rogativa pela paz emmanuel chico xavier

ROGANDO A PAZ – EMMANUEL CHICO XAVIER

Rogando a Paz

Senhor Jesus!
Tu disseste: a minha paz vos dou …
Entretanto, Senhor,
Muitos de nós andamos distraídos,
Atribulados, às vezes, por bagatelas,
Aflitos sem razão,
Sequiosos de aquisições desnecessárias,
Irritadiços por dificuldades passageiras,
Dobrados ao peso de cargas formadas por desilusões e discórdias que nós mesmos inventamos,
Ocupados em dissenções infelizes,
Hipnotizados por tristeza e azedume que nos inclinam à separatividade e ao pessimismo…
Entendemos, sim, Jesus, que nos disseste:
– A minha paz vos dou…
Diante, porém, de nossas inibições e obstáculos, nós te rogamos, por acréscimo de misericórdia:
– Senhor, concedeste-nos a paz, no entanto, ensina-nos a recebê-la.
Espírito: EMMANUEL
Médium: Francisco Cândido Xavier

Prece de Alexandre:

Missionários da Luz 

André Luiz/Chico Xavier

Senhor, sejam para o teu coração misericordioso
Todas as nossas alegrias, esperanças e aspirações!
Ensina-nos a executar teus propósitos desconhecidos,
Abre-nos as portas de ouro das oportunidades do serviço
E ajuda-nos a compreender a tua vontade!…
Seja o nosso trabalho a oficina sagrada de bênçãos infinitas,
Converte-nos as dificuldades em estímulos santos,
Transforma os obstáculos da senda em renovadas lições…
Em teu nome,
Semearemos o bem onde surjam espinhos do mal,
Acenderemos tua luz onde a treva demore,
Verteremos o bálsamo do teu amor onde corra o pranto do sofrimento,
Proclamaremos tua bênção onde haja condenações,
Desfraldaremos tua bandeira de paz junto às guerras do ódio!
Senhor,
Dá que possamos servir-te
Com a fidelidade com que nos amas,
E perdoa nossas fragilidades e vacilações na execução de tua obra.
Fortifica-nos o coração.
Para que o passado não nos perturbe e o futuro não nos inquiete,
A fim de que possamos honrar-te a confiança no dia de hoje,
Que nos deste
Para a renovação permanente até à vitória final.
Somos tutelados na Terra,
Confundidos na lembrança
De erros milenários,
Mas queremos, agora,
Com todas as forças d’alma,
A nossa libertação em teu amor para sempre!
Arranca-nos do coração as raízes do mal,
Liberta-nos dos desejos inferiores,
Dissipa as sombras que nos obscurecem a visão de teu Plano divino
E ampara-nos para que sejamos servos leais de tua infinita sabedoria!
Dá-nos o equilíbrio de tua lei,
Apaga o incêndio das paixões que, por vezes,
Irrompe, ainda,
No âmago de nossos sentimentos,
Ameaçando-nos a construção da espiritualidade superior.
Conserva-nos em tua inspiração redentora,
No ilimitado amor que nos reservaste
E que, integrados no teu trabalho de aperfeiçoamento incessante,
Possamos atender-te os sublimes desígnios,
Em todos os momentos,
Convertendo-nos em servidores fiéis de tua luz, para sempre!
Assim seja.
Cap. 20 – Adeus
Missionários da Luz — André Luiz/Chico Xavier

PRECE DE CHICO XAVIER

Peço sempre aos Bons Espíritos que me auxiliem com as minhas lutas;
Todos precisamos das dificuldades para crescer…
Não devemos orar para que não tenhamos problemas, mas, sim, para que eles não nos embaracem.
A luta é necessária. Quem ora com a ideia de se isentar das provas ora sem compreensão do espírito da prece.
Chico Xavier
Bom dia com muita alegria, amor e paz no coração!

