NÃO VIM DESTRUIR A LEI DIVINA – JESUS

O primeiro capítulo da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo tem como título:

Não vim destruir a lei. O que isso quer dizer?

Não vim destruir a lei

No início Allan Kardec apresenta uma passagem de Mateus, que diz:
“Não pensei que eu tenha vindo destruir a lei ou os profetas; não os vim destruir, mas cumpri-los; porquanto em verdade vos digo que o céu e o Terra não passarão, sem que tudo o que se acha na lei esteja perfeitamente cumprido, enquanto reste um único jota e um único ponto”.
O próprio título do capítulo já mostra o objetivo que é: compreender que as lições de Jesus não contrariam as lei naturais ou divinas.
A partir disso Kardec, estabeleceu raciocínios em torna das três revelações, que são: Moisés, Cristo e Espiritismo.

As Três Revelações Divinas – Moisés, Cristo e o Espiritismo

Moisés

A primeira revelação diz respeito a Moisés, Kardec nos ensina que há existência de duas partes distintas em suas leis: a Lei de Deus, que foi promulgada no Monte Sinai e a lei civil ou disciplinar, estabelecida por Moisés. Portanto, a segunda lei diz respeito a lei humana, que é apropriada aos costumes e ao caráter do povo, além de se modificar com o tempo.

Lei de Deus

A Lei de Deus que é formulada nos dez mandamentos, é de todos os tempos e de todos os países. E ainda, tem o caráter divino.

Lei dos Homens

Já está lei é variável, ela muda de acordo com os costumes, os hábitos dos homens. Portanto, toda mudança que é realizada pela maioria dos homens de uma nação, transforma-se em lei civil.
De acordo com o Evangelho Segundo o Espiritismo, todas as outras leis criadas por Moisés para conter um povo turbulento e indisciplinado, no qual, ele tinha que combater os abusos e os preconceitos que foram adquiridos.
“A autoridade do homem precisava apoiar-se na autoridade de Deus; mas só a ideia de um Deus terrível podia impressionar criaturas ignorante, nas quais ainda pouco desenvolvidos se encontravam o senso moral e o sentimento de uma justiça reta” (O Evangelho Segundo o Espiritismo)
Portanto, as leis humanas eram adequadas à um povo. E mais de mil anos, Jesus, disse que não veio destruir a lei, isto é, a Lei de Deus.

Jesus

Como foi dito acima, Jesus não veio destruir a lei. E sim, cumpri-la, ou seja, desenvolvê-la. Já em relação às leis de Moisés, Ele, as modificou profundamente tanto na substância como na forma.
Os dois primeiros mandamentos de Moisés referem-se a Deus, já os outros falam do próximo. Portanto, Jesus auxiliou no desenvolvimento moral e intelectual, para dar assim, cumprimento ao amor e a à justiça divina. Enviando espíritos superiores com o objetivo de despertar a humanidade, que ainda possuem dificuldades em apreender as leis de Deus.
E ainda, a grandeza da missão de Jesus é demonstrada por meio de seus ensinos, de sua vivência, no amor e sabedoria.
Então, o que Ele quis dizer com a frase: “O céu e a Terra não passarão sem que tudo esteja cumprido até o último iota”?
Jesus fala da necessidade do cumprimento da lei divina na Terra, com toda pureza, com todas as ampliações e sabedoria.
Além disso, Ele nos ensinou também que a verdadeira vida não se encontra na Terra, lugar em que a lei de destruição é necessária para a evolução. A verdadeira vida é o Reino de Deus.

Espiritismo

A doutrina espírita é a nova ciência que permite o homem um melhor entendimento a respeito da natureza espiritual.
“Assim como o Cristo disse: ‘Não vim destruir a lei, porém cumpri-la’”, também o Espiritismo diz: ‘Não venho destruir a lei cristã, mas dar-lhe execução’”.
(…) Ele (espiritismo) no-lo mostra, não mais como coisa sobrenatural, porém, ao contrário, como uma das forças vivas e sem cessar atuantes da Natureza, como a fonte de uma imensidade de fenômenos até hoje incompreendidos e, por isso, relegados para o domínio do fantástico e do maravilhoso.
É a essas relações que o Cristo alude em muitas circunstâncias e daí vem que muito do que Ele disse permaneceu ininteligível ou falsamente interpretado.
O Espiritismo é a chave com o auxílio da qual tudo se explica de modo fácil.(…)

