instrumentos do bem em nossas vidas

OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DO BEM

OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DO BEM

E DA NOSSA PAZ

A batalha mais difícil – Bezerra de Menezes

Meus Filhos! Permaneça conosco a paz do Senhor!
Recrudescem as lutas e os anunciados tempos de transição chegam em fragorosas batalhas travadas. É indispensável a aferição de valores que devem caracterizar os combatentes.
Dificuldades e desafios apresentam-se no planeta em todas as áreas do conhecimento e do comportamento. As estruturas mal construídas do passado esboroam-se ante o fragor das demolições incessantes.
A árvore que não foi plantada pelo Bem é derrubada, e as casas edificadas sobre as areias movediças ruem desastrosamente. Mas a obra do bem permanece suportando os vendavais, enfrentando todos os desafios…
Não nos preocupemos com esses momentos que nos chegam, estabelecendo entre as criaturas o desequilíbrio e estimulando à debandada.
Os discípulos da verdade devem permanecer fiéis aos postulados que abraçam, vivenciando-os. Não seja, pois, de estranhar, que a incompreensão sitie os nossos passos e obstáculos imprevistos apareçam pela senda que percorremos.
Devemos contar com a consciência ilibada e nunca aguardar o aplauso da insensatez. Nosso modelo é Jesus, para Quem não houve lugar no mundo.
O Codificador igualmente seguiu-Lhe as pegadas e soube arrostar as consequências do messianato a que se entregou, incorruptível e tranquilo.
Lamentamos que as maiores dificuldades sejam intestinas em nosso Movimento, mas compreendemos que as criaturas se demoram em diferentes patamares de consciência, possuindo a ótica própria para observação dos fatos e interpretação da mensagem. Mas, já que não nos é lícito impor a proposta espírita libertadora, não nos preocupemos com as imposições que nos chegam, visto que todos estão informados dos fins dos tempos e o egrégio Codificador da Doutrina asseverou-nos que o mundo de provas e de expiações cederia lugar ao mundo de regeneração.
Através dos tempos se tem informado que essa modificação se dará por meio de fenômenos sísmicos dolorosos; através de lutas cruentas, em guerras intermináveis; mediante os conflitos humanos. No entanto, se observarmos a História, encontraremos todos esses acontecimentos assinalando períodos de transição.
A grande luta deste momento se travará no país da consciência de cada discípulo de Jesus. As convulsões serão de natureza interna. A batalha mais difícil será a da superação das más inclinações, administrando-as e direcionando-as para o Bem.
Por mais difíceis se nos apresentem as acusações, e por mais terrível seja a morbidez direcionada para impossibilitar-nos o avanço, mantenhamos a serenidade.
Que receio nos podem proporcionar aqueles que apenas falam contra nós?!
Atuando no bem e sabendo confiar no tempo, levaremos a mensagem de libertação da Doutrina Espírita às diferentes Nações da Terra, pulcra, conforme no-la legaram os Espíritos por intermédio de Allan Kardec e dos seus discípulos mais dedicados.
O Movimento expande-se; nada pode deter a marcha da Doutrina Espírita, nem mesmo aqueles que, dizendo-se adeptos da palavra do Codificador, erguem-se para zurzir-nos com as expressões destrutivas, utilizando-se das armas da impiedade disfarçada de dedicação à Causa.
O servidor da verdade permanece-lhe fiel, não divulgando o mal, mas apresentando o bem; mesmo do erro tirando a melhor parte, aquela que serve de lição para não se voltar ao engano ou não se estabelecerem novos compromissos negativos.
Confiai, filhos dedicados! Vossos passos na Terra devem deixar sinais que possam servir de roteiro para os que vierem depois.
O nosso compromisso é com Jesus, o Amor, e com Allan Kardec, a razão, para que a religião cósmica da verdade domine os corações humanos, restaurando no planeta a era da legítima fraternidade.
O Espiritismo vem desempenhando o papel para o qual foi codificado!
Não nos detenhamos na análise dos impedimentos, dos erros, mas examinemos a extensão dos benefícios que hoje conduzem milhões de vidas que se norteiam para o Bem.
Não guardemos qualquer ressentimento, nem nos deixemos entristecer ou entibiar, quando as forças parecerem diminuídas. Não nos permitamos desanimar, porquanto o nosso é um trabalho pioneiro, a nossa é uma tarefa caracterizada pelo estoicismo.
Nossa jornada deve estar assinalada pelo amor, e é natural que ainda não haja lugar para ele entre muitos Espíritos que se encontram em níveis de evolução diferentes.
Avancemos unidos! O ideal de unificação vem do mundo espiritual para a Terra.
Se não formos capazes de discutir as nossas dificuldades idealísticas em clima de paz, de fraternidade, de respeito mútuo, de dignificação dos indivíduos e das Instituições, que mensagem podemos oferecer ao mundo e às criaturas estúrdias deste momento?!
Tem-se a medida do valor moral do homem pelas resistências que vive nas lutas que trava. Os ideais tornam-se grandiosos pelo que provocam nos inimigos gratuitos do progresso.
A Doutrina Espírita, repitamos, é Jesus, meus filhos, em nova linguagem perfeitamente compatível com os arroubos da Ciência e os fatos demonstrados pela experimentação de laboratório, assim como pelas conquistas tecnológicas. Mas, a criatura humana, que é o laboratório da própria evolução, no seu encontro com Jesus através da fé racional, clara e nobre, é o campo onde o bem se instalará em definitivo, como célula do organismo social. E dessa criatura transformada teremos a sociedade melhor que o Espiritismo deve construir.
Fiquem, no passado, todos os problemas-desafio… Fiquem, no silêncio das nossas palavras e no verbo das nossas ações edificantes, os nossos propósitos de servir, confiando que a casa construída na rocha sobreviverá aos fatores externos que, aparentemente, a ameaçam, e o ideal sobrepairará conduzindo todos ao imenso fanal da plenitude.
Senhor de nossas vidas, prossegue conduzindo-nos!
Ovelhas tresmalhadas que somos do Teu rebanho, apieda-Te da nossa tibieza de caráter, da nossa fragilidade moral e conduze-nos com a Tua paciência de Pastor multimilenário, que nos aguarda pelas trilhas da evolução.
Despede-nos, Excelente Filho de Deus, enriquecidos de paz e de entusiasmo, na certeza de que nunca nos deixarás a sós, mesmo quando, por qualquer circunstância, nos resolvamos afastar de Ti; concede-nos então outra oportunidade, permanecendo conosco por todo o tempo.