MENSAGENS DE CHICO XAVIER

Convence-te de que Deus pode sanar-nos qualquer preocupação, mas deixa-nos a cada um a bênção do trabalho, de modo a que consigamos sair da ingenuidade e da inércia, para sermos, um dia, colaboradores conscientes da Divina Sabedoria que sustenta a Criação.
Meimei e Chico Xavier
Veste, cada dia, a túnica do entendimento e encontrarás, por toda a parte, a ignorância e a penúria rogando-te amparo e compreensão.
Emmanuel/Chico Xavier
Enquanto não atravessarmos a dor de nossa própria solidão, continuaremos a nos buscar em outras metades.
Para viver a dois, antes, é necessário ser um.
Fernando Teixeira de Andrade

Pensaste nisso?

Sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, segundo o que também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado – (II Pedro, 1:14)
Se muitas vezes grandes vozes do Cristianismo se referiram a supostos crimes da carne, é necessário mencionar as fraquezas do “eu”, as inferioridades do próprio espírito, sem concentrar falsas acusações ao corpo, como se este representasse o papel de verdugo implacável, separado da alma, que lhe seria, então, prisioneira e vítima.
Reparamos que Pedro denominava o organismo como seu tabernáculo.
O corpo humano é um conjunto de células aglutinadas ou de fluidos terrestres que se reúnem, sob as leis planetárias, oferecendo ao Espírito a santa oportunidade de aprender, valorizar, reformar e engrandecer a vida.
Frequentemente, o homem, qual operário ocioso ou perverso, imputa ao instrumento útil as más qualidades de que se acha acometido. O corpo é concessão da Misericórdia divina para que a alma se prepare ante o glorioso porvir.
Longe da indébita acusação à carne, reflitamos nos milênios despendidos da formação desse tabernáculo sagrado no campo evolutivo.
Já pensaste que és um Espírito imortal, dispondo, na Terra, por algum tempo, de valiosas potências concedidas por Deus às tuas exigências de trabalho?
Tais potenciais formam-te o corpo.
Que fazes de teus pés, de tuas mãos, de teus olhos, de teu cérebro? Sabes que esses poderes te foram confiados para honrar o Senhor iluminando a ti mesmo? Medita nestas interrogações e santifica teu corpo, nele encontrando o templo divino.
Emmanuel
Livro: Pão Nosso – Chico Xavier – Emmanuel

Paz e bem a todos!

Senhor Jesus!
Nós te agradecemos: pela coragem de facear as dificuldades criadas por nós mesmos, pelas provas que nos aperfeiçoam o raciocínio e nos abrandam o coração; pela fé na imortalidade;
pelo privilégio de servir; pelo dom de saber que somos responsáveis pelas próprias ações; pelos recursos nutrientes e curativos que trazemos em nós; pelo reconforto de reconhecer que a nossa felicidade tem o tamanho da felicidade que fizermos para os outros; pelo discernimento que nos permite diferençar aquilo que nos é útil daquilo que não nos serve;
pelo amparo da afeição no qual as nossas vidas se alimentam em permuta constante; pela bênção da oração que nos faculta apoio interior para a solução de nossos problemas pela tranquilidade de consciência que ninguém nos pode subtrair…
Por tudo isso, e por todos os demais tesouros de esperança e amor, alegria e paz de que nos enriqueces a existência, sê bendito, Senhor, ao mesmo tempo que te louvamos a Infinita Misericórdia, hoje e para sempre.
Que o Mestre Jesus abençoe a cada um de nós!
Chico Xavier

TRABALHEMOS

Trabalhemos, assim, cada vez mais, amparando-nos, reciprocamente, nos círculos de ação edificante a que fomos chamados.
Pequeninos são os deveres e leves as obrigações, com Jesus à nossa frente, de vez que o galardão do aprendiz fiel excede sempre ao nosso escasso mérito.
De almas entrelaçadas na fé viva que nos reúne, ajustemos nosso espírito ao Divino Modelo.
Psicografia: Francisco Cândido Xavier.
Espírito: Alcino.
Livro: Abençoa Sempre.

