O AMOR É UMA EMOÇÃO PROFUNDA QUE MERECE CONSIDERAÇÕES

377185

O AMOR !

“O amor é uma emoção profunda que merece
considerações especiais, caracteriza-se por valores
significativos… Ele inspira a amizade sem mescla,
o apoio incondicional, o respeito contínuo,
a dedicação integral, porque tem um significado
importantíssimo para a existência humana.”

Vera Jacubowski

CARDS2041

INTUIÇÃO E INSPIRAÇÃO

Abordaremos hoje, meus amigos, um dos recursos mais utilizados pela espiritualidade, para auxiliar no desenvolvimento moral dos seres. Mas assim como em outros aspectos, esse é apenas um instrumento, pois o exercício do livre arbítrio é respeitado sempre.

Iniciamos questionando o que é intuição?

Recorrendo a etimologia da palavra temos que se origina do latim « in tueri», cujo significado é olhar, ver em, contemplar. O que nos possibilita concluir rapidamente que intuição é um conhecimento que possuímos dentro de nós, adquirido de nossas diversas experiências através das reencarnações ou mesmo proveniente do eu Crístico que nos habita. Por isso sábios já diziam que tudo o que precisamos saber, na verdade está dentro de nós.

E o que é inspiração?

Inspiração vem também do latim «inspiratio» composto pelo sufixo «in» o qual significa dentro e do verbo «espinare» o qual significa respirar.
Concluímos então como sendo um sopro. De forma mais elaborada, inspiração é o ato de se deixar influenciar pelo pensamento (energia, sintonia) de outro (encarnado ou desencarnado).
Tanto a intuição como a inspiração por si só não possuem caráter moral.
Mas o que faremos com isso é que determinará sua qualidade moral.
Nas atribulações do dia a dia, raramente paramos para consultar nossas intuições, ainda mais quando exigem uma mudança de postura. Dependendo dos vícios que trazemos nossas intuições podem nos conduzir a atitudes que não são convenientes numa postura de crescimento intelectual, social e espiritual. O mesmo ocorre com a inspiração que está diretamente ligada a companhia, que atraímos de acordo com nossos pensamentos.
A espiritualidade, dentro do conceito de que somos todos médiuns e ainda sabendo que todos trazem em estado latente o eu Crístico, usa desses instrumentos (intuição e inspiração) para nos auxiliar no progresso.
Mas como perceber? Ou ainda como avaliar se essa inspiração é um auxílio ou um meio de retardar nossa evolução?
Primeiramente precisamos entrar em contato conosco, conhecendo bem as nossas limitações e nossos pontos fortes. Depois precisamos estar vigilantes em pensamento principalmente, para que não nos deixemos que se estabeleçam ligações fluídicas baseadas em nossas fraquezas e estagnemos.
Daí vem à importância de procurarmos leituras e conhecimentos edificantes, bem como locais e companhias de pessoas que nos auxiliem nesse desenvolvimento.
Após se faz necessário, o silenciar a mente, o coração, buscando a sintonia com nossos mentores espirituais que estão sempre ao nosso lado para nos auxiliar com as ferramentas necessárias para o aprendizado.
Reparem que colocamos ferramentas e não soluções, visto que a solução, ou seja, a ação depende de cada um. Não é possível, como já salientamos diversas vezes que façam por nós as mudanças necessárias nem o trabalho (missão) que nos compete.
E além da vigilância dos pensamentos buscando os ensinamentos de Jesus.
E quando mencionamos isso, não estamos dizendo que é preciso decorar o evangelho, mas simplesmente aplicar o conceito de Amor, estendendo-o ao outro, da mesma forma e intensidade que gostaríamos que fosse aplicado a nós. Tudo o que contrariar essa verdade, não nos levará ao crescimento.
Como podem ver meus amigos, temos a disposição instrumentos valiosos e uma lei muito simples de ser aplicada para confirmar a veracidade das informações, o que falta é a nossa vontade em coloca-los em prática.
Nesta semana os convido a atenderem a voz de seu Crístico, das
experiências vividas que esperam a oportunidade de se consolidarem através da prática. Escutem os benfeitores que «sopram nos ouvidos» inspirações para a construção segura do caminho na seara do bem.
Sejamos meus amigos, a concretização das ações do Amor de Jesus ao planeta Terra, através da união da intuição com a inspiração.

