensamentos

Centralizarmos os Nossos Pensamentos

Centralizarmos os Nossos Pensamentos

PENSAMENTO NO OTIMISMO

Otimismo

Como é importante centralizarmos
os nossos pensamentos no otimismo,
haja o que houver.

Gotas de Paz

ausentes e presentes

A RODA DA VIDA

 

Um pai estava passeando tranquilamente com seu filho de carro.
De repente, o menino de 14 anos atira um pedaço de plástico em um mendigo, e começa a rir muito com o susto do morador de rua.
O pai repreende o menino, dizendo:
– Filho, você não deve jogar coisas nos outros. Isso não é certo.
– O rapaz não deu atenção ao pai e ficou rindo escondido.
O pai parou em frente a um parque de diversões, mostrou um brinquedo para o rapaz e disse:
– Meu filho, o nome desse brinquedo é roda gigante, mas bem que ele poderia se chamar roda da vida.
O rapaz ficou sem entender. O pai explicou:
– Sabe meu filho, a vida é muito parecida com uma roda gigante. Assim que entramos nela, iniciamos um ciclo de subidas e descidas e passamos a oscilar o tempo inteiro.
Em certos momentos estamos por cima, e em outros momentos estamos por baixo.
Vemos pessoas lá no alto da roda, enquanto estamos por baixo. Mas tão logo a roda da vida começar a girar, começamos a subir, e aqueles que estavam em cima começam inevitavelmente a descer. Por isso, quem está por cima numa fase da vida pode estar por baixo em outra fase e quem está por baixo num certo período pode estar por cima em outro momento da vida.
Quando estamos no topo, podemos nos sentir superiores e jogar coisas nas pessoas que estão por baixo. Mas rapidamente a roda gira e passamos de cima à baixo, algumas vezes em pouquíssimo tempo. Neste caso, a vítima do abuso das pessoas que estão em cima passa a ser nós mesmos.
Quem está por cima e menospreza quem está por baixo nem imagina que em pouco tempo começará a descer. E quem fica por baixo e vive sofrendo pela sua condição nem imagina que em breve começará a subir e se encontrará em cima. A roda da vida nunca deixa de girar e, por isso, não devemos acreditar que nossa posição é permanente, que estaremos sempre por cima, e que nossa condição nunca vai mudar. Vai mudar sim… e pode ser antes do que pensamos, pois a vida nunca pára num só local.
Num momento de nossa vida podemos estar vivendo muito bem e no outro estarmos muito mal; podemos estar felizes um dia e muito infelizes no dia seguinte; é possível alguém estar repleto de amizades numa época e sozinho, abandonado e carente em outra época; ocupar alto cargo numa grande empresa e depois perdermos o emprego e nos endividarmos; estar bastante estáveis numa época e totalmente inseguros em outra; podemos também estar plenos de saúde e vitalidade numa época e completamente debilitados pela doença em outra. Por isso, não acredite na posição em que você se encontra, pois ela é sempre, sempre passageira.
Jamais acredite que você está na parte de baixo da vida para sempre. Tampouco acredite que você estará sempre por cima. A roda da vida sempre vai nos colocar em todas as posições, a fim de enxergarmos todos os ângulos possíveis da existência universal, e assim vamos experimentando e aprendendo com cada lugar da grande roda da existência em que nos encontramos
Por isso, meu filho, saiba que você não deve jamais maltratar aqueles que estão momentaneamente por baixo, pois um dia você será a pessoa que se encontrará na parte de baixo e alguém pode fazer o mesmo com você. Não se esqueça: a roda da vida não para de girar, e um dia, vamos sempre mudar nosso lugar. Quem está por cima… vai decair e quem está por baixo… vai ascender.
Hugo Lapa

mágoas

Vida Renovada

A dádiva mais extraordinária que existe é a vida. Manifesta-se de formas variadas, obedecendo a ciclos rítmicos, com objetivos estabelecidos.
Não há como evitá-la, sequer procrastiná-la no seu cadenciado fatalismo, no rumo da perfeição.
A vida renova-se sem cessar e esse fenômeno faz parte do seu processamento. O que se não renova morre, transforma-se, perturba o mecanismo existencial.
Especialmente, a vida humana é um dom supremo, que deve ser preservada e utilizada com eficiência, dilatando-a ao máximo, a fim de se recolherem os benefícios que faculta.
Emanação divina, a vida é a presença do psiquismo superior manifestando-se em toda parte.
Aspirar e inundar-se dessa energia vital é ato de inteligência, aplicado à preservação de conquistas e ampliação delas.
Nesse incessante fluxo de energia eclodem as possibilidades inatas no ser e ele apercebe-se da glória e da alegria de viver.
Para que a vida estue em abundância em ti, faze-lhe uma cuidadosa avaliação de como te sentes, como estás e que tens conseguido.
Tem coragem para proceder a uma auto-análise consciente, responsável, enriquecedora, de forma que, ao constatares os resultados negativos, te disponhas ao enfrentamento revolucionário da mudança de crenças, pensamentos, hábitos, comportamentos, tudo quanto constitua obstáculo ao teu desenvolvimento, à valorização da vida e suas realizações.
Velhos hábitos arraigados, pensamentos viciosos, vontade enfraquecida, atavismos perniciosos, ressentimentos conservados, conspiração contra o teu programa de renovação.
Constatarás a necessidade de mudanças, porém todas as fixações da tua existência se sublevarão, impondo-te restrições, adiamentos, desestímulos… Dentre os muitos fatores negativos que tentarão manter-te na postura de sofrimento ou de paralisia, há o medo do que dirão os outros, de como te verão os demais, do que te sucederá… Outros mecanismos perturbadores emergirão do inconsciente, pretendendo conservar-te no patamar em que estagias.
Acreditar-te-ás cansado, idoso, jovem, desequipado de vontade, sem força moral, incapaz de enfrentar situações novas, e cederás à tentação de permanecer como te encontras: com problemas, angústias, insatisfação, insucessos…
Começa, assim mesmo, o teu programa, renovando as tuas velhas crenças, aquelas que te foram impostas por pessoas incapacitadas para educar-te, embora generosas, com suas opiniões depreciativas, seus conceitos servis, suas previsões funestas.
És capaz de superar o pessimismo e a falta de auto-estima que te foram impingidos e aceitaste sem relutância. Este é o teu momento, e não mais tarde, ou nunca mais.
Muda os teus pensamentos e raciocínios, direcionando-os para o êxito, que deves acreditar, e, empenhando-te, conseguirás.
Logo depois, passa à ação renovadora.
Os velhos hábitos criam fortes resistências e lutarão contra as tuas disposições de mudança.
Trata-se de um novo programa que vivenciarás passo a passo, firmando-se, a pouco e pouco, até o momento dos bons resultados.
Não desistas, nunca, de te renovares para melhor, porquanto a vida não retorna às mesmas condições, circunstâncias e tempo, embora nunca cesse de manifestar-se e oferecer.

 

FRANCO, Divaldo Pereira. Momentos de Saúde.
Pelo Espírito Joanna de Ângelis. LEAL. Capítulo 15.

jesus por nós

Comentários

Os comentários realizados nesse site não são armazenados em nosso banco de dados e podem ser excluídos diretamente na página da postagem.
*Note que para excluir o comentário será necessário encontrá-lo, clicar na caixa ao lado em seguida no botão excluir... Observando que só será possível excluir o comentário se o usuário estiver logado na mesma conta utilizada na hora que efetuou o comentário.

Política de Privacidade

Qualquer dúvida visite nossa Política de Privacidade: http://www.verdadeluz.com.br/politica-de-privacidade/