NOSSO APRENDIZADO NA VIDA

NOSSO APRENDIZADO NA VIDA

A Vida é um Aprendizado Constante

 

É exatamente disso que a vida é feita, de momentos.
Momentos que temos que passar, sendo bons ou ruins,
para o nosso próprio aprendizado.
Nunca esquecendo do mais importante:
Nada nessa vida é por acaso.
Absolutamente nada. Por isso,
temos que nos preocupar em fazer a nossa parte,
da melhor forma possível.
A vida nem sempre segue a nossa vontade,
mas ela é perfeita naquilo que tem que ser.

 

Chico Xavier

paz dom conquista
pedra lapidada

Felicidade Hoje:

Plenitude do ser

 

Finalizando o nosso conceito de Felicidade Hoje, mas certos de que muito ainda poderia ser abordado, pela sua diversidade, vamos desenvolver o desdobramento Plenitude do ser.
Iniciamos por resgatar a etimologia da palavra que provém do latim e se refere a condição daquilo que está completo ou se apresenta em sua totalidade.
Com esse conceito fica evidente que plenitude também é um estado da alma que exige ação e vontade para se consolidar.
Para que o se seja completo é necessário que o espírito encarnado ou desencarnado vivencie a totalidade que nos entrelaça através das teias da vida com o Universo e o Criador, rumo ao nosso aperfeiçoamento.
A consciência da plenitude nos coloca como meta primordial a busca pela felicidade como meta primordial de todos.
O homem enquanto ser social, não consegue se sentir pleno e nem vivenciar a felicidade, isolando-se dos demais. Traz, ainda dentro de si, mesmo como germe latente o “eu Crístico”, que nos aproxima do Pai enquanto cocriadores do Universo íntimo e material que conhecemos.
Dessa maneira, ainda para ser feliz e se sentir completo, anseia pela conexão única com o seu Criador.
Enquanto espírito encarnado necessita equilibrar as necessidades materiais e espirituais do ser. É através da plenitude que aprendemos a separar as necessidades reais das necessidades criadas pela ansiedade, medo, egoísmo e orgulho.
Se houvesse uma fórmula para vivenciar a plenitude ela se resumiria em “ser prece”, conforme já nos elucidou tão bem o Irmão José em outra mensagem.
E relembrando “ser prece” é não esperar o findar do dia, ou o amanhecer de um novo para elevarmos o pensamento a Deus, nos conectando com todo o Universo; mas a cada instante, seja ele qual for (dor, angústia, medo, dúvida, alegria, paz, serenidade) e em qualquer atividade, ser gratos pelas oportunidades e ensinamentos que se apresentam.
Muitos ainda se indagam como proceder dessa forma, e recorremos aos outros desdobramentos da felicidade (paz interior, serenidade, alegria de viver) que são facilitadores para a experiência de plenitude que nos levará a ser prece.
Depois das vivências anteriores, faz-se necessário o exercício constante através das atividades mais banais (como por exemplo: colocar o lixo para fora, sorrir, dirigir palavras cordiais, etc.) até os mais complexos (como o exercício das profissões e os diversos papeis que desempenhamos na sociedade), sempre fazendo cada atividade com muito amor, dedicação e respeito, colocando o que temos de melhor em nós.
É assim que vamos nos sentindo parte do Universo em prece.
Lembremo-nos de Jesus que viveu tudo de forma muito simples, estando completamente presente em cada gesto e numa total intimidade com o Pai.
Nesta semana, meus amigos, vivenciemos a plenitude do ser, nos colocando por inteiro em cada momento.
Que a felicidade hoje, seja parte do Universo, interligando tudo e todos ao Amor de Deus.

 

Com muito amor e carinho,
Em: 04.05.15
Médium: Lúcia (Grupo Mediúnico Maria de Nazaré – CAVILE)
Espírito: Irmão Matheus (Colônia Espiritual Maria de Nazaré)

nada e por acaso

Corrigendas

 

“Porque o Senhor corrige ao que ama e açoita a qualquer que recebe por filho.” – Paulo. (HEBREUS, 12:6.)
Quando os discípulos do Evangelho começam a entender o valor da corrigenda, eleva-se-lhes a mente a planos mais altos da vida.
Naturalmente que o Pai ama a todos os filhos, no entanto, os que procuram compreendê-lo perceberão, de mais perto, o amor divino.
Máxima identificação com o Senhor representa máxima capacidade sentimental.
Chegado a essa posição, penetra o espírito em outras zonas de serviço e aprendizado.
A princípio, doem-lhe as corrigendas, atormentam-no os açoites da experiência, entretanto, se sabe vencer nas primeiras provas, entra no conhecimento das próprias necessidades e aceita a luta por alimento espiritual e o testemunho de serviço diário por indispensável expressão da melhoria de si mesmo,
A vida está repleta de lições nesse particular.
O mineral dorme.
A árvore sonha.
O irracional atende ao impulso.
O homem selvagem obedece ao instinto.
A infância brinca.
A juventude idealiza.
O espírito consciente esforça-se e luta.
O homem renovado e convertido a Jesus, porém, é o filho do céu, colocado entre as zonas inferiores e superiores do caminho evolutivo. Nele, o trabalho de iluminação e aperfeiçoamento é incessante; deve, portanto, ser o primeiro a receber as corrigendas do Senhor e os açoites da retificação paterna.
Se te encontras, pois, mais perto do Pai, aprende a compreender o amor da educação divina.

 

XAVIER, Francisco Cândido. Vinha de Luz. Pelo Espírito Emmanuel. 14.ed. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1996. Capítulo 22.

sabedoria são francisco de assis

Libertemo-nos

 

O homem, na essência, é um espírito imortal, usando a vestimenta transitória da vida física. A existência regular no corpo terrestre é uma série de alguns milhares de dias – átomos de tempo na Imortalidade – concedidos à criatura para o aprendizado de elevação. A Crosta do Mundo é o campo benemérito, onde cada um de nós realiza a sementeira do próprio destino.
A ciência é o serviço do raciocínio, erguendo a escola do conhecimento.
A filosofia é o sistema de indagação que auxilia a pensar.
A religião, porém, é a bússola brilhante, indicando, desde a Terra, o caminho da ascensão. Todos nós somos herdeiros da Sabedoria Infinita e do Amor Universal.
Entretanto, sem o arado do trabalho, com que possamos adquirir os valores inalienáveis da experiência, prosseguiremos colados ao seio maternal do Planeta, na condição de lesmas pensantes. Não repouses à frente do dia rápido.
Abre os ouvidos à sinfonia do bem, que se derrama em toda parte.
Abre os olhos à contemplação da verdade que regenera e edifica.
Abre a mente aos ideais superiores que refundem a existência.
Abre os braços ao serviço salutar.
Descerra o verbo à exaltação da bondade e da luz.
Abre as mãos à fraternidade, auxiliando ao próximo.
Abre, sobretudo, o coração ao amor que nos redime, convertendo-nos fielmente em companheiros do Amigo Sublime das Criaturas; que partiu do mundo, de braços abertos na cruz, oferecendo-se à Humanidade inteira.
Cada inteligência tocada pela claridade religiosa, nas variadas organizações da fé viva, é uma estrela que ilumina os remanescentes da ignorância e do egoísmo, no caminho terrestre. Liberta-te sobe à luz do píncaro, a fim de iluminares a marcha daqueles mais necessitados que tu mesmo, na jornada de aperfeiçoamento e libertação.

 

XAVIER, Francisco Cândido. Apostilas da Vida. Pelo Espírito André Luiz. IDE.

 

maledicência platão

batalha íntima joanna de ângelis

Comentários