verdadeiro espírita e transformação moral josé herculano pires

O VERDADEIRO ESPÍRITA E A SUA TRANSFORMAÇÃO MORAL

O VERDADEIRO ESPÍRITA

E A SUA TRANSFORMAÇÃO MORAL

“O verdadeiro espírita, conhecedor dos princípios sublimes da sua doutrina, é um jardineiro do amor, Dia a dia, ele trabalha os canteiros do seu coração, da sua sensibilidade e da sua inteligência, removendo a terra, extraindo as ervas daninhas e semeando a boa semente das flores evangélicas.”
“O Mistério do Bem e do Mal”, José Herculano Pires

VIDAS MELHORES

A vida só tem sentido quando serve de preparação para vidas melhores.
J. Herculano Pires. Educação para a Morte
O mandamento central dos Evangelhos, e por isso mesmo o mais complexo e o mais difícil, é o de amar ao próximo como a nós mesmos e a Deus sobre todas as coisas. Amar ao próximo não parece muito difícil, mas amá-lo como a nós mesmos é quase uma temeridade. Mas Jesus o deu de maneira enérgica, explicando ainda que esse amor corresponde também ao amor a Deus.
“O importante é mostrar, objetivamente, que a vida é o caminho da morte, mas que a morte não é o fim da existência humana, pois esta prossegue nas hipóstases espirituais do universo, nas quais o espírito se renova moralmente e se prepara com vistas a novas encarnações na linha da evolução ôntica da Humanidade.”
J. Herculano Pires. Educação para a Morte

O Espiritismo prova a imortalidade da alma

O Espiritismo prova a imortalidade da alma, a sobrevivência do homem, além do túmulo. Essa prova nos é dada por várias maneiras: pelas comunicações mediúnicas, pelas manifestações espontâneas dos Espíritos, pelas experiências de materialização, pela investigação da própria sensibilidade humana e pelas pesquisas hipnóticas na memória profunda, de acordo com as famosas experiências de Albert De Rochas. O Espiritismo não se limita, portanto, a afirmar que o homem sobrevive à morte. Ele vai mais longe, provando esse fato.
J. Herculano Pires. O Mistério do Bem e do Mal.

O UNIVERSO LEIS NATURAIS

Tudo no Universo se processa mediante a ação e o controle de leis naturais, que correspondem à imanência de Deus no Mundo através de suas leis. Toda a realidade verificável é natural, de maneira que os espíritos e suas manifestações não são sobrenaturais, mas fatos naturais explicáveis, resultantes de leis que a pesquisa científica esclarece.
J. Herculano Pires. Curso Dinâmico de Espiritismo
A moral espírita não é outra senão a moral evangélica, como qualquer pessoa desapaixonada pode ver, na simples leitura de O Livro dos Espíritos e de O Evangelho segundo o Espiritismo.
J. Herculano Pires. O Mistério do Bem e do Mal.

TAREFA DO ESPIRITISMO

[…] “A grande tarefa do Espiritismo se definia com clareza: era conter a emoção e a imaginação, ligar a fé à razão, unificar o psiquismo humano nos quadros da realidade terrena.”
J. Herculano Pires. Curso Dinâmico de Espiritismo
O homem de hoje é essencialmente ambicioso. Todas as suas lutas só têm um objetivo: o seu enriquecimento e aumento de poder. O homem de amanhã, criado nos princípios renovadores do Espiritismo, será essencialmente fraterno. Todas as suas ações objetivarão o amor entre as criaturas, na grande fraternidade universal do Reino de Deus.
J. Herculano Pires. O Mistério do Bem e do Mal.

OS PROCESSOS ESPIRITUAIS DE EDUCAÇÃO

Jesus não impediu que Judas o traísse e que Pedro o negasse, nem que Tomé duvidasse da sua ressurreição. Os processos espirituais de educação se fundem no exercício da liberdade de cada um, porque somente através de um sistema de livre escolha, entre experiências negativas e positivas, podemos aprender a seguir voluntariamente os rumos certos da nossa destinação.
J. Herculano Pires. Evolução Espiritual do Homem.
O Espiritismo ensina que a vida tem um objetivo e, esse objetivo é o aperfeiçoamento espiritual. O que importa, pois, do ponto de vista espírita, como ensinava Jesus, é o Reino e sua Justiça, e não o bem-estar imediato, a felicidade passageira e ilusória. Pessoas que se aproximam do Espiritismo, tangidas por necessidades e interesses, mas não lhe absorvem os ensinamentos superiores, são as que acabam por decepcionar-se com a doutrina. Elas mesmas causam as suas decepções.
J. Herculano Pires. O Mistério do Bem e do Mal
Há uma sequência lógica e natural das revelações cristãs, que todos os espíritas devem ter constantemente na memória. Primeiro, houve a revelação do Sinai, a missão de Moisés, da qual resultou a codificação bíblica. Foi a I Revelação e, já em seu texto, ela anunciava a segunda, que surgiria com a vinda do Messias. Depois, veio a II Revelação, com Jesus, e tivemos, então, a codificação evangélica, que também em seu texto anunciava a terceira. E, por fim, surge a III Revelação, com as manifestações dos Espíritos em todo o mundo, e temos, então, a codificação espírita.
J. Herculano Pires. O Mistério do Bem e do Mal.