Que assim seja!

Muita paz, meus filhos! E que o Senhor permaneça conosco, são os votos do servidor humílimo e paternal de sempre.
Bezerra
Psicofonia de Divaldo Pereira Franco, no encerramento
da reunião ordinária do Conselho Federativo Nacional, em
Brasília-DF, no dia 10.11.1996.

PIEDADE EM CASA

(Do livro “Alvorada do Reino”, de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel)
Não aguardes as ocorrências da dor para desabotoares a flor da piedade no coração.
Sê afável com os teus, sê gentil em casa, sê generoso onde estiveres.
No lar, encontrarás múltiplas ocasiões, cada dia, para o cultivo da celeste virtude.
Tolera, com calma silenciosa, a cólera daqueles que vivem sob o teto que te agasalha.
Não pronuncies frases de acusação contra o parente que se ausentou por algumas horas.
Não te irrites contra o irmão enganado pela vaidade ou pelo orgulho que se transviou nos vastos despenhadeiros da ilusão.
Na tarefa de esposo, desculpa a franqueza ou a exasperação da companheira nos dias cinzentos da incompreensão; e, no ministério da esposa, aprende a perdoar as faltas do companheiro e a esquecê-las, a fim de que ele se fortaleça no crescimento do bem.
Se és pai ou mãe, compadece-te de teus filhos, quando estejam dominados pela indisciplina ou pela cegueira; e, se és filho ou filha, ajuda aos pais, quando sofram nos excessos de rigorismo ou na intemperança mental.
Compreende o irmão que errou e ajuda-o para que não se faça pior, e capacita-te de que toda revolta nasce da ignorância, para que tuas horas no lar e no mundo sejam forças de fraternidade e de auxílio.
 
Quando estiveres à beira da impaciência ou da ira, perdoa setenta vezes sete vezes e adota o silêncio por gênio guardião de tua própria paz.
Compadece-te sempre.
Se tudo é desespero e conturbação onde te encontras, compadece-te ainda, ampara e espera, sem reclamar.
Guarda a piedade entre as bênçãos do trabalho.
Habituemo-nos a ignorar todo mal, fazendo todo o bem ao nosso alcance.
A piedade do Senhor, nas grandes crises da vida, transformou-se em perdão com bondade e em ressurreição com serviço incessante pelo soerguimento do mundo inteiro.
Não te irrites contra o irmão enganado pela vaidade ou pelo orgulho, que se transviou nos vastos despenhadeiros da ilusão.
Auxiliar é a honra que nos compete.

