jesus cristo modelo e guia espiritismo

JESUS MODELO E GUIA DA HUMANIDADE TERRESTRE

JESUS MODELO E GUIA DA HUMANIDADE

– DOUTRINA ESPÍRITA

O espiritismo é considerado o Consolador Prometido porque a sua mensagem, sendo de fácil entendimento, está destinada a todas as pessoas, sem exceção e, ao mesmo tempo, consola, agasalha, auxilia e esclarece as pessoas que passam por aflições ou que buscam esclarecimento espiritual.
*****

Deus é Nosso Pai, Sabedoria, Bondade e Amor. Jesus é o Nosso Modelo e Guia, Nosso Irmão Maior.
Respeitamos a tudo, e a todos, todas as tradições religiosas.
Todas as religiões são nossas irmãs. Somos todos irmãos e filhos do mesmo Pai.
É interessante que tomemos cuidados: os simpatizantes, alguns que se intitulam espíritas, e a maioria que desconhecem, e ignoram a doutrina espírita.
Pois, precisam ter conhecimentos daquilo que acreditamos, defendemos, e praticamos.
Nossos pontos, teses, e bandeira .
Paz e luz. Abraço amigos.
Marcos Roseira

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” –
Jesus Cristo

Segue Adiante Em PAZ…

Segue adiante em paz e se possível contribui no entendimento do projeto divino nas obras do bem eterno.
Toda essa obra é uma oportunidade reparadora valiosa para resgatar suas faltas e consequentemente, abrir caminho de reajustes abençoados e fazer novos acertos necessários para melhoraria íntima e interagir com os outros.
Siga em paz com a certeza do amparo espiritual se faz presente.
Assim Seja! 
Vera Jacubowski

ARTÍFICE DE TUA FELICIDADE

Quando compreenderes que és o artífice de tua felicidade, nada mais conseguirá impedir-te de trabalhar por ela. Quando compreenderes, que a colheita de hoje corresponde exatamente à semeadura de ontem, nada mais lamentarás a não ser a tua própria falta de discernimento no instante de escolher a semente que, deliberadamente, lançastes ao solo da vida.
André Luiz (Chico Xavier)
“A verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca.”
 Antoine Saint-Exupéry

JESUS PERFEIÇÃO MORAL 

Para o homem, Jesus representa o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra.
Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo, e a doutrina que ensinou é a mais pura expressão de sua lei, porque, sendo Jesus o ser mais puro que já apareceu na Terra, o Espírito Divino o animava.
Uma vez que Jesus ensinou as verdadeiras leis de Deus, qual a utilidade do ensino que os Espíritos dão?
Terão que nos ensinar mais alguma coisa?
“Jesus empregava amiúde, na sua linguagem, alegorias e parábolas, porque falava de conformidade com os tempos e os lugares. Faz-se mister agora que a verdade se torne inteligível para todo mundo. Muito necessário é que aquelas leis sejam explicadas e desenvolvidas, tão poucos são os que as compreendem e ainda menos os que as praticam.
A nossa missão consiste em abrir os olhos e os ouvidos a todos, confundindo os orgulhosos e desmascarando os hipócritas: os que vestem a capa da virtude e da religião, a fim de ocultarem suas torpezas.
O ensino dos Espíritos tem que ser claro e sem equívocos, para que ninguém possa pretextar ignorância e para que todos o possam julgar e apreciar com a razão.
Estamos incumbidos de preparar o reino do bem que Jesus anunciou. Daí a necessidade de que a ninguém seja possível interpretar a lei de Deus ao sabor de suas paixões, nem falsear o sentido de uma lei toda de amor e de caridade.”
“Jesus não modificou nem o ensino dos profetas nem o estabelecido pela Lei Antiga. Antes adotou-os,
acrescentando a sublime Lei do Amor, como sendo a única que poderia facultar ao homem a paz e a felicidade almejadas, propiciando-lhes desde a Terra o sonhado Reino de Deus.”
 “Situando no ‘amar ao próximo como a si mesmo’ a pedra fundamental da felicidade, o Cristo condiciona a existência humana ao supremo esforço do labor do bem em todas as direções e latitudes da vida, dirigido a tudo e a todos, e elucida que cada um possui o que doa. […] O ‘eu’ se anula, então, para que nasça a comunidade equilibrada, harmônica e feliz.”

As leis divinas, pregadas e exemplificadas pelo Cristo, são o roteiro seguro que devemos seguir.
Elas estão escritas na consciência humana desde a criação do homem por Deus.
Se as Leis Divinas são inerentes à consciência humana, elas são instintivamente manifestadas no ser humano como “a voz da razão” ou “voz da consciência” sempre que se fizer necessário orientá-lo na vida.
O conhecimento e prática das Leis de Deus exige esforço intelecto-moral por parte de cada indivíduo,
condição necessária para melhor compreendê-la e exercitá-la:
“Todos podem conhecê-la, mas nem todos a compreendem. Os homens de bem e os que desejam
pesquisá-la são os que melhor a compreendem.

