DOUTRINA E APLICAÇÃO DA LEI DIVINA

DOUTRINA E APLICAÇÃO – BEZERRA DE MENEZES

DOUTRINA E APLICAÇÃO

 BEZERRA DE MENEZES

Filhos, o Senhor nos abençoe.
Somos defrontados hoje por impositivos da fé que realmente se nos mostram por obrigações de caráter inadiável.
Achamo-nos, sem dúvida, à frente de um mundo, – nossa casa, – atravancado de problemas que a nós outros compete resolver.
Lutas, conflitos, dificuldades. Desafios de variada espécie nos convocam à divulgação da Doutrina de Amor e Luz, a cujo engrandecimento estamos convocados, cada qual de nós na posição em que se encontra.
Por isso mesmo, já que estudais a virtude, reflitamos na expansão dos princípios espíritas evangélicos como sendo a demonstração generalizada e simples da virtude do Cristianismo Redivivo no Espiritismo; a porta libertadora de nossos corações no rumo da emancipação com o Cristo de Deus.
Entretanto, filhos, a divulgação a que nos reportamos será, sim, a da exposição verbal de nossas teses edificantes, mas, sobretudo a prática dos ensinamentos a que se nos afeiçoam ideia e coração.
Acrescentemos Espiritismo à nossas atividades cotidianas.
Mais amor no exercício de nossos deveres, mais luz em nossa palavra.
Em casa, aditemos Doutrina às nossas mínimas atitudes, a fim de que o lar se nos mantenha por santuário bendito do aperfeiçoamento espiritual a que nos empenhamos, e, em nossos grupos de serviço apliquemos Doutrina em nossos gestos mais obscuros, de vez que no instituto doméstico e em nossa equipe de trabalho é que surpreendemos os mais difíceis problemas de ordem espiritual para a iluminação do futuro.
Isso porque é no ambiente mais íntimo da experiência terrestre que acolhemos os laços mais sublimes do amor e os elos mais aflitivos das aversões que nós mesmos trazemos na bagagem de passadas reencarnações.
Do lar e do grupo social, seja esse grupo de caráter idealístico ou afetivo, na ação e na afinidade, é que nos afastamos para a Família Maior — a Humanidade — assim como a embarcação que se retira do cais, em demanda do mar alto.
Por esta razão, nessas duas escolas da alma é forçoso adestrar-nos em Doutrina Espírita, a fim de que a travessia da viagem na vida física se faça amparada no êxito necessário.
Enfim, traduzamos a nossa fé em trabalho incessante no Bem, desentranhemos as lições de Jesus, milenarmente arquivadas em nossa memória para o trato afetivo com as experiências do dia a dia, auxiliando-nos uns aos outros, através do perdão aprendido e sofrido e da tolerância trabalhada e esculpida no próprio esforço, reconhecendo que o outro é o nosso reflexo.
O próximo é o caminho e Jesus é a meta.
Sirvamo-nos.
Ajudemo-nos.
Tão somente assim, ofereceremos substância às realizações espíritas-cristãs, à maneira do material que monumentaliza esse ou aquele plano de construção.
Atividade, mas não aquela atividade a que os nossos irmãos ainda sediados na rebeldia se referem nos apelos com que conclamam o Mundo à renovação.
Esforço em nós mesmos, para que a nossa fé se nos instale definitivamente na vida pessoal para que a felicidade não mais se erija em nós por mito que a desilusão quebra ou destrói.
Construamos Doutrina em nós e em nossas próprias existências, dando conta dos encargos que o Senhor nos reservou, tomando a compreensão e a bondade por diretrizes de cada dia.
Apenas assim — unicamente assim — faremos a divulgação do Espiritismo por Doutrina Perfeita, a destacar-se de nossas próprias imperfeições, a fim de que pelo trabalho e hoje, venhamos a alcançar com o Divino Mestre, a felicidade indestrutível pela vivência positiva e real da legenda que Ele mesmo, Jesus, nos deu a todas as criaturas na Terra, por divino roteiro indispensável à paz de cada um:
— “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.”
Bezerra de Menezes/Francisco Cândido Xavier
do livro: “DOUTRINA E VIDA”
Autores diversos.
Uberaba, 23 de Fevereiro de 1987.

CONFIEMOS MAIS NA LUZ

Confiemos mais na luz, filhos queridos, e vereis os frutos de vossos esforços germinarem em vossos próprios corações.
Lutais, acima de tudo contra a ociosidade que tenta vos barrar a marcha!
A hora é hoje, o momento é agora. Cessai vossas lágrimas para que o suor de vossos esforços possam amparar os corações dos desafortunados.
Bezerra de Menezes
A culpa que nós alimentamos, nos conduz à auto sabotagem, diminui a autoestima e nos prende em círculos complicados de onde só sairemos através do aprendizado do auto perdão.
Carmi Wildner

ORAÇÃO AO SENHOR JESUS

Senhor Jesus ajuda-nos a compreender e servir, para que a nossa fé não seja inútil. Auxilia-nos a exercer a compaixão e o entendimento, ensinando- nos a esquecer o mal e a cultivar o bem, na paciência e na tolerância de uns para com os outros.
Ajuda-nos a compreender e servir, para que a nossa fé não seja inútil.
Faze-nos aceitar na caridade o esquema de cada dia e induze-nos os braços ao trabalho edificante para que o nosso tempo não se torne vazio.
Sobretudo, Senhor, dá-nos
humildade, a fim de que a humildade nos faça dóceis instrumentos nas tuas mãos.
E, agradecendo-te o privilégio do trabalho, em nosso templo de oração, louvamos a tua Infinita Bondade hoje e sempre.
Scheilla – Chico Xavier.

