DIA DE RELEMBRAR NOSSOS ANTEPASSADOS – DIA DOS FINADOS

“Desta vida somente se leva o patrimônio da alma.”

Vera Jacubowski
A morte é simples mudança de veste, somos o que somos. Depois do sepulcro, não encontramos senão o paraíso ou o inferno criados por nós mesmos.
Chico Xavier

O ESPÍRITO SOBREVIVE E A VIDA CONTINUA…

A morte é apenas a destruição do corpo físico. O espírito sobrevive, e a vida continua.
Alguns, ou algumas crenças enraizadas ainda as suas tradições, afirmam que a morte é o fim, outros garantem que estarão num sono inconsciente do lado de Deus “céu”, outros “inferno”, esperando a volta de Jesus, no dia do juízo final, para acerto de contas.
O espiritismo nos diz que o céu, e o inferno, é a nossa própria consciência, resultado do que fizemos de bem ou mal, daí teremos o nosso destino.
A morte ainda nos causa dor, vazio, saudade. Mas, como diz Santo Agostinho: “Saudades sim, tristeza não”. Quando entendemos que a morte não rompe os laços de amor, e os que nos deixaram fisicamente, estão vivos em outra dimensão, e sempre nos visitando, isso nos traz um calmaria, paz.
Então, o dia de finados, não é motivo para tristezas, e sim, de boas lembranças, e oração, pois, é o alimento do espírito. Jamais esqueço da mensagem consoladora, e sábia, quando minha mãe disse: ” Meu filho a tua paz, é a minha paz”.
Pensemos nisso. Deus sempre quer o nosso melhor. Fé sempre. 

Paz e luz. Amigos e irmãos.

BAGAGEM PEQUENA

Trago comigo uma bagagem pequena, mas valiosa só o que me acrescenta, me evolui e me faz bem.
Tenho aprendido a deixar para trás pesos desnecessários…
Fiz um trato comigo:
….só carrego aquilo que me rouba sorrisos
e me traz aprendizado.
O resto faço questão de ir perdendo
no meio do caminho…
Paula Khalil

ORAÇÃO DE CHICO XAVIER PARA O DIA DE FINADOS

“Senhor, rogo as Tuas bênçãos de luz para os meus entes queridos que vivem no mundo espiritual.
Que minhas palavras e pensamentos dirigidos a eles possam ajudá-los, a fim de continuarem na vida espiritual trabalhando pelo bem onde estiverem.
Espero com resignação o momento de me reunir a eles na Pátria Espiritual, pois sei que é temporária a nossa separação.
Mas, quando tiverem a Tua permissão, que possam vir ao meu encontro para enxugar minhas lágrimas de saudade”.

AQUELES QUE PARTIRAM

Aqueles que partiram esperam que a gente siga e nunca os esqueça, o amor sempre se renova quando acendemos a fé, confiança e esperança em Deus.

A PAZ DE QUEM PARTIU DEPENDE MUITO DA NOSSA PAZ!..

“Seca as tuas lágrimas e se me amas, não chores mais.
“A Morte não é nada.
Apenas passei para o outro Mundo.
Eu sou Eu. Tu és Tu.
O que fomos um para o outro ainda o somos.
Dá-me o nome que sempre me deste.
Fala-me como sempre me falaste.
Não mudes o tom a um triste ou solene.
Continua rindo com aquilo que nos fazia rir juntos.
Reza, sorri, pensa em mim, reza comigo.
Que o meu nome se pronuncie em casa como sempre se pronunciou.
Sem nenhuma ênfase, sem rosto de sombra.
A vida continua sendo o que era.
O cordão da união não se quebrou.
Por que eu estaria fora dos teus pensamentos, apenas porque estou fora de tua vista?
Não estou longe, somente estou do outro lado do caminho.
Já verás, tudo está bem…
Redescobrirás o meu coração.
E nele redescobrirás a ternura mais pura.
Seca as tuas lágrimas e se me amas, não chores mais.”
Santo Agostinho

ORAÇÃO AOS BONS ESPÍRITOS

– Deus de infinita bondade, digna-te de suavizar o amargor da posição em que se encontra N…, se assim for a tua vontade.
Bons Espíritos, em nome de Deus Todo-Poderoso, eu vos suplico que o assistais nas suas aflições.
Se, no seu interesse, elas lhe não puderem ser poupadas, fazei compreenda que são necessárias ao seu progresso.
Dai-lhe confiança em Deus e no futuro que lhes tornará menos acerbas.
Dai-lhe também forças para não sucumbir ao desespero, que lhe faria perder o fruto de seus sofrimentos e lhe tornaria ainda mais penosa no futuro a situação.
Encaminhai para ele o meu pensamento, a fim de que o ajude a manter-se corajoso.
O Evangelho segundo o Espiritismo > Capítulo XXVIII
– Coletânea de preces Espíritas: prece por alguém em aflição.

Sofrimento

Quando o sofrimento te abale os recessos da própria alma, entrega-te à fé, refugia-te em Deus, pensa em Deus, confia em Deus e espera por Deus, porque, acima de todas tempestades e quedas, tribulações e desenganos, Deus te sustentará.
Com Jesus, a vida adquire novo sentido.
A dificuldade se faz bênção.
Dor é alegria.
Tristeza é a véspera da consolação.
Trabalho é condição de felicidade.
Renúncia é aquisição.
Sacrifício é a estrada para as alturas.
Admira as estrelas, mas não te descuides dos sinais do trânsito.
Todas as formas de beneficência se revestem de grandeza singular, no entanto, aquela em que o amor se exterioriza será sempre a mais alta.
Quando irradias semelhante luz, notarás que fulgurações de alegria se te reluzem no íntimo, conquanto encerradas na felicidade interior que nem sempre consegues transferir.
A Eterna Providência nos socorre e abençoa sem metro ou balança.
Criadores do próprio destino, temos em nós o que fazemos de nós.
Aprende a estimar os outros como se te apresentem, sem exigir-lhes mudanças imediatas.
Emmanuel – Chico Xavier
livro Caminho Iluminado

DIA DOS FINADOS

Hoje o dia é de oração. Hoje é dia de finados e devemos refletir na obra do Senhor e nas pessoas que amamos, mas já não vivem mais entre nós. Por mais difícil que seja temos de prestar homenagem a todos.
Haverá lágrimas e alguma tristeza até, mas o mais importante será celebrar de pé e com foco na vida. Que todos sintam paz e se sintam abrigados por Deus e por toda sua palavra. Neste dia da saudade vou recordar quem sempre amarei.

