Indispensável Prosseguir nas Leiras da Fé Viva

Conselhos Fraternais de Emmanuel

Chico Xavier

Meu amigo, muita paz! Enquanto não se converte o homem no herdeiro divino, em plena posse das riquezas eternas e dons imperecíveis do espírito, instituindo o Reino do Senhor na Terra, o clima do cristão constituir-se-á de lutas acerbas.
Indispensável prosseguir, nas leiras da fé viva, arando e semeando para o futuro sem prender a atenção no passado.
Transforma as pedras em flores, os obstáculos em estímulos.
Todo o trabalho humano – serviço nosso na obra do Cristo – não pode apresentar características de perfeição absoluta.
O Mestre, porém, aceita-nos a boa vontade no esforço da cooperação sincera e estende-nos mão forte, sempre que a perseverança na luz e no bem vibre em nossas atitudes.
Continuemos, desse modo, atentos aos nossos deveres.
A sombra é um desafio à nossa capacidade de brilhar ao Sol do Divino Amor que tudo converte em bênçãos de realização sublime com a Boa Nova.
A incompreensão representa forte apelo ao nosso entendimento, a fim de que testemunhando, em silencio, a nossa fé, possamos aplicar todas as nossas oportunidades no abençoado serviço da redenção.
O desprezo é uma convocação à revelação das nossas possibilidades de amar como Jesus nos amou.
O caminho é longo e a missão é complexa.
Exigem desassombro e serenidade, confiança e otimismo, compreensão e fraternidade.
Não te esqueças de semelhantes armas em teu ministério.
Dissemina a boa semente, edifica no Espírito Eterno, ergue o teu santuário interior para o Mestre e atende às obrigações edificantes que te foram confiadas.
É sempre fácil sorrir perante o céu azul e ensinar nos dias dourados, plenos de tranqüilidade e de sol.
É por isso que raros aprendizes sabem servir sob a noite tormentosa e ao logo das horas repletas de dores e dificuldades de toda sorte.
A escola, entretanto, não é outra.
Peçamos ao Divino Amigo nos conceda força para negarmos a nós mesmos, olvidando quanto possa constituir remanescentes de nosso passado delituoso e energia para nos glorificarmos em nossa cruz de cada dia, talhada nos testemunhos de trabalho, a que fomos convocados na hora presente.
Somente assim, meu irmão, poderemos seguir a Luz dos Nossos Destinos, transformando-nos em viva mensagem de seu Infinito Amor a beneficio da Terra de paz e fraternidade com o Reino dos Céus, nos bem aventurados dias que virão.
Chico Xavier – Emmanuel

resultados chico xavier

homem interior chico xavier

Pesquisas

Pesquisadores espíritas estão constantemente tentando localizar mensagens inéditas de Chico Xavier para serem publicadas em novos livros, além de documentários e filmes com imagens igualmente inéditas do tão querido médium mineiro e que muitas vezes estão guardados em arquivos públicos, instituições espíritas ou nas mãos de particulares. E a colheita tem sido farta! A grande quantidade de mensagens, documentários, imagens de Chico Xavier e participação em programas de televisão que apareceram nos últimos anos só fazem confirmar que há ainda muito material inédito a ser encontrado, representando um amontoado de trabalho para quantos pesquisadores que se dedicam a garimpar as pérolas de luz daquele inesquecível exemplo de candura, de bondade e de amor que foi Chico Xavier.
Foi nessa incansável labuta que foi localizado na Federação Espírita Brasileira um pequeno filme de Chico Xavier, com não menos de onze minutos, mas que emociona e enternece os corações daqueles que amam Chico Xavier e que se espelham nos seus incomparáveis exemplos de vida, semeando o amor do seu imenso coração e praticando como poucos os exemplos de Jesus.
O filme foi feito para Caixa de Pecúlio dos Militares (CAPEMI) e as imagens são do genial Nelson Pereira dos Santos, um dos maiores cineastas brasileiros, datando as mesmas dos primeiros anos da década de setenta. Há ainda muito mistério em torno desse filme, por ele não estar catalogado, por não se saber a data certa. Mas esses são detalhes. Neste caso, mais do que os detalhes valem as imagens maravilhosas de Chico Xavier que o filme apresenta. Elas certamente farão com que todos aqueles que amam Chico Xavier se sintam profundamente recompensados.
Por fim, deixamos a nossa gratidão ao Professor Cesar Reis, Diretor Presidente da CAPEMISA, que, sem burocracias e delongas nos cedeu uma cópia do filme, ciente que a melhor divulgação do Espiritismo é a sua própria essência de pureza, de fraternidade e de solidariedade.

