ESPIRITISMO SOB A VISÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA

 Dever espírita

Reunião pública de 23/5/1960 Questão nº 137
Com muita propriedade, afirmou Allan Kardec que os Espíritos elevados se ligam de preferência aos que procuram instruir-se. E quem busca instruir-se, escolhe o caminho do esforço máximo.
Todo educandário é instituto de disciplina. Entretanto, aqui e ali, aparecem alunos viciados em recreio e preguiça, suborno e cola.
Estes, contudo, podem obter as mais brilhantes situações, no jogo das aparências, mas nunca o respeito e a confiança dos professores dignos do titulo que conquistaram.
*
Na Doutrina Espírita, escola maternal de nossas almas, há mais de um século surgem aprendizes de todas as condições.
Aos que pediam fenômenos para alicerçar a convicção, foi concedida pelos instrutores da Humanidade a mais alta cópia de francas demonstrações da sobrevivência.
As pesquisas rigorosamente científicas de William Crookes e as respostas positivas do Plano Espiritual valeram por insofismável testemunho da verdade, a beneficio de todo o orbe, e, porque os discípulos da Nova Revelação se espalhassem por toda parte, as experiências foram examinadas e são, até hoje, reexaminadas, sob variada nomenclatura, em todas as direções.
Os tarefeiros do ensinamento espírita, por isso, não podem esquecer a obrigação de preservá-lo a cavaleiro de todas as investidas dos alunos ociosos, que nada procuram senão divertir e polemizar.
Vê-los-emos, em todos os lugares, sempre dispostos a pentear as ocorrências e expor de público as caspas recolhidas, para o espetáculo das discussões sem proveito.
*
Resguardemos a mensagem edificante do Espiritismo contra aqueles que tomam o fruto da lição, perdendo tempo em repetidas e inúteis perquirições sobre a casca, com deliberado abandono da substância.
Há dois milênios se agita a opinião da Terra em torno do Cristo, organizando-se, em nome dele, guerras e conchavos, disputas e controvérsias, dietas e conselhos, interpretações e perseguições, mas o que permanece firme, através do tempo, é a palavra do Evangelho.
Armem-se os caçadores de fenômenos como desejem, e detenham, como puderem, os elementos que a vida endereça à necessária renovação.
Todo fenômeno edifica, se recebido para enriquecer o campo da essência.
Quanto a nós, porém, estejamos fiéis à instrução, desmaterializando o espírito, quanto possível, para que o Espírito se conheça e se disponha a brilhar.
Emmanuel/ Francisco Cândido Xavier do livro Seara dos Médiuns
A espiritualidade superior auxilia as necessidades que são apresentadas em cada momento em que nos colocamos disponíveis às tarefas mediúnicas em uma reunião séria, sempre com zelo, dedicação e carinho, para que os resultados tenham o devido êxito planejado, e para cada caso, que for apresentado surta os efeitos positivos.
Vera Jacubowski

O ESPÍRITO DE VERDADE

Os Espíritos do Senhor, que são as virtudes dos Céus, qual imenso exército que se movimenta ao receber as ordens do seu comando, espalham-se por toda a superfície da Terra e, semelhantes a estrelas cadentes, vêm iluminar os caminhos e abrir os olhos aos cegos.
Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas hão de ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos.
As grandes vozes do Céu ressoam como sons de trombetas, e os cânticos dos anjos se lhes associam. Nós vos convidamos, a vós homens, para o divino concerto. Tomai da lira, fazei uníssonas vossas vozes, e que, num hino sagrado, elas se estendam e repercutam de um extremo a outro do universo.
Homens, irmãos a quem amamos, aqui estamos junto de vós. Amai-vos, também, uns aos outros e dizei do fundo do coração, fazendo as vontades do Pai, que está no Céu: Senhor! Senhor! … e podereis entrar no reino dos Céus.
O ESPÍRITO DE VERDADE
O espiritismo é a doutrina mais completa trazida pela espiritualidade superior ao homem.
Os seus ensinos tanto filosófico, como científico e religioso são abrangentes e formam uma compreensão extremamente esclarecedora e consoladora do conhecimento que o ser humano precisa para alcançar a plenitude da vida, e consequentemente, o aproxima do encontro com Deus.
Vera Jacubowski

