CULPAS E DESCULPAS PERDÃO DAS OFENSAS JOANNA DE ÂNGELIS

O PERDÃO REAL – JOANNA DE ÂNGELIS

O PERDÃO REAL – JOANNA DE ÂNGELIS

O perdão real é sempre acompanhado pelo esquecimento do mal recebido.
Se perdoas, porém te referes ao acontecimento, estás vitalizando o erro.
Trabalha a inferioridade pessoal que se fixa na lembrança do sofrimento experimentado e agradece a oportunidade de perdoar.
Como evoluir sem os testes de aprimoramento moral?
O perdão, que agora concedes, será o teu padrinho amanhã quando necessites da benevolência e da desculpa de outra pessoa.
Perdoar é sempre melhor para quem o faz.
Age sempre assim e viverás.
Joanna de Ângelis

Culpas e desculpas

Você já refletiu sobre o que representa a culpa em nossas vidas?
Não há dúvida de que o sentimento de culpa é um dos grandes responsáveis por nossa infelicidade.
Quando fazemos algo que nos causa um desconforto íntimo pertinaz, é bem provável que seja a culpa se instalando.
Mas o que fazer para que esse sentimento não se aloje em nossa intimidade e nos traga fortes dissabores?
Parece lógico que a melhor atitude é a que elimina, em definitivo, esse desconforto de nossa alma.
E que atitude poderia ser mais eficaz do que um sincero pedido de desculpas?
Todavia, pedir desculpas significa admitir que nos equivocamos, e isso mexe diretamente com nosso orgulho.
O que geralmente fazemos, então?
Ficamos remoendo o desconforto e buscamos alguém a quem culpar pela atitude que nossa consciência desaprova.
Não seria mais coerente pedir perdão?
Logicamente seria, mas o orgulho muitas vezes nos impede.
O que fazemos, então?
Preferimos nos punir de outra maneira. E geralmente optamos pelas enfermidades…
A consciência nos acusa, mas em vez de resolver a questão com a humildade de um aprendiz, preferimos a autopunição velada.
Em vez de pedir perdão, optamos pelo sofrimento. Em vez de aliviar a alma admitindo que somos frágeis e nos equivocamos, preferimos nos esconder sob a máscara de uma perfeição da qual ainda estamos distantes.
Por não admitir as nossas próprias fraquezas, também não as admitimos nos outros, e agimos com um rigor desmedido, infelicitando-nos e infelicitando os que conosco convivem.
Mais sensato seria reconhecer que somos aprendizes da vida, e que todo aprendiz tem o direito de errar, mas tem também o dever de corrigir o passo e seguir em frente.
Como aprendizes da vida, não estamos isentos do erro, da queda, das fragilidades que caracterizam a nossa condição de alunos imperfeitos.
Assim sendo, vale a pena agir como quem deseja crescer, aprender, ser feliz. E para isso é preciso saber pedir perdão, saber perdoar, saber tolerar…
Só não admite erros a pessoa que se julga infalível, perfeita, acima do bem e do mal. E essa, certamente é uma pessoa infeliz.
Se quisermos aprender a ser mais leves e menos presunçosos, observemos as crianças. Elas não têm vergonha de pedir desculpas, não guardam mágoa nem rancor.
Quando se machucam, elas choram… Pedem socorro, reconhecem sua fragilidade…
Se não conseguem alcançar algo, pedem ajuda. Para entender as coisas, perguntam várias vezes.
Quando sentem medo, admitem. Pulam no colo mais próximo ou se enroscam no pescoço do amigo ou irmão mais velho.
Isso se chama humildade, isso se chama pureza. Isso se chama sabedoria.
É por isso que as crianças aprendem. Elas não têm vergonha de ser aprendizes da vida.
O sentimento de culpa é um detrito moral que fustiga a alma. A pessoa que carrega esse fardo, sofre e não admite ser feliz.
Assim sendo, se você não tem a pretensão de ser infalível, perdoe-se, peça perdão, liberte-se desse lixo chamado culpa, e siga em frente.
Texto de Redação do Momento Espírita