 

João Marcos Weguelin

ação chico xavier

POSTURA DE CHICO XAVIER

Havia pessoas interessadas na exposição de Chico Xavier com a finalidade de comprometer sua postura no cotidiano e até mesmo na sua intimidade. Exibiam Chico deitado em sua cama estreita com um livro aberto nas mãos. Assim, criavam a legenda para os jornais: Ele lê e muito. Dizia-se que Chico é um ignorante, analfabeto e pouco amante das belas letras. Pura invenção, Chico lê tanto que um dos seus olhos foi atingido por cruel e inoperável catarata.
O rapaz (Chico Xavier) também foi exposto diante de sua escrivaninha, com lápis em punho e em meio a um amontado de livros.
O texto parecia comprometedor para quem estava sob suspeita de imitar o estilho alheio. Havia também a biblioteca de Chico de notável valor documental, onde foram encontrados livros de muitos autores. Supostamente esses mesmos companheiros transmitiam novas e diárias mensagens. Chico na gravura, aparecia copiando trechos dos livros que mais o agradavam.
As frases abaixo de um close de Chico de olhos fechados aumentavam o mistério: Nos momentos de transe seus olhos se fecham ou se tornam nublados com os de um morto. Dizem os adeptos de Kardec que a alma nele chegou.
Os céticos só dizem que se trata de um caso médico. Impressiona de qualquer forma aquele homem de pupilas brancas. Que dirão os juízes? O texto de David Nasser intitulado: “Chico Xavier, detetive do além” era bem menos comprometedor do que as imagens e legendas, mas tratava logo no início de quebrar as expectativas dizendo: O leitor amigo chegará ao fim dessas linhas sem obter a resposta que procura: Chico Xavier é um impostor ou não é? O mistério continuará por muito tempo.
(Texto extraído do Livro “As Vidas de Chico Xavier” de Marcel Souto Maior).

chico cisco

Correções


Se suportais a correção, Deus vos trata como a filhos; pois que filho há a quem o pai não corrija? – Paulo. (Hebreus, 12:7.)

Bem-aventurado o espírito que compreende a correção do Senhor e aceita-a sem relutar.
Raras, todavia, são as criaturas que conseguem entendê-la e suportá-la.

Por vezes, a repreensão generosa do Alto – símbolo de desvelado amor – atinge o campo do homem, traduzindo advertência sagrada e silenciosa, mas, na maioria das ocasiões, a mente encarnada repele o aguilhão salvador, mergulha dentro da noite da rebeldia, elimina possibilidades preciosas e qualifica de infortúnio insuportável a influência renovadora, destinada a clarear-lhe o escuro e triste caminho.

Muita gente, em face do fenômeno regenerativo, apela para a fuga espetacular da situação difícil e entrega-se, inerme, ao suicídio lento, abandonando-se à indiferença integral pelo próprio destino.

Quem assim procede não pode ser tratado por filho, porquanto isolou a si mesmo, afastou-se da Providência Divina e ergueu compactas paredes de sombra entre o próprio coração e as Bênçãos Paternas.

Aqueles que compreendem as correções do Todo-Misericordioso reajustam-se em círculo de vida nova e promissora.

Vencida a tempestade íntima, revalorizam as oportunidades de aprender, servir e construir e, fundamentados nas amargas experiências de ontem, aplicam as graças da vida superior, com vistas ao amanhã.

Não te esqueças de que o mal não pode oferecer retificações a ninguém. Quando a correção do Senhor alcançar-te o caminho, aceita-a, humildemente, convicto de que constitui verdadeira mensagem do Céu.

Livro Pão Nosso – Chico Xavier Emmanuel

Comentários