Se Esperas o Amanhã.

10407804

Se esperas o amanhã…

não me procures, terei já partido,
não olhes por trás do véu
que te guarda as lembranças,
eu terei passado para
o outro lado do espelho da memória.

Se esperas o amanhã
a vida perder-se-á nos latejos
do coração do olvido
em borbotões de desengano,
terá embarcado
num vagão do comboio da fuga

Porque amanhã é só uma palavra
porque hoje é o momento
porque o sabor de um instante
não sabe nada de ponteiros de espera
porque um segundo é eterno
quando se vive o presente
porque esperando o amanhã
o mundo será tão diferente
que não te reconhecerás entre a gente…

Se recordas o ontem
os poros da pele envelhecer-te-ão de fastio
apáticos por adiarem sonhos,
os dedos do desejo afagarão o vazio,
ausências sem dono
dentro de um verbo adormecido

Se recordas o ontem
as rugas nutrir-se-ão de medos,
os lábios hão-de secar sem beijos,
não haverá brilho no teu olhar,
nem sentirás o calor de um hálito
a roçar-te os sulcos do ventre…

Porque ontem é só uma palavra
porque hoje é o momento
porque os abraços de sempre
se alimentam de aventura
porque uma lembrança não é eterna
quando se vive o presente
porque se não esqueces o ontem
a vida será só um suspiro
perdido por entre a gente…

Francisco J. Picón
doar

Compreensão

 

“Na vida não basta saber, é imprescindível compreender. Os livros ensinam, mas só o esforço próprio aperfeiçoa a alma para a grande a abençoada compreensão”.
(Emmanuel).
A compreensão é a capacidade de entender o significado de algo. É condição, característica ou predisposição para aceitar e respeitar opiniões ou comportamentos alheios. Nem todos tem a capacidade de compreender os problemas colocados pelas pessoas, isso gera discórdias. A compreensão está diretamente ligada à capacidade intelectual e o conhecimento espiritual de cada um. Por isso, deve-se ter cuidado ao expor as suas opiniões, porque nem todos possuem conhecimento suficiente, ou a evolução espiritual necessária para entender as colocações. Essa situação pode gerar muitos conflitos.
Vejamos o que nos disse André Luiz sobre esse tema: -“Reclamar compreensão e resultados de criaturas e situações, ainda incapacitadas para no-los dar, constitui exigência mais cruel que a solicitação de recompensas imediatas. Os que auxiliam alguém, interessados no reconhecimento ou na compensação, quase sempre permanecem de olhos cerrados para o concurso divino e invisível que de Mais Alto recebem. Exigem que outros lhes identifiquem a posição de benfeitores, mas nunca se recordam de que amigos sábios e desvelados lhes oferecem a melhor cooperação de planos superiores, sem deles reclamar a mínima nota de gratidão pessoal”.
O Espiritismo chegou para fazer o homem compreender melhor a sua trajetória aqui na Terra. Seus ensinamentos levam o cidadão a compreender que cada ser humano é diferente do outro, nas aquisições intelectuais e na evolução do Espírito. Mostra que não se pode tratar todos num mesmo patamar de conhecimento e com isso a compreensão das diferenças são aceitas com naturalidade.
Queixa-se, amiúde, o homem de não compreender certas coisas e, no entanto, curioso é ver-se como multiplica as dificuldades, quando tem ao seu alcance explicações muito simples e naturais. (João Gonçalves Filho). Para melhorar a humanidade urge que continue a proliferação dos conhecimentos espíritas, somente assim o entendimento entre os homens ficará cada vez melhor.
Não sejas menino no entendimento, mas sede meninos na malicia e adultos no entendimento.
(João Gonçalves Filho).
Fontes:
Romeu Leonilo Wagner, Belém, Pará;
Missionários da Luz, de André Luiz, por Chico Xavier

essencia-divina

Comentários

Os comentários realizados nesse site não são armazenados em nosso banco de dados e podem ser excluídos diretamente na página da postagem.
*Note que para excluir o comentário será necessário encontrá-lo, clicar na caixa ao lado em seguida no botão excluir... Observando que só será possível excluir o comentário se o usuário estiver logado na mesma conta utilizada na hora que efetuou o comentário.

Política de Privacidade

Qualquer dúvida visite nossa Política de Privacidade: http://www.verdadeluz.com.br/politica-de-privacidade/