SUA PRÓPRIA VIDA

Quando você vai sair do luto da sua própria vida?”
Reservar um tempo para pensar, avaliar e buscar alternativas para sua vida é válido.
Assim, você está estimulando a sua intuição e demonstrando a INTENÇÃO de melhorar.
O que não pode é utilizar esse tempo para: amargurar derrotas, se achar inferior a todos e culpar o universo por tudo que está errado na sua vida.
Dessa forma, você está bloqueando todas informações (sinais), que o Universo a todo instante está lhe enviando, e minando a sua resistência com vibrações negativas.
Utilize sempre o tempo a seu favor e não fique preso a ele.
Pense no passado como aprendizado e no presente como ponto de partida para melhorar.
Está tudo pronto para acontecer, mas é necessário que comece por você.
Não fique decepcionado com os fracassos pois eles são necessários para você atingir o sucesso. Para você receber a abundância e prosperidade do Universo é fundamental que você retire essa “crosta” que está na sua vibração.
Sendo assim, saia desse “luto”, em que você se encontra, e comece a construir o seu caminho em busca da sua autorrealização.
Gilmar Pires
Sentimentos bons só podem florescer, quando antes, nós os plantarmos no coração.
Carmi Wildner

JESUS NA VISÃO ESPÍRITA

Nós acreditamos que Jesus evoluiu como qualquer outra pessoa, mas em outro planeta.
E, quando ele alcançou o patamar de Espírito puro, Deus o incumbiu de ser o Governador do nosso planeta.
Ele, então, participou da formação de tudo.
Como explica Emmanuel: “(…) Jesus, já se reuniu, nas proximidades da Terra, para a solução de problemas decisivos da organização e da direção do nosso planeta, por duas vezes no curso dos milênios conhecidos.
A primeira reunião, aconteceu quando nosso planeta estava sendo formado, quando o orbe terrestre se desprendia da nebulosa solar, a fim de que se lançasse, no Tempo e no Espaço, as balizas do nosso sistema cosmogônico e os pródomos da vida na matéria em ignição, do planeta; e a segunda, foi quando se decidia a Sua vinda à face da Terra, trazendo à família humana a lição imortal do seu Evangelho de amor e redenção.”
Mas, muitos séculos antes de sua vinda, Jesus destinou outros Espíritos, embaixadores de sua sabedoria e misericórdia para ensinar a Regra Áurea: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
Por isso encontramos ensinamentos parecidos como os de Jesus antes mesmo dele vir à Terra. Veja alguns exemplos:
Diziam os gregos: “Não façais ao próximo o que se vos faça.”
Afirmavam os persas: “Fazei como quereis que se vos faça.”
Declaravam os chineses: “O que não desejais para vós, não façais a outrem.”
Recomendavam os egípcios: “Deixai passar aquele que fez aos outros o que desejava para si.”
Doutrinavam os hebreus: “O que não quiserdes para vós, não desejeis para o próximo.”
Insistiam os romanos: “A lei gravada nos corações humanos é amar os membros da sociedade como a si mesmo.”
Mas, apesar dos povos receberem a lei de ouro do Cristo, os profetas, administradores, juízes e filósofos procederam, muitas vezes, de maneira diferente da que pregavam. Então, Jesus nasceu entre nós.
E, desde a infância viveu indiferente à sua própria felicidade, pois seus sonhos e ideais só objetivavam a felicidade alheia. Além de ensinar exemplificou, não com virtudes parciais, mas em plenitude de trabalho, abnegação e amor, nas praças públicas, revelando-se aos olhos da Humanidade inteira.
Ele veio nos mostrar o caminho da “salvação”. E só através da vivência de seus ensinamentos estaremos “salvos” ou “livres” do mal que ainda se encontra dentro de muitos de nós e, consequentemente, “salvos” e “livres” de resgates dolorosos. E é assim, que Ele aguarda que surja o homem novo (citado por Paulo de Tarso), a partir do homem velho (que somos nós).
Respeitamos os que escolheram outros iluminados como instrutores espirituais: Buda, Maomé, Confúcio, Zoroastro, Moisés, etc., mas, acreditamos que todos eles foram trabalhadores de Jesus enviados por Ele.
Por isso, Jesus é para o espírita “o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem, para lhe servir de guia e de modelo.”
Compilação feita por Rudymara retirada dos livros: “A Caminho da Luz”; “O livro dos Espíritos”; “Caminho, Verdade e Vida”; “O Evangelho segundo o Espiritismo”; “Em busca do homem novo”.