OS FENÔMENOS PARANORMAIS

Há pessoas que dizem: “Os fenômenos hoje inexplicáveis serão explicados, amanhã, pela ciência”. Mas é exatamente para conseguir essa explicação que Kardec aconselha o estudo do Espiritismo, afirmando de maneira incisiva e absolutamente lógica: “Da mesma maneira por que a ciência propriamente dita tem como objeto o estudo das leis do princípio material, o objetivo especial do Espiritismo é o conhecimento das leis do princípio espiritual”. E noutro trecho: “O Espiritismo e a Ciência se completam, um pelo outro”. Referindo-se ao encadeamento natural das ciências, que “nascem umas das outras”, Kardec lembra que a ciência do espírito teria de surgir por último, lançando suas luzes sobre os derradeiros baluartes da superstição e da imaginação.
J. Herculano Pires. O Mistério do Bem e do Mal
Porque a verdade é a seguinte: quer se encare o Espiritismo no seu aspecto religioso, ou no seu aspecto filosófico ou, ainda, no científico, a doutrina se apresenta coerente, una, homogênea, baseada sempre nos sólidos alicerces dos princípios cristãos.
J. Herculano Pires. O Mistério do Bem e do Mal.

O EVANGELHO DE JESUS

Kardec, ao lançar O Evangelho segundo o Espiritismo, firmou o princípio de que os fatos históricos, e outras partes dos relatos evangélicos, estranhos ao seu conteúdo de ensinos morais, pouco importam para a doutrina. O que interessa ao Espiritismo não é a exatidão cronológica, mas a realidade da vida de Jesus e a legitimidade dos seus ensinos morais.
J. Herculano Pires. O Mistério do Bem e do Mal.
O homem honesto comete uma infração e sente imediatamente a reprovação da consciência. Se a acata e procura reequilibrar-se, recebe a ajuda dos poderes conscienciais e se firma na linha reta do comportamento bom e justo. Se logo se entrega e goza no gozo ilusório do mal, cai na lama dos instintos e sofrerá muito antes de recuperar-se. Pode perder-se por séculos e milênios, mas nunca se perderá em definitivo.
J. Herculano Pires. Vampirismo.

PROVAS ESPÍRITAS

As provas espíritas são postas em dúvida, em geral, por pessoas que não se preocupam com o assunto, que não se enfronharam nos problemas por elas levantados; ou, então, por pessoas que têm interesse, não raro profissional ou sectário, ou ambos, em negá-las; ou, ainda, por pessoas demasiado afoitas, que tiram conclusões precipitadas de algumas experiências mal feitas.
J. Herculano Pires. O Mistério do Bem e do Mal.
Não é missão do Espiritismo “arranjar a vida” de quem quer que seja. Os Espíritos superiores não estão a serviço dos pequeninos e passageiros interesses humanos. Dessa maneira, a pessoa que deseja benefícios acaba perdendo a assistência dos Espíritos superiores e sofrendo o assédio dos inferiores. Estes, sim, estão sempre prontos a atender a todos os pedidos, mesmo os mais injustos. E, se às vezes fazem alguns benefícios imediatos, não raro cobram muito caro o que fizeram, causando, mais tarde, amargas decepções.
J. Herculano Pires: O Mistério do Bem e do Mal.