Todos, entretanto, a compreenderão um dia, pois é preciso que o progresso se realize”.
A compreensão do serviço do Cristo, entre as criaturas humanas, alcançará mais tarde a precisa amplitude, para a glorificação d’Aquele que nos segue de perto, desde o primeiro dia, esclarecendo – nos o caminho com a divina luz.
Se cada homem culto indagasse de si mesmo, quanto ao fundamento essencial de suas atividades na Terra, encontraria sempre, no santuário interior, vastos horizontes para ilações de valor infinito.
“O melhor pedido de desculpas é a mudança de comportamento.”

JESUS COMO MESTRE…

• “As parábolas mostram o encontro com o nosso mundo íntimo… 
• Ex. A PARÁBOLA DO JOIO E DO TRIGO.
• Nos identificamos com aquele inimigo que semeia o campo?
• Ou com o dono da terra que se “incomoda” ou que “identifica” o
que aconteceu com o joio crescendo…
• Ou somos os servos “indecisos”, querendo se livrar do joio?
De alguma maneira, já conhecemos os ensinamentos de Jesus.
Mas já o compreendemos?
Já estamos realizando o esforço para vivenciar o Homem de Bem?
Jesus, manifestado entre nós na categoria de Missionário de Deus, O Cristo ou Messias Divino, é o Guia e Modelo da Humanidade terrestre.
O Espírito Emmanuel, presta-nos importantes esclarecimentos a respeito, em seguida apresentados na forma de itens para facilitar o estudo.

Rezam as tradições do mundo espiritual que, na direção de todos os fenômenos do nosso sistema, existe uma Comunidade de Espíritos puros e eleitos pelo Senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam as rédeas diretoras da vida de todas as coletividades planetárias.
Essa Comunidade de seres angélicos e perfeitos, da qual é Jesus um dos membros divinos […].
Ao […] que nos foi dado saber, apenas já se reuniu, nas proximidades da Terra, para a solução de problemas decisivos da organização e da direção do nosso planeta, por duas vezes, XAVIER, Francisco no curso dos milênios conhecidos.
A primeira, verificou-se quando o orbe terrestre se desprendia da nebulosa solar, a fim de que se lançassem, no Tempo e no Espaço, as balizas do nosso sistema cosmogônico e os pródromos da vida na matéria em ignição, do planeta, e a segunda, quando se decidia a vinda do Senhor à face da Terra, trazendo à família humana a lição imortal do seu Evangelho de amor e redenção. 
Jesus […] com as suas legiões de trabalhadores divinos, lançou o escopro da sua misericórdia sobre o bloco de matéria informe, que a Sabedoria do Pai deslocara do Sol para as suas mãos augustas e compassivas.
Operou a escultura geológica do orbe terreno, talhando a escola abençoada e grandiosa, na qual o seu coração haveria de expandir-se em amor, claridade e justiça.
Com os seus exércitos de trabalhadores devotados, estatuiu os regulamentos dos fenômenos físicos da Terra, organizando lhe o equilíbrio futuro na base dos corpos simples de matéria, cuja unidade substancial os espectroscópios terrenos puderam identificar por toda a parte no universo galáxico.
Organizou o cenário da vida, criando, sob as vistas de Deus, o indispensável à existência dos seres do
porvir. Fez a pressão atmosférica adequada ao homem, antecipando-se ao seu nascimento no mundo, no curso dos milênios; estabeleceu os grandes centros de força da ionosfera e da estratosfera, onde se harmonizam os fenômenos elétricos da existência planetária […].
Em síntese, Jesus definiu, em conjunto com os seus cooperadores diretos “[…] todas as linhas de progresso da Humanidade futura, engendrando a harmonia de todas as forças físicas que presidem ao ciclo das atividades planetárias”.

A terra de Jesus já está formada em teu âmago?
Se ainda não, que te falta para isso aconteça?
A comunidade de Espíritos puros, também denominados Espíritos crísticos traçou, desde os tempos imemoriais, muito antes da organização física do planeta, qual seria a destinação espiritual da Terra.
Na sua condição de operários do progresso universal, foram portadores de revelações gradativas, no domínio dos conhecimentos superiores da Humanidade.
Inspirados de Deus nos penosos esforços da verdadeira civilização, as suas ideias e trabalhos merecem o respeito de todas as gerações da Terra, ainda que as novas expressões evolutivas do plano cultural das sociedades mundanas tenham sido obrigadas a proscrever as suas teorias e antigas fórmulas.
Sendo o progresso uma condição da natureza humana, ninguém tem o poder de se opor a ele. É uma força viva que as más leis podem retardar, mas não asfixiar.
Quando essas leis se tornam de todo incompatíveis com o progresso, ele as derruba, com todos os que as querem manter, e assim será até que o homem harmonize as suas leis coma justiça divina , que deseja o bem para todos, e não as leis feitas para o forte em prejuízo do fraco.
Já te reunistes com o Cristo?
O que ele combinou contigo?
“só o esforço individual no Evangelho de Jesus pode iluminar, engrandecer e redimir o espírito, porquanto, depois de vossa edificação com o exemplo do Mestre, alcançareis aquela verdade que vos fará livre.”

O EVANGELHO REDIVIVO – LIVRO I

Comentários