GRATIDÃO AO SENHOR PELA VIDA PELA EXISTÊNCIA

PRECE DO ALVORECER – AGRADECER A DEUS A TUA EXISTÊNCIA

Prece do Alvorecer

(Joanna de Angelis/Divaldo Franco)
Acordei quando a manhã se vestia de luz para receber o dia. O sol, espreguiçando-se por detrás das nuvens, derramava seus raios mornos pela terra.
Abrindo a janela, senti uma grande alegria e desejei orar ao Criador de todas as coisas, ao Pai de todos nós. Queria dizer tantas coisas!
Mas como se pode, sendo tão pequeno, dizer coisas grandiosas a quem é tão onipotente?
Desejei abraçar o dia e servir, fazer algo útil, bom, especial.
Como se pode agradecer ao pai generoso por tantas dádivas senão buscando se tornar um servidor para as suas criaturas?
Entre a timidez e a emoção, com o coração a cantar em descompasso no peito, comecei:
Meu Deus e meu Senhor. Eu gostaria tanto de poder colaborar contigo. Eu gostaria de ser um jardim de flores, de todas as cores, para embelezar a terra.
Mas, na pobreza que minha alma encerra, se não puder ser um jardim, deixa-me ser uma rosa solitária, em uma fenda da rocha, colocando beleza no painel nobre da natureza.
Eu gostaria de ser um canteiro perfumado, aonde as abelhas viessem colher o néctar, para produzir o mel que alimentaria bocas infantis.
Eu gostaria de ser um trigal maduro, para colocar pão na mesa da humanidade. Mas, é demais para mim.
Como não poderei ser uma seara, ajuda-me a ser o grão, que caindo no chão, se multiplique num milhão. E me transforme em pão para os meus irmãos.
Eu gostaria de ser um pomar de frutos maduros para acabar com a fome. Mas na pobreza que me consome, te venho pedir para ser uma árvore desgalhada, projetando sombra na estrada. Talvez alguém, em passando de mansinho, por esse caminho possa me dizer “olá”. E respondendo, eu estenda a mão e me ofereça: “sou teu irmão, sou teu amigo.”
Eu gostaria de ser como uma chuva generosa, que caísse na terra porosa e reverdecesse o chão. Mas, como não conseguirei, então, te pedirei para ser um copo de água fria que mate a sede de quem anda na desesperação.
Eu gostaria de ser um riacho que descesse a encosta da montanha cantando, por entre as pedras, ofertando linfa refrescante às árvores que protegem o solo.
Meu Deus! Eu gostaria de ser como a via-láctea de estrelas para que as noites da Terra fossem mais belas e a dor debandasse, na busca de um novo dia.
Mas, na minha pequenez, sem conseguir, te quero pedir para ser um pirilampo na noite escura, iluminando a amargura de quem anda na solidão.
Eu gostaria de ser um poeta, um artista, um trovador. Quem sabe um cantor, um esteta, orador para falar da magia e da beleza da tua glória.
Mas, como eu quase nada sou, como me falta o verbo, a mestria, então, eu te peço, Senhor, para ser o companheiro da criatura deserdada.
Deixa-me caminhar pela estrada e estender a mão a quem anda solitário e triste. Deixa-me ser-lhe a mão de sustento e lhe dizer: “sou teu irmão, estou contigo. Vem comigo.”
*
Agradece a Deus a tua existência.
Exalta-Lhe o amor por meio dos deveres retamente cumpridos.
Louva-O, sendo-Lhe um servidor devotado e fiel.
Apresenta-O para a humanidade, tornando-te exemplo de amigo e irmão em todas as circunstâncias.
Prece ditada pela irmã espiritual Joanna de Angelis psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco
“Sou o grande médico das almas, e venho vos trazer o remédio que deve curá-las; os fracos, os sofredores e os doentes são meus filhos prediletos, e venho salvá-los. Vinde, pois, a mim…
O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec

