PROJETO ESPÍRITA – “MUDAR O SOFRIMENTO”

Projeto Espírita Mudar o Sofrimento

primavera

Projeto Espírita:

MUDAR O SOFRIMENTO

Muitos sofrimentos que existem na Terra podem ser modificados desde o momento em que o ser humano altere a conduta emocional, dispondo-se à renovação e à coragem para os enfrentamentos inevitáveis.
O não sofrer seria uma aspiração utópica, impossível de acontecer na escola terrena, em face do seu estágio de evolução.
Aos transeuntes das experiências que ela propicia cabe a responsabilidade para tornar a existência mais feliz ou menos tormentosa, através da aceitação dos códigos de ética e dos princípios morais que vigem invioláveis e a todos são impostos com o mesmo rigor.
A complexidade dos sofrimentos resulta, desse modo, das intrincadas realizações perversas que os indivíduos se permitem, atirando para o futuro o seu danoso resultado.
Ser feliz, é bênção possível em qualquer conjuntura, mesmo quando se está sofrendo, pelo conhecimento de que se está libertando.
Felicidade, portanto, não é ausência de dor, mas a perfeita compreensão da sua finalidade.

Joanna de Ângelis

coisas-boas

Primavera…

Quando oferecemos flores
de coração a uma mulher,
na realidade estamos oferecendo nosso carinho,
nosso respeito e a nossa alma.

Djalma Pinheiro

oracao-e-trabalho

Libertar da Depressão…

As pessoas que tem depressão vivem num profundo estado de tristeza e geralmente dizem que ninguém as entende.
Ninguém sabe pelo o que elas estão passando lá dentro no íntimo. Mas a pessoa que tem depressão precisa se entender e não esperar que os outros as entendam.
A infelicidade que proporciona a depressão é efeito e todo efeito tem uma causa e a causa da depressão de uma pessoa está nela mesma então a saída da depressão depende de uma mudança de atitude da pessoa que se encontra depressiva.
As pessoas que se relacionam com pessoas em estado de depressão tem o dever de colaborar e auxiliar para que esta pessoa se levante, se anime, para mudar de atitude, devem ter muita paciência, dar carinho, atenção e orar com ela e por ela.
Eu digo que: as pessoas que convivem com pessoas depressivas tenham dever de auxiliá-las, porque provávelmente em vidas passadas estas pessoas contribuíram com o que levou o depressivo ao estado de depressão.
Então, a pessoa que tem depressão precisa primeiro antes de tudo orar pedindo ajuda a Deus, e aos bons Espíritos, e depois se observar nas pequenas atitudes, ter paciência com as falhas alheias , permitir que os outros errem e ser compreensivo, não guardar mágoas de ninguém, não falar mal ou apontar os defeitos das pessoas.
Já que a pessoa que tem depressão provavelmente tem ao seu lado Espíritos desequilibrados, que a induzem ou pioram esse estado, então essas pessoas precisam atrair para junto de si bons Espíritos, através da ação no bem, caridade, através da leitura, de um livro edificante, ouvir palestras edificantes, procurar frequentar uma casa espirita, ou igreja de acordo com a religião que escolheu. A presença de bons Espíritos afasta a influência de maus Espíritos.

Sandro Simões

vontade

Andei…

Andei no sol sob a chuva
Senti um misto de surpresa
E encantamento
Surpresa por restar um sol
Meio frio de fim de inverno
Surpresa pela chuva…
Que caia em pleno dia ensolarado
Lembrei-me da frase de quando criança
“sol e chuva casamentos de viúva”.
Nossa ai é que me dei conta
Estava chegando a primavera
Estação das flores
Veio-me na mente
Lembranças mil…
A melancolia bateu em mim
Pois lembre que na primavera passada
Tinha a quem ofertar
Um belo braçado de flores.
Que tinha com quem andar
De mãos dadas a beira mar
De vez em quando parando
E admirando o mar
Quando aos beijos
Jurava me amar.
Ah, que pena
De em plena primavera
Sentir-me assim melancólico
Pois em plena primavera
A estação das flores…
Eu não tenha
A quem dar
Procuro um rosa para amar…

Djalma Pinheiro

sofrimentos-joanna-de-angelis

O

 

 
importante mesmo, é viver dias bem vividos, livres de expectativas e transbordantes de gratidão.”
Gi Stadnicki

PARA VOCÊ TER PAZ

Para você ter paz, é preciso perdoar as pessoas que são tóxicas na sua vida.
Perdoar uma pessoa não significa que você precisa continuar convivendo com ela.
Uma coisa que você tem que considerar, é que você não deve e não merece sofrer por ressentimentos e mágoas de quem não te acrescenta e não te faz bem.
Se alguém que te fere não merece uma nova oportunidade, ao menos se livre dela.
Todo sentimento negativo que temos por alguém, faz a gente ficar preso a pessoa.
Perdoar alguém não significa santificar a pessoa, mas garante a tua paz, porque você se liberta de algo que te fere, e daqueles sentimentos de rancor e mágoa que te prende.
Mágoa, raiva, ressentimento e ódio, geram doenças físicas e de saúde.
Perdoar não significa ignorar fatos e maus tratos dos outros; perdoar não te faz de todo esquecer os fatos prejudiciais causados a ti; perdoar não te exige manter relação com o perdoado.
Perdoar significa você se libertar da dor de alguém que não merece o seu sofrimento.
Quando você verdadeiramente perdoa alguém, você se livra do sentimento de raiva e ódio, que são sentimentos que nos causam doenças sérias.
Perdoar te livra de guardar um peso do erro dos outros.
Perdoar te livra do desejo de se vingar.
Não precisa conviver com teu desafeto ou inimigo, mas perdoe ele.
O perdão liberta você das amarras de quem não acrescenta a sua evolução.
(Desconheço Autoria)
“Quando qualquer sofrimento te abale os recessos da própria alma, entrega-te à fé, refugia-te em Deus e espera por Deus, porque, acima de todas as tempestades e quedas, tribulações e desenganos, Deus te sustentará.”
Emmanuel
Livro: Dia a dia com Chico e Emmanuel, GEEM editora.

Escrita por Chaplin aos 70 anos.

Quando me amei de verdade, compreendi que, em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento preciso.
E, então, pude relaxar. Hoje sei que isso tem nome… AUTOESTIMA.
Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia e meu sofrimento emocional não são, senão, sinais de que estou indo contra minhas próprias verdades.
Hoje sei que isso é… AUTENTICIDADE.
Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.
Hoje chamo isso de… AMADURECIMENTO.
Quando me amei de verdade, comecei a perceber porque é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa (talvez eu mesmo) não está preparada.
Hoje sei que o nome disso é… RESPEITO.
Quando me amei de verdade, comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável: pessoas e situações, toda e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início, minha razão chamou essa atitude de egoísmo. Hoje sei que se chama… AMOR PRÓPRIO.
Quando me amei de verdade, deixei de me preocupar por não ter tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os mega-projetos de futuro. Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo. Hoje sei que isso é… SIMPLICIDADE.
Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter a razão e, com isso, errei muitas menos vezes. Hoje descobri a… HUMILDADE.
Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de me preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece. Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é… PLENITUDE.
Quando me amei de verdade, compreendi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas, quando eu a coloco a serviço do meu coração, é uma valiosa aliada.
E isso é… SABER VIVER!
Não devemos ter medo de nos questionarmos… Até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin

Comentários