NÃO SOMOS RESPONSÁVEIS APENAS PELO QUE FAZEMOS

espiritismo

Responsáveis

 

Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de Fazer.

 

Jean Moliére

OBRA DA CARIDADE CHICO XAVIER

ORAÇÃO NOSSA

 

Não percas a tua Fé

Não há céu para quem não edificou o paraíso em si mesmo.
Não percas a tua fé entre as sombras do mundo.
Ainda que os teus pés estejam sangrando, segue para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima de ti mesmo.
Crê e trabalha. Esforça-te no bem e espera com paciência.
Tudo passa e tudo se renova na terra, mas o que vem do céu permanecerá.
De todos os infelizes os mais desditosos são os que perderam a confiança em Deus e em si mesmo, porque o maior infortúnio é sofrer a privação da fé e prosseguir vivendo.
Eleva, pois, o teu olhar e caminha. Luta e serve. Aprende e adianta-te.
Brilha a alvorada além da noite.
Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte. Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia.

Meimei

SERVIÇO AO PRÓXIMO

 CIÊNCIA, DEUS E AMOR

 

Jesus, Mestre e Senhor!… Um dia, no alvorecer do tempo humano, me destes a vida e um início para que eu lhes assumisse a continuidade, valendo-me de tuas mãos para seguir em frente em busca de mim mesmo, num ponto distante do futuro chamado por Ti de Evolução…
Caminhei, Senhor, diligentemente, por incontáveis montes e vales existenciais aprimorando meu coração que era só você, em todos os momentos, sem noção exata de minha partida e sem saber como e quando seria o término da viagem…
Ergui-me do chão para fitar os céus e meus olhos banhados de inocência, viram-te em toda a glória e esplendor nos fenômenos naturais que me circundavam, e o frágil entendimento curvou-se diante de tua força e sabedoria!… Entre temeroso e comovido, dei-te um nome quando te vi no Sol, outro nome quando estavas na Lua e outros tantos em cada estrela fulgente que divisei na grande abóboda do mundo, chorando muitas vezes, extasiado, diante de tua imensa grandeza! …
No entanto, um dia, vertidas longas faixas de tempo, pensei que me bastava e, forte e impetuoso, larguei de tua mão intentando caminhar sozinho pelas trilhas humanas que me destes por escola de aprimoramento… Seguro sobre os meus próprios pés avancei eras à dentro, levantando com meu suor e minha capacidade todas as civilizações da Terra, esquecendo-me pouco a pouco de Ti e de Tua presença indivisível nos frutos de minhas realizações…!
Não mais estavas no Sol, que passei a examinar matematicamente e, muito embora respeitoso ainda perante sua tremenda força, o classifiquei como um astro a mais destinado a perecer impreterivelmente no tempo e no espaço, como tantos outros astros do infinito…
Não mais te vi na suave luz emanante da Lua, transformada em luminosa porém vulgar decoração de minhas noites de festa e orgia… Embriagado de sentidos e licores, já não queria senti-la falando-me de Ti, em seus raios de lânguido esplendor…
Também não mais estavas no céu, nas estrelas, na chuva, no vento, no trovão, no raio inclemente, no alto dos montes e no silêncio das tundras… Não mais estavas na dor de nascer e na dor de morrer, onde substitui tua interferência pela minha ciência, aclarando cada fenômeno conforme os meus conhecimentos e elucidando-os vagarosamente, degrau pós degrau, creditando ao meu esforço pessoal cada derrota, cada vitória, cada passo além!…
Não mais estavas em lugar algum de minha existência.
Eu era, enfim, deus de mim mesmo…
Conquistei o mundo assim, Senhor, submetendo-o ao meu entendimento e à minha inteligência, caminhando rumo à dominação completa de todos os elementos materiais do orbe com a segurança e o vigor do pequeno onipotente – teu reflexo! a viver em mim, silenciosamente…
No entanto, inexplicavelmente, quando passei a dissecar pó e carne com maestria inigualável, quando dei por mim olhando o mundo com a serena sapiência dos gênios, descobri que nada sabia além de matéria e então, premido por angustiantes questões outrora desprezadas, passei a ver-Te novamente em todas as coisas, como se nunca tivesses estado ausente de minha vida por um momento que fosse!…
Hoje, por faltarem-me elementos novos com que classificar a vida que prossegue impávida rumo à estação do futuro, que é sempre novo e belo, não obstante a imensa miséria humana e da qual ainda sou ativo participante, só me resta aceitar que Tu estás e estarás sempre em tudo: no Sol, na Lua, nas estrelas, no vento, na chuva, nos montes, nas tundras, na dor de nascer e na dor de morrer…
Em tudo, Senhor, e principalmente em mim…
Ciente de minha fragilidade, como outrora, preparo-me agora para analisar cientificamente Tua interferência sutil em tudo o que me rodeia, porém refazendo o gesto que separou-me de Ti, há tanto tempo atrás: seguro tua mão novamente e rogo, não permitas mais que eu solte de Ti porque agora, para compreender com o espírito o mundo que me destes por berço, necessito investigar o que seja o amor, elemento equalizador de todas as potências e que sei hoje emana somente de Ti, qual energia inestancável, e sem a qual é simplesmente impossível viver!…

Assim seja!

 

(Oração ditada pelo Espírito Lázaro no Instituto André Luiz em 12/Set/2002)
Reprodução parcial ou total somente com a autorização expressa do
Instituto de Divulgação Espírita André Luiz – INSTITUTO ANDRÉ LUIZ.