Alguém indagou ao Mestre…

“Mestre, queria lhe perguntar algo: como faço para não me aborrecer com as pessoas?
Algumas falam demais, outras são maldosas e invejosas
Algumas são indiferentes, outras são mentirosas e sofro com as que caluniam.
Viva como as flores, advertiu o mestre.
Mas como ? Como é viver como as flores? perguntou a jovem..
Repare nestas flores, continuou o mestre, apontando os lírios que cresciam no jardim.
Elas nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas, extraem do adubo mal cheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas, não é sábio permitir que os erros e defeitos dos outros a impeçam de ser aquilo que Deus espera de você.
Precisamos entender que os defeitos deles, são deles e não seus, se não são seus, não há razão para aborrecimentos.
Exercitar a virtude é rejeitar todo mal que vem de fora, Isso é viver como as flores.
Você não precisa focar nos erros alheios, justificando assim sua insatisfação com a vida e as circunstâncias.
Tire a boa parte do adubo que chega até você, seja uma flor cujo aroma é agradável aos que estão ao seu redor.
Exale esse aroma.
Não deixe que o seu foco esteja no adubo.
Chico Xavier / Emmanuel

Com Jesus ✨

Estamos reunidos em Teu Santo Nome para agradecer-lhes o novo dia, a nova oportunidade de reforma íntima, o novo reencontro Contigo.
Amado Pai,nós Te rogamos os Teus mensageiros para ministrar os remédios perfeitos para cura de todos os enfermos do corpo e da alma.

PRECE DE AMOR

“Como estiveres agora, nosso bom Deus te guarde
Como estiveres pensando, nosso bom Deus te use.
Onde te encontres na vida, que Deus te ilumine.
Com quem estejas seguindo, nosso senhor te guie.
No que fizeres tu, peço ao bom Deus que possa te amparar
Em cada passo teu a mão de Deus virá te abençoar.”

Chico Xavier – Emmanuel

Ora, vigia e confia, um feliz dia!

Bom dia com Jesus!

Minha oração é onde amanheço.
Onde me reconheço no que peço a vós.
Minha oração é feita de asa.
Por vezes feita em brasa, levanto a voz.
Minha oração busca o sublime.
Um pouco de sol que me anime… os passos.
Orar é ir à essência.
Do Pai e do filho.
Feliz experiência.
Para a alma sem brilho
Que quer algum luar.
Orar com paciência.
Pois quem espera sabe ouvir.
Conselho, consciência.
Que nos diz para onde ir.
E que abraça sem julgar.
Minha oração é onde amanheço.
E onde me despeço da noite e do breu.
Minha oração é feita de abraço.
Poema: Andrey Cecheler
Minha oração é quando amanheço, e leio o poema com tanta profundidade.
Minha oração é quando amanheço, e simplesmente só DEVO AGRADECER.
Que a Paz do Mestre Jesus nos envolva hoje e sempre.

Em nós

Paciência incessante em todas as dores e em todas as circunstâncias, a fim de que venhamos a transpor com segurança as dificuldades que vigem por fora, mas também cultivar paciência conosco, para construirmos a nobilitação que nos é necessária.
Com isso, não queremos dizer que devamos acalentar as nossas fraquezas ou aplaudir as próprias faltas, mas sim que não nos cabe interromper a edificação, no mundo íntimo, quando surjam falhas em nós, no serviço do bem que nos toca fazer.
Frequentemente, fugimos envergonhados, desertando das tarefas de elevação, martelando confissões, qual se pregássemos esponjas de farpas no coração, para que nos firamos a toda hora.
E repetimos a cada instante:
— Verifiquei que não presto…
— Tentei melhorar-me e não pude…
— Não me peçam voltar ao serviço, que não sou santo…
— Larguei a oração porque tenho lama no pensamento…
— Sou um poço de vermes…
— Não quero perturbar os outros com os meus defeitos…
— Sou um monte de erros…
Há quem recorra ao rifão popular: “pau que nasce torto tem a sombra torta”, esquecendo-se de que existem milhares de troncos, tortos na configuração externa, guardando seiva robusta e sadia, na produção dos frutos com que alimentam as criaturas.
Cair é acidente próprio dos que caminham. Refocilar-se no chão é próprio dos que se animalizam.
Aprendamos a emendar, corrigir, restaurar, refazer…
Nos derradeiros ensinamentos, Jesus não se esqueceu de induzir-nos à calma, recomendando aos seguidores: “na paciência, possuireis as vossas almas”.
Isso realmente significa que precisamos de paciência, não só para angariar a simpatia e a colaboração das almas alheias, mas para educar também as nossas.
Pai de eterna bondade e misericórdia, gratidão pelo novo dia, pelos novos desafios.
Te rogo por todos que necessitam de Tua Paz e de Tua Harmonia.
Cura-nos com o Teu olhar bondoso!

