exposição doutrinária

A GRANDE PALESTRA – FILHOS DA LUZ

A GRANDE PALESTRA

Certo expositor espírita percebendo que as suas palestras estavam cada vez mais vazias, resolveu dar uma “incrementada” no ânimo do seu público através da curiosidade humana que costuma surtir efeito.
Anunciou ele nas suas mídias sociais: Não percam! Sábado teremos uma linda palestra falando sobre o amor e as suas vertentes com a presença especial do mestre Jesus que discorrerá sobre o tema por alguns minutos por inspiração.
A descrença foi geral, mas como nosso expositor era uma pessoa séria e querida por todos, logo começaram os questionamentos dos seus seguidores: “O que o nosso amigo está tramando?” Outros imaginavam, “Será que a vaidade lhe subiu a cabeça causando delírios?”
E outros mais pensavam, “ Deve ser uma pegadinha para voltarmos as reuniões, porque da última vez que eu fui estava bem vazia.”
Mesmo com toda a descrença das “ovelhas desgarradas,” a curiosidade humana ganhou a batalha contra o desânimo que ultimamente anda afastando muitos irmãos dos templos de devoção e oração.
E como combinado, chega o dia da palestra, o salão estava lotado como nunca, tinham até pessoas em pé aguardando o começo da palestra, e o nosso irmão por uma fresta da porta que dava acesso ao palco mesmo feliz por ver o auditório cheio, orava fervorosamente: “mestre, sei que exagerei no chamamento, mas tu me conheces e sabe das minhas intenções para com os meus irmãos de caminhada, por isso mestre não me desampare nesta hora em que estou colocando a prova todo o meu trabalho com a caridade.”
E nesse ínterim, nosso irmão sentiu um formigamento vindo por seu coração que reverberou por todo seu corpo, e como médium incorporador percebeu que não era o seu guia.
Firme com a percepção daquela entidade que demonstrava grande desenvoltura espiritual, entrou confiante e se apresentou de uma maneira nunca antes vista pelo seu público fiel.
De mãos entrelaçadas em posição de respeito aos irmãos ali presentes, com um sorriso inebriante, saldou todos com um bom dia que reverberou por todo ambiente.
Semiconsciente percebia que a explanação não condizia com o que ele havia escrito como tema, mas maravilhado se entregou de corpo e alma aquela entidade que praticamente falava por ele.
A plateia atenta as palavras de grande sabedoria e amor que destacavam as belezas da criação e das criaturas, encheu todos os presentes de fé, esperança e bom ânimo.
Pronunciou palavras que atingiam diretamente as consciências dos irmãos, que tomados de forte emoção pelos eflúvios de luz que entrecortavam aquele salão, maravilhou a todos.
E ao final da linda palestra eis que lhe é revelado o nome do eminente colaborador ao qual ele pronunciou simultaneamente ao público:
“Do humílimo servo do senhor, Bezerra de Menezes.”
Eh sobre os aplausos dos irmãos, o nosso querido palestrante intimamente agradecia ao honorável Bezerra de Menezes quando inesperadamente os seus olhos espirituais abriram, e ele pode fitar Jesus de pé sorrindo e o aplaudindo efusivamente.
Por certo essa é uma mensagem romanceada que tem o intuito de revelar aos irmãos a simplicidade e a humildade de Jesus em assistir pessoalmente a todos que pedem a sua ajuda, especialmente aqueles que trabalham pela divulgação das boas novas tão anunciadas pelo mestre como prenúncio do fim do mundo velho para construção do novo mundo.
Amigos da terra –  Alexandre Nobre

Pelo amor do cristo

Creio que essa imagem dispensaria interpretações. Mas acho que vale a pena lembrar que o ensinamento mais importante de Jesus é o amor que devemos uns aos outros, sobretudo àqueles a quem rotulamos de inimigos.
Por isso vemos nessa imagem Jesus restaurando um vaso quebrado. E percebam como ele põe amor e delicadeza no que faz.
O mundo hoje se assemelha a um grande vaso quebrado. Nós somos os cacos perdidos que Jesus tenta restaurar há mais de dois mil anos.
Deixemo-nos, portanto, ser restaurados pelo amor do Cristo, mas trabalhemos, com amor e delicadeza, para não continuarmos quebrando o vaso das relações humanas com o martelo do ódio, da separação e do desamor.
Vasos quebrados são feios e inúteis.
José Carlos de Lucca

