rumo a grande luz da espiritualidade maior

RUMO AO NOVO MUNDO DA VERDADE

A CAMINHO DA LUZ

A luz do túnel…

As vezes achamos que não a veremos, isso ocorre quando nosso desespero não nos deixa raciocinar.
As vezes deixamos de vê-la pelo simples fato de esquecermos de orar.
As vezes nos perdemos neste túnel tentando achar o que por vezes está a nosso alcance basta enxergarmos.
Às vezes por estar absorto em pensamentos sombrios.
Às vezes por não estar em sintonia com o altíssimo e acabamos entrando em desespero.
Às vezes por querer tanto algo, que não conseguimos distinguir nem a cor da luz.
Às vezes por querer ajudar a quem precisa esquecemos que tudo podemos, então aí sim conseguimos enxergar a luz.
Às vezes querem tanto chegar ao fim para alcançar a luz, mas nos esquecem que somos esta luz.
Quando achar que não chegará ao fim deste túnel chamado vida, feche seus olhos ore a Deus e com certeza enxergará a luz e será luz de muitos que precisam para clarear seu túnel pois TUDO PODEMOS NAQUELE QUE NOS FORTALECE.
ALOIZIO LIBUTTI FILHO

Oh! SANTÍSSIMA, MÃE AMADA E BENDITA,

somos Teus filhos errantes, andarilhos passageiros,
peregrinos limitados na carne e no sangue.
Vez ou outra, por invigilância nossa,
perdemo-nos num mar infindo de dor e de lágrimas,
indo e vindo, de lá pra cá, sem rumo, sem direção…
 
Pedimos, AMADA,
envolve-nos em Tua proteção…
Incentive-nos os passos, direcione a nossa vida,
pois somos espíritos desejosos de crescer e evoluir, mas ainda diminutos e falhos…
Inspire-nos o pensamento…
Indique-nos o melhor caminho para chegar em TEUS braços.
Oh! MARIA, DOCE MÃE de todos nós,
Acolhe-nos em Tua seara!
Cubra-nos com TEU manto radiante de luz e esplendor.
Dai-nos força diante das atribulações da vida,
sabedoria nas escolhas, ternura na alma, confiança, coragem, esperança e fé!
Oh! DELICADA SENHORA!
Plenifica-nos de TI!
Abençoa-nos com Teu olhar de afeto…
Adoça-nos os sentimentos, as intenções…
Alumia os nossos pensamentos, os nossos corações, a nossa existência…
Sê conosco, ALTÍSSIMA, agora e sempre!
Texto: Claudia Perotti
“A neve e as tempestades matam as flores, mas nada podem contra as sementes.”
Khalil Gibran

FRASES DE NATAL

Começou a época mais mágica do ano, na qual todos se juntam para celebrar o amor, a família e a união. Desejo um Natal feliz e próspero para todo mundo!
Mesmo estando longe, te desejo um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Espero que a sua casa seja invadida pela paz, alegria e esperança.
A maior sabedoria é estar grato por tudo o que temos. Neste Natal, vamos aproveitar a companhia daqueles que mais amamos e celebrar a alegria que há em todas as coisas. Boas festas!
O presente do amor. O presente da paz. O presente da felicidade. Que você ganhe todos eles esse Natal.
Vamos sentir este Natal com alegria no coração, força no pensamento e paz entre todos. É hora de compartilhar momentos mágicos.
Neste Natal eu te ofereço o presente mais precioso que tenho: minha presença.
Seja qual for o presente que eu ganhe neste Natal, nada é mais valioso que o amor de vocês. Obrigada, família!
Boas festas e que Deus abençoe o nosso caminho com as maiores graças.
Que o espírito natalino invada a sua casa e o seu coração!

Que é o Natal?