Assim seja!

Emmanuel – Livro Caminho Espírita – Espíritos Diversos / Chico Xavier – Cap. 67
Que levemos no olhar a doçura e o encanto que a vida nos presenteou.
O mundo anda carente demais de bondade, respeito e compreensão.
Se conseguirmos ao menos enxergar o outro com amor, já valeu a intenção!
Lanna Borge

Auxílio espiritual.

Devotados amigos espirituais estão cooperando na Vida Maior em benefício de nossa paz! Confiemos na Bênção Divina.
Prossigamos no caminho da elevação, buscando sempre a bênção e o amparo de Jesus. Os Benfeitores da Vida Maior cooperarão em favor de todos nós.
Amigos espirituais de sempre auxiliam-nos na manutenção das forças de nossa fé para o êxito nos testes de calma e serenidade, paciência e compreensão a que tenhamos sido chamados. Com fé viva em Deus e em nós mesmos, sigamos adiante, hoje e sempre.
Abençoemos e amemos sempre! Diversos Amigos do Plano Maior têm fortalecido as nossas energias para a superação das dificuldades no capítulo da compreensão integral da nossa necessidade de aceitação das experiências indispensáveis da vida.
Todos os nossos pensamentos de paz e esperança alcançam os entes queridos à distância, e estejamos na certeza de que não há semente de amor sem germinação no solo do tempo. Que o Senhor nos fortaleça e dirija.
Nossos irmãos em provação prosseguem com a assistência de vários amigos espirituais no estudo e na solução dos atuais problemas de suas lutas redentoras.
Cada noite, consagremos um trecho do tempo às nossas preces particulares, sempre que possível à mesma hora, porquanto, assim, receberemos mais amplo auxílio espiritual à renovação das próprias forças.
O caminho é, por vezes, escuro e pedregoso, mas Jesus vence as trevas e os obstáculos, orientando-nos na jornada.
Guardemos os nossos sentimentos na confiança segura em Deus.
Confiemos na bênção do Senhor que nos sustenta na travessia das provas necessárias. Estamos, nós, os amigos do outro Plano da vida, a postos, e confiamos no amparo de Jesus, em benefício de todos. Que o Senhor nos sustente e fortaleça!
Quanto possível, simplifique as preocupações e ajude-se através da serenidade que lhe facultará a sustentação do refazimento físico.
Cada noite, faça o seu culto rápido da oração e medite os nossos princípios espíritas. Receberá nessas ocasiões a cooperação mais direta dos Benfeitores que lhe assistem os passos.
Nossos queridos companheiros da Esfera física prosseguem sob o amparo espiritual de que necessitam, dentro de todas as possibilidades espirituais de auxílio ao nosso alcance.
BEZERRA DE MENEZES
Gratidão por mais um despertar e por todas as coisas que nos oferece a cada manhã.

Senhor!

