
Oração da Páscoa
Páscoa significa renascimento, renascer. Desejo que neste dia, em que nós cristãos comemoremos o seu renascimento para a vida eterna, possamos renascer também em nossos corações.
Que neste momento tão especial de reflexão possamos lembrar daqueles que estão aflitos e sem esperanças.
Possamos fazer uma prece por aqueles que já não o fazem mais, porque perderam a fé em um novo recomeçar, pois esqueceram que a vida é um eterno ressurgir.
Não nos deixe esquecer que mesmo nos momentos mais difíceis do nosso caminho, Tu estás conosco em nossos corações, porque mesmo que já tenhamos esquecido de Ti, Você jamais o faz. Pois padeceste o martírio da cruz em nome do Pai e pela humanidade, que muitas e muitas vezes esquece disso.
Esquecem de Ti e do Teu sacrifício quando agridem seu irmão,
Quando ignoram aqueles que passam fome,
Quando ignoram os que sofrem a dor da perda e da separação,
Quando usam a força do poder para dominar e maltratar o próximo,
Quando não lembram que uma palavra de carinho, um sorriso, um afago, um gesto podem fazer o mundo melhor.
Jesus… Conceda-me a graça de ser menos egoísta, e mais solidário para com aqueles que precisam.
Que jamais esqueça de Ti e de que sempre estarás comigo não importa quão difícil seja meu caminhar.
Obrigado Senhor, pelo muito que tenho e pelo pouco que possa vir a ter.
Por minha vida e por minha alma imortal.
Obrigado Senhor!
Amém.
Franco Guizetti

Oração de Paz
Em tudo o que ames,
Deus te conduza.
Com quem vivas,
Deus te aperfeiçoe.
No que saibas,
Deus te aproveite.
Onde fales,
Deus te inspire.
No que faças,
Deus te esclareça.
Em tudo o que peças,
Deus te dê o melhor.
Emmanuel- Chico Xavier.
Livro Mandato de Amor.

Hoje é um dia especial para refletirmos sobre o amor de Cristo. É dia de celebrar com a família e, principalmente, de agradecer mais do que pedir. Feliz Páscoa!
Que a mensagem de amor de Jesus Cristo seja novamente lembrada nesta Páscoa.
É um dia de celebração e muitos doces, mas também é dia de refletirmos, agradecermos e principalmente renovarmos os nossos votos de fé. Feliz Páscoa.

Jesus Cristo, em sua infinita sabedoria, nos proporciona a cada dia uma nova chance de evoluirmos espiritualmente. Que esta Páscoa seja um tempo de renovação para você que é tão especial para mim!
Desejamos do fundo dos nossos corações um dia abençoado para todos vocês que fazem parte da nossa história. Que a Páscoa seja um momento de harmonia, celebração e união.

A melhor parte da Páscoa é compartilhar sorrisos e abraços com aqueles que amamos. Que seu dia seja especial ao lado da sua família!
Que a mesa da sua Páscoa seja farta de amor, alegria e da presença daqueles que tornam a vida mais doce. Feliz Páscoa em família!

ORAÇÃO DA FELIZ PÁSCOA
Que Deus o abençoe nesta Páscoa, e que essa benção dure o ano todo.
Que Deus te dê toda a fé que ainda falta para transformar todos os seus sonhos em realidade.
Que a Sua sabedoria e amor estejam sempre presentes para guiá-lo em seu caminho.
Que a luz de Cristo brilhe todos os dias para inspirar sua vida.
Que esta seja uma Páscoa cheia de bênçãos, com muita fé e alegria.
Feliz Páscoa!

“Eu vim para servir e não para ser servido”
Jesus (Marcos 10:45)
Se cada um de nós vivesse dessa forma, o mundo todo encontraria paz e felicidade.
Quem não vive para servir, não serve para viver
Gabriela Mistral