É a ternura do passado, o valor do presente e a esperança do futuro. É o desejo mais sincero de que cada xícara se encha com bênçãos ricas e eternas e de que cada caminho nos leve à paz.
Agnes M. Pharo
Sempre que te dedicas a concretizar ideias e planos, na exaltação do bem, recorda que Jesus, o Governador da Terra, começou o apostolado da redenção humana no obscuro recanto da estrebaria.
Bezerra de Menezes

O Pai Nosso

Costuma ao fazer suas preces dizer, ”Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu”, porém no primeiro tombo que levas, nas primeiras aflições que te alcance, rapidamente pede a Deus que o ajude a sair dessas situações, em que se encontra, e não consegue ver motivos para tais sofrimentos.
Ó amigo amado, esqueceste que temos o que merecemos, e Deus na sua infinita bondade, não nos ia colocar sobre nossos ombros fardos que não pudéssemos carregar.
A lei da Causa e Efeito nos ensina que o quê passamos é efeito de uma causa que provavelmente construímos em outras passagem pelo mundo, se não fosse assim, não poderíamos acreditar num Deus justo, imparcial.
Estamos cansados de ver a desigualdade social, quantos nascem em berços de ouro enquanto outros em caixas de papelão e ao relento.
Quantos herdam a posição social e tesouros da família, enquanto outros o genes da marginalidade, a fome e a miséria.
Seja feita a vossa vontade, significa seja aplicada a lei da evolução, que eu possa, por merecimento, passar por todo e qualquer sofrimento que me deste por oportunidade para que eu possa retornar à Ti.
Mario Fernandes Oliveira
O bem que fazemos, é sempre gerador de boas energias que alegram nossos dias.
Carmi Wildner
Seja qual for o presente que eu ganhe neste Natal, nada é mais valioso que o amor de vocês. Obrigada, família!
Oro para que você tenha um Natal repleto de amor, felicidade, paz no coração e harmonia familiar. Uma abençoada noite para você e para a sua família.
Sonhe alto neste Natal! Peça por amor, paz, saúde, compreensão, afeto, segurança e tranquilidade! Todo o resto, a gente conquista. Um feliz Natal!
Natal: a época em que o calor da esperança invade os nossos corações e move montanhas ao redor do mundo! Que este período abençoado fortaleça a sua fé e a sua dedicação em prol de um mundo melhor.

