A Paz dá Paz

paz da paz

A Paz dá Paz

“A paz se faz primeiro dentro de nós, e depois abraçando aos nossos irmãos em humanidade, fazendo o bem indiscriminadamente.”
VERA JACUBOWSKI

vera jacubowski

ser feliz

Em busca da felicidade

Se questionarmos um grupo de pessoas acerca do que significa ser feliz, obteremos respostas as mais diversas.
Alguns dirão que ser feliz significa ter uma vida confortável, sem preocupações financeiras. Outros dirão que a presença dos familiares e amigos já é suficiente para nos trazer felicidade.
Outros, ainda, poderão dizer que ser feliz é encontrar um grande amor, alguém com quem possa dividir os momentos de alegria e os de tristeza. E outros mais dirão que uma saúde perfeita é o que basta para a felicidade.
Outras respostas poderíamos enumerar, sem podermos afirmar qual delas é a mais correta ou a menos errada, pois que não há uma resposta em definitivo.
O Evangelho segundo o Espiritismo, em seu capítulo quinto, nos apresenta a máxima A felicidade não é deste mundo.
Alguns poderiam pensar que tal ensinamento é uma barreira às esperanças que todos temos de encontrar a felicidade verdadeira. Porém, não é esse o propósito da sentença.
Essa verdade traz luz à grande diferença que há entre buscar uma felicidade, por vezes, utópica e ser feliz de verdade.
Há tantos que depositam suas esperanças de felicidade nas ilusões que o dinheiro e as posses materiais podem oferecer.
Passam a vida trabalhando para conquistar um império financeiro e mal percebem o quanto são escravos.
De repente, quando se dão conta, os filhos já cresceram, os pais já partiram, as amizades já se desfizeram e, nesse momento, nem toda a riqueza acumulada é suficiente para lhes trazer a tão sonhada felicidade.
Esquecem-se de que muitas pessoas são verdadeiramente felizes morando em casas singelas, com vidas financeiras limitadas.
A felicidade, portanto, não pode estar nos bens materiais.
Há outros que buscam a felicidade em um grande amor: Quando eu encontrar aquela pessoa especial, serei feliz, dizem eles.
Mas quantas pessoas têm um companheiro ou companheira ao lado e não são felizes? E quantos mais há que, mesmo estando solteiros, possuem sempre uma alegria nos olhos?
Assim, a felicidade não pode estar no outro.
Então, onde encontrar a felicidade? Como ser feliz?
A máxima do Evangelho nos ensina que a felicidade verdadeira é uma conquista do Espírito, pois que todos nós fomos criados para a felicidade eterna.
Tudo o que necessitamos para sermos felizes está em nossos corações.
* * *
Se hoje você se decidir por ser feliz, não há nada que possa impedi-lo, a não ser você mesmo.
Então não deixe para amanhã: brinque, sorria, valorize as coisas simples. Acompanhe o crescimento dos filhos, abrace, aperte a mão de quem lhe quer bem.
Não guarde mágoas e deixe no passado qualquer sentimento de culpa. Não se entregue à auto-piedade.
Seja otimista. Vibre com as conquistas. Valorize o presente. Planeje o futuro.
Organize-se. Reserve um tempo para você. Reserve um tempo para a família. Reserve um tempo para obras sociais.
E lembre-se: Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.

Redação do Momento Espírita, com base no
item 20, do cap. V, do livro O Evangelho segundo o
Espiritismo, de Allan Kardec, ed. Feb. Em 24.07.2012.

FELICIDADE VICTOR HUGO

Uma manhã repleta de paz, luz e muito amor 

Anjo da Guarda é considerado um espírito protetor o qual pertence a uma escala elevada no plano espiritual. De acordo com o Espiritismo, sua principal missão é acompanhar o ser encarnado ajudando-o a cumprir as provas evolutivas aqui no planeta Terra, portanto, qualquer pessoa poderá pedir ajuda ao Anjo da Guarda, pois ele está aqui presente para auxiliá-lo. Eles são seres espirituais que não têm corpo físico, porém podem assumir forma corpórea, caso seja necessário. A palavra Anjo significa “Mensageiro de Deus”. Quando nascemos, já é designado um Anjo da Guarda para nos acompanhar, nos proteger e para se conectar com ele, basta pedir ajuda por meio de orações e preces.
.
.
Os Mentores Espirituais são espíritos mais evoluídos do que nós, apesar de serem imperfeitos ainda, mas já atingiram um grau elevadíssimo de sabedoria e pureza de alma. Saiba que eles estão sempre conosco para nos ajudar nesta trajetória de vida, nesta atual reencarnação. Eles apresentam uma disciplina incrível e trabalham tanto no plano astral quanto aqui no planeta Terra. Todos nós temos um ou mais Mentores que nos guiam nesta trajetória terrena.
Eles visitam os hospitais, ajudam os médicos aqui da Terra para que não cometam erros em seus trabalhos no dia a dia, operam sim junto com eles, muitas vezes, segurando a mão desses profissionais nos enviando energia vital, energia de luz, limpando-nos das impurezas. A missão de um Mentor é bastante parecida com a de um professor, um orientador. Ele nos auxilia sempre na vida profissional, por exemplo, doando seu conhecimento e esta também é uma forma de evolução até mesmo para ele próprio.
.
.
Os Guias Espirituais também são conhecidos como espíritos protetores. Eles são considerados irmãos espirituais os quais fazem parte de nossa família espiritual. É aquela pessoa que já fez parte de nossa reencarnação atual e se foi ou até mesmo algum antepassado que ainda não encarnou nesta geração, porém mantém a ligação astral de afeto e carinho, sendo por meio da afinidade nos segue para nos proteger. Quando eles estarão próximos de nós? Eles estarão próximos de nós nos momentos difíceis de dor, tristeza, perdas e perigos.
Desconheço o autor

NÃO VIM DESTRUIR A LEI

Não penseis que eu tenha vindo destruir a lei ou os profetas: não os vim destruir, mas cumpri-los: — porquanto, em verdade vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se acha na lei esteja perfeitamente cumprido, enquanto reste um único iota e um único ponto.
(S. Mateus, 5:17 e 18.)

A FELICIDADE VERDADEIRA

A máxima do Evangelho nos ensina que a felicidade verdadeira é uma conquista do Espírito, pois que todos nós fomos criados para a felicidade eterna. Tudo o que necessitamos para sermos felizes está em nossos corações. Se hoje você se decidir por ser feliz, não há nada que possa impedi-lo, a não ser você mesmo.

MUITA PAZ.

Qual é a minha parcela de responsabilidade em tudo o que acontece ao meu redor?
Se nada é por acaso, como eu contribui para que determinada situação tivesse tal desdobramento?
Cabe matutar.

Carmi Wildner

“Não peço, agradeço. Nas entrelinhas, o Sagrado sabe o que preciso e vê o que mereço. Até aqui, minha fé tem me acompanhado e o Senhor, me abençoado.”
Rosi Coelho

Comentários