A CORAGEM DA FÉ

Filhos, as páginas que ora vos endereçamos do Mais Além, reunidas neste singelo opúsculo, foram escritas tão-somente com o propósito de encorajar-vos na luta pelo ideal que abraçastes, sob o pálio da doutrina do Evangelho Restaurado, que é o Espiritismo, perseverando, sem esmorecimento, na tarefa da própria renovação que, sem dúvida, se vos constitui no objetivo maior da existência.
De nada vale o brilho da inteligência, se o coração permanece às escuras.
A reencarnação que não promove o renascimento moral da criatura, não passa de ato que não está à altura de sua transcendência e significado.
O conhecimento espírita é, sem dúvida, a melhor oportunidade de conscientização para o homem que pretende libertar-se do cativeiro de milenar comodismo espiritual, afastando-se, em definitivo, das sinuosas estradas da ilusão, com, até então, diminuto aproveitamento das lições que lhe possibilitam o crescimento diante da Vida.
Refletindo, assim, sobre o teor de vossas responsabilidades nos deveres que sois chamados a cumprir na Seara, uma vez que não mais vos será possível o recuo, sem graves comprometimentos de ordem cármica, não olvideis a sábia advertência que o Mestre dirigiu aos cristãos de todos os tempos: “Todo aquele, pois, que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; e o que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.”
Bezerra de Menezes
Uberaba – MG, 29 de agosto de 2002

 COMPREENDEI E PERDOAI

Filhos, a compreensão é a virtude que vos predispõe naturalmente ao perdão.
Compreendei para perdoar.
Não conserveis ressentimentos no coração, sabendo que aquele que vos decepciona é um companheiro vencido pelos seus próprios conflitos.
Não exijais dos outros infalibilidade.
Os amigos que seguem ao vosso lado, qual vos acontece, são espíritos assinalados por muitas limitações, aparentando exteriormente o que ainda não são.
Compadecei-vos das mazelas alheias, não sobrecarregando os ombros daqueles que avançam, mal se aguentando ao peso da cruz.
Não condicioneis a vossa conduta no bem à conduta de quem quer que seja; que a vossa fé não dependa da demonstração de fé dos que vos inspiram na jornada…
Somente em Jesus Cristo devereis vos encorajar na luta. 
Os irmãos de crença espírita, principalmente os que se encontram servindo na mediunidade e os que ocupam posições de liderança, são, afinal, espíritos comprometidos com o passado: nenhum deles se encontra imune ao assédio das trevas.
Não raro, o personalismo e a vaidade apenas ocultam nas almas uma estamenha de chagas…
Os que intentam brilhar para o mundo estão longe de possuir luz própria.
A rigor, muitos de nós outros não estamos ainda sequer preparados para uma maior proximidade com o Cristo – a possibilidade de semelhante convivência mais estreita nos levaria ao delírio.
Quem, há séculos, se habituou nas sombras, só gradativamente se acostuma à claridade.
O homem sem maior entendimento do Evangelho transfere a sua ambição concernente às coisas materiais para as coisas divinas.
Os apóstolos não chegaram a disputar entre si a primazia de estarem, no Reino Celeste, ao lado do Senhor?
Assim, tomai vós mesmos a iniciativa da exemplificação e da coragem de vivenciar, de forma irrepreensível, a crença que abraçastes. 
Bezerra de Menezes

