Ícone do site Verdade Luz

O EVANGELHO E O DIÁLOGO EM FAMÍLIA

Liberte-se

“Se você precisar ajuda devido a tensões emocionais e nervosas, procure também a terapia psicológica…
Com o amparo das pessoas em quem confiamos, ou o atendimento fraterno nas instituições inspiradas pelo Evangelho e principalmente, o diálogo em família são eles os recursos extraordinários de superação de muitas dificuldades e travas psicológicas…
Liberte-se, busque no convívio junto as pessoas da qual possas receber apoio, quer grupos de amigos ou seus mais próximos familiares. “
Vera Jacubowski

A COMUNICAÇÃO COM OS ESPÍRITOS

A comunicação com os Espíritos não acontece da maneira que muitos idealizam. Como o Chico Xavier dizia, o telefone toca somente de lá pra cá e não daqui pra lá, não depende somente do médium para que haja uma comunicação com os Espíritos desencarnados durante uma reunião mediúnica. Há várias situações que impedem que o Espírito possa se comunicar, dependerá do equilíbrio em que ele se encontra no plano espiritual e também de como está os familiares que aqui ainda precisam continuar a sua evolução na carne.
Muitos Espíritos ficam em desequilíbrios por conta das vibrações que eles recebem no plano espiritual dos familiares que não aceitam a desencarnação do ente amado. Ficam chamando por eles, se revoltam, adoecem, choram de maneira apegada aqueles que partiram, e todas essas vibrações influência no Espírito que desencarnou. Se ele já tiver consciência do que aconteceu com ele, que se encontra desencarnado, ele sofrerá junto com os familiares que estão sofrendo. Muito importante orar e fazer prece para os Espíritos que desencarnaram, elas aliviaram as aflições, a saudade, dará sustentação para que o Espírito tenha bom ânimo para continuar a sua vida agora no plano espiritual.
Ajudará também o Espírito ter um pouco mais de equilíbrio e aceitação de sua nova condição. Isso se ele já tiver consciência do que aconteceu com ele. Caso os Espíritos ainda não tenha essa consciência, eles poderão estar em desequilíbrios e muitos voltaram para onde o tesouro do seu coração estiver. Nesse caso seria para o lar, para o trabalho, para os vícios, para com aqueles a quem eram apegados, aos seus inimigos na carne, as coisas materiais, e assim por diante.
Orar e fazer prece é fundamental para quem desencarnou.
Sobre receber alguma comunicação do ente amado, talvez o Espírito não tenha condições ainda de dar notícias, dependerá de como ele estiver no plano espiritual. Por isso é muito importante não se deixar levar pela ansiedade do momento. Se for procurar uma casa espírita na tentativa de ter a oportunidade de receber uma carta do ente querido, busque informações primeiro em uma Federação Espírita do seu estado, para pedir informações sobre os locais onde a casa espírita tem médiuns que realizam esse trabalho de auxílio e consolação.
Mas não criem tantas expectativas caso consigam ir em busca desse contato, porque tudo tem o seu tempo para acontecer as coisas.
Leia para a sua mãe o evangelho segundo Espiritismo capítulo 05, esse capítulo ajudará sua mãe a ter um pouco de consolação e aceitação nesse momento. Leve-a também para tomar passes em uma casa espírita confiável de sua cidade, os passes ajudará sua mãe a se fortalecer tanto do corpo como do Espírito dela.
Quem sabe seu pai ainda não esteja ligado a sua mãe ou no lar onde vivia, isso acontece muito, depende de como viviam quando estava ele encarnado. Antes de tomarem passe conversem com algum trabalhador da casa e explique o que aconteceu com o seu pai e como a sua mãe agora se encontra pela saudade que sente dele. Eles poderão dar algum suporte para a sua mãe, dizendo a melhor forma de auxiliá-la no momento. Acontece muito também do Espírito acompanhar a pessoa que vai tomar passe e ele acaba ficando na casa espírita e então, ele recebe todo o amparo, auxílio e esclarecimentos que no momento ele tem condições de compreender.
A espiritualidade que trabalha na casa espírita ajudará junto com os trabalhadores encarnados da casa, realizar o desligamento desse Espírito do encarnado. Ele então permanecerá lá por um tempo, até que possa receber esclarecimentos doutrinários no momento da reunião mediúnica na casa espírita.
Deus minha irmã não desampara a nenhum dos seus filhos, no momento certo todos nós seremos socorridos para que possamos receber esclarecimentos sobre a nossa situação de desencarnado.
Sei que é um momento muito difícil para todos vocês, mas seu pai não está sem cuidados vindo da parte de Deus.
Ore muito por ele para que aceite os esclarecimentos vindos da espiritualidade amiga.
Ore também por sua mãe para que ela consiga passar com resignação e com fé por esse momento de aprendizado.
A ausência é dolorosa demais, mas Deus sabe quando é o nosso tempo de plantar e quando é o nosso tempo de colher.
Espero ter ajudado um pouco você.

