Cumprir a vontade de Deus, nem sempre é a satisfação da nossa vontade.
Para Deus que tudo é perfeito todas as coisas são consideradas absolutamente corretas.
Vera Jacubowski
Seja feita a vossa vontade
Se você tem o hábito de fazer a oração Pai Nosso, já deve ter repetido em suas preces, inúmeras vezes, um pedido ao Criador do qual, muitas vezes, não nos damos conta.
Ao atender o pedido dos Apóstolos para lhes ensinar a orar, Jesus sintetiza em o Pai Nosso, as possibilidades da oração: o louvar, o agradecer e o pedir.
Porém, poucos são os momentos em que meditamos profundamente nos pedidos que fazemos a Deus, a cada vez que recitamos o Pai Nosso.
Quando dizemos: Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como nos Céus, é o pedido para que tudo ocorra conforme a Vontade do Pai.
E incoerentemente, algumas vezes brigamos com o Criador, porque nosso pedido não se realiza.
De maneira insensata, maquinalmente, repetimos o pedido para que Sua Vontade se faça, mas não construímos no coração a capacidade de aceitar a Vontade de Deus.
Ao desejarmos que a Vontade de Deus se faça, em detrimento da nossa, temos que entender e sentir, profundamente, Deus como nosso Pai.
O que nos levaria a abrir mão da nossa vontade em nome de uma outra vontade?
Somente a certeza de que essa Vontade é mais sábia, mais ponderada e mais adequada para nós.
Ao desejarmos que se realize a Vontade de Deus, estamos expressando o desejo de que o Seu amor paternal seja a tônica e a regra de nossa existência, não importando como isso irá se expressar em nossa vida.
Desta forma, há que se entender que os desígnios da vida, a nos oferecerem situações desafiadoras, são a Vontade do Pai que se faz, ensejando a oportunidade do aprendizado de Suas Leis.
Assim, não faz sentido revoltar-se quando a doença surge, demandando coragem, paciência e perseverança na busca da saúde.
Quando o amor parte para o outro lado da vida, nos antecipando na viagem de retorno ao lar, não haverá porque insurgir-se, questionando a justiça da dor das saudades, que nos rasga o peito.
Se o revés financeiro nos chega, se a dificuldade familiar se instala, se o ambiente profissional se mostra difícil, é necessário refletir.
Soberanamente bom e justo, Deus entende que a vida é oportunidade de grande monta, que não deve ser desperdiçada sem o aprendizado.
Assim, as dores, as dificuldades, os desafios são lições que a vida, sob os desígnios de Deus, nos oferece, a fim de compreendermos, a cada passo dado, um pouco mais das Suas coisas.
Portanto, ao pedirmos a Deus que seja feita a Sua Vontade e não a nossa, compreendamos, na intimidade da alma, que a Sua Vontade, os Seus desígnios são sempre pautados no Amor de Suas Leis.
E por Amor, Deus nos oferece oportunidades de aprendizado, fazendo com que sejam enriquecedores os anos que estejamos aqui, a fim de que a vida cumpra seu desígnio maior para cada um de nós.
Redação do Momento Espírita. Disponível no CD Momento Espírita, v. 25, ed. FEP. Em 11.9.2013.
Vontade de Deus
Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Mãos Unidas. Lição nº 34. Página 110.
Quando nos reportamos à vontade de Deus, referimo-nos ao controle da Sabedoria Perfeita que nos rege os destinos. E, observando nossa condição de espíritos eternos, acalentados pelo Infinito Amor da Criação, ser-nos-á sempre fácil reconhecer as determinações de Deus, em todos os eventos do caminho, a nosso respeito, já que a Divina Providência preceitua para cada um de nós:
– saúde e não doença; – trabalho e não ócio; – cultura e não ignorância; – conciliação e não discórdia; – paz e não desequilíbrio; – tolerância e não intransigência; – alegria e não tristeza; – esperança e não desânimo; – conformidade e não desespero; – perdão e não ressentimento; – êxito e não fracasso; – fé e não medo destrutivo; – humildade e não subserviência; – intercâmbio e não isolamento; – disciplina e não desordem; – progresso e não atraso; – amor e não indiferença; – vida e não morte.