 SER ESPÍRITA

Filhos, ser espírita é oportunidade de vivenciar o Evangelho em espírito e verdade.
O seguidor da Doutrina é alguém que caminha sobre o mundo, mais consciente de seus erros que de seus acertos. Por este motivo – pela impossibilidade de conformar os interesses do homem velho com os anseios do homem novo, ele quase sempre deduz que professar a fé espírita não é tarefa fácil.
Toda mudança de hábito, principalmente daquele que lhe esteja mais arraigado, impõe à criatura encarnada sacrifícios inomináveis.
O rompimento com o “eu” é um parto laborioso, em que, não raro, sem experimentar inúmeras recaídas, o espírito não vem à luz…
O importante é que não vos deixeis desalentar. Recordai que, para o trabalho inicial do Evangelho, Jesus requisitou o concurso de doze homens e não de doze anjos.
Talvez o problema maior para os companheiros de ideal que se permitem desanimar, ante as fragilidades morais que evidenciam, seja o fato de suporem ser o que ainda não o são.
Sem dúvida, os que vivem ignorando as próprias necessidades, aparentemente vivem em maior serenidade de quantos delas já tomaram consciência; não olvideis, contudo, que a aspiração do melhor é intrínseca à sua natureza – o homem sempre há de querer ser mais…
Na condição, pois, de esclarecidos seguidores da Doutrina Espírita, nunca espereis vos acomodar, desfrutando da paz ilusória dos que não se aprofundam no conhecimento da Verdade que liberta.
Onde estiverdes, estareis sempre inquietos pelo amanhã.
A aflição que Jesus bem-aventurou, é aquela que experimenta quem se põe a caminho e não descansa antes de concluir a jornada.
Filhos, apesar dos percalços externos e de vossos conflitos íntimos, aceitai no Espiritismo a vossa melhor chance de redenção espiritual, e isto desde o começo de vossas experiências reencarnatórias.
Valorizai o ensejo bendito e não culpeis a Doutrina pelas vossas mazelas.
A CORAGEM DA FÉ / BEZERRA DE MENEZES

AO LEVANTAR-SE

Agradeça a Deus a benção da vida, pela manhã.
Se você não tem o hábito de orar, formule pensamentos de serenidade e otimismo, por alguns momentos, antes de retornar às próprias atividades.
Levante-se com calma.
Se deve acordar alguém, use bondade e gentileza reconhecendo que gritaria ou brincadeiras de mau gosto não auxiliam em tempo algum.
Guarde para com tudo e para com todos a disposição de cooperar para o bem.
Antes de sair para a execução de suas tarefas, lembre-se de que é preciso abençoar a vida para que a vida nos abençoe e a todos.
Pelo espírito:André Luiz
Francisco Cândido Xavier
Livro :Sinal verde
“As crises da senda de aperfeiçoamento, muitas vezes, se multiplicarão, em torno de teus passos. Confia, porém, no amparo de Deus, trabalha, serve e caminha.
Deus não te faltará.”
Emmanuel-Chico Xavier.
Livro: Deus não te faltará
Espíritos Diversos.
Quantas vezes queremos ser bons e amáveis, e vemos destruídos nossos propósitos de virtude.
Mas ser bom com quem é bom não é vantagem.
O heroísmo consiste, justamente, em ser bom com quem é mau.
Em permanecer calmo diante das pessoas irritantes.
Em ser generoso com as pessoas egoístas.
Procure chegar a esse ponto e demonstre, com o exemplo, que você sabe ser bom.
Minutos de sabedoria
Carlos Torres Pastorino
A felicidade não é a ausência de conflito, e sim a habilidade de lidar com ele.
Uma pessoa feliz não tem o melhor de tudo, mas ela torna tudo melhor.
Autor Desconhecido
*****
“Quem se dedica a enxugar às lágrimas do outro, não tem tempo pra chorar!”
Joanna de Ângelis

Trabalho com Jesus

– A tarefa por executar não espera. O trem da oportunidade não aguarda.
O minuto precioso não se alonga. Mister utilizar-se da circunstância valiosa, aproveitando-a, positivamente.
Nem mais tarde, ou depois, ou amanhã. A gora, porém, hoje, neste momento impõe-se que se realize o que se deve produzir.
Nem tampouco adianta exclamar: “passou”, “perdi o ensejo”, “foi ontem. . . ” Quando se deseja recuperar a hora perdida, todo esforço, não obstante faculte resultados razoáveis, mui raramente logra produzir com o mesmo êxito conforme fora no instante azado.
Conveniente, portanto, realizar em intensidade, com método e frequência, cada atividade a seu tempo, no devido lugar. Amanhã, possivelmente, será tarde demais. Posteriormente, quiçá, não haverá ensejo. No futuro, talvez, não se repetirá propício o tempo,
Nem a pressa estafante de agora, nem a indecisão perturbadora para depois.
O trabalho, em clima de ordem e ritmo de execução, constitui o alvo que a “meta homem” deve desdobrar, especialmente quando engajado na disciplina do Evangelho.
Atento e jovial, segui com Jesus. produzindo, na certeza otimista de que este é o vosso ideal momento de libertação espiritual.
João Cléofas/Divaldo Franco