DE MÃOS NO BEM

(Do livro “Segue-me!…”, de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel)

“Honrai a todos. Amai a Fraternidade”. – (I Pedro, 2:17)
Sabemos que o Cristo espera por nós, acima de tudo, ao lado de nossos irmãos na Terra.
Onde surgem dificuldades e provas, ei-Lo aí aguardando-nos a intervenção para que o concurso fraterno se faça sentir de pronto.
Muitas vezes, porém, diante do companheiro teimoso e rude, exclamamos, desalentados: – “já fiz tudo, agora não posso mais”.
Entretanto, Jesus não age para conosco em semelhantes limitações.
Todos os dias somos amparados com segurança e tolerados com largueza.
Estejamos, pois, dispostos a ofertar mãos cheias de trabalho no templo do amor fraterno.
Cada momento é o ensejo de ajudar nossos irmãos de luta, por amor ao Mestre que nos sustenta.
Decerto não somos convidados a favorecer os abusos que nos visitam em forma de apelos à caridade, mas, ainda aí, podemos auxiliar, com o silencio e com a prece, as vítimas da delinquência para que se desvencilhem das trevas em que se afligem, encorajando-as com o nosso testemunho de paciência e boa vontade.
Permaneçamos, assim, de almas voltadas para o bem positivo e incessante.
Em nos levantando, cada dia, reparemos as dores e as inquietações que nos cercam e ofereçamos mãos cheias de serviço ao Senhor, na pessoa dos outros, guardando a certeza de que, assim procedendo, recolheremos dos outros o socorro espontâneo às nossas necessidades.

Segue com Deus

1 Nunca te desanimes,
Seja qual for a prova.
2 Mais recursos na vida?
Trabalha e obterás.
3 Dor e tribulação?
A prece te alivia.
4 Incompreensão e ofensa?
Perdoa, ajuda e esquece.
5 Caíste em algum erro?
Ergue-te e recomeça.
6 Nada te faltará,
Se te entregas a Deus.
Chico Xavier/Emmanuel – Livro: Luz Bendita

Olá queridos amigos, amigas!