AVE MARIA

1 Ave Maria! Senhora
Do Amor que ampara e redime,
Ai do mundo se não fora
A vossa missão sublime!
2 Cheia de graça e bondade,
É por vós que conhecemos
A eterna revelação
Da vida em seus dons supremos.
3 O Senhor sempre é convosco,
Mensageira da ternura,
Providência dos que choram
Nas sombras da desventura.
4 Bendita sois vós, Rainha!
Estrela da Humanidade
Rosa mística da fé,
Lírio puro da humildade!
5 Entre as mulheres sois vós
A Mãe das mães desvalidas,
Nossa porta de esperança,
E Anjo de nossas vidas!
6 Bendito o fruto imortal
Da vossa missão de luz,
Desde a paz da Manjedoura,
Às dores, além da Cruz.
7 Assim seja para sempre,
Oh! Divina Soberana,
Refúgio dos que padecem
Nas dores da luta humana.
8 Ave Maria! Senhora
Do Amor que ampara e redime,
Ai do mundo se não fora
A vossa missão sublime!
Que assim seja!
Amaral Ornellas por Chico Xavier do livro Parnaso de Além Túmulo

“FAÇA A SUA PARTE,

independente do reconhecimento, porque a maior recompensa será sempre a sensação de dever cumprido e consciência tranquila!
CONSCIÊNCIA TRANQUILA E LIBERDADE NA ALMA
– Consciência tranquila significa liberdade na alma, procurando agir com discernimento, buscando mais acertar do que errar, e conhece a verdadeira ponderação.
Quem não tem consciência tranquila nunca está em paz, não se sente satisfeito, e consequentemente, não vive uma existência feliz.
É claro que existem indivíduos que possuem certos desvios morais e psicológicos, o que faz com que não sintam culpa, mas a grande maioria sente.
Consciência plena ou tranquila tem sinônimos como paz, verdadeiro, valores, princípios, justo, bom e honesto.
Vera Jacubowski

Ação de Paz

No teu círculo de amigos não faltam aqueles que cultivam
a violência, a arrogância, o espírito perturbador…
Bulhentos, irrequietos, gostam de promover desordens,
sempre armados contra tudo e todos.
Cuidado com eles!
Aconselham a anarquia, estimulam as arruaças, encorajam a malquerença.
Não te inspires na sua poluição mental, responsável pelo seu comportamento alienado.
Trata-os com gentileza, no entanto, poupa-te à sua convivência malfazeja.
Eles são cansativos pela instabilidade e exaurem aqueles que os cercam,
em razão da agressividade em que se debatem.
* * *
Há quem aconselhe revide a qualquer ofensa;
reproche a toda insinuação; respostas ácidas às provocações…
O fogo não se acaba, quando se lhe atira combustível.
Divaldo Pereira Franco

“Gostaria de dizer que vale a pena amar.

Se você não é amado não é importante, importante é quando ama.
Não se preocupe com os inimigos, todos nós temos inimigos, mas isso é secundário, o importante é não ser inimigo de ninguém.
Se alguém não gosta de você, o problema é dele, mas quando você não gosta de alguém o problema é seu, então ame.
Seja qual for a circunstância o amor é o sublime elixir da plenitude, para quem o esparge e para quem é dirigido.
Então como disse Jesus, amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Ame-se também, quando você se ama, você se instrui, você se cuida, você se prepara para uma vida feliz.
E somente quando você se ama que você é capaz de amar a outrem, porque amando-se, você pode perceber as dificuldades que existem para o individuo abandonar as suas imperfeições, as suas mazelas e torna- se a tolerância, a compreensão, a fraternidade, por fim o amor, o amor é a alma da vida”
Divaldo Pereira Franco

O SER HUMANO NA ATUALIDADE

Quando as injustiças sociais atingem o clímax e a indiferença dos governantes pelo povo que estorcega nas amarras das necessidades diárias, sob o açodar dos conflitos íntimos e do sofrimento que se generaliza, nas culturas democráticas, as massas correm às ruas e às praças das cidades para apresentar o seu clamor, para exigir respeito, para que sejam cumpridas as promessas eleitoreiras que lhe foram feitas…
Já não é mais possível amordaçar as pessoas, oprimindo-as e ameaçando-as com os instrumentos da agressividade policial e da indiferença pelas suas dores.
O ser humano da atualidade encontra-se inquieto em toda parte, recorrendo ao direito de ser respeitado e de ter ensejo de viver com o mínimo de dignidade.
Não há mais lugar na cultura moderna, para o absurdo de governos arbitrários, nem da aplicação dos recursos que são arrancados do povo para extravagâncias disfarçadas de necessárias, enquanto a educação, a saúde, o trabalho são escassos ou colocados em plano inferior.
A utilização de estatísticas falsas, adaptadas aos interesses dos administradores, não consegue aplacar a fome, iluminar a ignorância, auxiliar na libertação das doenças, ampliar o leque de trabalho digno em vez do assistencialismo que mascara os sofrimentos e abre espaço para o clamor que hoje explode no País e em diversas cidades do mundo.
É lamentável, porém, que pessoas inescrupulosas, arruaceiras, que vivem a soldo da anarquia e do desrespeito, aproveitem-se desses nobres movimentos e os transformem em festival de destruição.
Que, para esses inconsequentes, sejam aplicadas as corrigendas previstas pelas leis, mas que se preservem os direitos do cidadão para reclamar justiça e apoio nas suas reivindicações.
O povo, quando clama em sofrimento, não silencia sua voz, senão quando atendidas as suas justas reivindicações. Nesse sentido, cabe aos jovens, os cidadãos do futuro, a iniciativa de invectivar contra as infames condutas…
porém, em ordem e em paz.
Divaldo P. Franco

