HABITANTES DO PLANETA TERRA

Paz Mundial

 “Todas as criaturas que habitam o planeta terra são importantes no contexto mundial, fazem parte de nossas vidas interligadas umas das outras…
Eliminá-las, de nossas vidas é como excluir parte de que nos integra como espíritos centelha Divina, e que são incluídas do Amor de Deus na grandeza da Paz Mundial com o Criador e o criado, que nos fez a todos Filhos Seus.”
Vera Jacubowski

Ser Politicamente Correto

Atualmente o orbe terrestre, vive uma grande crise moral, a qual se reflete em todos os seguimentos. Parece-nos, que foi definitivamente, “banalizada” a falta de moral e a corrupção.
Assim muitos se questionam o que é ser politicamente correto?
É omitir-se?
É participar?
Trazemos hoje portanto uma breve reflexão da postura politicamente correta de um cristão e mais especificamente de um espírita, o ser politicamente correto com jesus.
Vamos então entender o conceito de política, ou melhor, a ciência política.
Política pode ser entendida como a ciência de administrar justamente as relações sociais, dentro e fora de um município, estado, pais. Ou seja, como qualquer outra ciência é algo que exige estudo, disciplina, respeito dentre tantos outros quesitos mais específicos.
Assim sendo, político é todo aquele que exerce como trabalho a ciência política, sendo portanto uma profissão merecedora de respeito e utilidade como qualquer outra.
Mas será que realmente a política pode ser considerada um trabalho?
Não seria apenas uma forma ilícita de enriquecer?
No Livro dos Espíritos temos que trabalho é toda ocupação útil. Fica evidente que administrar justamente as relações sociais é algo muito útil dentro da complexidade da sociedade com tantos diferentes, não é mesmo?
Mas agora vem outro questionamento será que enquanto espíritas devemos nos envolver em política?
E como as Casas Espíritas?
Se pensarmos em politicagem a resposta é não por motivos óbvios, pois a doutrina nos ensina: não fazer ao próximo o que não gostaríamos que fizessem conosco. Se pensarmos em política partidária, a doutrina também não deverá ser envolvida, pois estaria sendo segregativa, e sabemos que jamais existe exclusão de pessoas para o espiritismo. O envolvimento pessoal na política partidária deve ser norteado pelos princípios morais advindos dos ensinamentos de Jesus.
Se pensarmos em ciência política, a doutrina espírita tem papel fundamental, pois é de sua responsabilidade orientar os homens em sua conduta moral no exercício e pratica de virtudes como o amor, a solidariedade, humildade, caridade, perdão e disciplina dentre tantas outras que auxiliam na execução da administração justa das relações sociais, proporcionando a tão necessária regeneração da sociedade atual.
Lembremos que Kardec nos ensina que o homem é um ser social e assim é responsável pelo progresso através da ajuda mútua.
Mas vem agora próximo questionamento: como a Casa Espírita irá desempenhar seu papel fundamental na sociedade divulgando os ensinamentos espíritas se não se envolver em política partidária?
A resposta, meus amigos, é muito simples… Através de seus membros. De todos os que se dizem espíritas. E antes que alguns possam entender de forma equivocada lhes explico: a melhor forma de atuação é através do exemplo, onde devemos ser conhecidos por nossa melhora constante (ser amanhã melhor do que hoje).
Esse envolvimento será muito mais produtivo se não incentivar a desordem, as críticas destrutivas, as ofensas, conteúdos de violência, as greves, as passeatas que causam depredações, as divisões, mas propagando movimentos de paz, serenidade, distribuindo conteúdos e ideias que auxiliem a ressaltar o amor, a fraternidade, a igualdade apesar das diferenças, incentivando o respeito, buscando soluções… Enfim todas as virtudes ensinadas e praticadas por Jesus. Ele é nosso modelo de politicamente correto, pois jamais usou de violência, de críticas destrutivas, de acusações. Usou o amor como forma de libertação e aprendizado de todos. Somente o amor vence o mal, o ódio, orgulho, a falsidade.
Amigos, vamos semear o amor em nossas palavras, gestos, imagens, propagar energia construtiva. Estaremos se assim podemos dizer, “banalizando” o bem, o correto, justo e moralizante.
Semeando violência, criticar mesmo com a intenção de alertar para a realidade, enfatizamos justamente o lado negativo, o que não queremos; deixando de divulgar o que realmente desejamos. Nem sempre apenas “boas intenções” alcançam o efeito desejado.
O ser politicamente correto é apontar caminhos que nos conduzam a convivência fraterna e ao progresso moral de todos, mesmo diante de todas as diferenças dos graus de evolução em que nos encontramos.
Até o momento estamos “banalizando” a corrupção, o egoísmo, a violência e aonde chegamos? Numa sociedade que se auto destrói, através da destruição dos seus valores morais.
Mudemos o foco, vamos banalizar os gestos de amor, solidariedade, respeito, a moralidade e com certeza colheremos melhores resultados.
Convido-os há esta semana exercitarem o ser politicamente correto com Jesus.
Com carinho, em: 19.01.2015
Médium: Lúcia (Casa Virtual Luz Espírita – CAVILE)
Espírito: Irmão Matheus (Colônia Espiritual Maria de Nazaré)

bênção de Deus  emmanuel chico xavier

EDITORIAL DO BEM:

A compreensão é tudo.
É a diferença entre certo ou errado, bom e mau, coragem ou medo, violência ou paz.
É na compreensão que se encontram os elementos para a construção da fé raciocinada, pautada na lógica dos fatos e que nos propícia crer sem ver.
A compreensão nos torna melhores pois que nos desenvolve a consciência de que não somos perfeitos, mas portadores de ignorância passageira que se dissipa à luz do conhecimento que gera compreensão e fé.
Coragem minhas irmãs, meus irmãos. Tudo está descrito em um planejamento maior e, é a nossa compreensão disso que nos há de expurgar o medo.
Onde há luz a treva não domina e, onde há compreensão, domina a serenidade segura e confiante de que há sempre o melhor por vir.
A compreensão nos desestimula a violência e o preconceito, pois que nos permite entender o respeito que se faz necessário, mesmo quando se discorda do conceito. Isso é amar a nós e aos nossos semelhantes, acima de tudo e com respeito.
Compreender nossas limitações causadas pelo desconhecimento, já é um passo adiante, um salto na qualidade do ser que queremos nós tornar. Ninguém nasce pronto, mas tudo está apto a se fazer e se faz, minuto a minuto, à medida que se cresce, aprende e… compreende. Não é fácil, mas factível a todos que queiram aqui continuar a seguir… . Bem…, mas isso também é matéria da compreensão de cada um, já que o passo é individual no meio da multidão, assim como as escolhas.
Do meu coração para o coração de vocês… BOM DIA.
Antonio Carlos

criaturas que habitam o planeta terra vera jacubowski

Comentários