Estamos aqui com mais uma reflexão:
Hoje trazendo como sempre aquele pensamento maravilhoso da espiritualidade recebi por Chico Xavier do Espírito Emanuel, mensagem intitulada “Segue com Deus” está no livro Luz Bendita e a espiritualidade diz assim: tá falando com cada um de nós… nunca te desanimes seja qual for a prova, mais recursos na vida: Trabalha e obterás, dor de tribulação a prece te alivia, incompreensão e ofensa, perdoa, ajuda e esquece, se caíste em algum erro, ergue-te e recomece, nada te faltará se te entregas a Deus. Que mensagem maravilhosa “SEGUE COM DEUS “.
Qualquer que seja obstáculo, à prova, dificuldade, a dor o sofrimento, esta orientação é segura: segue com Deus, então não pare não desista, não entregue os pontos, não desanime, aliás este é o primeiro tópico da mensagem “nunca te desamines” seja qual for a prova, segue com Deus.
Quer dizer: seguir é ir em frente é não ficar olhando para trás por conta dos problemas que nos dificultam, os insucessos, as dores, os prejuízos, quando a gente fica olhando para trás, nós andamos pra trás…segue, mas segue com Deus sentir que Deus está conosco, mas nós também devemos estar com ele. Mais recursos na vida, trabalha e obterá.
Então de fato a gente está precisando de mais recursos para poder vencer esta ou aquela dificuldade e a receita disso é trabalhar, continuar trabalhando, trabalhar mais um pouco, sobretudo quando nós não apenas trabalhamos para o nosso sustento material, mas também quando nós trabalhamos pela felicidade do outro.
Algo que podemos fazer por alguém que passa muitas vezes, dificuldade maiores do que as nossas, o auxílio que a gente presta, nós estamos mergulhando exatamente dentro desta Lei Maior que é a LEI do auxílio, fruto do amor que Deus tem por cada um de nós.
Então, quando nós estamos trabalhando, nós estamos gerando novos recursos, a possibilidade de sermos ajudados, de recebermos mais um quinhão da vida, desde que evidentemente a gente não esteja de braços cruzados, na inércia, na passividade, na reclamação improdutivo. Vamos trabalhar mais, aliás este é o conceito que invariavelmente Chico Xavier recebia: trabalha um pouco mais. Vamos em frente, vamos continuar trabalhando.
Dor e tribulação a prece te alivia, todos nós inevitavelmente passamos por dores, dificuldades, sofrimentos, isto é inerente a nossa condição aqui no planeta terra, espíritos ainda imperfeitos que se equívoco e não tem uma coreto compreensão das coisas sob o ponto de vista espiritual, imperfeitos, filhos, nos equivocamos, cometemos erros, machucados, somos machucados, acertamos, erramos, então a dor e a dificuldade é um companheiro, mas é preciso suportar isto, é preciso aceitar em que dor nos vista, mas nós podemos encontrar um lenitivo que é a prece, a oração.
Diz Emmanuel: a prece nos alivia, seja feita sua oração, hoje e nos momentos da dificuldade, em vez de nos queixar, nos desanimar, vamos nos entregar a Deus, para obter dele a força, a compreensão, a resignação, a paciência, a sabedoria para encontrarmos as soluções possíveis. Incompreensão e ofensa ? muitas vezes a gente é incompreendido, a gente é ofendido, qual é a receita disto, não é se vingar, não é guardar mágoa, é perdoar, ajudar, esquecer. Perdão é um imunizante espiritual. Ele evita que a gente se enfraqueça quando a cólera, a raiva, o ressentimento nos domina.
Caíste em algum erro, quem não caiu nesta vida, a recomendação é ergue-te é recomeça, levanta, não vamos ficar no chão, no chão da culpa, nos punindo , sendo cruéis conosco, quando na verdade, o que nos cabe fazer é aprender com nossos erros, levantar e recomeçar a tarefa. E finaliza Emmanuel, nada te faltará se te entregares a Deus. Que frase, que pensamento maravilhoso, tome este pensamento como remédio: nada te faltará se te entregas a Deus.
E é isto que propomos a você neste instante, que a gente faça a nossa oração, entrega a Deus. Como lembra o salmista Davi: O Senhor é nosso pastor e Ele não nos faltará.

ORAÇÃO AO SENHOR!

Então neste momento, a gente se aquieta, a gente se acalma, porque nós estamos exatamente diante de um Deus que nos ama, que sabe qual é o problema que estamos passando, que sabe qual é o tamanho da nossa prova, que sabe das nossas resistências, que estão fracas, mas nós estamos diante de um Deus que é força, que é poder, é luz, é sabedoria, é saúde, é misericórdia e sobretudo que é bondade, é diante deste Deus que nos entregamos.
Em Tuas mãos entregamos nossos problemas, entregamos as dificuldades, vamos continuar fazendo o que for possível, mas entregando em Tuas mãos aquele auxílio que está além das nossas capacidades, entregando os nossos desafios, me tranquilizando, eu me assereno, me acalmo, porque eu sei que a tua vontade, a tua sabedoria fará por mim aquilo que for melhor pra mim, ainda que no primeiro momento a solução seja diversa daquela que eu esteja pretendendo, mas como eu confio em Ti, como me entrego e sei que o Senhor me levará nos caminhos, nas situações que sejam mais favoráveis segundo a Tua infinita sabedoria.
Em Tuas mãos me tranquilizo por que sei que o Senhor me levará e me conduzirá para os melhores caminhos.
Obrigada Pai, abençoa cada um dos nossos irmãos e insista.

Que Assim Seja.

José Carlos De Lucca

Comentários