Se dificuldades, sofrimentos, desacertos e atribulações nos agridem a estrada, são eles criações nossas, repercussões de nossos próprios atos de agora ou do passado que precisamos desfazer ou vencer a fim de nos ajustarmos à vontade de Deus, que nos deseja unicamente o Bem, a Felicidade e a Elevação no Melhor que sejamos capazes de receber dos patrimônios da vida, segundo as leis que asseguram a harmonia do Universo.
Eis porque Jesus, exaltando isso, nos ensinou a reafirmar em oração: – Pai Nosso, que se faça a tua vontade, assim na Terra como nos céus.
Antônio Sávio de Resende – Tonhão
Boa noite para você !
… todos os dias … um cotidiano de provações e aprendizados nos envolve … levando muitas vezes a nossa paz … o nosso otimismo … nos fazendo por a prova á nossa fé … por vezes as dificuldades parecem maiores do que a nossa capacidade de superação … mas se você parar um momento para ouvir o seu coração e com serenidade sentir o abraço de Deus … verá que a cada dia … estas mesmas provações te fazem forte … te trazem ensinamentos e te fazem evoluir … essas dificuldades te fazem mais humilde … te trazem sabedoria e edificam a sua alma … a cada dia temos a oportunidade de superar nossas próprias limitações … e Deus sabe … nos fez dignos … e esta sempre de mãos e braços estendidos para nos acolher e apoiar nessa caminhada … e é isso que todos os dias fazemos aqui … somos o apoio uns dos outros … na fé que compartilhamos … na amizade que cultivamos … no amor fraternal que todos os dias proferimos de coração e alma … em luz … em paz … em verdade … humildemente na sinceridade da essência que Deus colocou dentro de cada um de nós ! ❞
Jared Hassan
EU QUEIRA QUE…
Pudéssemos nos olhar como irmãos de caminhada sem julgamentos. Fossemos uma irmandade onde não houvesse o mal.
Tivéssemos o discernimento de saber que somos todos filhos do PAI. O amor tivesse mão dupla, pois em mão única sempre haverá sofrimento.
A caridade fosse colocada a frente de nosso egocentrismo. Nossos sentimentos fossem sempre busca da redenção para um bem maior.
Pudéssemos entender porque uns sofrem mais que os outros, aí vejo que temos nosso livre arbítrio. Nos colocássemos na pele daqueles que sofrem ao invés de criticar.
Sentíssemos o verdadeiro pulsar do amor de Cristo em nossa alma. O sofrimento fosse apenas passageiro, mas por vezes se alonga para nos ensinar a sermos pacientes.
Falássemos mais de amor e menos de coisas que não nos elevam em nada. Pudéssemos aprender que nada é por acaso, somos apenas passageiros neste trem chamado vida.
Fossemos mais união, mais gratidão, mais humanos, mais racionais sem perder a fé que nos leva para uma elevação espiritual.
Fossemos uma só voz para que todos entendessem que ninguém é uma ilha e que TUDO PODEMOS NAQUELE QUE NOS FORTALECE.
ALOIZIO LIBUTTI FILHO
Manter o Equilíbrio
Nos dias atuais convivemos com tantas notícias e situações negativas que muitas vezes não percebemos que nos fazem muito mal, tanto no campo físico, emocional e espiritual.
É importante sabermos disso para não absorvemos essas energias e conseguirmos mudar esse estado vibracional.
Não temos o controle dessas situações, mais temos sim e somos os responsáveis pelo que atraímos e absorvemos para nós, o nosso estado de Espírito, em paz, não mudará essa situação, mais nos deixará mais equilibrados em relação a elas.
Elevemos o nosso pensamento e a confiança em Deus, e tenhamos a certeza que dias e situações melhores virão.
“Tudo passa e tudo se renova na Terra, mas o que vem do Céu permanecerá!”
Comentários