O AMOR

O amor não está nos que se acumpliciam, se comprometem reciprocamente na trapaça, enleando-se na solidariedade da profanação consciente ou inconsciente, O amor está nos que repelem a farsa e condenam o gesto egoísta dos escamoteadores da verdade em proveito próprio, levando multidões ingênuas e desprevenidas à deturpação da doutrina esclarecedora. O amor, nesse caso, pode parecer impiedade, mas é piedade, pode assemelhar-se à injúria e agressão, mas é socorro e salvação.
J. Herculano Pires. Curso Dinâmico de Espiritismo
O bom senso, como ensinou Kardec, é o fio de prumo que nos garante a construção de um conhecimento mais amplo e mais rico, mas ao mesmo tempo mais preciso.
Usar do bom senso é o primeiro preceito da normativa de Kardec. Examinar com rigor a linguagem dos Espíritos comunicantes, submetê-los a testes de bom senso e conhecimento, verificar a relação de realidade dos conceitos por eles enunciados (relação do seu pensamento com os fatos, as coisas e os seres), enquadrar os seus ensinos e revelações no contexto cultural da época, verificando o alcance abusivo ou não das afirmações mais audaciosas – eis os elementos que temos de observar no trato da mediunidade, se não quisermos cair em situações difíceis, a que fatalmente nos levariam espíritos imaginosos ou pseudo-sábios.
Herculano Pires – A Pedra e o Joio

REFORMULE O SEU CONCEITO

“Reformule o seu conceito de si mesmo. Você não é um pobrezinho abandonado no mundo. Os próprios vermes são protegidos pelas leis naturais. Por que motivo só você não teria proteção? Tire da mente a ideia de pecado e castigo. O que chamam de pecado é o erro, e o erro pode e deve ser corrigido. Corrija-se.”
PIRES, J. Herculano. A Obsessão, O Passe, A Doutrinação
A obra de Kardec é a bússola em que podemos confiar. Ela é a pedra de toque que podemos usar para aferir a legitimidade ou não das pedras aparentemente preciosas que os garimpeiros de novidades nos querem vender. Essa obra repousa na experiência de Kardec e na sabedoria do Espírito de Verdade. Se não confiamos nela, é melhor abandonarmos o Espiritismo.
Não há mestres espirituais na Terra nesta hora de provas, que é semelhante à hora de exames numa escola do mundo. Jesus poderia nos responder, diante da nossa busca comodista de novos mestres, como Abraão respondeu ao rico da parábola:
Por que eu deveria mandar-vos novos mestres, se tendes convosco a codificação e os evangelhos?
(Mediunidade. Conceituação da Mediunidade e Análise Geral dos Seus Problemas Atuais. Cap. III.)

VERDADEIRO ESPÍRITA PELA SUA TRANSFORMAÇÃO MORAL

“Não basta acreditar na sobrevivência e participar de sessões ou ouvir palestras. Kardec assinalou que se conhece o verdadeiro espírita pela sua transformação moral. E essa transformação não se verifica sem o trabalho incessante do homem na modelação de si mesmo. Os Espíritos do Senhor podem auxiliar-nos, mas o trabalho de nossa transformação é principalmente nosso, e deve ser realizado por nós mesmos.
– J. Herculano Pires. O Mistério do Bem e do Mal
“Ser fiel à Verdade, saber respeitá-la e fazer-se humilde perante ela são as três pedras de tropeço do homem na Terra. Podemos conhecer a Verdade e proclamá-la, procurar vivê-la e comunicá-la aos outros, mas ter a coragem de sustentá-la nos momentos de crise é quase um privilégio no mundo de vaidades e mentiras terrenas.”
(Pires, J. Herculano, Xavier, F. Cândido in Na Hora do Testemunho)
A luta entre o Bem e o Mal é simplesmente o processo dialético da evolução. O Mal é a ignorância, o atraso, a superstição. O Bem é o conhecimento, o progresso, a adequação da mente à realidade.
J. Herculano Pires. Curso Dinâmico de Espiritismo
[…] “a revelação espírita considera a graça simplesmente como a força que Deus concede ao homem de boa-vontade para vencer as suas imperfeições, seja ele desta ou daquela religião ou de nenhuma delas”.
O ponto crucial do problema religioso chama-se hipocrisia. E a hipocrisia resulta das atitudes egoístas, da falta de compreensão do verdadeiro sentido da Religião, que é caminho e não ponto de chegada da espiritualização do homem.
J. Herculano Pires. Agonia das Religiões.

NOVA REVELAÇÃO

Kardec dizia, como muita razão, que os adeptos demasiado entusiastas são mais perigosos para a doutrina do que os próprios adversários. Porque estes, combatendo o que não conhecem, evidenciam a própria fraqueza e contribuem para o esclarecimento do povo, enquanto os adeptos de entusiasmo fácil comprometem a causa. O que estamos vendo hoje, no meio espírita brasileiro, não é mais do que a confirmação dessa assertiva do codificador. Espíritas demasiado entusiastas estão sempre prontos a receber qualquer “nova revelação” que lhes seja oferecida e a divulgá-la sofregamente, como verdades incontestáveis.
 