MESTRE SUBLIME JESUS
Fazei com que entendamos a vossa vontade e nunca a nossa, entregando-nos às vossas mãos fortes para conduzir-nos;
Permite que possamos desincumbir-nos dos deveres que nos cabem, mas, não conforme os nossos desejos;
Lançai Vosso olhar sobre nós, a fim de que tenhamos a claridade da Vossa ternura, e não as sombras da nossa ignorância;
Abençoai os nossos propósitos de servir-Vos, quando somente nos temos preocupado em utilizar de Vosso santo nome para servir-nos;
Envolvei-nos na santificação dos Vossos projetos, de forma que sejamos Vós em nós, porquanto ainda não temos condição de estar em Vós;
Dominai os nossos anseios de poder e de prazer, auxiliando-nos na conquista real da renúncia e da abnegação;
Ajudai-nos na compreensão de vossos labores, amparando-nos em nossas dificuldades e socorrendo-nos quando mergulhados na argamassa celular;
Facultai-nos a dádiva de Vossa paz, de modo que a distribuamos por onde quer que nos encontremos e todos a identifiquem, compreendendo que somos Vossos servidores dedicados…
…e porque a morte restituiu-nos a vida gloriosa para continuarmos a trajetória de iluminação, favorecei-nos com a sabedoria para o êxito da viagem de ascensão, mesmo que tenhamos que mergulhar muitas vezes nas sombras da matéria, conduzindo porém, a bússola do Vosso afável coração apontando-nos o rumo.
Senhor!
Intercedei, junto ao Pai Todo Amor, por Vossos irmãos da retaguarda, que somos quase todos nós, os trânsfugas do dever.
Oração do Santo de Assis trazida no livro
Divaldo Pereira Franco pelo Espírito de Manoel Philomeno de Miranda.

LINDA PÁSCOA PARA TODOS
Uma pessoa tão especial quanto você merece a melhor Páscoa do mundo!
Que ela seja marcada pela paz do nosso Senhor Jesus Cristo e por muita alegria dentro da sua casa. Feliz Páscoa!
Que o amor de Deus se manifeste em cada momento da sua vida, trazendo união, saúde e esperança à sua família. Feliz Páscoa!
Desejo que você encontre dentro do seu ovo de Páscoa muitos presentes de amor, de saúde e de gratidão.
Uma Páscoa cheia de paz, harmonia e muitas delícias é o que desejo para você e sua família. Feliz Páscoa!

PÁSCOA PARA O ESPIRITISMO
O Espiritismo não celebra a Páscoa, mas respeita as manifestações de religiosidade das diversas igrejas cristãs, e também não proíbe que seus adeptos manifestem sua religiosidade. Páscoa, ou Passagem, simboliza a libertação do povo hebreu da escravidão sofrida durante séculos no Egito, mas no Cristianismo comemora a ressurreição do Cristo, que se deu na Páscoa judaica do ano 33 da nossa era, e celebra a continuidade da vida.
O Espiritismo, embora sendo uma Doutrina Cristã, entende de forma diferente alguns dos ensinamentos das Igrejas Cristãs. Na questão da ressurreição, para nós, espíritas, Jesus apareceu à Maria de Magdala e aos discípulos, com seu corpo espiritual, que chamamos de perispírito. Entendemos que não houve uma ressurreição corporal, física. Jesus de Nazaré não precisou derrogar as leis naturais do nosso mundo para firmar o seu conceito de missionário.
A sua doutrina de amor e perdão é muito maior que qualquer milagre, até mesmo a ressurreição.
Isto não invalida a Festa da Páscoa se a encararmos no seu simbolismo. A Páscoa Judaica pode ser interpretada como a nossa libertação da ignorância, das mazelas humanas, para o conhecimento, o comportamento ético-moral. A travessia do Mar Vermelho representa as dificuldades para a transformação. A Páscoa Cristã, representa a vitória da vida sobre a morte, do sacrifício pela verdade e pelo amor. Jesus de Nazaré demonstrou que pode-se Executar homens, mas não se consegue matar as grandes ideias renovadoras, os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da vida.
Como a Páscoa Cristã representa a vitória da vida sobre a morte, queremos deixar firmado o conceito que aprendemos no Espiritismo, que a vida só pode ser definida pelo amor, e o amor pela vida. Foi por isso que Jesus de Nazaré afirmou que veio ao mundo para que tivéssemos vida em abundância, isto é, plena de amor. Que desta forma todos possam receber nesta época, como em todas as outras, muita luz e muita paz de Jesus Cristo e de nosso Pai Celestial.
Autor: Amilcar Del Chiaro Filho