FAZER O BEM

⁠”Façamos agora todo o bem possível, que um dia colheremos.
O que temos nós deixamos, o que somos nós levamos.
Não basta saber, é indispensável ser.
O amor que se faz apaga o mal que se fez.
Vale a pena amar, o amor é alma da vida.”
Divaldo Pereira Franco

ESPIRITO DE VERDADE

Eu sou o grande médico das almas, e venho trazer-vos o remédio que vos deve curar.
Os débeis, os sofredores e os enfermos são os meus filhos prediletos, e venho salvá-los.
Vinde, pois, a mim, todos vós que sofreis e que estais carregados, e sereis aliviados e consolados.
Não procureis alhures a força e a consolação, porque o mundo é impotente para dá-las.
Deus dirige aos vossos corações um apelo supremo através do Espiritismo: escutai-o.
Que a impiedade, a mentira, o erro, a incredulidade, sejam extirpados de vossas almas doloridas.
São esses os monstros que sugam o mais puro do vosso sangue, e vos produzem chagas quase sempre mortais.
Que no futuro, humildes e submissos ao Criador, pratiqueis sua divina lei. Amai e orai. Sede dócil aos Espíritos do Senhor.
Invocai-o do fundo do coração.
Então, Ele vos enviará o seu Filho bem-amado, para vos instruir e vos dizer estas boas palavras:
“Eis-me aqui; venho a vós, porque me chamastes!
Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. VI.

INVISÍVEL PARA O MUNDO

“Dizem que, a partir de uma certa idade, nós as mulheres ficamos invisíveis. Que a nossa atuação na cena da vida diminui e que nos tornamos inexistentes para um mundo onde só cabe o impulso da juventude. Honestamente, não sei se me tornei invisível para o mundo, é possível que sim. Porém, nunca fui tão consciente da minha existência como agora, nunca me senti tão protagonista da minha vida e nunca desfrutei tanto cada momento da minha existência.
Descobri que não sou uma princesa de contos de fadas e descobri o ser humano sensível e também muito forte que sou, com as suas misérias e as suas grandezas. Descobri que posso permitir-me o luxo de não ser perfeita, de estar cheia de defeitos, de ter fraquezas, de me enganar, de fazer coisas indevidas e de não corresponder às expectativas dos outros. E apesar disso…
Gostar de mim! Quando me olho ao espelho e procuro quem fui, sorrio àquela que sou.
Alegro-me do caminho percorrido, assumo as minhas contradições. Sinto que devo saudar com carinho a jovem que fui, mas deixá-la de lado porque agora atrapalha-me, o seu mundo de ilusões e fantasias já não me interessa.
Na verdade, é bom viver sem ter tantas obrigações e não ter de sentir um desassossego permanente causado pela necessidade de correr atrás de tantos sonhos.
A vida é tão curta e a tarefa de vivê-la é tão difícil, que quando começamos a aprendê-la, já é hora de partir.”
Blandinne Faustine