Sinal de grandeza

Aprende a escutar o que os outros dizem. Registrar a intimidade alheia, sem divulgá-la, é sinal de grandeza.
Acolhe o desabafo de quem sofre e não censures quem erra. Por vezes, saber ouvir é mais importante que saber expressar-se em todos os idiomas. Oferece a ombro amigo ao coração aflito.
Todos carecemos de quem nos escute sem nada dizer. A indiferença aumenta o sofrimento de quem se sente sozinho. Não desconsideres a dor dos semelhantes.
A solidariedade nas lágrimas de quem chora, equivale a seguro abrigo que se encontra debaixo da tempestade. Um simples sorriso de simpatia e cordialidade pode resgatar uma alma ao abismo.
Livro VIGIAI E ORAI
pelo Espírito Irmão José
Psicografado por Carlos A. Baccelli
P. 37
O amor de Deus é luz em toda parte e a sua misericórdia expande-se por todas as direções, abençoando a criação e as criaturas, que avançam, às vezes, com dificuldade e sofrimento, porém com esperança na conquista da plenitude, que nos tá reservada.
Avancemos meus queridos amigos, não esmoreçam na luta, amanhã será um novo dia.

Bom dia amigos e familiares amados 🌟

Seus pensamentos revelam suas companhias espirituais.
É tão doce sorrir, mostrar humildade e fazer o amor cantar, que não haverá mais dor neste mundo, nem mais um motivo para chorar. Mas para isso aconteça, é preciso semear, regando todos os dias, até o amor germinar. Desejo luz, Paz e alegrias para o seu coração respirar momentos de sabedoria, para modificar sua vida para melhorar.
Quem de nós se preocupa em analisar os pensamentos que têm?
Falamos na semana passada, sobre os pensamentos reflexos e sobre os nossos outros pensamentos que acompanham esses primeiros.
Agora, gostaria de tratar com vocês, sem esgotar o assunto, sobre os pensamentos que recepcionamos em razão de nossas sintonias com o mundo exterior.
Se temos dificuldades de nos flagrar em nossos próprios pensamentos, imaginem os que nos chegam e são abraçados por nós?!
Na maioria das vezes, acreditamos que tudo o que está em nossa mente é nosso, mas a verdade não é bem assim. Somos energia! Somos seres que vibram e nos sintonizamos com tudo aquilo que está ao nosso redor. Fica bem claro entendermos essa verdade quando nos deparamos com o funcionamento da teia da aranha. Onde estivermos, se nos mexermos, toda a teia sente a vibração e a aranha saberá onde é o ponto de origem daquele balanço. Da mesma forma, basta somente existirmos para que estejamos transmutando, trocando energias com o meio ao nosso redor.
Outro exemplo é quando escutamos um som muito alto. Qual a sensação de que ele nos traz em nosso corpo? Podemos estar perto ou um pouco mais longe e adorar ou não a música, e teremos reações das mais variadas face a vibração emanada por aqueles alto falantes: coração taquicárdico, dores de cabeça, euforia, incômodos… Inclusive, até uma pessoa surda é capaz de sentir essas mesmas sensações face a vibração do som que se propaga no ar.
Também é assim conosco no que se refere a interferências do plano espiritual. Sentimos, uns mais outros menos, a harmonia e o desequilíbrio de um ambiente, simplesmente porque somos energia e, por consequência, estamos interligados a tudo.
É importante frisar que, a harmonia ou o desequilíbrio é construída ou sentida por nós, estejamos encarnados ou desencarnados.
Agora, pense que você acabou de passar por uma experiência e está reagindo a ela por meio de seus pensamentos ou ações. Vamos dizer que o seu pensamento reflexo[1] pode ter sido positivo ou negativo, tanto faz. Se o pensamento é caridoso ou não, você está construindo um ambiente externo que refletirá o seu estado interior e, neste ambiente, permanecerão os seus afins.
Para facilitar a imagem, vamos chamar de “pomba” este pensamento que chega. Ela voa sobre a nossa cabeça. O que faremos com ela, só depende de nós! Seja ela positiva ou negativa, podemos lhe dar razão e deixá-la pousar.
Neste momento, a pomba começará a construir o seu ninho com o acúmulo de outros tantos pensamentos que são nossos, bem como de outros que não são e que estão em sintonia com o nosso estado interior.
Outra postura é podermos discordar dela e espantá-la, para que não faça ninho. Somos nós que determinaremos quais pensamentos aceitaremos em nosso templo interior.
Qual seria a nossa melhor atitude quando percebemos que uma pomba está ansiosa para fazer um ninho em nosso “telhado”? Primeiro, saber que tipo de pomba ela é, porque se ela ali se instalar, possivelmente, outras tantas a seguirão… E depois que estiverem todas lá, mais difícil será mandá-las embora.
Neste ponto, significa que estamos atentos às nossas próprias necessidades íntimas; estamos atentos ao modo que desejamos vivenciar cada momento.
Quando percebemos o tipo de pensamento que temos, compreendemos quem “estamos” naquele instante de nossa vida e quem estaremos sempre a convidar para o nosso lado.
Muitos de nós não sabem quando estão sofrendo alguma influenciação externa. Então, que fiquemos atentos às “pombas” que chegam, porque, sejam quais forem as companhias que tivermos, a responsabilidade pelas escolhas que fizermos ante esta influenciação será nossa.
O primeiro pensamento pode ser nosso, mas, se os demais podem ser de outrem, cabe a cada um de nós discernir o que deseja para a sua vida.
Paz ou discórdia interior!
Só depende de quais pensamentos desejamos abraçar.
Adriana Machado
Seus pensamentos revelam suas companhias espirituais.
Suas leituras definem os seus sentimentos.
Seu trato pessoal com os outros esclarece até que ponto você tem progredido.
Suas solicitações lançam luz sobre os seus objetivos.

