sentimento de piedade o homem no mundo

SENTIMENTO DE PIEDADE – O HOMEM NO MUNDO

O HOMEM NO MUNDO

10. Um sentimento de piedade deve sempre animar o coração dos que se reúnem sob as vistas do Senhor e imploram a assistência dos bons Espíritos. Purificai, pois, os vossos corações; não consintais que neles demore qualquer pensamento mundano ou fútil. Elevai o vosso espírito àqueles por quem chamais, a fim de que, encontrando em vós as necessárias disposições, possam lançar em profusão a semente que é preciso germine em vossas almas e dê frutos de caridade e justiça.
Não julgueis, todavia, que, exortando-vos incessantemente à prece e à evocação mental, pretendamos vivais uma vida mística, que vos conserve fora das leis da sociedade onde estais condenados a viver. Não; vivei com os homens da vossa época, como devem viver os homens. Sacrificai às necessidades, mesmo às frivolidades do dia, mas sacrificai com um sentimento de pureza que as possa santificar.
Sois chamados a estar em contato com espíritos de naturezas diferentes, de caracteres opostos: não choqueis a nenhum daqueles com quem estiverdes. Sede joviais, sede ditosos, mas seja a vossa jovialidade a que provém de uma consciência limpa, seja a vossa ventura a do herdeiro do céu que conta os dias que faltam para entrar na posse da sua herança.
Não consiste a virtude em assumirdes severo e lúgubre aspecto, em repelirdes os prazeres que as vossas condições humanas vos permitem. Basta reporteis todos os atos da vossa vida ao Criador que vo-la deu; basta que, quando começardes ou acabardes uma obra, eleveis o pensamento a esse Criador e lhe peçais, num arroubo d’alma, ou a sua proteção para que obtenhais êxito, ou a sua bênção para ela, se a concluístes. Em tudo o que fizerdes, remontai à fonte de todas as coisas, para que nenhuma de vossas ações deixe de ser purificada e santificada pela lembrança de Deus.
A perfeição está toda, como disse o Cristo, na prática da caridade absoluta; mas, os deveres da caridade alcançam todas as posições sociais, desde o menor até o maior. Nenhuma caridade teria a praticar o homem que vivesse insulado. Unicamente no contato com os seus semelhantes, nas lutas mais árduas é que ele encontra ensejo de praticá-la. Aquele, pois, que se isola priva-se voluntariamente do mais poderoso meio de aperfeiçoar-se; não tendo de pensar senão em si, sua vida é a de um egoísta. (Cap. V, n.o 26.)
Não imagineis, portanto, que, para viverdes em comunicação constante conosco, para viverdes sob as vistas do Senhor, seja preciso vos cilicieis e cubrais de cinzas. Não, não, ainda uma vez vos dizemos. Ditosos sede, segundo as necessidades da humanidade; mas, que jamais na vossa felicidade entre um pensamento ou um ato que o possa ofender, ou fazer se vele o semblante dos que vos amam e dirigem. Deus é amor, e aqueles que amam santamente ele os abençoa.
Um Espírito Protetor.
Bordéus, 1863.
EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

As incompreensões

Perdoa aos teus perseguidores. Eles já são infelizes, em razão do que cultivam no íntimo e do que, realmente, são.
Prossegue em confiança, sem te deteres para examinar as incompreensões do caminho.
Os apedrejadores adotam a tarefa de somente agredir.
Sê tu quem avança, compreendendo.
Todo o mal que te façam, não te fará mal. Pelo contrário, te promoverá a estágio superior, se souberes enfrentar a situação.
O teu exemplo de humildade ser-lhes-á um chamado à renovação, à paz.
Não te detenhas, nem te entristeças diante das incompreensões.
Nunca agradarás aos exigentes, aos irresponsáveis, aos ignorantes.
Agrada, então, à tua consciência do bem e prossegue com alegria íntima pelo roteiro que elegeste, e não olhes para trás. O crescimento espiritual não cessa, quando o ser se entrega à conquista dos relevantes valores do Bem.
Muitas vezes, os choques que se derivam dos fenômenos contrários, quando bem-conduzidos, auxiliam o processo de desenvolvimento, apressando a manifestação dos recursos adormecidos.
Eis por que, muitos desafios se expressam como convites-tentações para os embates perversos e perigosos.
Diante deles, a serenidade desempenha papel fundamental, diluíndo-lhes os impactos perniciosos, as ciladas cruéis.
Porque enxameiam ao lado dos operosos, aqueles que se permitem a preguiça; dos idealistas, outros que respiram e cultivam o pessimismo; dos bons, aqueloutros que se comprazem na anarquia e na inferioridade, multiplicam-se as armadilhas da iniquidade e do vício, ameaçando, buscando produzir conflitos e desordens.
Considerando-se, porém, que só há vitória real após a luta vencida, as provocações perdem a sua aspereza ante os comportamentos seguros dos que trabalham pela Verdade e que lhes não tombam nas trampas, prosseguindo impertérritos e felizes.
Do Livro Desperte e Seja Feliz
pelo Espírito de Joanna de Ângelis psicografado por Divaldo Pereira Franco

