A VIDA
A vida é aquilo que você deseja diariamente.
André Luz
Sobriedade em Momentos de Turbulência
Na vida encarnada, dentro de suas rotinas e obrigações, grande parte dos momentos são turbulentos, seja porque uma importante decisão precisa ser tomada, seja por maledicências alheias, seja por inveja, orgulho, egoísmo e luxúria da própria pessoa. Enfim, os motivos são inúmeros. E a resposta comportamental, via de regra, é a impaciência, intolerância. É reagir com cólera.
Ao reagir a qualquer estímulo externo com cólera, tomamos por empréstimo a energia nociva que nos impulsionou para aquela reação de comportamento. Ou seja, nos associamos a ela.
Trazemos para nós o que não nos pertencia. E os homens costumam fazer isso quando estimulados por energias externas nocivas. Isso porque já possuem facilidade de conexão com as energias pesadas, sendo que o contrário não acontece, com relação às boas energias, com as quais não possuem facilidade de associação. Possuem vínculos, é evidente, porém não possuem a propensão natural ao bem.
Desta forma, é muito mais fácil e cômodo para o homem reagir às energias externas nocivas.
No entanto, mesmo tendo propensão, as energias externas são externas. Não são de determinado encarnado, ainda.
Quando, porém, alguma situação o desequilibra – mesmo que seja algo em seu trabalho que o deixe em estado de extrema atenção e pressão -, estará sob efeito das energias externas nocivas. Mas, ainda não reagiu a elas.
Porém, quando reagir com cólera, estará ele bebendo estas energias e impregnando todo seu corpo astral, mental, físico, todos os corpos, com o fluído deletério oferecido pela situação.
No entanto, caso reaja com sobriedade, estará ele contra-atacando com amor, e este amor estará sendo lançado ao exterior e poderá impregnar outras pessoas.
Notem que, além de não se contaminar, ainda é possível impregnar outros com boas energias, caso reaja com sobriedade ao invés de cólera.
A reação comportamental a um estímulo exterior é um efeito em cadeia. E a tendência é sempre que o próximo reaja como o primeiro. Dificilmente essa cadeia é quebrada, mas acontece.
Quebre esse encadeamento negativo. Aja com amor, com sobriedade e, além de não se contaminar com pesados fluidos deletérios, ainda transmita amor e irradie isso para seus irmãos.
Luzes do Amanhecer – Ermance Dufaux
Perante os Fatos Momentosos
Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos. Paulo. (I TESSALONICENSES, 5:15.)
Em tempo algum empolgar-se por emoções desordenadas ante ocorrências que apaixonem a opinião pública, como, por exemplo, delitos, catástrofes, epidemias, fenômenos geológicos e outros quaisquer.
Acalmar-se é acalmar os outros.
Nas conversações e nos comentários acerca de notícias terrificantes, abster-se de sensacionalismo.
A caridade emudece o verbo em desvario.
Guardar atitude ponderada, à face de acontecimentos considerados escandalosos, justapondo a influência do bem ao assédio do mal.
A palavra cruel aumenta a força do crime.
Resguardar-se no abrigo da prece em todos os transes aflitivos da existência. As provações gravitam na esfera da Justiça Divina.
Aceitar nas maiores como nas menores decepções da vida humana, por mais estranhas ou desconcertantes que sejam, a manifestação dos Desígnios Superiores atuando em favor do aprimoramento espiritual.
Deus não erra.
Ainda mesmo com sacrifício, entre acidentes inesperados que lhe firam as esperanças, jamais desistir da construção do bem que lhe cumpre realizar.
Cada Espírito possui conta própria na Justiça Perfeita.
Comentários