PAI NOSSO

Pai nosso, que estás nas flores, no canto dos pássaros, no coração a pulsar; que estás na compaixão, na caridade, na paciência e no gesto de perdão.
Pai nosso, que estás em mim, que estás naquele que eu amo, naquele que me fere, naquele que busca a verdade.
Santificado seja o Teu nome por tudo o que é belo, bom, justo e gracioso.
Venha a nós o Teu reino de paz e justiça, fé e caridade, luz e amor.
Seja feita a Tua vontade, ainda que minhas rogativas prezem mais o meu orgulho do que as minhas reais necessidades.
Perdoa as minhas ofensas, os meus erros, as minhas faltas. Perdoa quando se torna frio meu coração;
Perdoa-me, assim como eu possa perdoar àqueles que me ofenderem, mesmo quando meu coração esteja ferido.
Não me deixes cair nas tentações dos erros, vícios e egoísmo.
E livra-me de todo o mal, de toda violência, de todo infortúnio, de toda enfermidade. Livra-me de toda dor, de toda mágoa e de toda desilusão.
Mas, ainda assim, quando tais dificuldades se fizerem necessárias, que eu tenha força e coragem de dizer:
Obrigado, Pai, por mais esta lição!
Que assim seja!
Redação do Momento Espírita.
Disponível no CD Momento Espírita, v. 25, ed. FEP.
Em 9.9.2013.
“A esperança que guardo em mim, me faz acreditar que das sementes que eu espalhar hoje, há de florescer meus amanhãs!”

A VIDA SE RENOVA

A vida se renova, toda vez que enchemos nosso coração de paz e resolvemos distribuir amor.
É vida nova, toda vez que renascemos dos nossos temporais e desenhamos com um graveto na areia, só pra ver o sol nascer.
Quando descobrimos, em meio à nossa “bagunça” e loucura de viver, aquela florzinha miúda, escondida embaixo da escada, nascemos outra vez.
Quando nos abrimos para outras possibilidades de viver e nos olhar, é vida nova, é reconstrução.
Quando desaceleramos o passo somente pra sentir as gotas que o céu derrama, é renovação, é vida reinventada.
E quando, finalmente, aprendemos a nos doar, abraçar com amor e amar as pessoas, é transformação e, como as estações, renascemos.
Eunice Ramos