MARIA DE NAZARÉ

Disse, então, Maria: “Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim  que se cumpra em mim segundo  tua  palavra”. (Lucas, 1:38 – Bíblia de Jerusalém).
As referências históricas a respeito de Maria de Nazaré ─ forma helenizada do nome hebraico Miriãque significa Senhora da Luz ─ são escassas  e se restringem “[…] às narrativas sobre  a infância do Cristo, nos evangelhos de Mateus e Lucas. […].” 1
 Ali apendemos que quando foi feito o anúncio angélico do nascimento de Jesus, Maria estava vivendo em Nazaré da Galileia, e estava noiva de um carpinteiro chamado José (Lc 1: 26s). Lucas nos informa que José era da descendência de Davi. […], e, embora nenhuma menção seja feita sobre a linhagem de Maria, é possível que ela teria vindo da mesma linhagem, especialmente se, conforme parece provável, a genealogia de Cristo, em Lucas 3, deva ser traçada através da sua mãe. […]. 2
O evangelista Lucas traça a genealogia de Jesus a partir do nome de sua mãe, Maria de Nazaré que, segundo a tradição do judaísmo, é a genitora quem transmite o nome da família aos filhos (diferentemente da tradição ocidental, na qual o nome  da família é fornecido pelo genitor).
A genealogia de Jesus, segundo o evangelho de Mateus focaliza José, descendente do rei Davi, ao considerar a antiga profecia de que o Messias viria da linhagem dessa tribo israelense.
Segundo outro registro de Lucas, assim que Maria se viu grávida, ela teria viajado para uma pequena cidade, nas montanhas de Judá, a fim de visitar a sua parenta Isabel que, também se  encontrava grávida, mas de 6 meses, daquele que seria conhecido como João Batista, cognominado O  Precursor.  
Quando ambas se encontraram, Maria saudou a parenta e, de imediato, Isabel foi envolvida por profunda emoção, a ponto de sentir  o filho estremecer no seu ventre, fazendo com que, sob inspiração, respondesse à Maria com estas palavras: “Bendita é tu entre as mulheres e bendito o fruto de teu ventre! Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite? Pois quando tua saudação  chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria em meu ventre. Feliz aquela que creu, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!” 3
Após o nascimento de Jesus em humilde estrebaria, em Belém de Judá, a família fixou residência em Nazaré, na Galileia. Pouco tempo depois, porém, e sob orientação do mesmo anjo que anunciara a concepção de Maria,  a sagrada família foge para o Egito, a fim de escapar a fúria insana do rei Herodes que ordenou  a morte de todas as crianças com até dois anos de idade. 
Com a morte de Herodes (ano 4 da nossa era), José, Maria e Jesus retornam à pequena e obscura Nazaré (Mt2:23),  atendendo os alertas de segurança do anjo do Senhor, pois, a despeito da morte de Herodes, ainda havia perigos, visto que o rei atual, Arquelau, era igualmente cruel.
Maria de Nazaré, a amada e sublime mãe de Jesus, é reverenciada como o exemplo de amor e dedicação, de renúncia e sacrifício.
No Espiritismo […] também aprendemos a reconhecer em Maria uma Entidade evoluidíssima, que já havia conquistado, há [mais de] 2000 anos, elevadas virtudes, tornando-a apta a desempenhar na crosta terrestre tão elevada missão, recebendo em seus braços o Emissário de Deus que se fez menino para se transformar “no modelo da perfeição moral que a Humanidade pode pretender sobre a Terra”.
Além do que se conhece nas antigas tradições religiosas, especialmente no Novo Testamento, encontramos na literatura espírita outros importantes dados biográficos de Maria, que vieram até nós por via mediúnica, naturalmente extraídos de arquivos fidedignos do mundo espiritual, revelando-nos que ela continua até hoje zelando com muito carinho pela humanidade terrestre, encarnada e desencarnada.4
Maria de Nazaré, por ser um Espírito portador de grandes conquistas evolutivas e virtudes, e consciente da tarefa que deveria realizar na obra do Cristo, curva-se, humilde ante os desígnios celestiais, agindo sempre com prontidão, como que  repetisse, vida a fora, a resposta que deu ao anjo quando, em nome do Pai, este lhe anuncia que seria a mãe de Jesus, o Salvador:  “Eis aqui a serva do Senhor, cumpra-se em mim segundo a tua palavra” (Lucas, 1:38).
Mesmo diante da dolorosa e indescritível dor, ao ver o filho ser perseguido e crucificado, jamais perdeu a confiança em Deus, aceitando com divina renuncia. Com a personalidade forjada sob o guante do amor maior, Maria passa a se dedicar aos sofredores, como registra Yvonne Pereira no livro Memórias de um suicida. A obra descreve a amorosa e eficiente assistência aos suicidas  pela mãe de Jesus, atuando diretamente, e sobretudo, por intermédio da Legião dos Servos de Maria, organização vinculada ao Hospital Maria de Nazaré5
Em diversas outras obras espíritas encontramos referências dos orientadores espirituais  à sublimidade do Espírito Maria de Nazaré  e a sua dedicação aos Espíritos que sofrem, encarnados e desencarnados. Lembramos, a propósito, a reverência que o Espírito Bittencourt Sampaio faz à mãe de Jesus nesta tocante oração:
Anjo dos bons e Mãe dos pecadores,
Enquanto ruge o mal, Senhora, enquanto
Reina a sombra da angústia, abre o teu manto,
Que agasalha e consola as nossas dores.
Nos caminhos do mundo, há treva e pranto.
No infortúnio dos homens sofredores,
Volve à Terra ferida de amargores
O teu olhar imaculado e santo!
Ó Rainha dos anjos, meiga e pura,
Estende tuas mãos à desventura
E ajuda-nos, ainda, Mãe piedosa!
Conduze-nos às bênçãos do teu porto
E salva o mundo em guerra e desconforto,
Clareando-lhe a noite tormentosa… 