Com muito carinho,

Médium: Lúcia (Grupo Mediúnico Maria de Nazaré – CAVILE)
Espírito: Irmão Matheus (Colônia Espiritual Maria de Nazaré)

CARDS1995

Livro da esperança — de Chico Xavier por Emmanuel

Capítulo 46

Moeda e trabalho

“Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.” — JESUS (Mateus, 25.14)
 
“Os bens da Terra pertencem a Deus, que os distribui a seu grado, não sendo o homem senão o usufrutuário, o administrador mais ou menos íntegro e inteligente desses bens.” — Cap. XVI, 10
1 Se muitos corações jazem petrificados na Terra, em azinhavre de sovinice, fujamos de atribuir ao dinheiro semelhantes calamidades.
2 Condenar a fortuna pelos desastres da avareza, seria o mesmo que espancar o automóvel pelos abusos do motorista.
3 O fogo é companheiro do homem, desde a aurora da razão, e por que surjam, de vez em vez, incêndios arrasadores, ninguém reclamará do mundo o disparate de suprimi-lo.
4 Os anestésicos são preciosos auxiliares de socorro à saúde humana, mas se existem criaturas que fazem deles instrumentos do vício, ninguém rogará da ciência essa ou aquela medida que lhes objetive a destruição.
5 A moeda em qualquer forma é agente neutro de trabalho, pedindo instrução que a dirija.
6 Dirás provavelmente que o dinheiro levantou os precipícios dourados da vida moderna, onde algumas inteligências: se tresmalharam na loucura ou no crime, comprando inércia e arrependimento a peso de ouro, contudo é preciso lembrar as fábricas e instituições beneméritas que ele garante, ofertando salário digno a milhões de pessoas.
7 É possível acredites seja ele o responsável por alguns homens e mulheres de bolsa opulenta, que espantam o próprio tédio, de país em país, à feição de doentes ilustres, exibindo extravagâncias na imprensa internacional, entretanto é forçoso reconhecer os milhões de cientistas e professores, industriais e obreiros do progresso que a riqueza nobremente administrada sustenta em todas as direções.
8 A Divina Providência suscita amor ao coração do homem e o homem substancializa a caridade, metamorfoseando o dinheiro em pão que extingue a fome.
9 A Eterna Sabedoria inspira educação ao cérebro do homem e o homem ergue a escola, transfigurando o dinheiro em clarão espiritual que varre as trevas.
10 Não censures a moeda que será sempre alimento da evolução. Reflete nos benefícios que ela pode trazer.
11 Ainda assim, para que lhe apreendas todo o valor, se queres fazer o bem, não exijas, para isso, o dinheiro que permanece na contabilidade moral dos outros. 12 Mobiliza os recursos que a Infinita Bondade te situa retamente nas mãos e, ainda hoje, nalgum recanto de viela perdida, ao ofertares um caldo reconfortante às mães infortunadas que o mundo esqueceu, perceberás que o dinheiro, convertido em cântico fraterno, te fará ouvir a palavra de luz da própria gratidão, em prece jubilosa.

“Deus te ampare e abençoe.”