Sinais

1 Sua conversação dirá das diretrizes que você escolheu na vida.
2 Suas decisões, nas horas graves, identificam a posição real de seu Espírito.
3 Seus gestos, na luta comum, falam de seu clima interior.
4 Seus impulsos definem a zona mental em que você prefere movimentar-se.
5 Seus pensamentos revelam suas companhias espirituais.
6 Suas leituras definem os seus sentimentos.
7 Seu trato pessoal com os outros esclarece até que ponto você tem progredido.
8 Suas solicitações lançam luz sobre os seus objetivos.
9 Suas opiniões revelam o verdadeiro lugar que você ocupa no mundo.
10 Seus dias são marcas no caminho evolutivo. Não se esqueça de que compactas assembleias de companheiros encarnados e desencarnados conhecem-lhe a personalidade e seguem-lhe a trajetória pelos sinais que você está fazendo.
André Luiz

UM HOMEM, UM PAI, UM PROTETOR

🦋”Ele foi um dos homens mais dedicados à missão da paternidade.
Alertado por vozes espirituais, durante o repouso das lides diárias, levantou-se, de imediato.
Obedecendo à informação privilegiada de que O Filho corria risco de morte, juntou o imprescindível, despertou a esposa, tomou o Filho e partiu.
Não aguardou que o dia raiasse ou sequer se deu ao luxo de preparar detalhes para a longa viagem ao exílio.
Foi um pai de tal forma atencioso àquela vida nascente que não temeu viver entre estrangeiros, longe de sua própria gente e das suas origens.
Tudo para salvaguardar a vida preciosa do rebento.
Consciente da missão que lhe estava designada, manteve-se atento às orientações do Alto.
Homem nobre, Espírito de alta envergadura, jamais se permitiu desconectar dos Espíritos do bem.
Então, quando, mais tarde, as vozes retornaram, no sono da noite, ele se preparou para voltar à Judeia.
No entanto, novas orientações lhe disseram que optasse por outra localidade.
Isso porque ordens severas de eliminação do primogênito ainda estavam vigentes, determinadas pelo sucessor da tetrarquia da Judeia, da Pereia e da Idumeia.
Introduziu o filho nos ensinos da Torá, embora acreditasse que Ele de tudo aquilo tinha prévio conhecimento.
Falou-lhe do Deus de Israel, olhando-O nos olhos e completando: Você sabe tudo isso, não é, filho querido?
Comparecendo à festa em Jerusalém, levou o filho adolescente.
Surpreendido com Sua ausência no regresso, após o primeiro dia de caminhada, retornou para procurá-lo.
Como terá ficado oprimido aquele coração paterno, guardião de uma Vida TÃO PRECIOSA!
Ao encontrá-lo, no templo, tomou-se de apreensões.
Tão cedo estaria o filho amado assumindo a missão para a qual viera ao mundo? Seria já o tempo determinado pelo Pai Celeste?
Consciente do que falava Aquele Menino tão sábio, que deixou boquiabertos os sacerdotes do Templo, entendeu a resposta d’Ele ao afirmar que estava tratando dos negócios de Seu Pai.
Ele sabia não ser ele o pai de quem Ele falava. Ele era o pai terreno, o protetor, aquele a quem o Pai Maior confiara aquela vida, tão perseguida, desde o Seu nascimento.
Quantas vezes, nos anos seguintes, terá se sobressaltado, ante qualquer tumulto arbitrário
do poder temporal vigente?
Quantas vezes terá repousado a cabeça para o sono e indagado: Até quando, Pai Celeste, terei as forças devidas e o bom senso preciso para proteger Essa Vida?
* * *
Todo pai é protetor e guardião de seus filhos. Mas este tinha alguém extremamente Grande sob Sua responsabilidade.
Seu primogênito era o Rei Solar. Anunciado pelos profetas, aguardado pela ansiedade de um povo.
Chegara anunciada pelos Mensageiros Celestes, entre cânticos e uma estrela de extraordinário brilho.
Com a Vida constantemente ameaçada por quem lhe descobrisse a REALEZA DIVINA, viveu José entre
a carpintaria, os deveres familiares e religiosos.
Foi tão grande em sua humildade que nem deixou registros precisos de sua heroica passagem pela Terra.
Um Homem, um Pai, um Protetor.
Gratidão, José,pelo excelente desempenho de Sua Missão.
Redação do Momento Espírita – Em 21.3.2024.