PRINCÍPIOS RENOVADORES

“Não gaste impensadamente os seus dias na pregação desesperada de princípios renovadores que você mesmo tem dificuldade de abraçar.
“Não gaste impensadamente os seus dias na pregação desesperada de princípios renovadores que você mesmo tem dificuldade de abraçar.
Corrijamos em nós o que nos aborrece nos outros e Jesus fará o resto pela felicidade do mundo inteiro.
Bezerra de Menezes – Chico Xavier. Livro: Seguindo Juntos.

A CASA DE DEUS

A casa de Deus, filhos, é o universo inteiro, porque Deus está em toda parte, a revelar-se para que as forças do mal não conduzam para as trevas os que buscam a luz, para orientar-lhes a caminhada pela estrada da vida, em roteiro seguro para perfeita união com o Pai, que é o supremo amor, a suprema alegria, tão bem representado pelo espelho sublime que sua imagem reflete – Jesus.
O nosso Mestre amado ensina-nos em seu Evangelho de amor o caminho da Verdade, fazendo de nossos corações um verdadeiro templo de Deus, pelas vibrações celestiais que deles emanam. Esses corações, alimentados por pensamentos puros de mentes já iluminadas para orientar as atitudes fraternas de paz e amor a serviço do Cristo de Deus, esclarecem as ovelhas a fim de que não se desviem do caminho verdadeiro, fazendo das casas de oração casas de comércio. Onde as almas se reúnem para o maravilhoso encontro com Deus, não se permite nem um só gesto que identifique qualquer transação comercial, porque o ouro traz a ambição e a ambição pelo ouro é que perde as almas, interrompendo a caminhada para Deus.
O Mestre Jesus nos adverte quanto a isso de forma bem concisa, que não deixa nem uma dúvida. Mas certos orientadores religiosos é que não querem entender a Divina Mensagem do Mestre.
Quando Jesus fez sua entrada triunfal em Jerusalém, o povo veio alegremente para as ruas para recebê-lo, bradando em vozes fortes e cheias de entusiasmo: “Viva Deus nas alturas e Jesus entre os homens!”
Jesus foi ao templo. Pelos pátios, pelos arredores e dentro do templo, se fazia mercado de animais, cereais e tudo quanto aquela gente possuía para vender, com o consentimento dos sacerdotes. Então, Jesus mandou que se retirassem dali com suas mercadorias, pois era sacrilégio fazer da casa de orações um covil de especulações e trapaças. O templo é lugar consagrado às súplicas das criaturas a seu Criador.
Foi para terem aquele recanto reservado, onde pudessem falar com Deus e seus anjos (ou Espiritos), que os homens construíram seus templos. É ali que as almas de abrem, cheias de fé, porque lá estão as vibrações puríssimas do Amor do Pai para as suas criaturas.
Ali é a famosa escada de Jacó, por onde sobem as preces, as súplicas, as manifestações de amor e gratidão, e por onde descem, em catadupas de amor, as bênçãos e as respostas que os céus enviam às almas da Terra. Profanar um templo é grande crime. Por isso, o Divino Senhor espantou daquele lugar sagrado os que o maculavam com sua cobiça e egoísmo. Naquele acumulado de vibrações de Amor, de Prece, de Perdão, na explosão da sua fé e confiança em Deus, as criaturas achavam-se em Jesus.
Ele estava ali na manifestação da mais alcandorada efusão de amor para com Deus; e, por isso, Ele disse: “A minha casa é casa de oração”. Sim, ali, e “onde quer se faça oração, está Ele”, «Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estarei”. De qualquer forma que o homem se una com o seu Deus, estrá unido com o Cristo, porque Ele disse: “Eu e meu Pai somos Um”. Assim, bem claro flcou seu pensamento quando disse a João: “Não proibais que curem em meu nome, esses não são contra mim”. E para que estejamos com Cristo, necessário se faz cumpramos seus ensinamentos evangélicos, não desobedecendo as suas determinações e procurando estar com Ele tanto quanto Ele está conosco.
Deus nos guarde e Jesus nos abençoe.- BEZERRA DE MENEZES
(Mensagem de Bezerra de Menezes recebida por Azamor Serrão, transcrita de O Cristão Espírita, ed.02, outubro de 1965)

“A quem temer: Ninguém. Por quê?