Referências

  1. DOUGLAS, J.J. (Organizador). O novo dicionário bíblico. João Bentes. 3. ed. Vila Nova: São Paulo, 2006. Verbete Maria, p. 838.
  2. ─────. p. 838-839.
  3. BÍBLIA DE JERUSALÉM. Coordenadores da edição em língua portuguesa: Gilberto da Silva Gorgulho; Ivo Storniolo e Ana Flora Anderson. Diversos tradutores. 1 ed. 13 imp. Nova edição,  revista e ampliada. São Paulo: Paulus, 2019. Evangelho segundo Lucas, 11787-1788.
  4. ANUÁRIO ESPÍRITA. Diversos autores. Ano XXIII, nº 23. Araras: IDE, 1986. Item: Fatos mediúnicos (Notícias de Maria, mãe de Jesus), p. 13.
  5. PEREIRA, Yvonne A. Memórias de um suicida. Pelo Espírito Camilo Candido Botelho. 5. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Primeira parte, capítulos: Os réprobos e No hospital Maria de Nazaré, item: Departamento de vigilância, p. 39-102.
  6. XAVIER, Francisco Cândido. Mãe. Por diversos Espíritos. 3. ed. Matão, SP. Casa Editora O Clarim. 1974. Item: Súplica à Mãe Santíssima – mensagem de Francisco Leite de Bittencourt Sampaio -, p. 43.
O melhor presente que podemos dar ao nosso Senhor Jesus Cristo hoje é espalhar o amor e a compaixão. 
O presente do amor.
O presente da paz.
O presente da harmonia.
O presente da solidariedade.
Que todos eles se encontrem debaixo da sua árvore neste Natal!

ORAÇÃO A MARIA DE NAZARÉ

Amada Maria,
benfeitora da humanidade.
Com teu manto azul
nos cobre da tua graça e luz.

Lava-nos com tuas lágrimas
aos pés da cruz,
de todas as nossas falhas,
pecados ou erros.

Proteja-nos com vossa missão
de Mãe no mundo.
Ampara a teus filhos
em necessidades e sofrimento.

Dá-lhes o consolo e conforto
do teu seio fraterno.

Abençoa-nos com tua lâmpada
de ternura e iluminar
o nosso caminho,
para a redenção junto ao teu filho
Amado JESUS.”

Assim Seja.!

(Vera Jacubowski)
Que este Natal seja tão lindo e iluminado quanto a sua alma.

Oração da Ave Maria, por Chico Xavier

– Ave Maria! Senhora do amor que ampara e redime
Ai do mundo se não fora a vossa missão sublime
– Cheia de graça e bondade é por vós que conhecemos
A eterna revelação da vida em seus dons supremos.
– O Senhor sempre é convosco mensageira da ternura
Providência dos que choram nas sombras da desventura
– Bendita sois vós Rainha estrela da Humanidade
Rosa mística da fé lírio puro da humildade.
– Entre as mulheres sois vós a Mãe das mães desvalidas
Nossa porta de esperança e Anjo de nossas vidas
– Bendito o fruto imortal da vossa missão de luz
Desde a paz da Manjedoura as dores além da Cruz.
– Assim seja para sempre oh! Divina Soberana
Refúgio dos que padecem nas dores da luta humana
– Ave Maria do amor que ampara e redime
Ai do mundo se não fora a vossa missão sublime!
Chico Xavier – “Um Homem chamado Amor”

Comentários