Emmanuel

Alguém precisa de você

Você já se sentiu alguma vez como um zero à esquerda, ou seja, sem valor algum?
Você pode responder que não, mas outras tantas pessoas já tiveram o seu dia de baixa autoestima.
São aqueles dias em que a gente olha ao redor e não consegue ver nada em que possamos ser úteis.
No entanto, e por essas mesmas razões, há sempre alguém que precisa de você.
Há pessoas caladas que precisam de alguém para conversar.
Há pessoas tristes que precisam de alguém que as conforte.
Há pessoas tímidas que precisam de alguém que as ajude a vencer a timidez.
Há pessoas sozinhas que precisam de alguém para conversar.
Há pessoas com medo que precisam de alguém para lhes dar a mão.
Há pessoas fortes, mas que precisam de alguém que as faça pensar na melhor maneira de usar a sua força.
Há pessoas habilidosas que precisam que alguém as ajude a descobrir a melhor maneira de usar sua habilidade.
Há pessoas que julgam não saber fazer nada e que precisam de alguém que as ajude a descobrir o quanto podem fazer.
Há pessoas apressadas que precisam de alguém que lhes mostre tudo o que não têm tempo para ver.
Há pessoas impulsivas que precisam de alguém que as ajude a não magoar os outros.
Há pessoas que se sentem perdidas e precisam de alguém que lhes mostre o caminho.
Há pessoas que se julgam sem importância alguma e precisam de alguém que as ajude a descobrir como são valiosas.
E você, que muitas vezes pensa não ter nenhuma utilidade, pode ser justamente a pessoa que alguém está precisando agora…
É claro que você não precisa, nem pode ser a solução para todos os problemas, mas faça o melhor ao seu alcance.
Se não puder ser uma árvore frondosa no topo da colina, seja um arbusto no vale – mas seja o melhor arbusto do vale.
Se não puder ser um arbusto, seja um ramo – mas seja o ramo mais exuberante a enfeitar a paisagem.
E se não puder ser um ramo, seja um pequeno tapete de relva para dar alegria a algum caminhante…
Se deseja ser um lindo ramalhete de flores perfumadas, e não consegue, seja uma singela flor silvestre – mas seja a mais bela.
E nesse esforço de ser útil a alguém que precisa de você, irá cada vez se tornando mais forte e mais confiante.
E a todos as alegrias que espalhar pelo caminho serão as mesmas alegrias que encontrará na própria estrada.
Por mais difícil que esteja a situação, nunca deixe de lembrar que alguém precisa de você. E o mais importante: você pode ajudar alguém.
* * *
A Terra é uma grande escola, onde o Criador nos matriculou para que aprendamos a ser felizes.
A grande maioria das pessoas que habita este planeta não é completamente feliz.
Somos todos caminheiros da estrada chamada evolução, e, num momento ou noutro pode ser que precisemos de alguém.
Assim sendo, como sempre estamos rodeados de pessoas, é importante que você fique alerta, pois ao seu lado pode estar alguém que precise de você, neste exato momento.
Redação do Momento Espírita, com base em
texto de autoria desconhecida.
Em 09.02.2009.

Na Vida…

Não te queixes de ninguém. Todos estamos lutando. Esse enfrenta problemas afetivos. Aquele sofre limitações. Outro caminha vacilante.
Na vida, quem compreende sabe mais. Faze o melhor que possas, esquecendo ingratidões.
Serve, perdoa e avança, olvidando injúrias. Elege o bem por teu escudo e deixa que as pedras da maledicência caiam à tua volta. Se procuras Jesus, não tens tempo a perder com os acontecimentos marginais da estrada.
Irmão José – Francisco Cândido Xavier e Carlos A.Baccelli

NÃO TENHA MEDO DO MAL

A frente da tua vida e de toda a tua família está o Senhor, o Poderoso Deus, que por sua paixão, morte e ressurreição trouxe a salvação.
Não tenha medo do mal, daqueles que praticam o que é errado, dos teus perseguidores, das doenças, pestes e maldições.
Renuncie a todo sentimento de angústia, medo, tristeza, ódio, desespero e sofrimento.
A vitória já te foi dada pelo Senhor, sobre a tua vida se derrama o Sangue precioso de Jesus que te livra de todos os males.
Abrace o que é bom, se revista das vestes novas da graça e misericórdia, e diante da Cruz do Senhor se coloque em oração e reconciliação.
É tempo de graça, tempo de batalha sim e também de vitória.
No mundo tereis aflições, mas coragem, Eu venci o mundo!
Lute contra essa tentação que quer roubar a tua paz e te tirar da presença de Deus.
Deus é maior que tudo!
Erga hoje e sempre o teu brado de vitória, e junto com a sua família se coloquem em oração.
Te convido a rezarmos juntos essa oração clamando a força de Jesus que é o vencedor de todas as batalhas:
Eis a Cruz do Senhor, fugi potências do mal, venceu o Leão da tribo de Judá, o descendente de Davi. aleluia.
A Cruz Sagrada seja minha luz, não seja o dragão meu guia, retira-te satanás, nunca me aconselhe coisas vãs, é mau que tu me ofereces, bebe tu mesmo do teu veneno.
Salve Cruz verdadeira, santificadas por Jesus Cristo que em Ti morreu pra nos salvar.

Santo e abençoado dia para você e sua família!

O ORGULHO E O EGOÍSMO

“O orgulho e o egoísmo são verdadeiras chagas da humanidade.
Para dominar estas más inclinações na nossa vida, só conseguiremos abrindo nossa mente para a importância
de espiritualidade em nós.”
Vera Jacubowski

Sem ser notada ela floriu.

Assim somos nós, muitas vezes ignorada por aqueles que nos preocupamos e amamos deixamos a vida ir passando, chega um dia, não importa o tempo, também somos surpreendidos e desabrochamos para uma nova etapa de cheiros e encantos.

Assim É.

Carmen Ferreira

Comentários