AVE MARIA,

PSICOGRAFADA POR CHICO XAVIER

Ave Maria! Senhora
Do amor que ampara e redime,
Ai do mundo se não fora
A vossa missão sublime!
Cheia de graça e bondade,
É por vós que conhecemos
A eterna revelação
Da vida em seus dons supremos.
O Senhor sempre é convosco,
Mensageira da ternura,
Providência dos que choram
Nas sombras da desventura.
Bendita sois vós, Rainha!
Estrela da Humanidade,
Rosa mística da fé,
Lírio puro da humildade!
Entre as mulheres sois vós
A Mãe das mães desvalidas,
Nossa porta de esperança,
E Anjo de nossas vidas!
Bendito o fruto imortal
Da vossa missão de luz,
Desde a paz da Manjedoura,
Às dores, além da Cruz.
Assim seja para sempre,
Oh! Divina Soberana,
Refúgio dos que padecem
Nas dores da luta humana.
Ave Maria! Senhora
Do amor que ampara e redime,
ai do mundo se não fora,
A vossa missão sublime!
Psicografada por Chico Xavier pelo espírito Amaral Ornelas.
“Ocupe a mente e as mãos em algo construtivo.
Só não desistas da vida, porque a vida jamais desistirá de ti.
Hoje, amanhã e sempre, faze algo em teu favor.
Deus te ajudará. “
Scheilla
Livro: O bisturi e o algodão, psicografia de Clayton Levy, editora Allan Kardec.

Imortalidade

A morte não é o fim.
Criado para a vida, o Espírito transfere-se constantemente de um estado vibratório para outro, sem perder a imortalidade.
Repara nos exemplos da natureza.
A destruição da semente em contato com o solo não passa de transformação da vida gerando mais vida.
O sol, que se oculta com a chegada da noite, ressurge a cada amanhecer, sem jamais deixar de brilhar.
Se te ressentes da ausência do afeto que a desencarnação transferiu para a vida no Além, não te revoltes nem te desesperes.
Corações amoráveis o acompanham, tanto quanto a ti, a fim de que a vida de cada um siga em paz na direção do progresso.
Confia no Pai e prossegue vivendo, fazendo o melhor ao teu alcance.
A felicidade de quem segue no Além muitas vezes depende do equilíbrio de quem permanece na Terra.
Entrega-te ao trabalho construtivo, orando e servindo, e contarás com os eflúvios de luz e paz que vertem do Alto, favorecendo-te na jornada redentora, até que te reencontres com os corações queridos, em comunhão de amor nos domínios da eternidade.
Irmã Scheilla

Ante os que partiram antes.

A nossa saudade é a lembrança sempre presente, embora deva ser serena e calma, confortada na imortalidade da alma e na certeza do reencontro futuro, no momento oportuno.
Jamais o desespero.
Sempre o consolo da oportunidade das vivências que ficaram, especialmente as dos bons momentos, que todos os tivemos.
A prece é a comunicação mais eficaz e a nossa continuidade em viver, procurando encontrar novas formas de bem viver, é o nosso respeito ao Criador e a nossa maior homenagem ao ser querido que apenas partiu antes.
Ainda haverá momentos de lágrimas, de dor incontida no peito que não conseguimos expressar, mas a esperança e o trabalho redentor dar-nos-ão o equilíbrio emocional e demonstrarão ao afeto que partiu de que não nos deixou mortalmente ferido.
Meus irmãos, a dor que a separação pela morte provoca no seio de qualquer família é incomensurável, mas o amor que continuamos nutrindo e a fé são os alicerces que nos sustentam e nos sustentarão até o momento da nossa própria partida.
Fé e trabalho, para enfrentar a saudade!

Josué

Psicografado na noite de 24.10.2014, no GESM

Oração a Maria de Nazaré! 

Maria Mãe das estrelas.
Mãe do céu.
Alma doce da natureza.
Oh seiva viva que nutre esse chão.
Dá a tua luz a tudo que vive e respira.
Leva a dor do coração.
Oh doce mãe estende teu manto essa terra que tanto precisa de ti.
Transforma os corações dos homens para que o paraíso aconteça aqui.
Cremos, Senhor, que é Vossa a determinação de a paz reinar soberana um dia neste mundo, queiram os homens ou não, e porque cremos que é da Vossa vontade os canhões se calarem para sempre, é que rogamos à Vossa generosidade que inspire os homens a serem verdadeiros irmãos sob o estandarte do perdão e da legítima fraternidade.

Que assim seja!

Comentários