AMAR-SE…

É saber que ninguém te amará no mundo mais do que você mesmo.
É entender que não podemos mudar pelos outros, mas sim por nós.
É olhar o mundo com o coração e não apensa com os olhos da matéria.
É contemplar as belezas que o mundo nos proporciona que as vezes nem reparamos.
É sentir a brisa em seu rosto e saber que é Deus a lhe tocar.
É saber que tudo podemos, basta acreditar em nossa força e fé.
É se compadecer com aqueles que sofrem suas dores mais profundas.
É não deixar que seu mundo estacione, continuar a caminhada mesmo que seja árdua se faz necessário.
É poder estender as mãos e sentir-se feliz por estar amparando os necessitados e desprovidos da sorte.
É fazer de sua história um exemplo de vida para aqueles que querem desistir.
É deixar os sentimentos de ódio, rancor e mágoas para trás eles se dissipam com o tempo.
É adquirir conhecimento para poder passar ao seu próximo.
É muito além de tudo que possa construir com bens materiais.
É deixar que um bem maior toque seu coração, é saber que fora da caridade não há salvação, é ter um Deus poderoso que lhe alicerce em tudo que fizer, é acreditar que somos capazes de nos libertar das dores que afligem nossa alma, é entender que independente de qualquer coisa é ter a caridade latente e pura em nossos corações POIS TUDO PODEMOS NAQUELE QUE NOS FORTALECE.
ALOIZIO LIBUTTI FILHO

MOMENTO DE BELEZA E AMOR

“Compreendi, então,
que a vida não é uma sonata que,
para realizar a sua beleza,
tem de ser tocada até o fim.
Dei-me conta, ao contrário,
de que a vida é um álbum de mini sonatas.
Cada momento de beleza vivido e amado,
por efêmero que seja,
é uma experiência completa
que está destinada à eternidade.
Um único momento de beleza e amor
justifica uma vida inteira.”
Rubem Alves

❝Amanhã é um novo dia.

Que a gente acorde com o coração renovado, cheio de esperança, que consigamos ver graça e beleza na simplicidade.
Porque é nela que se encontra a felicidade.
Tolo é aquele que pensa que para ser feliz tem que ajuntar tesouros.
Na verdade, a felicidade está na nossa maneira de ver o mundo.❞
Rosi Carmen Xavier

Oração nossa

Senhor,
ensina-nos a orar sem esquecer o trabalho,
a dar sem olhar a quem,
a servir sem perguntar até quando,
a sofrer sem magoar seja a quem for,
a progredir sem perder a simplicidade,
a semear o bem sem pensar nos resultados,
a desculpar sem condições ,
a marchar para a frente sem contar os obstáculos,
a ver sem malícia,
a escutar sem corromper os assuntos,
a falar sem ferir,
a compreender o próximo sem exigir entendimento,
a respeitar os semelhantes sem reclamar consideração,
a dar o melhor de nós, além da execução do próprio dever
sem cobrar taxas de reconhecimento.
Senhor,
fortalece em nós a paciência para com as dificuldades
dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros
para com as nossas próprias dificuldades.
Ajuda-nos para que a ninguém façamos aquilo
que não desejamos para nós.
Auxilia-nos sobretudo a reconhecer que a nossa
felicidade mais alta será invariavelmente
aquela de cumprir os desígnios, onde e
como queiras, hoje, agora e sempre
Emmanuel-Chico Xavier
Livro: A Luz da Oração.
“Cada boa ação que você pratica é uma luz que você cria em torno de seus próprios passos.”
André Luiz/Chico Xavier

Comentários