DEFESA CONTRA O MAL

O Reaparecimento do Cristo

 

Cristo está empenhado em terminar sua obra de redenção humana, e em sua volta interpretará ante um mundo agonizante uma nova visão, a nova ordem mundial, e o ideal da nova era.
Cristo dará fim a toda contenda, inaugurará uma era de paz e boa vontade, apaziguará os corações dos homens, e conduzirá seu povo ao reino da beleza, e da felicidade.
Cristo trará consolo para uma humanidade atribulada, trará amor e doçura para seu povo, afastará as almas negras do planeta a fim de evitar que eles retornem o mundo à barbárie das guerras, dos assassinatos e da crueldade.
Cristo trará o fogo do amor, e emitirá a mensagem da purificação, destruirá as barreiras do separatismo humano, entre pessoas, grupos e nações.
O justo verá um novo mundo de paz e misericórdia, amor e compaixão, abandonará o velho mundo flexível, efetuará a grande transição do egoísmo para o altruísmo.
É a transição da ambição para a irmandade, o amor humano para o amor de Deus.
O velho mundo será transmutado no novo mundo de paz e concórdia..
Irmãos esqueçam as demandas do pequeno eu, associe-se ao trabalho do Cristo, o mundo o necessita!.
Muitos discípulos ainda estão encarcerados dentro de si mesmos, julgam e condenam, são impacientes e intolerantes, se ocultam detrás do muro da personalidade, dizem servir o Cristo, mas servem apenas a si mesmos. Portanto, vigiem cuidadosamente suas vibrações,façam as mudanças interiores necessárias, intensifiquem o amor ao mundo, perdoa sempre, entregue de fato sua vida à Deus,.
Faça teu coração palpitar com o coração do Cristo!.
O chamado do Cristo ressoa pelo mundo, e os que estão preparados atendem o chamado, portanto, desçam ao vale das lágrimas e estendam as mãos aos filhos da necessidade, e mostrem a eles o amor do senhor, e o reino de Deus que será alicerçado na Terra.
Se o mal te atingir entregue tua defesa a Deus, e o pai eterno o defenderá.

Paz e Luz.

( Ismael de Almeida) — com Bezerra Menezes

LUZ DA VIDA

Tópicos do Auxílio Espiritual

I
Irmãos Devotados, amigos espirituais então cooperando na Vida Maior em benefício de nossa paz!
Confiemos nas Bênçãos Divina.
II
Prossigamos no caminho da elevação, buscando sempre a bênção e o amparo de Jesus. Os Benfeitores da Vida Maior cooperarão em favor de todos nós.
III
Amigos espirituais de sempre auxiliam-nos na manutenção das forças de nossa fé para o êxito nos testes de calma e serenidade, paciência e compreensão a que tenhamos sido chamados.
Com fé viva em Deus e em nós mesmos, sigamos adiante, hoje e sempre.
IV
Abençoemos e amemos sempre! Diversos Amigos do Plano Maior tem fortalecido as nossas energias para a superação das dificuldades no capitulo da compreensão integral da nossa necessidade de aceitação das experiências indispensáveis da vida.
Todos os nossos pensamentos de paz e esperança alcançam os entes queridos à distância, e estejamos na certeza de que não há semente de amor sem germinação no solo do tempo. Que o Senhor nos fortaleça e dirija.
V
Nossos irmãos em provação prosseguem com a assistência de vários amigos no estudo e na solução de vários problemas de suas lutas redentoras.
VI
Cada noite, consagremos um trecho do tempo às nossas preces particulares, sempre que possível à mesma hora, porquanto, assim, receberemos mais amplo auxílio espiritual à renovação das próprias forças.
O caminho é, por vezes, escuro e pedregoso, mas Jesus vence as trevas e os obstáculos, orientando-nos na jornada.
Guardemos os nossos sentimentos na confiança segura em Deus.
VII
Confiemos na bênção do Senhor que nos sustenta na travessia das provas necessárias.
Estamos, nós, os amigos do outro plano da Vida, a postos, e confiamos no amparo de Jesus, em benefício de todos.
Que o Senhor nos sustente e fortaleça!
VIII
Quando possível, simplifique as preocupações e ajude-se através da serenidade que lhe facultará a sustentação do refazimento físico.
Cada noite, faça o culto rápido da oração e medite os nossos princípios espíritas. Receberá nessas ocasiões a cooperação mais direta dos Benfeitores que lhe assistem os passos.
IX
Nossos queridos companheiros da esfera física prosseguem sob o amparo espiritual de que necessitam, dentro de todas as possibilidades espirituais de auxílio ao nosso alcance.

 

XAVIER, Francisco Cândido. Apelos Cristãos. Pelo Espírito Bezerra de Menezes. UEM.

PENSAMENTOS REVELAM ANDRÉ LUIZ

Comentários

Os comentários realizados nesse site não são armazenados em nosso banco de dados e podem ser excluídos diretamente na página da postagem.
*Note que para excluir o comentário será necessário encontrá-lo, clicar na caixa ao lado em seguida no botão excluir... Observando que só será possível excluir o comentário se o usuário estiver logado na mesma conta utilizada na hora que efetuou o comentário.

Política de Privacidade

Qualquer dúvida visite nossa Política de Privacidade: http://www.verdadeluz.com.br/politica-de-privacidade/