ÚLTIMA CEIA ENSINAMENTOS
Jesus e os apóstolos estavam reunidos, a ceiar ,no primeiro dia da Páscoa dos Judeus , o mestre partiu o pão com muito amor , seus olhos brilhavam.
Jesus meditava silencioso, em certo momento falou com muita firmeza : Amados, é chegada a hora em que se cumprirá a profecia da escritura. Humilhado e ferido, terei de ensinar em Jerusalém à necessidade do sacrifício próprio, para que o triunfo não seja apenas de vitória, originada do egoísmo, vaidade e do orgulho humanos.
“OS HOMENS TEM APLAUDIDO, EM TODOS OS TEMPOS, AS TRIBUNAS DOURADAS E SEUS ORADORES, AS MARCHAS DOS EXÉRCITOS QUE SE GLORIFICAM COM A MORTE E O SANGUE , OS AMBICIOSOS QUE DOMINAM À FORÇA OS POVOS , ENTRETANTO, EU VIM DE MEU PAI, PARA ENSINAR COMO TRIUNFAM,OS QUE SÃO SACRIFICADOS PELO MUNDO, CUMPRINDO O SAGRADO DEVER DO AMOR, COMO MENSAGEIROS DE UM MUNDO MELHOR, ONDE REINAM O BEM E A VERDADE. MINHA VITÓRIA É DAQUELES QUE SABEM SER DERROTADOS PELOS HOMENS, PARA TRIUNFAREM NO REINO DE DEUS NA GLÓRIA DE UMA VIDA MAIOR. VIDA MAIOR “.
1-APESAR DE REJEITADO PELA SOCIEDADE TERRESTRE.
2-SOFRE SEM RECLAMAR, MANTENDO SEMPRE A FÉ EM DEUS.
3-TRIUNFANDO NA VIDA MAIOR, OU SEJA, NA PÁTRIA ESPIRITUAL.
Jesus continuou :-Não vos pertubeis com o que vou dizer, um de vós, há de me trair. . . Mas minha alma esta pronta para os desígnios de meu Pai.
Os apóstolos estavam conversando e em certo momento Tiago disse em vós alta :- Onde esta Deus que não afasta esse perigo?
Jesus olhou para Tiago e disse :-Tiago cala-te a sua voz de tua pouca confiança na sabedoria divina. Não importa de onde e como seja o testemunho de nossa fé . É essencial mantermos a comunhão com Deus, em qualquer condição e circunstância.
FÉ EM DEUS NOS MOMENTOS ALEGRES E DIFÍCEIS.
João perguntou a Jesus :
– Por que motivo será justamente um dos vossos discípulos o traidor de vossa causa?
Jesus olhou para João com os olhos serenos e disse :-! Em verdade, cumpre-me afirmar que não me será possível dizer-vos tudo agora; entretanto, mais tarde enviarei “O CONSOLADOR “,que vos esclarecerá em meu nome, como agora vos falo em nome do Pai.
Silenciou e refletiu um pouco e disse para João em particular :- ouve João :- Os desígnios de Deus são insondáveis mas sempre sábios e justos. O escândalo nascerá em nossos meios, mas servirá de lição a todos que vierem depois de nós como servidores do evangelho, eles compreenderão que para atingirem a porta estreita, hão de encontrarem, muitas vezes, o abandono, a ingratidão e o desentendimento dos seres mais queridos.
Os discípulos estranharam muito as palavras de Jesus, anunciando o que estava para acontecer.
Jesus, então levantou-se e,oferecendo a cada companheiro um pedaço de pão disse :
-“TOMAI E COMEI! ESTE É O MEU CORPO”.
Em seguida, servindo a todos um pouco de vinho, acrescentou :
-“BEBEI ! PORQUE ESTE É O MEU SANGUE. DENTRO DO NOVO TESTAMENTO A CONFIRMAR AS VERDADES DE DEUS”.
-Amados, disse Jesus, emocionado :-esta chegando o ultimo momento de nosso trabalho em conjunto , quero relembrar-vos minhas recomendações de amor, feitas desde o primeiro dia de apostolado. “O PÃO SIGNIFICA O BANQUETE DO EVANGELHO; O VINHO É O SINAL DO ESPIRITO RENOVADOR DOS MEUS ENSINAMENTOS. ESSES SÍMBOLOS, CONSTITUIRÃO, NOSSA COMUNHÃO PERMANENTE, NO SAGRADO IDEAL, COM QUE TRABALHAREMOS ATÉ O DIA EM QUE O AMOR ESTIVER TOTALMENTE IMPLANTADO NA TERRA”.
Os discípulos conversavam e discutiam entre si de quem deveria ser o maior de todos.
Nesse momento, Jesus se levantou, e para espanto de todos, despiu sua túnica e colocou uma toalha em torno dos rins e do mesmo modo como os escravos a serviço de seus senhores, tomou o vaso de água perfumada e, ajoelhado , começou a lavar os pés dos discípulos.
“-VÓS ME CHAMAIS DE MESTRE E SENHOR E DIZEIS BEM, PORQUE EU O SOU. SE EU, SENHOR E MESTRE, VOS LAVO OS PÉS, DEVEIS IGUALMENTE LAVAR OS PÉS UNS DOS OUTROS, NO CAMINHO DA VIDA, PORQUE NO REINO DO BEM E DA VERDADE “O MAIOR SERÁ SEMPRE AQUELE QUE SE FIZER SINCERAMENTE O MENOR DE TODOS “.
Bibliografia Livro BOA NOVA, psicografia FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

