seres transitórios espirituais

TODOS NÓS SOMOS SERES ESPIRITUAIS A CAMINHO DA LUZ DE DEUS

Todos nós somos seres espirituais

Nem sempre somos religiosos e nem sempre acreditamos naquilo que a religião propõe sobre a divindade, sobre o sobrenatural, mas espirituais somos, porque a espiritualidade é uma característica da humanidade.
Toda vez que o ser humano se pergunta qual o sentido da vida, porque isso existe, toda vez que se pergunta “quem eu sou?”. Toda vez que cada um de nós vai em busca de entender quem é, está fazendo um exercício espiritual.
Nós podemos tentar encontrar respostas de muitas maneiras, através das religiões, através da filosofia, através de compreensões práticas da vida, através de sabedorias milenares, diferentes da nossa cultura.
No entanto, eu acredito que a experiência que mais no conecta com o mundo espiritual, com a realidade espiritual, com Deus é a verdade sobre nós mesmos.
O ser humano que se aprofunda e conhecer a si mesmo, a entender quem é, como funciona, quais são suas realidades, quais são suas paixões, seus desejos, suas pulsões, que vai ao encontro de si mesmo está se aproximando de Deus.
Deus está aguardando a que cada um de nós chegue ao encontro da própria verdade.
Quando nós nos reconhecemos, ainda que em parte, nós também estamos chegando perto do criador.
Alexandre Robles
“Quero apenas que Deus me dê, o que em minhas mãos couber. Nem menos, nem mais. E que jamais me falte, um punhado de paz.”
__Laura Méllo

FRASES DE JESUS

Jesus é capaz de realizar grandes coisas na sua vida, basta que você o aceite e siga os mandamentos de Deus.
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Quem de mim se alimenta, por mim viverá.
João 6
Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça.
João 7
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Mateus 6:33
Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça.
João 7
Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra de Deus!
Mateus 4:4
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
João 16

Confia no Senhor de todo o seu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.
Provérbios 3:5-6
Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
Provérbios 3:5-6
E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
Mateus 10:22
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.
Mateus 5:7
Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vós lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.
João 16:20
Ame o seu próximo como a si mesmo.
Ame seus inimigos, faça o bem para aqueles que te odeiam, abençoe aqueles que te amaldiçoam, reze por aqueles que te maltratam.
2 Coríntios 1:2-3
Meu amor nunca falha, mesmo que ele te faça sofrer. Meu amor suporta todos os males.

Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
Mateus 6
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
Mateus 6:10
Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem.
Lucas 23,34
Eu estarei com vocês até o fim dos tempos.
Mateus 28
Tudo é possível àquele que crê.
Mateus 9:23
Em verdade vos digo que quem não receber o reino de Deus como criança, de maneira nenhuma entrará nele.
Marcos 10.14
Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados de Mateus 5:9 
Tudo o que sua mão encontrar para fazer. Faça-o com todo o seu coração.

PERISPÍRITO – A ligação entre os corpos físico e espiritual do homem.

Almir C. Coelho*
Bem sabemos que a Doutrina Espírita nos revela que a natureza do ser humano é essencialmente espiritual, ainda que por muito tempo imprescinda, para o seu desenvolvimento, do adequado suporte carnal. E este elo interexistencial, espelho da alma e sustentáculo do corpo, a ligação do mundo material com o mundo espiritual, chama-se o Perispírito, que passaremos a analisar com os conceitos a seguir:
Parte I CONCEITO
Podemos entender como Perispírito (do grego peri, em torno, e do latim spiritus, alma, espírito) o envoltório sutil e perene da alma, que possibilita sua interação com os meios espiritual e físico.
A palavra foi empregada pela primeira vez por KARDEC, no item 93 de “O Livro dos Espíritos – (LE)”, sendo mais tarde, já a partir do item 141, dessa obra, plenamente endossado pelos Espíritos Instrutores, que passaram a empregá-la regularmente, como se vê a seguir:
Item 93 do LE: – “O Espírito, propriamente dito, nenhuma cobertura tem, ou, como pretendem alguns, está sempre envolto numa substância qualquer?”
— “Envolve-o uma substância, vaporosa para os teus olhos, mas ainda bastante grosseira para nós; assaz vaporosa, entretanto, para poder elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira.”
“Envolvendo o gérmen de um fruto, há o perisperma; do mesmo modo, uma substância que, por comparação, se pode chamar perispírito, serve de envoltório ao Espírito propriamente dito.” (“O Livro dos Espíritos”. 75. ed., Rio de Janeiro: FEB, 1994, p. 85. Trad. Guillon Ribeiro).
Tal denominação baseia-se na forma com que se apresenta esse complexo fluídico, envolvendo a alma.
Outras denominações conhecidas referem-se mais à sua natureza ou funções. Assim, ANDRÉ LUIZ, por Francisco Cândido XAVIER, chama-o de psicossoma e, também, corpo espiritual – lembrando, aliás, a designação de PAULO, em sua primeira epístola aos Coríntios (15:44). Hoje, os autores dão aos três termos – perispírito, corpo espiritual e psicossoma – o mesmo sentido.
Alma e perispírito constituem um todo indissolúvel. Conforme esclarece KARDEC, alma e perispírito “constituem o ser chamado Espírito. “A alma é, pois, um ser simples; o Espírito um ser duplo e o homem um ser triplo.”
Há, assim, diferenças de significado, embora seja comum o emprego das duas palavras – Alma e Espírito – como sinônimas.
Por isso, anota KARDEC: “Seria mais exato reservar a palavra alma para designar o princípio inteligente e o termo Espírito para o ser semimaterial formado desse princípio e do corpo fluídico; mas, como não se pode conceber o princípio inteligente isolado da matéria, nem o perispírito sem ser animado pelo princípio inteligente, as palavras Alma e Espírito são, no uso, indiferentemente empregadas uma pela outra (…); filosoficamente, porém, é essencial fazer-se a diferença.” (“O Que é o Espiritismo”. 37. ed., Rio de Janeiro: FEB, 1995, p. 155: Cap. II).
E Leon DENIS observa: “Chamamos Espírito à alma revestida do seu corpo fluídico. A alma é o centro de vida do perispírito, como este é o centro de vida do organismo físico. Ela que sente, pensa e quer; o corpo físico constitui, com o corpo fluídico, o duplo organismo por cujo intermédio ela atua no mundo da matéria”.
(“Cristianismo e Espiritismo”. 10. ed., Rio de Janeiro: FEB, p. 219. Trad. Leopoldo Cirne).