Lembremos, ainda, a advertência de Kardec, no item 306 de O Livro dos Médiuns, quanto ao interesse pessoal que leva os médiuns a servirem de instrumentos para a mistificação. Não é apenas o interesse do dinheiro, do ganho material, mas, também, o da vaidade pessoal, que transforma bons médiuns em mistificadores. Tenhamos cuidado com as obras mediúnicas. Há muita moeda falsa circulando como boa, pagando muito incenso para médiuns jactanciosos, em prejuízo da Doutrina.
J. Herculano Pires. O Mistério do Bem e do Mal

A VERDADE

“A verdade nada tem a temer, transparece, sempre, em toda a parte, e os espíritas não devem alimentar atitudes sectárias, que contrariam o próprio espírito da doutrina”.
Uma das principais vantagens do conhecimento do Espiritismo é, precisamente, antecipar essa libertação, dando ao homem uma visão espiritual da vida e preparando-o para compreender o fenômeno da morte, de maneira a não se aturdir com ele. Certas pessoas acham que isso não tem importância, pois enquanto estamos no mundo devemos “viver a vida”. Mas, se a vida não acaba na morte, pois o homem é espírito e não corpo e só este é que morre, facilmente se compreende o valor e a importância dessa vantagem.
Há uma sequência lógica e natural das revelações cristãs, que todos os espíritas devem ter constantemente na memória. Primeiro, houve a revelação do Sinai, a missão de Moisés, da qual resultou a codificação bíblica. Foi a I Revelação e, já em seu texto, ela anunciava a segunda, que surgiria com a vinda do Messias. Depois, veio a II Revelação, com Jesus, e tivemos, então, a codificação evangélica, que também em seu texto anunciava a terceira. E, por fim, surge a III Revelação, com as manifestações dos Espíritos em todo o mundo, e temos, então, a codificação espírita.
J. Herculano Pires. O Mistério do Bem e do Mal

REAÇÃO E A CONDIÇÃO HUMANA 

É evidente que o homem pode se rebaixar – e frequentemente se rebaixa – ao plano animal, em virtude de suas ligações sensoriais com o corpo. Mas sempre que isso acontece o homem abdica temporariamente de sua condição humana e sofre a reação da consciência, o que geralmente lhe acarreta situações íntimas penosas.
Lembremos, ainda, a advertência de Kardec, no item 306 de O Livro dos Médiuns, quanto ao interesse pessoal que leva os médiuns a servirem de instrumentos para a mistificação. Não é apenas o interesse do dinheiro, do ganho material, mas, também, o da vaidade pessoal, que transforma bons médiuns em mistificadores. Tenhamos cuidado com as obras mediúnicas. Há muita moeda falsa circulando como boa, pagando muito incenso para médiuns jactanciosos, em prejuízo da Doutrina.
Todos os princípios fundamentais do Cristianismo, que realmente caracterizam o ensino evangélico, estão presentes no Espiritismo. E as únicas diferenças entre o que conhecemos por tradição cristã e o que o Espiritismo ensina decorrem dos elementos estranhos que se misturaram àquela tradição, ao longo dos séculos.
“No Espiritismo, os anjos não são uma criação especial de Deus, mas as próprias criaturas humanas, que conseguem superar a precária condição humana. Anjos, portanto, são espíritos superiores, como demônios ou diabos são espíritos inferiores, encarnados e desencarnados”.
A fé esclarecida pela razão, pela compreensão, dar-lhes-á a força necessária para cumprirem os seus deveres, nesta hora de confusões sombrias por que vai passando o nosso planeta, às vésperas de uma nova aurora espiritual, prestes a brilhar sobre todo o mundo.
J. Herculano Pires

A DOUTRINA ESPÍRITA

A doutrina espírita nos ensina, e educa o respeito a tudo e a todos.
Não nos proíbe de nada, porém, nos mostra o caminho certo.
Não induzimos ninguém a nada. Respeitamos as vontades e escolhas das criaturas.
O Espiritismo nos fala que o ” Amor” é a verdadeira religião do Cristo Jesus. Amenos mais.

O homem é instinto, sensação, sentimento, e amor. O “amor” é a salvação do mundo.
Acreditemos, confiemos. Deus nos conceda um excelente domingo abençoado, e recheado de muita paz e luz.
Amigos e irmãos, abraço.
Marcos Roseira

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