SOMOS ESPÍRITO E A ALMA É IMORTAL

vida morte espírito imortal

SOMOS ESPÍRITOS

A vida não acaba com a morte do corpo físico.
Somos espírito e a alma é imortal.

Vera Jacubowski

ESPÍRITOS

Provas e Expiações

– Você sabe a diferença?

Frequentemente se ouve falar em “provas e expiações”.
Mas, você sabe a diferença entre elas?

É o próprio Kardec* quem explica:

“PROVAS – Vicissitudes da vida corporal, pelas quais os Espíritos se depuram, conforme a maneira por que as suportam. De acordo com a doutrina espírita, desprendendo-se do corpo e reconhecendo sua imperfeição, o Espírito escolhe por si mesmo, num ato de seu livre-arbítrio, o gênero de provas que julga mais apropriadas ao seu adiantamento, e que sofrerá em nova existência. Se escolher uma prova acima de suas forças, sucumbirá e seu progresso será retardado”.
“EXPIAÇÃO – pena que sofrem os Espíritos em punição de faltas cometidas durante a vida corpórea. Como sofrimento moral, a expiação se verifica no estado errante; como sofrimento físico, no estado de encarnado. As vicissitudes e os tormentos da vida corpórea são, ao mesmo tempo, provas para o futuro e expiação para o passado”.

Ou seja:

As provas estão relacionadas às escolhas do espírito para sua vida futura. E as expiações, às consequências de uma vida passada. As provas estão relacionadas ao tipo de vida que o espírito vai ter: onde vai encarnar, com quem, quando, de que forma, em qual sexo, o que terá que enfrentar nesta vida para sua melhoria pessoal, etc.
As expiações, por sua vez, são as consequências dos erros cometidos no passado. A punição às leis violadas. No estado espiritual, resulta em sofrimento moral, arrependimento e tormento espiritual e no estado de encarnado, em sofrimento físico. Estão frequentemente relacionadas às dores físicas, doenças, deformidades, loucura, dificuldades materiais e/ou situações penosas, etc.
Frequentemente, entretanto, essas duas situações se misturam e todos acabam vivendo suas provas e expiações como desafios à superação e ao melhoramento progressivo de si mesmos.
Assim, em essência, a nossa missão nesta vida pode ser definida, como: melhorarmos em inteligência e moral. Simples assim.
* – Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas, Allan Kardec.

ESPÍRITOS IMORTAIS

Comentários