Todos nós temos diferentes trilhas

*trilhas

Jornada Evolutiva

Todos nós temos diferentes trilhas na nossa jornada evolutiva, mas só depende de nós escolher o caminho mais acertado.
Vera Jacubowski

vera jacubowski assina

descanse bem

Jornada Evolutiva

– Quanto Tempo

Nessa longa jornada evolutiva, onde Deus nos fez simples e ignorantes e nos dá a cada encarnação a oportunidade do progresso rumo a evolução, quantas vezes já nos perguntamos até quando suportaremos as dores dessa etapa, quantas vezes ainda teremos que vestir o instrumento carnal, quanto tempo levaremos para ver a face de amor de Jesus, quantos nomes terei que assinar, quantas vezes serei criança… quanto tempo?
Essas questões nos afligem com frequência, principalmente se os problemas nos assolam. Basta às coisas saírem um pouquinho dos trilhos que questionamos a razão da nossa existência, do amor de Jesus, da inteligência suprema de Deus, a fé.
Mas que fé é essa que nos coloca em xeque cada vez que a maré sobe? Uma fé passional, ou uma fé racional? Um misto das duas? Talvez a melhor resposta esteja nos ensinamentos de Jesus, pois Ele nos diz que quanto tempo Ele não pode precisar, essa é uma resposta pessoal. Uns levarão mais tempo, outros menos, depende de cada um de nós e das escolhas que fazemos na vida, a Lei do Livre Arbítrio.
O caminho nos foi dado pra seguir, mas nós, só fazemos repetir as mazelas de sempre. O sopro de luz também nos foi concebido de graça, nos falta tomar a cruz, e assim quem vai dizer quanto tempo ainda nos falta para atingirmos outras etapas evolutivas somos nós mesmos.
Beber da fonte de amor de Jesus e aprender a renascer sem perguntar quanto tempo, afinal, como já estudado, essa resposta é nossa, e não Dele.
Reflita sobre isso. Seus atos definem quanto tempo suportarás as amarguras. Olhe para si, busque no seu interior a resposta de alguns transtornos. Ao invés de achar que sua esposa, seu amigo, seu primo ou seu vizinho agem com rispidez e que eles devem mudar, mude você. Entenda por que isso lhe incomoda tanto e mude você, até porque é muito mais fácil mudar a si do que mudar os outros.
Promover a reforma íntima é algo indispensável para encurtarmos o tempo. Necessário! Ninguém deixa essa planeta sem que isso seja feito. Se não for agora, será amanhã, mas teremos que olhar pra nós mesmos e abandonar alguns maus sentimentos.
A pergunta 919 de O Livro dos Espíritos (Allan Kardec) nos deixa claro essa necessidade, afim de melhorarmos. Diz o livro: “Perg. 919 – Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nessa vida e de resistir à atração do mal? / Resposta: Conhece-te a ti mesmo”.
Resposta curta e prática que nos dá a dimensão exata do que faz para encurtarmos o tempo de nossos sofrimentos e amarguras.

NA TRILHA ESPÍRITA

boas vibrações

O Assistido

Diante daqueles a quem socorres, não admitas que a caridade seja prerrogativa unicamente de tua parte.
Enumera os bens que recolhes daqueles a quem amparas.
Habitualmente doamos aos companheiros necessitados algo do que nos sobra, deles recebendo muito do que nos falta.
*
É preciso não esquecer que da pessoa a quem assistimos obtemos benefícios substanciais, como sejam:
a verificação de nossas próprias vantagens;
o conhecimento das responsabilidades que nos competem, à frente dos outros;
o aviso salutar, com relação aos deveres que nos cabem, na preservação dos bens da vida;
a paciência com os nossos obstáculos e males menores;
o ensinamento da provação com que somos defrontados;
a aquisição de experiência;
as vibrações de simpatia;
o auxílio que recebemos para sustentar mais amplo auxílio aos outros;
o consolo nos sofrimentos que, porventura, nos fustiguem;
o crédito moral que se regista, a nosso favor, na memória dos espíritos encarnados e desencarnados que amparam a criatura em crises e empeços maiores que os nossos.
*
Serve a benefício dos semelhantes, tanto quanto possas e como possas, em bases da consciência tranquila, sempre que encontres o próximo baldo de equilíbrio, espoliado de esperança, sedento de paz ou cansado de angústia, nas trilhas do cotidiano, porque a caridade é sempre maior nos dividendos para aquele que dá. Por isso mesmo, temos no Evangelho do Senhor a advertência inesquecível: “mais vale dar que receber.”
Pelo Espírito Emmanuel
XAVIER, Francisco Cândido. Caridade. Espíritos Diversos. IDE.
caminhos e trilhas

ACHAR A FELICIDADE

ESQUEÇA-SE um pouco de si mesmo e pense nos outros.

Nestas poucas palavras está encerrado o maior segredo da felicidade.

Quando nos preocupamos demasiado com nossas pessoas, nossos problemas crescem desmesuradamente.

Mas quando esquecemos de nós um pouco para cuidar dos outros, esquecemos nossos problemas que se vão resolvendo por si mesmos.

Então, esqueça-se de si mesmo, e pense nos outros, e achará a felicidade.
C. Torres Pastorino
Livro: Minutos de Sabedoria, editora Vozes
“Faze-me Senhor conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas.”
__ Salmo, 25:4.

Comentários