História da Páscoa
Carlinhos chegou à escola todo feliz:
– Oba! Na próxima semana é o Domingo de Páscoa: que bom, vou ganhar muitos ovos de chocolate !
– Você sabe o que é Páscoa, Carlinhos? – perguntou-lhe a professora.
– Bem – disse ele – acho que é o dia em que nós ganhamos ovos de chocolate do coelhinho da Páscoa, não é?
– Não, Carlinhos, não é isso não. Vamos ver se nós aprendemos hoje o que é a Páscoa.
Há muito tempo, na primavera, os povos nômades, os ancestrais dos judeus, ofereciam à Deus os primogênitos de seu gado e os agricultores sedentários ofereciam o pão sem fermento feito com as primeiras espigas da colheitas. A união destas festas antigas deu origem a Páscoa. No entanto, tempos depois, a libertação do povo hebreu do Egito passou a ser o significado da Páscoa para os judeus. E muito mais tarde, a ressurreição de Jesus após a sua morte na cruz, tornou-se a Páscoa para os cristãos.
Antes da Sua crucificação, Ele se reuniu com os seus discípulos para ceia da Páscoa. Mas, Jesus não comemorou a tradicional Páscoa judaica, o pão e o vinho que ele distribuiu aos seus amigos não eram materiais. Quando Jesus disse: ”tomai e comei, este é o meu corpo, que vai ser dado por vós”; e com o cálice cheio de vinho, ofereceu-lhes, e disse: ”bebei, este é o sangue do Novo Testamento que vai ser derramado em vosso benefício. Quis ensinar simbolicamente que o pão é o Evangelho e o vinho representa o Espírito. O Evangelho é o alimento do Espírito, e precisa ser repartido com todos, para que todos os Espíritos não sintam fome de conhecimentos religiosos.
Então, passado algum tempo, Ele foi crucificado e no terceiro dia, Ele ressuscitou, isto é, apareceu com seu corpo espiritual para Maria Madalena e para os discípulos, provando assim a imortalidade da alma.
A Páscoa cristã, portanto, teria recebido o nome da comemoração judaica porque a morte de Cristo e a sua ressurreição aconteceu durante a Páscoa judaica, que dura cerca de uma semana.
– Tudo bem professora. Mas o que o coelho e os ovos têm a ver com tudo isso?
– Vou tentar explicar, Carlinhos. Há várias versões sobre a sua origem. Alguns dizem que séculos antes de Cristo, algumas festividades pagãs, relacionados à chegada da primavera e à fertilidade passaram à posteridade e foram incorporados à simbologia da Páscoa. O ovo representaria a renovação da vida, para os cristãos. Outros dizem que colorir e decorar ovos de animais era um costume também bastante antigo, praticado no Egito antigo e na Europa. Então com a vinda da era moderna, os homens resolveram comercializar a ideia e assim produziram ovos de Páscoa de chocolate.
– E o coelho?
– Bem, o coelho é o animal que representa o símbolo da fertilidade, devido à sua incrível capacidade de procriação. Assim sendo, juntaram- se as duas figuras, a do coelho e do ovo de chocolate no dia da Páscoa, muitas vezes sem saber o significado desse dia.
– Tem razão professora – disse Carlinhos – eu mesmo não sabia nada disso e achava que o Domingo de Páscoa era o dia em que o coelhinho vinha trazer ovos para a gente. Agora sei da história, já não vou me importar, se não receber nenhum ovo. Chocolate posso comer qualquer dia, mas a lembrança da Ressurreição de Jesus e dos seus ensinamentos de amor devo guardar em meu coração. Espero que no próximo Domingo de Páscoa eu possa comemorar o amor que Jesus nos ensinou com todas as pessoas que conheço.
– Muito bem Carlinhos, porém lembre-se que essa lição é para todos os dias de nossas vidas. Nós devemos amar sempre aos nossos semelhantes. Nos dias de festa, nos dias comuns, nos dias alegres e até nos dias tristes, porque quando respeitamos e amamos as pessoas, nós somos felizes. Jesus disse: “Ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo” , essa é a lei de Deus.
(Baseada na história retirada do site CVDEE – Centro virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo).