Deus te abençoe.

Amarás servindo

Ainda quando escutes alusões em torno da suposta decadência dos valores humanos, exaltando a força das trevas, farás da própria alma lâmpada acesa para o caminho.
Mesmo quando a ambição e o orgulho te golpeiem de suspeitas e de rancores o espírito desprevenido, amarás servindo sempre.
Quando alguém te aponte os males do mundo, lembrar-te-ás dos que te suportaram as fraquezas da infância, dos que te auxiliaram a pronunciar a primeira oração, dos que te encorajaram os ideais de bondade no nascedouro, e daqueles outros que partiram da Terra, abençoando-te o nome, depois de repetidos exemplos de sacrifício para que pudesses livremente viver.
Recordarás os benfeitores anônimos que te deram entendimento e esperança, prosseguindo fiel ao apostolado de amor e serviço que te legaram…
Para isso, não te deterás na superfície das palavras.
Colocar-te-ás na posição dos que sofrem, a fim de que faças por eles tudo aquilo que desejarias que te fizessem nas mesmas circunstâncias.
Ante as vítimas da penúria, imagina o que seria de ti nos refúgios de ninguém, sob a ventura da noite, carregando o corpo exausto e dolorido a que o pão mendigado não forneceu suficiente alimentação; renteando com os doentes desamparados, reflete quanto te doeria o abandono sob o guante da enfermidade, sem a presença sequer de um amigo para minorar-te o peso da angústia;
à frente das crianças despejadas na rua, pensa nos filhos amados que aconchegas ao peito, e mentaliza o reconhecimento que experimentarias por alguém que os socorresse se estivessem desvalidos na via pública;
e, perante os irmãos caídos em criminalidade, avalia o suplício oculto que te rasgarias entranhas da consciência, se ocupasses o lugar deles, e medita no agradecimento que passarias a consagrar aos que te perdoassem os erros, escorando-te o passo, das sombras para a luz.
Ainda mesmo quando te vejas absolutamente a sós, no trabalho do bem, sob a zombaria dos que se tresmalham temporariamente no nevoeiro da negação e do egoísmo, não esmorecerás.
Crendo na misericórdia da Providência Divina e nas infinitas possibilidades de renovação do homem, seguirás Jesus, o Mestre e Senhor, que, entre a humildade e a abnegação, nos ensinou a todos que o amor e o serviço ao próximo são as únicas forças capazes de sublimar a inteligência para que o Reino de Deus se estabeleça em definitivo nos domínios do coração.

Autor: Emmanuel
Psicografia de Chico Xavier

Culto Cristão no Lar

O culto do Evangelho no lar não é uma inovação. É uma necessidade em toda parte onde o Cristianismo lance raízes de aperfeiçoamento e sublimação. A Boa-Nova seguiu da Manjedoura para as praças públicas e avançou da casa humilde de Simão Pedro para a glorificação no Pentecostes. A palavra do Senhor soou, primeiramente, sob o teto simples de Nazaré e, certo, se fará ouvir, de novo, por nosso intermédio, antes de tudo, no círculo dos nossos familiares e afeiçoados, com os quais devemos atender às obrigações que nos competem no tempo.
Quando o ensinamento do Mestre vibre entre as quatro paredes de um templo doméstico, os pequeninos sacrifícios tecem a felicidade comum.
A observação impensada é ouvida sem revolta.
A calúnia é isolada no algodão do silêncio.
A enfermidade é recebida com calma.
O erro alheio encontra compaixão.
A maldade não encontra brechas para insinuar-se.
E aí, dentro desse paraíso que alguns já estão edificando, a benefício deles e dos outros, o estímulo é um cântico de solidariedade incessante, a bondade é uma fonte inexaurível de paz e entendimento, a gentileza é inspiração de todas as horas, o sorriso é a sombra de cada um e a palavra permanece revestida de luz, vinculada ao amor que o Amigo Celeste nos legou.
Somente depois da experiência evangélica do lar, o coração está realmente habilitado para distribuir o pão divino da Boa-Nova, junto da multidão, embora devamos o esclarecimento amigo e o conselho santificante aos companheiros da romagem humana, em todas as circunstâncias.
Não olvidemos, assim, os impositivos da aplicação com o Cristo, no santuário familiar, onde nos cabe o exemplo de paciência, compreensão, fraternidade, serviço, fé e bom ânimo, sob o reinado legítimo do amor, porque, estudando a Palavra do Céu em quatro Evangelhos, que constituem o Testamento da Luz, somos, cada um de nós, o quinto Evangelho inacabado, mas vivo e atuante, que estamos escrevendo com os próprios testemunhos, a fim de que a nossa vida seja uma revelação de Jesus, aberta ao olhar e à apreciação de todos, sem necessidade de utilizarmos muitas palavras na advertência ou na pregação.
Pelo Espírito Emmanuel
XAVIER, Francisco Cândido. Luz no Lar. Espíritos Diversos. FEB. Capítulo 1.
Sair da versão mobile