Não perdoar

Hilário Silva
Bezerra de Menezes, já devotado à Doutrina Espírita, almoçava, certa feita, em casa de Quintino Bocaiúva, o grande republicano, e o assunto era o Espiritismo, pelo qual o distinto jornalista passara a interessar-se.
Em meio da conversa, aproxima-se um serviçal e comunica ao dono da casa:
– Doutor, o rapaz do acidente está aí com um policial.
Quintino, que fora surpreendido no gabinete de trabalho com um tiro de raspão, que, por pouco, não lhe atingiu a cabeça, estava indignado com o servidor que inadvertidamente fizera o disparo.
– Manda-o entrar – ordenou o político.
– Doutor – roga o moço preso, em lágrimas –, perdoe o meu erro! Sou pai de dois filhos… Compadeça-se! Não tinha qualquer má intenção… Se o Senhor me processar, que será de mim? Sua desculpa me livrará! Prometo não mais brincar com armas de fogo! Mudarei de bairro, não incomodarei o Senhor…
O notável político, cioso da própria tranquilidade, respondeu:
– De modo algum. Mesmo que o seu ato tenha sido de mera imprudência, não ficará sem punição.
Percebendo que Bezerra se sentia mal, vendo-o assim encolerizado, considerou, à guisa de resposta indireta:
– Bezerra, eu não perdoo, definitivamente não perdoo…
Chamado nominalmente à questão, o amigo Bezerra exclamou desapontado:
– Ah!… você não perdoa!
Sentindo-se intimamente desaprovado, Quintino Bocaiúva falou irritado:
– Não perdoo erro. E você acha que estou fora do meu direito?
Bezerra cruzou os braços com humildade e respondeu:
– Meu amigo, você tem plenamente o direito de não perdoar, contanto que você não erre…
A observação penetrou Quintino Bocaiúva como um raio.
O grande político tomou um lenço, enxugou o suor que lhe caía em bagas, tornou à cor natural, e, após refletir alguns momentos, disse ao policial:
– Solte o homem. O caso está liquidado.
E para o moço que mostrava profundo agradecimento:
– Volte ao serviço hoje mesmo, e ajude na copa.
Em seguida, lançou inteligente olhar para Bezerra, e continuou a conversação no ponto em que haviam ficado.
Do livro Almas em Desfile, obra mediúnica psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier

*****

Perdoar e Errar!

Bezerra de Menezes
“Meu Amigo, você tem plenamente todo direito de não perdoar contanto que não erre.”!

Deus Abençoe a Todos Vocês

Meus Amados Paz Luz!

Abraços significam amor para alguém com quem realmente nos importamos.
para nossos avós ou nossos vizinhos, ou até mesmo para um ursinho amigo.
Um abraço é algo espantoso é a forma perfeita de mostrar o amor que sentimos, mas que palavras não podem dizer.
É engraçado como um simples abraço faz-nos sentir bem em qualquer lugar ou lingua.
É sempre compreendido. E abraços não precisam de equipamentos, pilhas ou baterias especiais…
É só abrir os braços e o coração…

A Vocês Guarde o meu abraço bem rente a seu coração!

Abraço fraterno na alma!

Esqueça o calendário. Muito mais que bom dia e bom mês.
Meu desejo é que você perceba o quão sagrado é cada instante vivido agora, no presente.
Depois disso, todos os dias, meses e anos serão especiais dentro de ti.
Aí onde a vida pulsa, de onde tudo verte. Onde verdadeiramente importa.
Abrace o seu momento.
Rita Maidana

Comentários