HORA DO EVANGELHO NO LAR

“A máxima: Fora da caridade não há salvação é a consequência do princípio de igualdade perante Deus e da liberdade de consciência.” (ESE – Cap. 15 – item 8)

PRECE INICIAL

Senhor, nesta semana que se inicia, queremos Te pedir a paz, a sabedoria, a força.
Queremos olhar o mundo com olhos cheios de amor, sermos pacientes, compreensivos, mansos e prudentes, vermos além das aparências os Teus filhos, como Tu mesmo os vês e, assim, vermos somente o bem em cada um deles.
Fecha nossos ouvidos a toda calúnia.
Guarda nossa língua de toda maldade.
Que só de bênçãos se encham nossos espíritos, que sejamos tão bondosos e alegres que todos quantos se achegarem a nós sintam a Tua presença.
Reveste-nos de Tua beleza, Senhor, e que, no decorrer desta semana que se inicia, nós não Te ofendamos e possamos Te revelar a todos que se aproximarem de nós, através de nossas ações e de nossos sentimentos.
E assim Senhor, em Teu nome, com Tua proteção e amparo, iniciamos os estudos do Evangelho.
Que possamos compreender e aplicar em nossos dias os Teus ensinamentos.
Sê conosco Senhor hoje e sempre.
Que assim seja.

MENSAGEM INICIAL

Caridade sempre;

Enquanto vigoravam conceitos religiosos procedentes das mais diversas escolas de fé, os Excelsos Benfeitores da Humanidade, através de Allan Kardec, foram concludentes: “Fora da Caridade não há salvação.
” Caridade não apenas como virtude teologal.
Caridade não somente como diretriz religiosa.
Caridade não implícita como condicionamento de fé.
Caridade pura e simplesmente como norma de comportamento.
A diretriz lapidar por isso mesmo é a síntese de toda a vida de Jesus, em atos, através da exaltação do amor no seu sentido mais eloquente, consoante Ele mesmo o exemplificou.
Quando Hilel, o velho, o nobre doutor judeu do Século I antes do Cristo, foi interrogado por um jovem discípulo que lhe solicitou ensinasse toda a Bíblia durante o tempo em que ele se pudesse manter de pé, num só pé, teria respondido o sábio: — “Amai!” Surpreendido ante a resposta sintética e inesperada voltou a inquirir o moço:
— “Bastará só isso? E o restante?” Ao que concluiu o pensador: — “O restante do que se encontra na Bíblia é explicação disso: o amor!”
Parafraseando o inolvidável mestre israelita, poderíamos também afirmar que todas as lições do amor e da sabedoria, a se fixarem soberanas em “O Evangelho segundo o Espiritismo”, podem sintetizar-se na Caridade.
Caridade antes da aflição do companheiro de rumo.
Caridade durante o sofrimento do coração ao lado.
Caridade depois de passada a tribulação de quem segue conosco.
Caridade em pensamentos, em palavras e atos.
Caridade silenciosa, atuante, que desculpa e ajuda.
Caridade compreensiva, renovadora, que perdoa e esclarece.

Caridade sempre…

Há, no entanto, dentre as muitas conotações de referenda à Caridade, migalhas de dever que deixamos desperdiçar em múltiplas oportunidades, descuidados.
Anotemos algumas: Gratidão aos combalidos genitores nos dias sacrificiais da senectude — dever, e caridade efetiva.
Esquecimento da ingratidão dos filhos invigilantes, tragados pela voragem da insensatez — dever, e caridade de assistência continuada.
Salários dignos aos servidores domésticos e conversações edificantes com eles para que se libertem da engrenagem da ignorância e da rebeldia — dever, e caridade fraternal.
Cordialidade com vizinhos e colegas de trabalho, mesmo difíceis ou irresponsáveis — dever, e caridade da tolerância.
Generosa paciência com parentes da consanguinidade, enfermos e impertinentes — dever, e caridade familial.
Oração pelos perseguidores encarnados e desencarnados como hábito de higienização psíquica — dever, e caridade espiritual.
Pão, medicamento e agasalho àquele que sente necessidade de socorro material, mas oportunidade de trabalhar — dever, e caridade libertadora da miséria.
Muitos falarão em filantropia e ética social, filiar-se-ão a organizações respeitáveis e pomposas, aficionadas da imprensa de propaganda larga, descrevendo a nova mentalidade hodierna. Muitos apresentarão explicações ruidosas sobre deveres sociais e humanos, reprochando tuas atitudes discretas.
Não te detenhas em conflitos desnecessários, mas sobretudo não te esqueças da beneficência e fixa-te na Caridade de Jesus para conosco, caridade sempre nova, sempre atual, sem exigências, sem ruídos, e deixa-te clarear interiormente por essa estrela refulgente, que, brilhando em todos pela eternidade, vem conduzindo o homem a Deus.
De “Lampadário Espírita”, Cap. 50 – Divaldo Franco, pelo Espírito Joanna de Ângelis.

