NASCESTE NO LAR QUE PRECISAVAS/CHICO XAVIER

nascestes

NASCESTE NO LAR QUE PRECISAVAS

Nasceste no lar que precisavas,
Vestiste o corpo físico que merecias,
Moras onde melhor Deus te proporcionou,
de acordo com teu adiantamento.
Possuis os recursos financeiros coerentes
com as tuas necessidades, nem mais,
nem menos, mas o justo para as tuas
lutas terrenas.
Teu ambiente de trabalho é o que elegeste
espontaneamente para a tua realização.
Teus parentes, amigos são as almas que atraístes,
com tua própria afinidade.
Portanto, teu destino está constantemente
sobre teu controle.
Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais,
buscas, expulsas, modificas tudo aquilo
que te rodeia a existência.
Teus pensamentos e vontades são a chave
de teus atos e atitudes…
São as fontes de atração e repulsão na tua
jornada vivência.
Não reclames nem te faças de vítima.
Antes de tudo, analisa e observa.
A mudança está em tuas mãos.
Reprograme tua meta,
busque o bem e viverás melhor.
Chico Xavier

a vida chico xavier

A Candeia Viva

dove2

“Ninguém acende a candeia e a coloca debaixo da mesa, mas no velador, e assim alumia a todos os que estão na casa.” Jesus (Mateus, 5:15)
Muitos aprendizes interpretaram semelhantes palavras do Mestre como apelo à pregação sistemática, e desvairaram-se através de veementes discursos em toda parte. Outros admitiram que o Senhor lhes impunha a obrigação de violentar os vizinhos, através de propaganda compulsória da crença, segundo o ponto de vista que lhes é particular.
Em verdade o sermão edificante e o auxílio fraterno são indispensáveis na extensão dos benefícios divinos da fé.
Sem a palavra, é quase impossível a distribuição do conhecimento.
Sem o amparo irmão, a fraternidade não se concretizará no mundo.
A assertiva de Jesus, todavia, atinge mais além.
Atentemos para o símbolo da candeia. A claridade na lâmpada consome força ou combustível.
Sem o sacrifício da energia ou do óleo não há luz.
Para nós, aqui, o material de manutenção é a possibilidade, o recurso, a vida.
Nossa existência e a candeia Viva.
É um erro lamentável despender nossas forças, sem proveito para ninguém, sob a medida de nosso egoísmo, de nossa vaidade ou de nossa limitação pessoal.
Coloquemos nossas possibilidades ao dispor dos semelhantes.
Ninguém deve amealhar as vantagens da experiência terrestre somente para si. Cada espírito provisoriamente encarnado, no círculo humano, goza de imensas prerrogativas, quanto à difusão do bem, se persevera na observância do Amor Universal.
Prega, pois, as revelações do Alto, fazendo-as mais formosas e brilhantes em teus lábios insta com parentes e amigos para que aceitem as verdades imperecíveis mas, não olvides que a candeia viva da iluminação espiritual é a perfeita imagem de ti mesmo.
Transforma as tuas energias em bondade e compreensão redentoras para toda gente, gastando, para isso, o óleo de tua boa-vontade, na renúncia e no sacrifício, e a tua vida, em Cristo, passará realmente a brilhar.
XAVIER, Francisco Cândido. Fonte Viva. Pelo Espírito Emmanuel. FEB. Capítulo 81.

amar chico xavier

HUMILDADE

Visitantes ilustres chegavam com frequência em Pedro Leopoldo em busca de recados do além para seus familiares, mas a maioria absoluta voltava para casa bastante frustrada. Chico à sua maneira tentava explicar para todos eles que isso não dependia dele; não se tratava em momento algum de má vontade por parte dele, porque não tinha nenhum poder para obrigar um morto a mandar recados para a Terra.
Chico preferia investir em um esclarecimento fundamental quando dizia: “O telefone só toca de lá para cá!”. Naquele mesmo ano de 1955 Chico chegou a fazer um viagem para Sacramento onde foi homenageado em um festinha espírita. Entre os convidados havia um desconhecido de apenas dezesseis anos, comprovadamente incomodado com as reverências prestadas por todas as pessoas ao médium de Pedro Leopoldo, porque ele não conseguia entender tanta badalação para com aquele senhor, dentro do ponto de vista pessoal, em tanto sem graça e até mesmo esquisito.
De repente uma mulher fez questão de pedir um autógrafo ao homenageado (Chico Xavier). Não desconhecemos que Chico Xavier não tinha dificuldades para perceber as vibrações não muito saudáveis de qualquer pessoa ao seu redor; então disse em voz alta para que todos pudessem ouvir: – Só se o Celso (o desconhecido de dezesseis anos) me emprestar a caneta!
Nesse momento, Celso de Almeida Sampaio, o rapaz “em princípio mal humorado” teve uma reação inusitada: agarrou aquele quarentão estranho, beijou seu rosto e aos prantos prometeu ao exclamar com notória humildade: – “Nesta encarnação vou me comparar a um dedo do pé do senhor”
(Texto extraído do Livro “As Vidas de Chico Xavier” de Marcel Souto Maior).

ANIVERSÁRIO DE FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Comemora-se no dia 02/04 o aniversário de Francisco Cândido Xavier, um dos maiores médiuns da história do espiritismo.
Chico nasceu em 1910, na cidade de Pedro Leopoldo/MG.

Separamos algumas de suas frases para homenagear esse espírito que contribui tanto na divulgação do espiritismo.

“Cada dia que amanhece assemelha-se a uma página em branco, na qual gravamos os nossos pensamentos, ações e atitudes. Na essência, cada dia é a preparação de nosso próprio amanhã.”

“Nós, seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar. Portanto quem chuta ou maltrata um animal é alguém que não aprendeu a amar.”

“Se o momento é de crise, não te perturbes, segue…
Serve e ora, esperando que suceda o melhor.
Queixas, gritos e mágoas são golpes em ti mesmo.
Silencia e abençoa, a verdade tem voz.”

Quanto mais te convences de que podes ser feliz, de que tens em ti os atributos da paz, ação, resistência e amor, mais as facilidades chegam a ti. No entanto, se preferes viver em lamentações, na recusa à prática do bem ou no cultivo de vícios, ergues, desnecessariamente, barreiras a ti mesmo.”
“O espírito que adquirir a virtude do perdão não achará dificuldade em mais nada. Haja o que houver, aconteça o que acontecer, ele saberá administrar sua vida.”

“Tudo tem seu apogeu e seu declínio… É natural que seja assim, todavia, quando tudo parece convergir para o que supomos o nada, eis que a vida ressurge, triunfante e bela!

Novas folhas, novas flores, na infinita benção do recomeço!”

“E guardemos a certeza pelas próprias dificuldades já superadas que não há mal que dure para sempre.”

“Mas nunca persigas, não atrapalhes, não desconsideres, não menosprezes e nem prejudiques ninguém, porque sofrer é muito diferente de fazer sofrer e a dívida é sempre uma carga dolorosa para quem a contraiu.”

“Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor… Magoar alguém é terrível!”

“Que eu não perca a vontade de doar este enorme amor que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido a provas e até rejeitado.

Comentários