O espírita

José Raul Teixeira
Há uma piada interna entre nós espíritas que diz: “Se você pensa que seus problemas vão acabar agora que virou espírita, está enganado! Agora é que os seus problemas começam….”
Mas, por que é tão difícil ser espírita?
Será que é porque….
– somos obrigados a nos auto conhecer, e isso nem sempre é prazeroso.
– não temos ninguém para culpar pelos nossos problemas, a não ser nós mesmos?
– não revidamos e, ainda por cima, oferecemos a outra face?
– não vamos descansar e ir pro céu após a morte em eterna contemplação?
– temos consciência de que nada cai do céu, em forma de bençãos ou milagres, mas todo é de fruto de trabalho, renúncia e sacrifício.
– não atiramos a primeira pedra, tampouco a última.
– somos obrigados a aprender a difícil arte do desapego material e afetivo?
– reconhecemos a força lapidária da dor e sabemos do bem sofrer?
– temos humildade em reconhecer que somos espíritos inferiores vivendo em um dos planetas mais atrasados.
– não julgamos para não sermos julgados.
– retribuímos o mal com o bem? Sim.
– a nossa porta é sempre estreita? Sim.
– sabemos das responsabilidades de sermos os trabalhadores da última hora?
– damos gratuitamente o que gratuitamente recebemos?
– aprendemos a agradecer aos nossos inimigos pela oportunidade de exercitar nossas virtudes?
– amamos mesmo quando não somos amados?
– entendemos que é mais importante ter religiosidade do que ter uma religião.
Não é fácil ser espírita por causa de todas as questões acima. Somos relembrados de nossas fragilidades e da necessidade de constante vigilância o tempo todo.
Nós temos consciência das irrelevâncias do mundo físico, por isso aprendemos a “estar” nesse mundo sem “ser” deste mundo, o que nem sempre é fácil.
Como disse o grande Raul Teixeira:
Ser espírita é para quem aguenta!

CORAÇÕES MATERNOS

Deus é o grande companheiro do coração que se distancia das atrações terrestres, magnetizado pela fé que nos arroja o espírito à contemplação do Alto.
Nas horas mais cruciantes da caminhada, Ele segue, mais intimamente associado conosco, exortando-nos a fortaleza e a resignação.
Reconheço a extensão de tuas chagas de saudade, de aflição, de dor…
Aqui, alguém já me afirmou que mães cristãs são almas crucificadas no madeiro da renúncia perfeita; mas essas heroínas anônimas simbolizam estrelas que resplandecem no mundo, indicando o trilho estreito da ressurreição.
Apesar dos espinhos que nos dilaceram por dentro, rejubilemo-nos! Mais tarde, reconheceremos a superioridade de nossas vantagens no reino do espírito.
Não esperemos da carne a felicidade que ela não pode dar a ninguém.
Recebemos um tesouro de bênçãos com a oportunidade de auxiliar; porque sofrer pelo bem é um privilégio sublime.
Há momentos em que me pergunto a mim mesma sobre o mistério do amor em nossos corações. Somos nós, as mães, muitas vezes, como essas plantas rebeldes que se agarram às ruínas, escondendo-as sob as suas próprias folhas.
Não nos perturbemos!
Acolhamos com serenidade os golpes que nos fazem sangrar o coração.
Um dia abençoa-los-emos, assim, como louvamos, depois das lições, os obstáculos que no-las revelaram … E guardemos a convicção de que na vida espiritual a visão é muito diversa.
Há filhos vivos na carne que são, para nós, motivo de maiores preocupações e de mais extensas angústias que aqueles cuja transitória separação lamentamos.
Padeçamos, redimindo.
Um coração materno não conhece o descanso.
Saibamos, desse modo, perseverar com Jesus até o fim.
 Zizinha
Livro: Relicário de Luz/Espíritos Diversos Psicografia Chico Xavier – Cap. 65. Ano: 1962.

ABRAÇAR IDEAIS

(…) O homem tem o dever de abraçar ideais de enobrecimento pessoal e grupal, participar, envolver-se emocionalmente, fazer-se presente na comunidade, como complemento da sua conduta existencial.
A criatura terrena está em viagem pela Terra, e todo trânsito, por mais demorado, sempre termina. Ninguém se engane e não engane a outros. (…)
Joanna De Ângelis

EU SOU JESUS!

“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida ninguém vem ao Pai senão por mim…”
Só a um caminho que se percorrido por nós haveremos de ser um agente da paz.
É um caminho que traz a paz, o companheirismo, a união mesmo ideologicamente pensando sobre aspecto diferente.
É um caminho que ninguém prejudica ou tira proveito de ninguém.
Quem segue esse caminho não promove guerras, homicídio, não contamina o ambiente com conversações improdutivas.
Não é pedra de tropeço na vida de ninguém, pelo contrário, só se apresenta para somar valores que enobrece e todos saem ganhando com dignidade e honestidade.
Esse caminho está ao alcance de todos, e quem o segue haverá de ganhar luz para sua alma.
Jesus no seu evangelho diz: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida ninguém vem ao Pai senão por mim.
João cap. 14 vers. 6.
Mas quando falamos em Jesus, não filiamos ele Jesus a nenhuma Religião por mais respeitável que seja, Jesus está muito além e muito acima de qualquer ideologia Religiosa.
Não estou incentivando o antagonismo Religioso, as Religiões quando desempenham seu papel dentro da moralidade e ética, ajuda sim.
Mas quando fora desses princípios, fanatiza, deixa o adepto intolerante, até guerras religiosa já desencadeou e desencadeia.

Comentários