LEITURA DO EVANGELHO

CAPÍTULO 15 – FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO –
Fora da Igreja não há Salvação – Fora da Caridade não há Salvação – itens 8 e 9.
8 – Enquanto a máxima: Fora da caridade não há salvação apoia-se num princípio universal, abrindo a todos os filhos de Deus o acesso à felicidade suprema, o dogma: Fora da Igreja não há salvação apoia-se, não na fé fu
É, portanto, exclusivista e absoluto. Em vez de unir os filhos de Deus, divide-os. Em vez de incitá-los ao amor fraterno, mantém e acaba por legitimar a animosidade entre os sectários dos diversos cultos, que se consideram reciprocamente malditos na eternidade, sejam embora parentes ou amigos neste mundo; e desconhecendo a grande lei de igualdade perante o túmulo, separa-os também no campo-santo.
A máxima: Fora da caridade não há salvação é a consequência do princípio de igualdade perante Deus e da liberdade de consciência. Tendo-se esta máxima por regra, todos os homens são irmãos, e seja qual for a sua maneira de adorar o Criador, eles se dão às mãos e oram uns pelos outros.
Com o dogma: Fora da Igreja não há salvação, anatematizam-se e perseguem-se mutuamente, vivendo como inimigos: o pai não ora mais pelo filho, nem o filho pelo pai, nem o amigo pelo amigo, desde que se julgam reciprocamente condenados, sem remissão. Esse dogma é, portanto, essencialmente contrário aos ensinamentos do Cristo e à lei evangélica.
9 – Fora da verdade não há salvação seria equivalente a Fora da Igreja não há salvação, e também exclusivista, porque não existe uma única seita que não pretende ter o privilégio da verdade. Qual o homem que pode jactar-se de possuí-la integralmente, quando a área do conhecimento aumenta sem cessar, e cada dia que passa as ideias são retificadas?
A verdade absoluta só é acessível aos Espíritos da mais elevada categoria, e a humanidade terrena não pode pretendê-la, pois que não lhe é dado saber tudo, e ela só pode aspirar a uma verdade relativa, proporcional ao seu adiantamento.
Se Deus houvesse feito, da posse da verdade absoluta, a condição expressa da felicidade futura, isso equivaleria a um decreto de proscrição geral, enquanto que a caridade, mesmo na sua mais ampla acepção, pode ser praticada por todos.
O Espiritismo, de acordo com o Evangelho, admitindo que a salvação, independente da forma de crença, contanto que a lei de Deus seja observada, não estabelece: Fora do Espiritismo não há salvação, e como não pretende ensinar toda a verdade, também não diz: Fora da verdade não há salvação, máxima que dividiria em vez de unir, e que perpetuaria a animosidade.

REFLEXÕES:

Salvação da alma, na conceituação espírita, é a libertação do Espírito das nossas imperfeições, através do desenvolvimento das qualificações nobres que trazemos em nós, desde nossa criação por Deus.
Allan Kardec inicia a lição de hoje, fazendo um paralelo entre o dogma religioso: “Fora da Igreja não há salvação”, “Fora da Verdade não há salvação” e o lema do espiritismo:” “Fora da caridade não há salvação”.
O primeiro, “Fora da Igreja não há salvação”, é exclusivista, provoca divisões entre os homens, porque se apoia numa fé especial, em dogmas particulares.
Fora da Igreja não há Salvação, equivale a dizer: “Fora da verdade não há salvação”, que é igualmente exclusivista e falsa, uma vez que ninguém, nenhuma doutrina religiosa ou não, pode ter o monopólio da verdade.
Afinal de contas, quem pode conhecer toda a verdade? “Se Deus houvesse feito, da posse da verdade absoluta, a condição expressa da felicidade futura, isso equivaleria a um decreto de proscrição geral”, isto é, ninguém seria feliz, ninguém seria salvo.
O Espiritismo ensina que a única fórmula de alcançarmos a felicidade eterna, está em nos tornarmos bons, prestativos, fraternos e úteis à coletividade.
O espiritismo, com esse lema, “Fora da caridade não há salvação”, admite que a salvação não depende da fé religiosa, mas sim do cumprimento da lei divina que manda amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Assim, salvação é sinônimo de evolução: o espírito só evolui à medida que aprende a amar ao próximo, auxiliando a diminuir suas dores e praticando a caridade.
A salvação segundo o Espiritismo é a salvação de nós mesmos, de nossas imperfeições morais. É a superação dos nossos vícios e defeitos, substituindo-os pelas virtudes e qualidades que já trazemos latentes em nós.