Oração para o dia de finados

Meu Deus, que no Teu Reino
Quem parte antes de mim
Encontre a paz na Tua eternidade
E bondade sem fim.
E para quem fica,
Que não falte o conforto
De saber que um dia
Nos Teus braços há de se encontrar.
Que hoje nossos corações
Se encham de amor e alegria
Ao recordar aqueles que já partiram,
Mas que pela Tua glória
Continuam vivendo.
Pois quem em Ti acredita, Senhor,
Jamais morre!

Amém!

”As sombras que recaem sobre a humanidade, no campo moral, nada mais são que ausência do evangelho no coração das criaturas”…
( Scheilla )

FINADOS NA VISÃO ESPÍRITA

Todos os anos, na época em que se aproxima o dia de finados, muitas pessoas questionam os espíritas, querendo saber se devem ou não ir ao cemitério?
O Espiritismo é uma doutrina educadora e libertária. Ela não nos proíbe e nem exige nada de ninguém, apenas nos informa em relação as leis da vida e seus mecanismos, para que, depois, cada um faz aquilo que sua consciência permitir ou determinar.
Nesse sentido, o Espiritismo esclarece-nos quanto aos aspectos mais profundos do entendimento existencial. Considera com muita propriedade que no túmulo não é o lugar que os espíritos moram ou ficam. Dependendo da data do sepultamento, às vezes, nem corpo existe mais ali.
Sabemos com nossa doutrina e com os posicionamentos dos Benfeitores Espirituais, que os espíritos de nossos entes queridos e amigos, assim como todos os demais espíritos, estão muito vivos e ficam, geralmente, à nossa volta com os quais nos acotovelamos todos os momentos.
Ninguém morre. Deus não tem nenhum filho(a) morto(a). Todos vivem e se não estão materializados conosco estão vivendo em algum lugar nesse imenso Universo, que é a casa do Pai, onde, segundo Jesus, existem muitas moradas.
Cabe a nós espiritualistas, nos libertarmos dos atavismos firmados no período do entendimento da fé cega e, agora, sabedores das verdades espirituais novas, assimilarmos esses conhecimentos e criar novos hábitos para exaltarmos a vida e não a morte das pessoas que amamos e por elas somos amados.
Racionalmente, chegamos a conclusão que o cemitério não é o melhor lugar para os espíritos nos reencontrar e serem homenageados, sobretudo se tiverem recém-desencarnados. A aproximação deles junto do lugar onde estão os seus despojos carnais ainda trarão a eles um desconforto e constrangimento muito grande. Muitos nem suportam ficar ali por perto por muito tempo.
Existe uma maneira muito singela, amorosa, fraterna que podemos habituar a fazer para que os espíritos familiares e amigos possam sentir lembrados e homenageados por nós, não só em finados, mas todos os dias: uma prece sincera em favor da harmonia, paz e de que estejam felizes ao lado da família espiritual deles.
Podemos também colocar em nossos lares e/ou local de seu antigo trabalho, um recadinho do coração, uma flor perto de um porta retrato com a foto do desencarnado. Assim sentirão lembrados, amados e fortalecidos por ver que estamos exaltando a vida e não a morte.
Outro questionamento: Sempre virão ao nosso encontro os espíritos dos nossos parentes e amigos desencarnados?
Não! Muitos deles demoram para aproximar dos entes queridos que ficaram na Terra, pois isso depende das condições espirituais em que se encontram e das possibilidades de vir junto dos familiares e amigos. Outros nem querem vir, pois muitas vezes nossos sentimentos não são sinceros, e o Espírito não se interessa por essa hipocrisia, eles vem muito mais pelo pensamento e sentimento puro.
Sabemos que tudo o que se faz no cemitério, não passa em muitos casos de demonstração de posses materiais. Seja para demonstrar para a sociedade uma atitude de respeito, às vezes desprovida até de sinceridade.
Portanto, todos são livres para fazer o que acham que devem, principalmente sendo de coração aberto e sincero, numa legitima demonstração de amor.
Então. Que tal aprendermos a referendar os nossos mortos-vivos em nossa casa recolhidos com a família e em prece proferida com sentimento? Aproveitar a oportunidade de amor e carinho entre os que ainda estão encarnados para mostrar a harmonia e a fraternidade dos descendentes que possibilitam um sentimento mais elevado ao desencarnado.
Preciso ainda lembrar que muitos espíritos que se encontram no Mundo Espiritual não ligam a mínima para certos fatos que a nós encarnados enche de orgulho, pois, muitos deles, estão acima das nossas conveniências e ilusões terrenas.
Uma pergunta para encerrar nossa reflexão. Quando você partir desse mundo, onde você gostaria de ser lembrado e reencontrar com os seus amigos e familiares, no cemitério ou em um lugar que só te inspira boas lembranças?
Então vamos lembrar de nossas almas queridas, exaltando a vida e não a morte.
Ismael Batista da Silva

Comentários