Porque aqueles que se unem a Deus obtém três grandes privilégios: Onipotência sem poder, embriaguez sem vinho e vida sem morte.”
Se algo rouba a paz do seu coração é porque ocupou o lugar de DEUS.
Francisco de Assis

MEDIUNIDADE E JESUS

Diz o apóstolo Paulo que estamos cercados por uma nuvem de testemunhas. São os Espíritos que nos cercam e, é claro, nos influenciam em algum grau. Sendo por isto, todos nós médiuns, conforme afirmava Kardec.
Isto pode representar a nossa mediunidade de cada dia. A reencarnação, como processo educativo que é, visa fazer de nós seres mais evoluídos, definindo a qualidade de nossos pensamentos. De vital importância, pois podemos apresentar alterações do perispírito por ação da mente, como atua ele sobre o corpo físico, determinaremos saúde ou doença.
Costumamos classificar como médiuns, aqueles em que a mediunidade se manifesta mais ativa, se percebo isto em mim concluo: tenho mediunidade, e agora, o que faço?
A mediunidade, ligação entre os dois mundos, físico e espiritual, conforme utilizada, define o bem e o mal desta ligação.
A Terra está em transição para mundo de regeneração, a mediunidade e a transição planetária estão em relação, conforme a utilizarmos acompanharemos a Terra ou desceremos a mundos inferiores, por isto é saudável que reflita como está a mediunidade em mim. Pois os benefícios da mediunidade, que são para a humanidade toda, só serão alcançados se, nas ações de todo médium identificarmos sempre – mediunidade e Jesus -.
Desconheço Autoria

Jesus nos abençoe!

Trabalhemos pela implantação do Evangelho no lar, quanto estiver ao alcance de nossas possibilidades.
A seara depende da sementeira. Se a gleba sofre o descuido de quem a lavra e prepara; se o arado jaz inerte e o cultivador teme o serviço, a colheita será sempre desengano e necessidade, acentuando o desânimo e a aflição.
É imprescindível nos unamos todos no lançamento dos princípios cristãos no santuário doméstico. Trazer as claridades da Boa-Nova ao templo da família, é aprimorar todos os valores que a experiência terrestre nos pode oferecer.
Não bastará entronizar as relíquias materiais que se reportem ao Divino Mestre, entre os adornos da edificação de pedra e cal, onde as almas se reúnem sob os laços da consanguinidade ou da atração afetiva. É necessário plasmar o ensinamento de Jesus na própria vida, adaptando o sentimento à Sua beleza excelsa.
Evangelho no lar é Cristo falando ao coração. Sustentando semelhante luz nas igrejas vivas da família, teremos a existência transformada na direção do sumo bem.
O céu, naturalmente, não reclama a santificação de nosso espirito de um dia para o outro, nem exige de nós, de imediato, as atitudes espetaculares dos heróis amadurecidos no sofrimento renovador.
O trabalho da evangelização é gradativo, paciente e perseverante. Quem recebe na inteligência a gota de luz da revelação cristã, cada dia ou cada semana, transforma- se no entendimento e na ação, de maneira imperceptível. Apaga-se nas almas felicitadas por essa bênção o fogo das paixões e delas desaparecem os pruridos da inquietação inútil e da maledicência que lhes situam o pensamento nos escuros resvaladouros do tempo perdido. Enquanto isso ocorre, despertam para a edificação espiritual com serviço por norma constante de fé e caridade, nas devoluções a que se afeiçoam, de vez que compreendem por fim, no Senhor, não apenas o Amigo Sublime que salva e ajuda, mas também o Orientador que corrige e educa para a felicidade real e para o bem verdadeiro.
Auxiliemos assim a plantação do cristianismo no santuário familiar, se desejamos efetivamente a sociedade aperfeiçoada no amanhã sublime da Terra.
Em verdade, no campo vasto do mundo, as estradas se bifurcam, mas é no lar que começam os fios do destino e nós sabemos que o homem, na essência, é o legislador da própria existência. É o dispensador da paz ou da desesperação, da alegria ou da dor, a si mesmo.
Ajudar semelhante realização, estendendo-a aos círculos de nossa amizade, oferecendo-lhe o nosso concurso ativo na obra da regenerarão dos espíritos, na época atormentada que atravessamos, é sagrada obrigação que nos reaproximará do Mentor Divino, que iniciou o seu apostolado na Terra, não somente entre os doutores de Jerusalém, mas igualmente nos Júbilos domésticos da festa de Canã, quando simbolicamente transformou a água em vinho, na consagração da glória familiar.
Que a Providência celeste nos fortaleça para prosseguirmos na tarefa de reconstrução do lar sob os alicerces do Cristo, nosso Mestre e Senhor, dentro da qual cumpre colaborar com as nossas melhores forças são os votos sinceros do irmão e servo humilde” – BEZERRA DE MENEZES
(Mensagem de Bezerra de Menezes recebida por Azamor Serrão, transcrita de O Cristão Espírita, ed.01, a 29 de agosto de 1965)

Comentários