(Evangelho Segundo o Espiritismo)

O Evangelho Segundo o Espiritismo

Capítulo: cap. 1 – item 10
Médium(uns): Allan Kardec (codificador)

Espírito(s): Fénelon

Um dia, Deus, em sua inesgotável caridade, permitiu que o homem visse a verdade varar as trevas. Esse dia foi o do advento do Cristo. Depois da luz viva, voltaram as trevas. Após alternativas de verdade e obscuridade, o mundo novamente se perdia. Então, semelhantemente aos profetas do Antigo Testamento, os Espíritos se puseram a falar e a vos advertir. O mundo está abalado em seus fundamentos; reboará o trovão. Sede firmes!
O Espiritismo é de ordem divina, pois que se assenta nas próprias leis da Natureza, e estai certos de que tudo o que é de ordem divina tem grande e útil objetivo. O vosso mundo se perdia; a Ciência, desenvolvida à custa do que é de ordem moral, mas conduzindo-vos ao bem-estar material, redundava em proveito do espírito das trevas. Como sabeis, cristãos, o coração e o amor têm de caminhar unidos à Ciência. O reino do Cristo, ah! passados que são dezoito séculos e apesar do sangue de tantos mártires, ainda não veio.
Cristãos, voltai para o Mestre, que vos quer salvar. Tudo é fácil àquele que crê e ama; o amor o enche de inefável alegria. Sim, meus filhos, o mundo está abalado; os bons Espíritos vo-lo dizem sobejamente; dobrai-vos à rajada que anuncia a tempestade, a fim de não serdes derribados, isto é, preparai-vos e não imiteis as virgens loucas, que foram apanhadas desprevenidas à chegada do esposo.
A revolução que se apresta é antes moral do que material. Os grandes Espíritos, mensageiros divinos, sopram a fé, para que todos vós, obreiros esclarecidos e ardorosos, façais ouvir a vossa voz humilde, porquanto sois o grão de areia; mas, sem grãos de areia, não existiriam as montanhas. Assim, pois, que estas palavras – “Somos pequenos” – careçam para vós de significação.
A cada um a sua missão, a cada um o seu trabalho. Não constrói a formiga o edifício de sua república e imperceptíveis animálculos não elevam continentes? Começou a nova cruzada. Apóstolos da paz universal, que não de uma guerra, modernos São Bernardos, olhai e marchai para frente; a lei dos mundos é a do progresso.
Fénelon. (Poitiers, 1861.)

AUTO-CONTROLE

“Controle as suas ideias, rejeite os pensamentos inferiores e perturbadores, estimule as suas tendências boas e repila as más.
Tome conta de si mesmo.
É você quem manda em você nos caminhos da vida.
Aprenda a se controlar em todos os instantes.
Não se faça de criança mimada.
Experimente o seu poder, e verá que ele é maior do que você pensa.”
José Herculano Pires

Mesmo que lhe ofenderem

Tenha o discernimento de não revidar pois existem almas doentes que precisam ser tratadas.
Não guarde em seu coração, pois isso lhe trará apenas doenças.
Saiba que o silêncio por vezes é salutar e não cria animosidade.
Faça sempre seu melhor, cada um dá aquilo que tem, não se iguale aos que lhe ofenderam.
Tenha dentro de si a semente da Concórdia e união.
Não deixe seu coração doente, alimente o ofensor com amor.
Fique passivo diante do dragão, tenha em seu olhar apenas amor.
Esteja preparado para isso, e devolva em troca o amor que mora em seu coração.
Se proponha a mudar seu ofensor e não se igualar a ele.
Continue sua caminhada evolutiva, os puros de coração sempre alcançaram seus objetivos.
Seja caridoso, seja benevolente, seja amoroso, seja condescendente, seja altruísta, seja forte, seja sempre a flor que mesmo nascendo na lama exala seu cheio inigualável, seja como a árvore que mesmo dilacerada pelo machado ainda deixa seu cheiro no seu fio, seja sempre você pois sua essência nunca deve mudar…..
ALOIZIO LIBUTTI FILHO

RECOMEÇAR

Guarda contigo está nota de contexto lapidar: fracasso não é derrota, é o dom de recomeçar.
Chico Xavier

Comentários