Eu desejo Te fazer uma rogativa diferente. Todos pedem pelos injustiçados, por aqueles que têm sede e fome de justiça. Eu Te peço pelos que cometem injustiças.
Todos rogam pelas vítimas das drogas. Eu Te rogo, Senhor, por aqueles que distribuem as drogas e com isso enriquecem.
São criaturas infelizes que ajuntam fortunas à custa de vidas alheias, de lares destroçados. Logo mais, eles terão que responder perante a Lei Divina por toda a infelicidade que estão cultivando.
Muitos pedem pelos órfãos e pelas viúvas. Eu Te rogo, Senhor, por aqueles que deixaram as crianças sem pai e as mulheres sem marido, porque todos os que espalham o mal, brevemente enfrentarão o julgamento da própria consciência.
Todos suplicam pelas mães que tiveram as vidas dos seus filhos ceifadas em plena juventude, pelo braço da violência assassina. Pelas mães que choram a ausência dos filhos que eram toda a sua alegria.
Mas eu, Senhor, Te peço pelos corações das mães que têm seus filhos encerrados nas prisões. Por aquelas que os receberam nos braços, os amamentaram e teceram mil sonhos de ventura e os viram todos destroçados.
Te peço, Senhor, pelas mães que sofrem por ouvirem muitos chamarem seus filhos de bandidos, de criminosos, de homens sem alma.
Muitos suplicam pelos que padecem fome. Eu Te suplico por aqueles que a provocam. Por aqueles que, tendo abarrotados os celeiros, mantêm as portas fechadas, esperando que o preço suba, que o mercado fique melhor para poderem ganhar maiores somas em dinheiro.
Todos pedem em favor dos que não têm acesso aos medicamentos, aos hospitais, a exames e a um tratamento digno.
Eu Te rogo por todos aqueles que fazem das suas possibilidades de servir ao semelhante uma oportunidade de conseguir ainda mais moedas para acrescentar nas suas contas bancárias.
Muitos estendem súplicas aos céus pelos idosos abandonados que vivem nos asilos, nas ruas, nas clínicas.
Eu Te suplico por aqueles que os abandonaram porque um dia colherão a exata medida do que estão semeando na atualidade.
Enfim, Senhor, enquanto todos rogam pelos infelizes e desgraçados, eu Te rogo por aqueles que sorriem mas apresentam o coração em chaga viva, por aqueles que parecem ser vencedores no mundo, mas que trazem na intimidade a mensagem da frustração, do desamor e da solidão.
Eu Te peço, Senhor, por todos os que se encontram no momento da semeadura infeliz porque, na época da colheita, sofrerão imensamente por todos os espinhos que terão de colher.
O primeiro ato que deveria assinalar o dia do cristão é a prece.
Não existe uma fórmula especial para orar. Um bom pensamento vale mais do que grande número de palavras com as quais nada tenha o coração.
A qualidade principal da prece é ser clara, simples, sem frases inúteis.
Cada palavra deve ter alcance próprio, despertar uma ideia, pôr em vibração uma fibra da alma.
Orar por si mesmo é necessidade da criatura. Orar pelos que persistem no erro, é exercício de amor ao semelhante.
 
Redação do Momento Espírita, com pensamentos
finais do cap. XXVIII, item 1, de O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec.
Que a paz do Mestre Jesus esteja conosco hoje e sempre.

Assim seja, assim é e assim será.

LUZ DO BEM

Já estamos na grande transição planetária. Allan Kardec faz abordagem no livro “A Gênese” e fala sobre a nova era. Todas as doutrinas falam de um mundo melhor.
É certo que o mundo se acabará do mal. O mal que vige cederá lugar ao bem, e o calendário maia fala exatamente isso.
Então espíritos nobres, de outra dimensão, que nós chamaremos seres angélicos, encarnarão na Terra e os maus não terão chances de continuar. Eles irão para mundos inferiores transitoriamente, porque Deus não castiga.
Quando eles evoluírem, vão alcançar uma terra melhor. O porvir é abençoado. Hoje a terra é um mundo de provas e expiações, no futuro será um mundo de regeneração.
Divaldo Franco

Seu eu quiser desistir…

Que eu saiba orar e pedir a Deus que me carregue em seu colo.
Que meus olhos se fixem ao horizonte e veja que eu posso melhorar, basta mudar meus pensamentos.
Que eu tenha a força de lutar contra tudo que de ruim querer assolar meu ser.
Que o espírito santo me energize para renovar minhas esperanças.
Que o sopro divino de Deus encha meu ser de esperança e garra para lutar.
Que eu tenha a força de um leão para conseguir vencer.
Que eu seja mais forte que essa vontade de me entregar.
Que me apoie naqueles que me amam e querem meu bem.
Que eu seja uma rocha cheia de fé e esperança por dias melhores.
Que eu me veja vencendo os problemas sem desistir da vida.
Que eu não fraqueje diante dos infortúnios pois eles são passageiros.
Que eu sinta Deus agindo em minha vida, e que eu seja humilde em aceitar o que não pode ser mudado, mas seja forte em mudar aquilo que possa ser mudado.
Que não sepulte meus bons sentimentos, que eu seja luz, que eu seja humilde, que eu seja mais do que acho que posso ser, que eu seja aquele que olhe para trás e diga passei por todo os problemas mas venci pois:
TUDO PODEMOS NAQUELE QUE NOS FORTALECE.
ALOIZIO LIBUTTI FILHO

Comentários