Páscoa, Crucificação e Ressurreição
1. Jesus disse: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”. (João 6:51)
2. E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós. (Lucas 22:19-20)
3. Assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura. Depois disso, derramou a água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura. (João 13:4,5)
4. Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”. (Mateus 26:39)
5. O traidor havia combinado um sinal com eles, dizendo-lhes: “Aquele a quem eu saudar com um beijo, é ele; prendam-no”. Dirigindo-se imediatamente a Jesus, Judas disse: “Salve, Mestre! “, e o beijou. (…)Então os homens se aproximaram, agarraram Jesus e o prenderam. (Mateus 26:48 -50)
6. Fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram em sua cabeça. Puseram uma vara em sua mão direita e, ajoelhando-se diante dele, zombavam: “Salve, rei dos judeus! “Cuspiram nele e, tirando-lhe a vara, batiam-lhe com ela na cabeça. (Mateus 27:29-30)
7. “Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia…(Lucas 24:46)
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá. “(João 11:25)

Páscoa: Evangelização Espírita
significa passagem. Antigamente, antes de Jesus, as pessoas comemoravam a passagem pelo mar Vermelho realizada por Moisés e pelo povo que ele guiava, a fim de libertá-los da escravidão.
Depois que Jesus encarnou na Terra, os cristãos lembram, durante a Páscoa que Jesus, depois da morte do corpo físico, reapareceu em espírito aos apóstolos e para alguns amigos. Ele ensinou, mais uma vez, que a vida continua após a morte do corpo material, em espírito, no Mundo Espiritual.
O Espiritismo não tem rituais, nem datas especiais. Mas os espíritas não vivem alienados, nem fazendo de conta que ninguém comemora a Páscoa, o Natal ou outras datas. Porém não deve haver, no Centro Espírita, chocolates ou coelhos nesta época do ano.
É interessante que os evangelizandos saibam que a Páscoa é um momento em que as pessoas aproveitam para trocar abraços, afeto e bons sentimentos, reforçando o amor fraternal que deve haver entre os filhos de Deus.
Se necessário o evangelizador deverá esclarecer o assunto; poderá contar a história da vida de Jesus e o Seu aparecimento em espírito, após a morte do corpo físico. Atividades relacionadas com troca de afeto (como um cartão para um amigo), são sempre bem-vindas.
Outra sugestão é o evangelizador narrar uma história e outros fazerem a dramatização através de fantoches. Após a história cada evangelizando desenhará sua mão em um papel branco (recortar) e colará em um papel pardo formando um grande cartaz com a palavra PAZ.

A Páscoa é uma das comemorações religiosas mais importantes no cristianismo. É uma data para lembrarmos a morte e ressurreição de Jesus Cristo. É um momento de união familiar, fraternidade, celebração e reflexão.
Páscoa é o momento perfeito para celebrarmos a união familiar, cultivar o amor pelos amigos e praticar a compaixão pela humanidade.
Feliz Páscoa a todos!

Com o Domingo de Ramos, se inicia a Semana Santa, período para nos lembrarmos dos sacrifícios do nosso Senhor. Momento para refletir e agradecer pelo Seu amor.
Neste período, vamos também pensar em tudo que gostaríamos de mudar e renovar em nossas vidas e celebrar a Páscoa através da união familiar e da fraternidade.
Feliz Páscoa.
É dia de estar junto com a família, de perdoar e de espalhar o amor de Jesus.

Um momento de união familiar, de novas atitudes perante a vida e de relembrar o poder da gratidão. É Páscoa! Que você tenha um dia tão puro quanto o seu coração.
Que o amor de Jesus Cristo renasça no coração de cada um de nós neste dia de Páscoa.

Comentários