PRECE E VIBRAÇÕES 

“Coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações e espera e confia.”
Emmanuel / Chico Xavier
Com nossos pensamentos elevados, envolvidos em vibrações de amor e paz, pedimos:
Mestre Jesus abençoe e suavize as dores de todos aqueles que estão sofrendo internados nos hospitais, muitos em suas próprias casas, outros nos asilos ou pelas ruas, sofrendo dores físicas e espirituais, que eles tenham o lenitivo para suas dores.
Guia Senhor a todos aqueles que se acham perdidos em meio aos vícios, a solidão, a depressões, desconsolados e desamparados de si mesmos. Tenha piedade deles Senhor. Que Teu roteiro de amor os guie para os caminhos da recuperação.
Que as crianças e os jovens recebam sempre amor e orientação que os conduza sempre pelos caminhos do bem.
Abençoe e Proteja nossa Casa Espírita e todos seus colaboradores, para que possa continuar sendo o porto seguro das almas aflitas que buscam o socorro e amparo espiritual e material.
Abençoe nossos familiares, aos amigos e principalmente Mestre, abençoe aqueles que ainda não te conhecem e não aceitam teus ensinamentos.
Que a Proteção Divina se estenda por todos os lares, ao nosso também. Que neles reinem o respeito, a harmonia e o amor. Que em cada lar não falte a Tua presença e nem o pão de cada dia, que não falte a doçura das palavras e nem mesmo a amabilidade dos gestos, pois um lar regado a amor, tudo se torna mais doce e suave, e os problemas ficam pequenos em relação a sabedoria e ao discernimento que temos para conduzi-los.
E quanto a nós Senhor, Te pedimos: abençoe nossos caminhos, ilumina nossas escolhas e nos livra de todo mal. Conceda-nos uma jornada tranquila, regada de paz, harmonia, amor e alegrias, fazendo-nos perceber sempre que o trabalho do bem nos aguarda em toda parte.
Não nos permitas perder tempo através de indagações inúteis.
Lembra-nos por misericórdia, que estamos no caminho da evolução, com nossos semelhantes, não para consertá-los e sim para atender a nossa própria melhoria.
Induza-nos a respeitarmos os direitos alheios, afim de que os nossos sejam preservados.
Dê-nos consciência do lugar que nos compete, para que não estejamos a exigir da vida aquilo que não nos pertence.
Não nos permita sonhar com realizações incompatíveis com nossos recursos, entretanto por acréscimo de bondade fortaleça-nos para execução das pequeninas tarefas ao nosso alcance.
Apaga-nos os melindres pessoais, de modo que não nos transforme em estorvo diante dos irmãos com os quais convivemos cooperando.
Auxilia-nos a reconhecer que cansaço e dificuldade não podem converter-nos em pessoas intratáveis.
Mostra-nos por piedade Senhor, o quanto podemos fazer nas obras usando paciência e coragem.
Concede-nos forças para irradiarmos a paz e o amor que nos ensinastes, e sobretudo Senhor, perdoa nossas fragilidades e sustenta nossa fé para que possamos estar sempre em junto a Ti, servindo aos nossos semelhantes, nossos irmãos.
Que Tua paz e Teu amor nos envolvam sempre a todos nós.
Seja Senhor, nossa companhia e que assim seja.

Paz e Bem.

Rede Luz Espírita

Comentários