O EGOÍSMO É A GRANDE CHAGA PARA TODAS AS REALIZAÇÕES

obra de caridade

O EGOÍSMO 

O egoísmo é a grande chaga, o maior entrave para todas as realizações humanas. – Vera Jacubowski

vera jacubowski 4

egoísmo chaga da humanidade

 

A dinâmica do estar

em evolução

Por estarmos em uma situação que nos permite uma visão mais abrangente da realidade, vemos que infelizmente, apesar de muitos terem conhecimento de que estamos todos em evolução, ainda são poucos os que conseguem consolidar esse conhecimento colocando-o em prática. Diante disso, achamos oportuno abordar mais uma vez essa questão, sob outro enfoque, talvez mais claro.
Se todo o Universo está em evolução, não há espaço em nossa vida para cultivarmos “culpa”, “mágoas” e “vingança”.
Estar em evolução significa que ainda temos muito para conhecer, vivenciar e aprender. Assim todos somos passíveis de falhas, erros e equívocos.
Assim por que ainda temos a nos atormentar a culpa, a mágoa e a vingança?
Gostaria que cada um refletisse por alguns minutos antes de continuarmos para que tente encontrar em seu interior as respostas ou perceba o quão, incoerente ainda somos, com o conhecimento e o saber, o falar e o praticar.
A culpa, geralmente nos traz o sentimento de inferioridade, de vergonha e estagnação. Por que nos achamos incapazes, se fomos criados, todos em condições de igualdade, para cada qual a seu ritmo ir se aperfeiçoando e evoluindo?
Nossas escolhas definiram o nosso presente, mas ainda temos inúmeras oportunidades se apresentando para que possamos resgatar nossos débitos, ressarcir os danos que causamos e assim continuarmos o nosso percurso rumo ao destino que nos foi projetado. Assim a culpa, na verdade, está longe de ser algo útil, pois ela nos faz estagnar na estrada da evolução.
A mágoa, se analisada com cuidado, veremos que é fruto do que julgamos que seja certo e errado para o outro, em relação aos nossos conceitos. Ficamos magoados, quando o outro utilizar-se de seu livre arbítrio e de seu momento de evolução para direcionar suas ações.
Amadurecer é entender que cada qual tem uma percepção da realidade de acordo com seu grau de entendimento e assim não há certo ou errado na maioria das vezes. Mas diferentes momentos e grau de aprendizado. Muitas vezes o outro nem percebeu que suas atitudes nos magoaram.
Cabe, portanto, respeitar o outro e a nós, colocando de forma clara e sem melindres a atitude que nos causou desconforto, para que juntos descubramos um caminho melhor para a solução da situação. Portanto ficar magoado, não nos conduzirá a evolução ou mesmo a mudança de postura do outro em relação a nós.
A vingança seja talvez, a maior prova de que ainda não entendemos o conceito de estar em evolução, pois mostra o nosso grau de despreparo para avançar no aprendizado, respeitando o limite e o tempo de cada criatura.
Quando nos deixamos envolver por vingança, estamos nos colocando num grau menos elevado de conhecimento e moral do que aquele que porventura tenha nos causado algum mal. Os erros e equívocos fazem parte do crescimento, do aprendizado, enquanto que a vingança é fruto de nosso egoísmo e orgulho.
Vocês já pararam para analisar que na maioria das vezes as pessoas não querem fazer o mal, mas o fazem por desconhecimento de valores morais e ou maturidade?
A vingança, não é na verdade um simples erro, pois é o desejo de fazer propositadamente o mal ao outro, revelando o quão distante estamos de todos os ensinamentos de Jesus, mesmo que nos digamos espíritas e cristãos.
Nesta semana, sugiro que busquemos entender em cada atitude, em cada momento de nossa vida, o sentido verdadeiro e profundo de estarmos em evolução, compreendendo que nenhum ser está pronto e acabado. Há sempre a oportunidade de adquirir ainda mais virtudes e amor, tornando-se amanhã melhor que hoje.

Com muito carinho e o desejo de evolução sempre,

Em: 02 -06-2015
Médium: Lúcia – Espírito: Irmão Matheus
(Colônia Espiritual Maria de Nazaré)

fé e caridade emmanuel

Com Jesus

A renúncia será um privilégio para você.
*
O sofrimento glorificará sua vida.
*
A prova dilatará seus poderes.
*
O trabalho constituirá título de confiança em seu caminho.
*
O sacrifício sublimará seus impulsos.
*
A enfermidade do corpo será remédio salutar para a sua alma.
*
A calúnia lhe honrará a tarefa.
*
A perseguição será motivo para que voçê abençoe a muitos.
*
A angústia purificará suas esperanças.
*
O mal convocará seu espírito à prática do bem.
*
O ódio desafiar-lhe-á o coração aos testemunhos de amor.
*
A Terra, com os seus contrastes e renovações incessantes, representará bendita escola de aprimoramento individual, em cujas lições purificadoras deixará você o egoísmo para sempre esmagado.
XAVIER, Francisco Cândido. Agenda Cristã. Pelo Espírito André Luiz. FEB. Capítulo 39.

Vida Feliz V

Concede ao teu próximo os mesmos direitos e favores que esperas dele receber.
O egoísmo é doença que envenena a alma.
O amigo ao teu lado anela pelos espaços para viver, conforme ocorre contigo.
Lembra-te de não lhe interditar a oportunidade.
O que te está reservado, aprende a repartir.
FRANCO, Divaldo Pereira. Vida Feliz. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. 18.ed. LEAL, 2015. Capítulo 5.

Comentários