Em outro local, DENIS especifica:

“O homem (…) é um ser complexo. Nele se combinam três elementos para formar uma unidade viva, a saber:
O corpo, envoltório material temporário, que abandonamos na morte, como vestuário usado;
O perispírito, invólucro fluídico permanente, invisível aos nossos sentidos naturais, que acompanha a alma em sua evolução infinita, e com ela se melhora e purifica:
A alma, princípio inteligente, centro da força, foco da consciência e da personalidade.
Dessa forma, pondera o Insigne Autor que a alma, desprendida do corpo material e revestida do seu invólucro sutil, constitui o Espírito, ser fluídico, de forma humana, liberto das necessidades terrestres, invisível e impalpável em seu estado normal.”
(DENIS. Leon. “Depois da Morte”. 18. ed., Rio de Janeiro: FEB, 1994, pp. 199 e 200: Cap. XXIX. Trad. João Lourenço de Souza).
Embora os estudos sobre o perispírito tenham sido sistematizados só a partir de KARDEC, tem sido ele percebido desde épocas imemoriais, recebendo as mais diversas denominações no curso do tempo: mano-maya-kosha (na Índia védica); baodhas (no Zend-Avesta, dos persas); Kha ou Bai (entre os sacerdotes egípcios); rouach (na Cabala); kama-rupa (Budismo); eidolon, okhema, ferouer (entre os gregos); Khi (na tradição chinesa); corpo astral (entre os hermetistas, alquimistas, esoteristas, teosofistas); corpo sidéreo (Paracelso); aerossoma (neognósticos); corpo fluídico (Leibniz); somod (Baraduc); mediador plástico (Cudworth), metassoma (Bret), modelo organizador biológico – MOB (Hernâni G. Andrade) etc.
Antes de KARDEC, uma das mais perfeitas descrições do corpo espiritual foi feita por Johann Kaspar LAVATER (1741 -1801). Em carta enviada de Zurich, à Imperatriz Maria Feodorawna, da Rússia, em agosto de 1796, escrevia: “A alma aperfeiçoa em sua existência material as qualidades do corpo espiritual, veículo este com que continuará a existir depois da morte do corpo material, e pelo qual conceberá, sentirá e obrará em sua nova existência.” (“Johann-Kaspar Lavater’s)
Modernamente, o perispírito tem atraído o interesse de renomados investigadores, que, inclusive, veem nele um dos mais importantes fatores do processo vital.
Fonte: PERISPIRITO” de ZALMINO ZIMMERMANN, editado em 2.000, pelo Centro Espírita Allan Kardec

Vamos orar! 

Em cada novo amanhecer as sementes do Senhor que são as bem-aventuranças floresçam num fértil acolchoado de bênçãos sublimes arando os corações da humanidade sofredora.
Que a mansuetude do Divino Mestre a todos possa nos unir e assim mesmo na luta diária possamos encontrar o bem e esquecendo o mal. Caminhemos com amor procurando o caminho reto.Tenhamos olhos voltados para luz da caridade não vacilando no caminho.
Vamos nesta oração amorosa despertando o amor e a bondade ajudando sempre e sempre o próximo construindo a fortaleza da solidariedade. Na oração curadora aprendemos praticar a virtude que revigora.
Saibamos nestas esferas iluminadas de brandura e consolo depositar as sementes da sabedoria no altar divino de nossos corações.
Por fim entregaremos por toda eternidade a bênção da Paz !

Que assim seja.

Graças a Deus. 
Marlene Pizoni Teixeira

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